sábado, 8 de julho de 2023

“Taça de Portugal Paraciclismo duas surpresas em Almeirim”


Por: Vasco Moreira

A quarta e penúltima prova da Taça de Portugal de Paraciclismo decorreu na tarde deste sábado, em Almeirim, inserida no Encontro Nacional de Escolas, que a cidade também recebe neste fim de semana. A regra foi a confirmação do favoritismo dos líderes das várias categorias, mas Nuno Emídio e João Pinto conseguiram surpreender.

Nuno Emídio destacou-se dos três opositores e venceu a prova de C5, ainda que Miguel Pacheco (Academia Efapel de Ciclismo), que terminou em terceiro, tenha mantido a liderança do ranking. Em C2, Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo) venceu sem oposição, tal como Vasco Dias (Paredes/Fortunna) em C3, categoria em que o líder Paulo Barreto não participou. Nota também para João Monteiro (Paredes/Fortunna), que confirmou o favoritismo em C4. Em C1, não houve prova e Bernardo Vieira segue na liderança.

João Pinto venceu a prova de H3 na sua primeira participação na Taça de Portugal de 2023, tendo superado Ruben Garcia, que terminou em segundo lugar e manteve a liderança do ranking. Em H2, Sérgio Gomes (Descobre Destreza Associação Desportiva) confirmou o favoritismo, tal como Flávio Pacheco em H4. Já em H5, Aliu Camará venceu sem oposição, mas Luís Costa, apesar de não ter participado, segurou o primeiro lugar. Nota ainda para H5 feminino, prova em que Felismina Gomes (Europcar Associação Salvador) solidificou a primeira posição do ranking.

Em paraciclismo D, João Marques (Matos-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi) venceu sem oposição, mas André Soares (Academia Efapel Ciclismo) manteve a liderança. Já em paraciclismo B masculino, André Dias (Korpo Activo/Penacova) também competiu sozinho e aproveitou a ausência de Jorge Pina para assumir a primeira posição do ranking. No B feminino, Ana Silva participou pela primeira vez na Taça de Portugal de 2023 e venceu, tendo também competido sem oposição.

A quinta e última prova da Taça de Portugal de Paraciclismo está agendada para 10 de setembro, em Montemor-o-Velho.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Fábio Costa e Luís Mendonça em 2.º e 3.º no arranque do Troféu Ribeiro da Silva com Pedro Silva líder da Juventude”


Fábio Costa e Luís Mendonça, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, completaram hoje o pódio da 1.ª Etapa do 3.º Troféu Ribeiro da Silva, ao concluírem a prova em 2.º e 3.º lugar, respetivamente. Pedro Silva cruzou o risco em 10.º lugar e foi o melhor jovem da corrida. Subiu ao pódio para vestir a Camisola Branca, com a qual vai alinhar amanhã, em Lordelo, na partida para a última etapa.

A tirada que marcou o arranque da corrida teve no total 134,9 km, com partida e chegada em Paredes e foi disputada a grande velocidade. Houve uma fuga que juntou quatro elementos, mas que não teve êxito. Foi na entrada para o circuito final que se formou um grupo com cinco corredores na dianteira, onde estavam Fábio Costa e Luís Mendonça. Das quatro passagens pela meta foram os corredores da Glassdrive / Q8 / Anicolor que passaram sempre nas primeiras posições.

César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) conseguiu alcançar o quinteto que seguia em cabeça de corrida. Numa chegada discutida ao sprint, foi este o corredor que levou a melhor do grupo restrito. O pelotão chegaria a 01m15s do tempo do vencedor. Fábio Costa terminou em 2.º lugar, com o mesmo tempo e Luís Mendonça fechou na 3.ª posição, a 1 segundo do vencedor.


“Foi uma 1.ª Etapa bem disputada neste troféu. Fizemos 2.º e 3.º lugar, ainda falta um dia decisivo e sabemos que tudo pode acontecer na corrida. Toda a equipa teve uma boa atitude e fez um grande trabalho. Tanto o Duarte Domingues, como o Sergio García e o Pedro Silva, trabalho esse colmatado pelo 2.º e 3.º lugar do Fábio Costa e Luís Mendonça”, avançou Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor.

