segunda-feira, 8 de agosto de 2022

“Glassdrive / Q8 / Anicolor, Mauricio Moreira prossegue na liderança da Volta a Portugal”


Fotos: João Fonseca Photographer

Mauricio Moreira, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, continua a comandar a Geral Individual da 83.ª Volta a Portugal, terminada a 4.ª Etapa que hoje ligou a Guarda a Viseu num percurso com 169,1 km. Em véspera de dia de descanso, a estrutura que tem sede em Águeda remata a primeira fase da competição com três corredores nos cinco primeiros lugares da Geral o uruguaio que é líder, Frederico Figueiredo em 2.º e António Carvalho em 5.º lugar, permanecendo também no 1.º lugar por Equipas, desde o dia do Prólogo.

A fuga do dia voltou a formar-se logo no início da corrida, contando 10 elementos, um deles Rafael Reis. A vantagem chegou aos 6 minutos, mas a perseguição do pelotão, que foi assumida em colaboração com várias equipas, ditou o final da escapada. Antes, os elementos da dianteira ainda resistiram até cerca de 2 km da meta, momento em que o pelotão ficou compacto para discutir a chegada ao sprint.


João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) foi o primeiro a arrancar e venceu a etapa. Logo a seguir e com o mesmo tempo Fábio Costa era o 7.º classificado, com Mauricio Moreira (que além da Camisola Amarela também é o melhor na Geral da Montanha) e Frederico Figueiredo a chegarem integrados no pelotão.

“Hoje foi um bom dia. Acabámos por ter um homem na fuga que foi o Rafael Reis, a equipa controlou uma boa parte da etapa e tudo correu de forma tranquila. Ainda há muita Volta a Portugal pela frente e vamos agora à segunda metade da prova”, avançou Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor.


Esta terça-feira é dia de descanso. A equipa regressa à estrada na quarta-feira, dia 10, para disputar a 5.ª Etapa. Serão 165,7 km entre a Mealhada e Miranda do Corvo, onde a meta estará instalada no Observatório de Vila Nova, que coincide com um Prémio de Montanha de 1.ª categoria. É uma chegada inédita e que representa a grande novidade desta edição da Volta a Portugal.

 

CLASSIFICAÇÕES:

83.ª VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA

4.ª ETAPA: Guarda – Viseu » 169,1 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 4.ª ETAPA

 

1.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 03h55m11s

2.º Scott McGill (Wildlife Generation Pro Cycling), mt

3.º Andoni López de Abetxuko (Caja Rural-Seguros RGA), mt

7.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

12.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

22.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

40.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

52.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

71º Javier Moreno (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

91.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m16s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 4.ª Etapa)

 

1.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 17h54m55s

2.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 30s

3.º Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), a 31s

5.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m12s

51º Javier Moreno (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 18m46s

78.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 33m01s

103.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 43m02s

109.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 50m05s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, 53h46m47s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 104 Pontos

2.º Scott McGill (Wildlife Generation Pro Cycling), 104 Pontos

3.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 71 Pontos

7.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 26 Pontos

15.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 13 Pontos

24.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 6 Pontos

32.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 3 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – BOLINHAS AZUIS

 

1.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 25 Pontos

4.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 17 Pontos

9.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 11 Pontos

30.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º Jokin Murguialday (Caja Rural-Seguros RGA), 17h58m39s

18.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 18h45m00s

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Crianças a pedalar na Volta a Portugal”


Amanhã dia 9 de agosto estaremos em Viseu das 11 às 16 horas na Avenida da Europa.

 

No âmbito do ciclismo vai à escola, este ano as crianças também pedalam na Volta a Portugal, numa iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo

Pedalar na Volta de 4 a 15 de agosto nas partidas (10-13h) e nas chegadas (14-18h).

Veja onde vamos andar, partilhe e apareça com as suas crianças!

