terça-feira, 25 de outubro de 2022

“O Museu na Rua regressa a 29 de outubro com automóveis antigos a passear visitantes”


Fotos: José Almeida

A iniciativa O Museu na Rua regressa a 29 de Outubro, conferindo ao público a rara oportunidade de ver, ouvir, cheirar e até passear no lugar de passageiro nas máquinas cheias de história que fazem parte do acervo do Museu do Caramulo, naquilo que será uma verdadeira viagem no tempo.

Entre os veículos já confirmados para rodar estão o De Dion-Bouton 24HP (1905), o único exemplar do modelo no mundo, mas também o mais potente fabricado entre 1905 e 1906, o Unic Type A1 (1909), além de ser um dos primeiros automóveis produzidos pela marca francesa, o exemplar do Museu do Caramulo tem, na sua especificidade e raridade, dois dos seus maiores valores, o Delahaye 43 PS (1913), a auto-bomba entrou pela primeira vez ao serviço em 1914, tendo sido entregue aos bombeiros voluntários “Os Lisbonenses”, que a baptizaram de “A Catarina”, o Mercedes-Benz 380K (1934), do qual foram produzidas 44 exemplares, dois dos quais chegaram a Portugal em 1934, o Rolls-Royce Phantom III (1937), adquirido para a receção da Rainha Isabel II na sua visita a Portugal em 1957.


Transportou personalidades como o Presidente Eisenhower e os Papas Paulo VI e João Paulo II, o MG TC (1946), o primeiro modelo da marca a alcançar verdadeiro sucesso nas vendas além fronteiras, com 10.002 unidades produzidas até 1949, a Fiat 600 Multipla (1958), o primeiro exemplo do conceito de monovolume em todo o mundo, o Porsche 911 2.0 SWB (1966), o sucessor do Porsche 356, que pegava nos principais atributos do popular desportivo e multiplicava-lhe benefícios, e ainda um automóvel surpresa.

Para tirar partido desta experiência única e memorável, os visitantes necessitam apenas de adquirir um voucher, disponível na loja online do museu, ou comprado no próprio dia, cujo valor simbólico reverte na totalidade para a manutenção e conservação da coleção do Museu do Caramulo.

Fonte: Museu do Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal

“João Almeida repetirá liderança no Giro em 2023”


Por: José Morais

Fotografia: EPA

Apesar da UAE ainda não ter apresentado o programa para 2023, já revelou que Tadej Pogacar irá só fazer o Tour de França, e Juan Ayuso a Volta a Espanha, e que o Giro de Itália irá ficar mais um ano para o português João Almeida.

Para a UAE a Volta a França será ao prioridade, e disputar duas grandes voltas com 24 anos não seria apropriado, disse o espanhol Joxean Matxin, manager na UAE, referindo-se ao líder mundial Tadej Pogacar, com Juan Ayuso a revelar a sua ambição para 2023 e tentar ganhar a Volta a Espanha, ficando para João Almeida a principal aposta no Giro de Itália.

A todo o momento espera-se o comunicado da UAE sobre a época de 2023, não se sabe ainda onde se irá encaixar Adam Yates que veio da Ineos, o qual deverá dar apoio a Tadej Pogacar no Tour, e em mais uma grande Volta, com João Almeida a ter novamente duas provas de três semanas como aconteceu em 2022 com o Giro e a Volta a Espanha, ficando ainda a incógnita sobre o português, se poderá ir ao Tour depois do Giro?

“Ciclista Amy Pieters já consegue andar 10 meses após queda grave”


Por: AMG // NFO

Foto: EPA

A ciclista neerlandesa Amy Pieters já deu os primeiros passos após a queda grave que sofreu no final de dezembro, mas continua sem conseguir falar, depois de ter estado quatro meses em coma, foi hoje revelado.

“Amy deu os primeiros passos”, lê-se no site oficial da ciclista de 31 anos, com a publicação, ilustrada com uma foto de Pieters, a indicar ainda que esta já consegue pedalar numa bicicleta de dois lugares.

Com “uma pequena ajuda”, a neerlandesa “levanta-se da cadeira e dá passos”, caminhando “por períodos curtos quando amparada”.

“Ainda não consegue falar, o que torna difícil expressar-se”, revela a publicação, que, contudo, ressalva que Pieters “emite cada vez mais sons”.

Pieters caiu, em 23 de dezembro passado, quando estava concentrada com a equipa de pista neerlandesa na região de Calpe, a norte de Alicante (Espanha), com a queda a ser provocada por toques entre as bicicletas das corredoras.

A ciclista foi submetida a uma intervenção cirúrgica para aliviar a pressão sobre o cérebro, tendo sido colocada em coma, no hospital de Alicante.

Em 06 de janeiro, Pieters foi levada para um hospital nos Países Baixos, tendo recuperado a consciência em abril, quatro meses após a queda.