Amanhã tem lugar a 2.ª Etapa, uma ligação com partida e chegada em Lordelo, junto à Estátua Ribeiro da Silva, que será disputada ao longo de 152 km em terreno plano.

 

CLASSIFICAÇÕES:

3.º TROFÉU RIBEIRO DA SILVA

1.ª ETAPA: Paredes – Paredes» 134,9 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 1.ª ETAPA

 

1.º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 03h10m31s

2.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

3.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01s

10.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m15s

26.º Duarte Domingues (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

29.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 1.ª Etapa)

 

1.º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 03h10m19s

2.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 06s

3.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 08s

10.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m27s

26.º Duarte Domingues (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

29.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, 09h32m02s

2.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, a 47s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 03h11m46s

7.º Duarte Domingues (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 30 Pontos

2.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 26 Pontos

3.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 24 Pontos

10.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 10 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES – LARANJA

 

1.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), 3 Pontos

5.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto

Fonte: GLASSDRIVE / Q8 / ANICOLOR Cycling Team

“Seleção Nacional/Renato da Silva atinge quartos de final no Europeu de BMX”


Por: Vasco Moreira

Portugal competiu este sábado no Campeonato da Europa de BMX, em Besançon, França. Renato da Silva conseguiu o melhor resultado entre os cinco representantes da seleção nacional, tendo atingido os quartos de final em juniores masculinos.

O jovem português ficou em terceiro na primeira manga e nos oitavos de final, mas foi eliminado nos quartos de final, onde terminou em sexto lugar depois de sofrer um toque na última curva que o impediu de terminar da melhor forma. Tudo somado, Renato da Silva acabou o europeu na 24.ª posição.

Ainda em juniores, Bernardo Rocha não conseguiu passar da primeira fase e terminou na 70.ª posição, tal como Rita Xufre, na prova feminina, onde terminou em 34.ª. O mesmo aconteceu com Bruno Cardoso, representante português na elite masculina, que registou um quinto lugar na primeira manga e um quarto na segunda, terminando o Europeu na 38.ª posição.

Por fim, a cadete Leonor Carvalho competiu na categoria feminina de 15 anos e também não atingiu a segunda fase, tendo registado um oitavo e dois sétimos lugares nas três mangas de qualificação, resultado que a deixou no 43.º lugar final.

“Os nossos objetivos não foram alcançados e não ficámos satisfeitos. Vínhamos com uma expetativa de atingir resultados mais ambiciosos, mas o nível é muito alto e o nosso desempenho em competição não nos permitiu chegar mais à frente”, analisou o selecionador Alexandre Almeida.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“César Fonte assume camisola amarela em Paredes no Troféu Ribeiro da Silva”


Foto: Miguel Pereira/Global Imagens

César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) foi o mais rápido na primeira etapa do Troféu Ribeiro da Silva e assumiu a camisola amarela. Fábio Costa e Luís Mendonça, ambos da Glassdrive-Q8-Anicolor, completaram o primeiro pódio da prova.

A etapa de 134,9 quilómetros, com partida e chegada em Paredes, junto ao tribunal, foi decidida ao sprint. César Fonte terminou a corrida em 3h10m19s, o mesmo tempo de Fábio Costa e menos um segundo que Luís Mendonça. Ainda no grupo da frente, chegaram João Matias e Bruno Silva, ambos da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, a três e cinco segundos, respetivamente.

O venezuelano Leangel Rubén, também da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, chegou numa posição intermédia, a 21 segundos, e o pelotão, composto por 25 ciclistas, chegou a 1m15s do melhor tempo.


A classificação geral é então liderada por César Fonte, que ficou com seis segundos de vantagem sobre Fábio Costa e oito segundos sobre Luís Mendonça, sendo ainda o líder na classificação por pontos. Já na montanha, André Ramalho (Credibom-LA Alumínios-Marcos CAR) é o líder, depois de se ter destacado no prémio montanha de terceira categoria, logo aos 19,2 quilómetros.

Nota ainda para Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor), que terminou em 10.º e lidera na juventude, e para João Matias e Nicolas Ballesteros, colegas da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua que partilham a liderança das metas volantes, ambos com três pontos. Nas equipas, a liderança pertence à Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua.