Para crianças entre os 3 e os 12 anos

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

““Volta a Portugal amanhã Etapa da Volta Viseu dia 9 de agosto”


09/08  Dia de Descanso – Viseu

15ª Edição da Etapa da Volta Brisa RTP (Cicloturismo)

Viseu/Viseu 90 km

 

Local de partida e chegada

 

Viseu

As origens de Viseu antiga e nobilíssima cidade, perdem-se nas brumas do tempo. Aqui estanciaram homens das Idades remotas da pré-história e conviveram Celtas e Lusitanos: aqui se fixaram os Romanos em séculos de prosperidade e paz e por aqui passaram com maior ou menor detença hordas dos povos invasores: Suevos, Godos e Muçulmanos...

 

Monumentos a visitar

Sé Catedral - (Cruzeiro; Museu de Arte Sacra; Igreja da Misericórdia; Museu Nacional Grão Vasco; Museu Tesouro da Misericórdia na Igreja da Misericórdia e Fonte das 3 Bicas); Praça do Rossio - (Igreja dos Terceiros de S. Francisco; Paços do Munícipio; Painel de Azulejos; Jardim Tomás Ribeiro; Jardim das Mães; Parque Aquilino Ribeiro e Casa-Museu Almeida Moreira); Cava de Viriato - (Campo Viriato; Igreja Nossa Srª da Conceição; Estátua de Viriato e Casa da Ribeira).


 

Gastronomia

A gastronomia é rica e variada, com pratos tradicionais que passaram de geração em geração. Pratos de carne, pratos de peixe, doces, iguarias variadas que fazem as delícias de quem visita Viseu.

Ovos tingidos; Pão-leve (Pão-de-ló); Cabrito ou ovelha assada; Vitela assada; Galinha ou coelho com arroz; Entrecosto com arroz e feijão vermelho; Arroz de sardinha; Fritas de abóbora; Arroz de carqueja; Castanhas de ovos de Viseu; Viriatos; Doce de abóbora menina; Aletria; Bola de sardinha; Bola de carne

 

A Etapa da Volta

A Etapa da Volta Brisa RTP 2022 é o evento que traz para dentro da maior prova de ciclismo a nível nacional todos os amantes deste desporto, proporcionando-lhes a experiência e as sensações vividas pelos ciclistas numa Etapa da Volta a Portugal.

​Como é hábito, a Etapa da Volta Brisa RTP decorre durante o dia de descanso da grande competição, que na edição deste ano será no dia 9 de Agosto (terça-feira), permitindo à organização disponibilizar todas as estruturas e meios implicados na Volta a Portugal para este evento integralmente dedicado a todos os atletas amantes do ciclismo. 
A partida oficial será às 10h00.

A 15ª Etapa da Volta Brisa RTP é um evento de cicloturismo, obedecendo à regulamentação das Provas Abertas da Federação Portuguesa de Ciclismo estando por isso sujeita aos princípios constantes nesse mesmo regulamento.

 

O Percurso 

Em 2022 os participantes terão uma etapa com uma distância aproximada de 90 km que os levará a alguns dos melhores cenários da região de Viseu. Na parte final do percurso, os participantes da Etapa da Volta Brisa RTP terão a oportunidade de sentir as dificuldades vividas pelos profissionais na Etapa da Volta a Portugal do dia anterior, já que a aproximação a Viseu será praticamente semelhante.

 

Fica o mapa do percurso.

Fonte: Podium


“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados João Matias bisa em Viseu e dá a segunda vitória a equipa nesta Volta”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados completou hoje a sua participação na 4ª Etapa da Volta a Portugal, uma ligação de 169,1 quilómetros com início na Guarda e chegada a Viseu. Mais uma etapa que nos correr na perfeição, onde a equipa assumiu a frente do pelotão nos últimos 2 quilómetros e João Matias sprintou vigorosamente para a segunda vitória nesta Volta a Portugal.


A fuga do dia levou algum tempo para consolidar, num início muito rápido foi Bruno Silva que se intrometeu num grupo de 10 unidades que percorreu a primeira hora de prova a mais de 50 km/h de média. A fuga viria a consolidar-se alguns quilómetros mais mais frente atingindo uma vantagem máxima de cerca de 5 minutos.