A corredora neerlandesa, que tem danos cerebrais extensos, está paralisada no lado direito do corpo e atravessa uma recuperação lenta, é uma especialista de provas de pista, tendo sido três vezes campeã do mundo de madison. Foi também campeã europeia de estrada em 2019.

Fonte: Lusa

“Amaro Antunes e António Carvalho, dois reforços de peso da ABTF Betão-Feirense para 2023”


Fotos: Helena Dias

Amaro Antunes (27/11/1990) e António Carvalho (25/10/1989) chegam à ABTF Betão-Feirense em 2023. A equipa dirigida por Joaquim Andrade conta com estes dois reforços de peso, dois dos melhores ciclistas do pelotão nacional, para aportar experiência e qualidade ao plantel, que irá para a estrada na próxima época com ambição redobrada.

Amaro Antunes, de 31 anos, evidencia-se pela sua forte característica de trepador, contando no seu palmarés com importantes conquistas, nomeadamente três camisolas amarelas da Volta a Portugal (2017, 2020 e 2021), na qual também conquistou duas etapas, destacando-se a mítica Senhora da Graça.

À conquista por três vezes da prova rainha nacional, soma também a camisola amarela do Troféu Joaquim Agostinho em 2017, a camisola amarela do Tour of Malopolska em 2018, na Polónia, onde venceu a última etapa, a etapa do alto do Malhão na Volta ao Algarve, o 2.º lugar no Giro dell’Appennino em 2018 e a assinalável participação no Giro d’Italia de 2019, onde esteve perto de vencer a 19.ª etapa, com chegada a San Martino di Castrozza.

Para Amaro Antunes, “Pertencer a uma equipa como a ABTF Betão-FEIRENSE é um privilégio e um desafio, pois é um projecto que tem vindo a crescer e que demonstra ambição, uma característica na qual me revejo plenamente. O grupo que se está a formar rumo a 2023 é forte e estou muito satisfeito. Agradeço o convite e a confiança depositada em mim pelo Presidente Rodrigo Nunes e por Joaquim Andrade”.


António Carvalho, de 32 anos, destaca-se por ser um ciclista completo, com provas dadas nas melhores corridas, tendo-se destacado na presente época com o terceiro lugar do pódio alcançado na Volta a Portugal, prova rainha onde já conquistou três etapas, duas delas na mítica Senhora da Graça.

No palmarés conta ainda com duas medalhas de bronze nos Campeonatos Nacionais de Estrada de 2019, na prova em linha e no contrarrelógio, sendo também duplo vencedor do Grande Prémio Jornal de Notícias (2015 e 2018), para além da conquista da camisola amarela da Volta a Portugal do Futuro em 2013.

Sobrinho de Fernando Carvalho, vencedor da Volta a Portugal em 1990 pelo Clube Desportivo Feirense, António Carvalho sublinha: “Sinto-me muito orgulhoso de vir a pertencer à ABTF Betão-FEIRENSE, atendendo a que é uma equipa da minha terra e na qual vi o meu tio Fernando Carvalho vencer a Volta a Portugal, que é um dos meus objetivos profissionais. É sinónimo de orgulho seguir os passos do meu tio, que tando deu ao ciclismo. Estou muito agradecido pelo convite feito por parte de Joaquim Andrade e do Presidente Rodrigo Nunes. Agora é fazer o que eu sei melhor, dar resultados e o retorno que a equipa merece”.

Fonte: ABTF Betão - Feirense

“Conheça o percurso da Volta a França 2023 esta quinta-feira em direto no Eurosport 1 às 10:25 horas”


Por: Vasco Simões

É já esta quinta-feira que os fãs de ciclismo vão poder ficar a conhecer o percurso da prova rainha do calendário: a Volta a França 2023. A partir das 10:25 arranca a transmissão, em direto, no Eurosport 1, do evento de apresentação da prova, numa cerimónia realizada em Paris e que conta com os principais ciclistas e equipas da atualidade.

Palpites e rumores são muitos, mas a única certeza até ao momento é a de que o ‘Grand Départ’ da 110.ª edição do Tour de France acontece no País Basco, Espanha, a 1 de julho, e termina três semanas depois nos Campos Elísios, em Paris.

De resto, são apenas conhecidas as três primeiras etapas. Na quinta-feira, o pelotão tem pela frente uma tirada de 185 km com partida e chegada na cidade de Bilbau. No dia seguinte, a distância aumenta e passa para 210 km numa ligação entre Vitoria-Gasteiz e San Sebastián. A 3.ª etapa arranca em Amorebieta-Etxano e ruma a Irun, França, pela costa.

Para ficar a conhecer o percurso completo da Volta a França 2023 siga a transmissão em direto do Eurosport 1, a partir das 10:25, na companhia dos comentadores Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira.

Fonte: Eurosport

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com