O Troféu Ribeira da Silva, que homenageia o ciclista paredense, chega ao fim já este domingo, com a segunda e última etapa. A jornada derradeira será de 152km e terá partida e chegada em Lordelo. O início está agendado para as 12h e a chegada para as 15h58.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Curso de Treinadores de Triatlo Grau II”


Divulgamos a abertura de inscrições para o VIII Curso de Treinadores de Triatlo Grau II, que decorrerá em Setembro, em Aveiro.

 

O curso de treinador de Triatlo Grau II, tem como objetivo formar treinadores responsáveis pelo enquadramento de clubes e equipas de Triatlo. É dividido em 3 componentes:

Geral: 60 horas, online, com a nossa parceira de formação Gnosies, realizada individualmente e ao ritmo de cada um, até ao dia do teste presencial (9 de Setembro).

Específica: 60 horas, presenciais, nos dias 1, 8 e 29 de setembro de 2023 das 18.30 às 22:00 e nos dias 2, 3, 9, 10 e 30 de setembro das 9:00 às 18:00 (Serão excluídos do curso os formandos que ultrapassarem o limite de 10% de faltas).

Estágio: 6 meses, em que se pretende que os formandos trabalhem no terreno, em treino e acompanhamento a competições.

Informações adicionais podem ser obtidas no formulário de inscrição em: Inscrição no VIII Curso de Treinadores Triatlo Grau II - Aveiro (google.com)

Em caso de dúvidas/esclarecimentos contatar: formacao@federacao-triatlo.pt

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Tour: Astana confirma que Cavendish fraturou clavícula”


Cavendish, que soma 34 triunfos em etapas na Volta a França, os mesmos do belga Eddy Merckx, procurava isolar-se como recordista de vitórias na prova francesa na sua última época como profissional

 

Por: Lusa

Foto: CHRISTOPHE PETIT-TESSON

Mark Cavendish partiu a clavícula direita, informou hoje a Astana, equipa do ciclista britânico que abandonou hoje a Volta a França devido a uma queda durante a oitava etapa.

“Mark Cavendish fraturou a sua clavícula direita. Além disso, devido à fratura, um parafuso na articulação acromioclavicular (aí colocado desde a sua queda na Volta a França de 2017) está solto”, detalhou a formação cazaque, numa publicação na sua conta oficial na rede social Twitter.

O sprinter britânico da Astana, que procurava isolar-se como recordista de vitórias em etapas na Volta a França, desistiu hoje durante a oitava etapa da 110.ª edição, na sequência de uma queda.

A cerca de 60 quilómetros da meta, da tirada de 200,7 entre Libourne e Limoges, o ciclista de 38 anos caiu, ficou agarrado à clavícula direita e acabou por ser encaminhado para a ambulância, com o seu abandono a ser anunciado pela organização do Tour.

Cavendish, que soma 34 triunfos em etapas na Volta a França, os mesmos do belga Eddy Merckx, procurava isolar-se como recordista de vitórias na prova francesa na sua última época como profissional, tendo sido mesmo segundo na sétima tirada, na sexta-feira.

A desistência de ‘Cav’ foi lamentada por figuras do pelotão, como o camisola amarela Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) ou o seu ‘vice’ na geral, o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), assim como pelo diretor da prova francesa, Christian Prudhomme, que qualificou o britânico como “o melhor velocista na história” da ‘Grande Boucle’ e considerou-o “muito importante para o Tour”.

Fonte: Sapo on-line

“Tour: Estrelas do pelotão lamentam desistência de "lenda" Cavendish”


A cerca de 60 quilómetros da meta, da tirada de 200,7 entre Libourne e Limoges, o ciclista de 38 anos caiu, ficou agarrado à clavícula/ombro direitos e acabou por ser encaminhado para a ambulância, com o seu abandono a ser anunciado pela organização do Tour

 

Por: Lusa

Foto: AFP or licensors

As principais figuras da Volta a França lamentaram hoje a desistência de Mark Cavendish, com Tadej Pogacar a dizer-se “muito triste” e Jonas Vingegaard a assumir que teria gostado que o ciclista britânico ganhasse a 35.ª etapa.