Pelo meio da tirada, Bruno Silva ainda foi o primeiro na contagem de montanha de Oleiros. Esta fuga viria a perder algum tempo mas viria a aguentar-se até bem perto da meta, sendo apanhada apenas nos últimos 3 quilómetros. Quase simultaneamente, a nossa equipa começava a preparação do sprint formando um comboio perfeito e assumindo a frente do pelotão não parando mais.


Desde Rui Carvalho, Gonçalo Carvalho, depois Ángel Sanchez, Gonçalo Amado e António Barbio já na reta da meta deixou João Matias a cerca de 200 metros da linha de meta. Aí João arrancou uma vez mais vigorosamente e arrebatou a segunda vitória de etapa para a sua conta e também da equipa nesta Volta a Portugal.

Mais um dia inesquecível para toda esta estrutura onde vencemos na nossa capital de distrito Viseu, diante de muitos patrocinadores, apoiantes e simpatizantes. João no final dizia que “Foi um dia absolutamente espetacular, nunca me faltou nada durante toda a etapa e a equipa esteve soberba. O Bruno fez um trabalho impressionante na fuga, fazendo com que todos nós fossemos resguardados no pelotão. Furei a faltar 35 quilómetros e não gastei um pingo de força para recolar, a equipa levou-me ao colo. É espetacular esta vitória, dedico a todos que acreditam em nós e a toda a minha família”.


O sprint de hoje deu a camisola verde, dos pontos, a João Matias que assegurou assim mais uma subida ao pódio. Um dia brutal para a equipa. Segue-se uma jornada de descanso. O regresso à estrada acontece na quarta-feira, dia da quinta etapa, 165,7 quilómetros entre a Mealhada e o Observatório de Vila Nova, em Miranda do Corvo. É um dos momentos mais aguardados da Volta, porque a chegada será inédita. O pelotão voltista chega pela primeira vez ao Observatório de Vila Nova, com a meta a coincidir com um prémio de montanha de primeira categoria. É uma subida de 9,9 quilómetros, com uma inclinação média de 8,3 por cento, com vários troços acima dos 10 e até dos 15 por cento.


 

Classificação Etapa

Guarda - Viseu: 169,1 Kms

 

1.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 3h55m11s 14.º António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

41.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt 50.º Ángel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt 51.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a mt 73.º Gonçalo Amado (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt 77.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 14s


 

Classificação Geral

 

1.º Maurício Moreiro (Glassdrive/Q8/Anicolor), 17h54m55s

14.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 5m22s 15.º Ángel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 5m43s 26.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 8m42s

50.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 18m26s 75.º Gonçalo Amado (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 31m19s 93.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 38m10s 94.º António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 38m20s


 

Classificação por Equipas

 

1.º Glassdrive/Q8/Anicolor, 53h46m47s

5.º Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, a 17m17

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

“Triatlo Longo: Mulheres do CNATRIL tricampeãs nacionais”


O CNATRIL sagrou-se tricampeão nacional de clubes de triatlo longo no sector feminino. As mulheres de Alcântara venceram a etapa de Moura, realizada este domingo (7 de Agosto) e resolveram as contas do campeonato, quando ainda falta disputar o triatlo do Douro, em Peso da Régua.

Depois das vitórias nas duas primeiras etapas, a equipa do CNATRIL voltou a não dar hipótese à concorrência. Desta feita, no Alentejo, Raquel Rocha, Mariana Marques e Hanna de Sousa fecharam a equipa de Alcântara, ficando o segundo lugar da geral para o Estoril Praia Credibom. Assim sendo, as contas do primeiro lugar feminino já estão resolvidas, ficando por decidir quem garante o título de vice-campeãs. A discussão será entre o Clube Oriental de Lisboa e as canarinhas da Linha de Cascais.

No sector masculino, a vitória foi para o Clube de Natação Colégio Vasco da Gama, enquanto Estoril Praia Credibom e CNATRIL fecharam o pódio em segundo e terceiro lugares, respetivamente.  A decisão do campeão nacional de clubes de triatlo longo fica assim adiada para o Douro, com CN Torres Novas e Estoril Praia Credibom a terem de vencer para garantirem o título colectivo.