“Quando ouvi, durante a etapa, que o Mark tinha caído, fiquei verdadeiramente muito triste. Toda a gente queria que ele ganhasse uma etapa”, defendeu o esloveno da UAE Emirates.

O sprinter britânico da Astana, que procurava isolar-se como recordista de vitórias em etapas na Volta a França, desistiu hoje durante a oitava etapa da 110.ª edição, na sequência de uma queda.

A cerca de 60 quilómetros da meta, da tirada de 200,7 entre Libourne e Limoges, o ciclista de 38 anos caiu, ficou agarrado à clavícula/ombro direitos e acabou por ser encaminhado para a ambulância, com o seu abandono a ser anunciado pela organização do Tour.

Cavendish, que soma 34 triunfos em etapas na Volta a França, os mesmos do belga Eddy Merckx, procurava isolar-se como recordista de vitórias na prova francesa na sua última época como profissional, tendo sido mesmo segundo na sétima tirada, na sexta-feira.

“Ele estava em forma. Ontem [sexta-feira] esteve muito perto [de ganhar]. É mesmo mau”, lamentou Pogacar.

O bicampeão do Tour (2020 e 2021), de apenas 24 anos, confessou que ‘Cav’ era um dos seus ídolos na juventude. “Ainda me recordo de vê-lo sprintar nos Campos Elísios com a camisola da HTC. Queria ter o mesmo estilo, as mesmas pernas”, revelou o esloveno.

Ao contrário do segundo classificado da geral, o camisola amarela Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) só soube do azar do ‘Expresso da Ilha de Man’ na ‘flash-interview’ após a oitava etapa, ficando visivelmente surpreendido.

“Oh… lamento muito pelo Mark. Falo com ele, às vezes, durante a corrida, e ele é um tipo muito simpático. É muito triste ouvir que está fora da corrida. Adoraria tê-lo visto ganhar a 35.ª [etapa] e ficar com o recorde só para ele, em vez de ter de partilhá-lo [com Eddy Merckx]. Espero que ele esteja bem e que recupere bem”, disse o dinamarquês.

Também o seu compatriota Mads Pedersen (Lidl-Trek), vencedor da oitava etapa em Limoges, diante dos belgas Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) e Wout van Aert (Jumbo-Visma), mostrou a sua admiração por aquele que é considerado o melhor sprinter de sempre.

“Para mim, foi um prazer poder correr com o Mark. Sempre tive uma boa relação com ele no pelotão, é tão triste que uma tamanha lenda tenha de terminar o Tour desta forma”, declarou.

Recordando que o britânico ainda lhe deve uma camisola, Pedersen desejou o melhor a Cavendish e disse esperar poder alinhar na última corrida do homem da Astana, “para honrar uma lenda que se despede do ciclismo”.

A tristeza pela inglória despedida de ‘Cav’ da prova que o ‘eternizou’ foi também assinalada pelo diretor do Tour, com Christian Prudhomme a reconhecer que este é “um dia muito emotivo”, depois de “o melhor velocista na história” da corrida francesa ter sido forçado a abandonar.

“Na sexta-feira, durante uns segundos, pensámos que conseguiria [alcançar as 35 vitórias], mas agora acabou. Estamos todos tristes. Cavendish foi muito importante para o Tour”, notou.

Prudhomme enalteceu ainda o respeito que o duas vezes vencedor da regularidade (2011 e 2021) sempre teve pela ‘Grande Boucle’, contando um episódio antigo: “Lembro-me que ele uma vez pedalava sozinho pelos Alpes, quase fora de controlo, mas queria terminar. Tivemos de pedir à polícia que ainda não abrisse as estradas”.

O diretor do Tour garantiu ainda que Cavendish será “sempre bem-vindo” à prova, “com ou sem bicicleta”.

Fonte: Sapo on-line

“Tour: Pedersen ganha oitava etapa e nega quarto triunfo a Philipsen”


Na classificação geral tudo permanece igual na véspera da muito antecipada subida ao Puy de Dôme

 

Por: Lusa

Foto: AFP or licensors

O ciclista dinamarquês Mads Pedersen (Lidl-Trek) venceu hoje a oitava etapa da Volta a França, marcada pelo abandono de Mark Cavendish, com Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) a defender a liderança na véspera da chegada ao Puy de Dôme.