 

Hugo Figueiredo e Raquel Rocha os mais rápidos

 

Se nos homens houve uma estreia nas vitórias, nas mulheres, Raquel Rocha voltou a brilhar. No sector masculino, Hugo Figueiredo, do Sporting Clube de Portugal, estreou-se com um triunfo, completando os 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida em 04:10:13. O pódio ficou completo com João Chagas, do Outsystems Olímpico de Oeiras, no segundo lugar, e Sérgio Dias a fechar.

No sector feminino, a história repetiu-se em relação ao que tem sido habitual esta época. Raquel Rocha, do CNATRIL, voltou a vencer, enquanto as companheiras de equipa, Mariana Marques e Hanna de Sousa, completara o pódio.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Efapel Cycling 4 º Etapa Guarda – Viseu 169,1 KM


Mais uma etapa desta Volta a Portugal, que uniu Guarda a Viseu. Ainda não foi desta que a fuga vingou. Uma fuga, onde estávamos representados pelo nosso ciclista Joaquim Silva, chegou a ter alguma vantagem para o pelotão, no entanto acabou por ser apanhada nos 3 últimos km.

Chegada ao sprint, onde tentamos discutir a etapa com o Rafael Silva, que acabou por terminar na 6ºposição e ainda dentro do top 10, Tiago Antunes na 9ºposição.

“Hoje foi uma etapa bastante positiva da equipa, tivemos na fuga do dia com o Joaquim, numa fuga praticamente anulada na chegada. No sprint tentamos vencer a etapa com o Rafael.

Entrou bem na reta da meta, aquela indecisão nos últimos metros acabou por penalizar. Claro que o objetivo era estar na disputa da etapa, depois de um dia menos bom da equipa, mostramos que conseguimos dar a volta e que somos uma equipa combativa e com valor. Pena foi no final, por um lado a fuga não ter chegado e o Rafael no sprint não ter conseguido potenciar aquilo que é o seu valor e a sua qualidade”, por José Azevedo, Diretor Desportivo

Fonte: Equipa Profissional de ciclismo Efapel Cycling

“Campeonato da Europa de triatlo três atletas do Clube de Natação de Torres Novas em Munique”


Por: Paulo José Catarino Vieira no 

Três atletas do Clube de Natação de Torres Novas foram convocados para as Seleções Nacionais de Triatlo de Portugal e Bélgica, com vista à participação no Campeonato da Europa de Triatlo, que se realiza em Munique na Alemanha, entre os próximos dias 12 e 14 de agosto.

Ricardo Batista e Maria Tomé, estarão presentes neste campeonato europeu, a representar a seleção portuguesa em Elites, enquanto Erwin Vanderplancke irá estar ao serviço da seleção belga.

Será uma prova disputada em formato de distância olímpica (1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida), com as provas a serem realizadas, na sexta-feira, 12 de agosto, no setor feminino, e no sábado, 13 de agosto, a do setor masculino.


Os horários das provas, para acompanhamento através da triathlonlive.tv, são os seguintes:


Sexta-feira, 12 de agosto


16h15 - Maria Tomé


Sábado, 13 de agosto 


15h00 - Ricardo Batista e Erwin Vanderplancke

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas


“Clube de Natação de Torres Novas no IRONMAN 70.3 GDYNIA (Polónia)”


João Ferreira em 6ºlugar na Polónia

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

No domingo, 7 de agosto, o atleta do Clube de Natação de Torres Novas, João Ferreira alcançou um excelente 6ºlugar na prova de IRONMAN 70.3 disputada em Gdynia na Polónia.

João Ferreira, percorreu os 1900m/natação, os 90km/ciclismo e os 21km/corrida em 3h45m53s, apenas a 7m58s do vencedor, o americano Sam Long.