Numa tirada em que o britânico da Astana abandonou devido a queda, o campeão mundial de fundo de 2019 impôs-se no final dos 200,7 quilómetros entre Libourne e Limoges, em 04:12.26 horas, à frente dos belgas Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) e Wout van Aert (Jumbo-Visma), respetivamente segundo e terceiro.

Vingegaard, que hoje teve um dia tranquilo na defesa da amarela, enfrenta no domingo um difícil teste na nona etapa, que vai ligar Saint-Léonard-de-Noblat à contagem de categoria especial do Puy de Dôme, num total de 182,4 quilómetros, para os quais partirá com 25 segundos de vantagem sobre o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), segundo da geral, e 01.34 minutos sobre o australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe), que é terceiro.

Fonte: Sapo on-line

“Annemiek van Vleuten a uma etapa de conquistar Giro feminino pela quarta vez”


Ciclista holandesa perto de repetir triunfo de 2022; portuguesa Beatriz Pereira prepara-se para concluir a sua primeira grande Volta

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Annemiek van Vleuten

A ciclista holandesa Annemiek van Vleuten (Movistar) está a 126,8 quilómetros de revalidar o título de campeã da Volta a Itália, depois de este sábado ter concluído a oitava etapa, vencida por Blanka Vas (SD Worx), no grupo da frente.

A tetracampeã húngara de fundo, de apenas 21 anos, impôs-se ao sprint no final dos 125,7 quilómetros entre Nuoro e Sassari, batendo a norte-americana Chloe Dygert (Canyon-SRAM Racing) e a alemã Liane Lippert (Movistar), respetivamente segunda e terceira.

A camisola rosa cortou a meta com as mesmas 03:00.41 horas da vencedora e está a uma etapa, mais concretamente a 126,8 quilómetros entre Sassari e Olbia, de conquistar o Giro feminino pela quarta vez, após os triunfos em 2022, 2019 e 2018.

Na véspera da ondulada última tirada, que conta, ainda assim, com apenas duas contagens de montanha de terceira categoria, Van Vleuten lidera a geral com 03.56 minutos de vantagem sobre a francesa Juliette Labous (DSM-Firmenich), que é segunda, e 04.23 sobre a promissora italiana Gaia Realini (Lidl-Trek), que fecha o pódio.

Aos 40 anos, a campeã do mundo de fundo e vencedora das três grandes Voltas na temporada passada prepara-se para voltar a conquistar a Volta a Itália, naquela que é a sua última época no pelotão - já anunciou a retirada no final do ano.

A portuguesa Beatriz Pereira (Bizkaia Durango) prepara-se também para concluir no domingo a sua primeira grande Volta, depois de hoje ter sido 134.ª na oitava etapa, a 25.56 minutos da vencedora.

Com apenas 19 anos, a campeã nacional de fundo e contrarrelógio do escalão sub-23 é 138.ª e penúltima da geral, a 02:41.52 horas de Van Vleuten.

Fonte: Record on-line

25º Passeio de Pombal, é já este domingo com diretos do evento


25º Passeio de Pombal, é já este domingo com diretos do evento, estejam atentos a partir das 8,30 da manhã.

“Mark Cavendish abandona Tour devido a queda”


Ciclista da Astana procurava vitória que permitisse ter recorde de triunfos

 

Por: Record

Mark Cavendish está fora do Tour'2023. Um dia depois de ter ficado muito perto de conseguir a vitória que lhe valeria um novo recorde de ciclista com mais vitórias na Grande Volta francesa - está igualado com Eddy Merckx -, o britânico da Astana foi forçado a abandonar na sequência de uma queda sofrida no decurso da etapa 8.

Cavendish teve mesmo de deixar o local de ambulância e terá sido assim que se despede da prova na qual conseguiu as mais importantes vitórias da sua carreira. É que, aos 38 anos, o britânico já assumiu que este seria o seu último Tour. Irá mudar de ideias e voltar em 2024?