Mais uma prova em distância longa, que João Ferreira terminou, apesar de nas últimas semanas não ser uma tarefa fácil, recuperar do último Ironman em que competiu na Áustria, no início do mês de julho.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Começa uma semana repleta de ciclismo para ver em direto no Eurosport”


Tour de L’Ain circuito franco-belga, Arctic Race of NorWay e Volta à Escandinávia são as quatro propostas do canal para uma semana de muita ação nas duas rodas

 

 Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Os fãs de ciclismo têm boas razões para acompanhar as transmissões do Eurosport. Esta semana vão para a estrada para três competições masculinas e uma feminina que prometem muitas horas de ação, entretenimento e belíssimas paisagens.

De 9 a 11 de agosto discute-se a 34.ª edição da Volta a Ain, uma prova com sabor a Tour. Apesar de contar com apenas três etapas, a corrida realizada na região de Ain, em França, conta com um perfil montanhoso que atravessa o Maciço de Jura. Entre os 120 corredores inscritos, o grande destaque vai para a participação do campeão do mundo, o francês Julian Alaphilippe. Rémi Cavagna, Guillaume Martin ou George Bennet são outros dos nomes fortes anunciados pela organização para o Tour de l’Ain 2022.

Para quarta-feira, dia 10 de agosto, está marcada a realização de uma grande clássica com muita tradição, mas com uma nova ‘cara’. O antigo Eurometrópole Tour dá lugar ao Circuito Franco-Belga. São já 80 anos de história, mas a essência da corrida mantém-se. O pelotão parte de Tournai rumo à meta que está situada 175,2 quilómetros depois em La Louvière. O campeão de 2021, Fabio Jakobsen, está de volta para tentar a ‘dobradinha’ nesta 81.ª edição.

Subindo no mapa, o Eurosport emite de 11 a 14 de agosto a Arctic Race of Norway, uma prova emocionante e com paisagens de grande beleza. Com partida bem a Norte da Noruega, em Moi I Rana, próximo do Círculo Polar Ártico, a corrida ruma a sul, até Trondheim, terra de saltos de esqui. Ao todo, o pelotão cumpre 680 quilómetros passando por estradas costeiras e cenários diferentes dos habituais. Entre as principais estrelas presentes na lista de pré-inscritos para a 9.ª edição da Arctic Race of Norway contam-se os nomes de Dylan Groenewegen, Luca Mozzato, Tobias Halland Johannessen, Amaury Capiot, Quinten Hermans, Hugo Houle e ainda do português André Carvalho.

O ciclismo feminino ganha cada vez mais espaço nas transmissões do Eurosport e esta semana será igualmente possível ver a Volta à Escandinávia – Batalha do Norte, uma prova do circuito mundial da UCI que atravessa três países: Dinamarca, Suécia e Noruega. São mais de 830 quilómetros divididos em 6 etapas, com partida de Copenhaga, tal como o Tour de France 2022, e final a norte, em Halden, na Noruega. As melhores equipas e ciclistas não vão faltar a esta edição da Volta à Escandinávia, prova que o Eurosport emite de 09 a 14 de agosto.

Muitas horas de ciclismo em direto para acompanhar ao longo desta semana no Eurosport. Fique com os horários completos das transmissões.

 

VOLTA A AIN 

 

Terça-feira, 09 de agosto – E1 – 13:05H 

Quarta-feira, 10 de agosto – E1 – 12:35H 

Quinta-feira, 11 de agosto – E1 – 13:05H 

 

CIRCUITO FRANCO-BELGA

 

Quarta-feira, 10 de agosto – E1 – 14:40H 

 

ARCTIC RACE OF NORWAY

 

Quinta-feira, 11 de agosto – E1 – 17:15H (em diferido)

Sexta-feira, 12 de agosto – E1 – 12:25H 

Sábado, 13 de agosto – E1 – 13:15H 

Domingo, 14 de agosto – E1 – 14:45H 

 

VOLTA À ESCANDINÁVIA FEMININA

 

Terça-feira, 09 de agosto – E1 – 15:00H 

Quarta-feira, 10 de agosto – E1 – 16:00H 

Quinta-feira, 11 de agosto – E1 – 15:00H 

Sexta-feira, 12 de agosto – E1 – 15:00H 

Sábado, 13 de agosto – E1 – 11:00H 

Domingo, 14 de agosto – E1 – 20:00H (em diferido)