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Rafael Sousa sexto classificado no Europeu de XCO”


Por: José Carlos Gomes

O português Rafael Sousa conseguiu hoje a sexta posição na prova de cross country olímpico (XCO) para juniores masculinos do Campeonato da Europa de BTT, que decorre na pista de Tamengos, Anadia. Beatriz Guerra, no primeiro ano como júnior, teve uma estreia auspiciosa em Campeonatos da Europa, terminando na 21.ª posição.

O corredor da Seleção Nacional fez uma corrida em crescendo. Rodou nas primeiras voltas a fechar os dez melhores em pista, mas foi progredindo na corrida, incentivado pelo público português.


Fez uma prova por “etapas”. Ou seja, foi avançando de grupo em grupo para fechar a prova no melhor lugar que ocupou em pista ao longo de toda a corrida. Foi sexto, mas a forma como correu, gerindo bem a capacidade física, fez com que ficasse apenas a 26 segundos da medalha de prata.

O dinamarquês Withen Philipsen apresentou-se num patamar inacessível para a restante concorrência. Isolou-se à entrada na terceira das sete voltas e pedalou em solitário para cortar a meta com 54 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, o neerlandês Freek Bouten. O terceiro, com mais 58 segundos do que o vencedor, foi o norueguês Sivert Ekroll.

Rafael Sousa encabeçou a longa lista de participantes portugueses. Foi sexto, com mais 1m20s do que o vencedor. No final estava feliz e muito emocionado. “Trabalhei para conseguir este resultado. Sonhava com um desempenho assim, mas não sabia se seria possível. Mas o apoio do público foi incrível. Sem este incentivo não teria conseguido”, salientou o corredor nacional.


Na lista de corredores portugueses em prova, todos a terminarem na volta do vencedor, seguiram-se Guilherme Barros, 32.º, a 5m02s, Tomás Gaspar, 45.º, a 6m32s, João Fonseca, 47.º, a 7m03s, Rodrigo Araújo, 48.º, a 7m15s, Lucas Ferreira, 55.º, a 8m52s, Duarte Galvão, 58.º, a 9m59s, e Eduardo Rodrigues, 60.º, a 10m27s.

Durante a tarde disputou-se a prova feminina de juniores, com mais um bom desempenho para Portugal. Beatriz Guerra, júnior de primeiro ano, teve uma estreia auspiciosa em Campeonatos da Europa. Fez uma prova de grande autocontrolo, gerindo as forças e ganhando posições com o decorrer da competição.

Na primeira volta colocou-se na 30.ª posição. Na segunda das cinco voltas progrediu até à 24.ª posição. Fez grande parte da prova nessa posição, mas na volta final ganhou novo fôlego e cresceu dentro da prova para cortar a mete no 21.º lugar, a 5m26s da vencedora, a italiana Valentina Corvi.


"Foi uma corrida sempre 'à morte', não deu para descansar um momento que fosse. Sei que tenho de melhorar alguns pormenores, mas já penso nas próximas provas e em fazer melhor", disse Beatriz Guerra depois da prova.

A decisão da corrida manteve-se em aberto até às pedaladas finais. Valentina Corvi, Carla Hahn (Alemanha) e Katrin Embacher (Áustria) entraram sozinhas na última volta. A italiana e a alemã destacaram-se e discutiram a corrida ao sprint. Valentina Corvi venceu com 1 segundo de vantagem sobre Carla Hahn. Katrin Embacher fechou o pódio, a 14 segundos.

O selecionador nacional, Pedro Vigário, ficou satisfeito com a forma como decorreu a jornada para a Seleção Nacional. "Foi um dia bom para o BTT português. O sexto lugar num Campeonato da Europa é muito bom, mas mais relevante ainda foi o facto de o Rafael ter estado na discussão dos lugares de pódio. A Beatriz é uma corredora de primeiro ano e este foi o seu primeiro Campeonato da Europa. Fez uma boa corrida e é uma ciclista ainda com muita margem de evolução. Dá-nos muita esperança para o futuro", resume o responsável técnico.

O Campeonato da Europa de BTT termina neste domingo. Às 11h00 corre-se a prova de XCO para sub-23 femininas. Portugal estará representado por Ana Santos. Às 14h00 é a vez dos sub-23 masculinos, com João Cruz, Diogo Neves, Tomás Frazão, Alexandre Gonçalves e Artur Mendonça entre os inscritos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com