Fonte: Eurosport

“Viseu abraçou a Volta com sprint longo na Avenida da Europa João Matias tomou-lhe o gosto e repetiu vitória”


Fotos: Agnelo Quelhas

No dia em que se ficou a saber que a Volta do próximo ano vai começar em Viseu e que, em 2024, no âmbito da candidatura da autarquia a Cidade Europeia do Desporto, será aqui o final da competição, João Matias tratou de garantir nova vitória tornando-se, esta segunda-feira, o primeiro a bisar na 83ª Volta a Portugal Continente. O ciclista da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados estreou-se a vencer na prova em Castelo Branco e agora, dois dias depois, celebra novo triunfo.


 

Tudo igual na classificação geral

 

Maurício Moreira manteve a Camisola Amarela Continente, numa etapa em que a Glassdrive-Q8-Anicolor preocupou-se em proteger o líder, enquanto as equipas que ambicionavam um final ao sprint tiveram de trabalhar.

Foi a Wildlife Generation que mais assumiu essa responsabilidade nos 169,1 quilómetros que ligaram Guarda a Viseu. Esta quarta etapa era especialmente concebida para os sprinters, ainda que o terreno não fosse o que se pudesse chamar de plano.


Dez ciclistas animaram a tirada em fuga: Afonso Silva (Kelly-Simoldes-UDO), Alvaro Trueba (Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel), Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), Joseba López (Caja Rural-Seguros RGA), Óscar Pelegrí (Burgos-BH), Joaquim Silva (Efapel Cycling), Peio Goikoetxea (Euskaltel-Euskadi), Robin Carpenter (Human Powered Health), Rafael Reis (Glassdrive- Q8-Anicolor) e José Mendes (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho). Entre eles dividiram os prémios de montanha e as metas volantes.


Com tantas equipas representadas na frente, inclusivamente a do comandante, a Wildlife Generation teve de assumir a responsabilidade para tentar levar o norte-americano Scott McGill a mais uma vitória, o que acabou por não acontecer e perder para João Matias a Camisola Verde Rubisgás dos pontos. Restou-lhe o segundo lugar no duelo com o português.

Ainda assim, antes da chegada a Viseu, a diferença da fuga chegou a ser de seis minutos. A formação americana trabalhou arduamente, praticamente sem qualquer ajuda, para, a três quilómetros da meta, finalmente alcançar os últimos quatro resistentes da fuga.


Então, outras formações começaram a preparar-se para o sprint, entre elas a Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados com objetivo claro para Matias sprintar para mais uma vitória. "Hoje era uma das etapas que estava marcada para mim e para a equipa. Estamos tão perto de Mortágua... Vi a placa e as pessoas a dizer 'Mortágua em frente'... O Pedro Silva está lá em cima a olhar por nós", afirmou o vencedor em Viseu, lembrando o mentor da equipa falecido o ano passado.


"Não gastei uma pinga de força, nem quando furei. Eles [companheiros de equipa] deixam-me orgulhoso. Esta é inteiramente deles. Antes [da etapa] de estar marcada para mim, está para a equipa. O Bruno [Silva] é um amigo. Ele abdicou muitas vezes por mim. Hoje calhou para mim, mas enquanto ele esteve na fuga, acreditei que a fuga vencesse", acrescentou. “Foi só chegar ao fim e seguir o plano que o Gustavo [Veloso] delineou perfeitamente", finalizou João Matias apontando agora baterias para a chegada a Maia, na quinta-feira, que possivelmente será também discutida em pelotão compacto.


O uruguaio Mauricio Moreira continua com 30 segundos de vantagem na Geral à frente do companheiro Frederico Figueiredo, ambos da Glassdrive-Q8-Anicolor, que lidera coletivamente. Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) a 31 segundos é o terceiro classificado.

Moreira continua também a liderar na montanha, tendo a Camisola das Bolinhas Azuis Europcar, com o espanhol Jokin Murguialday (Caja Rural_Seguros RGA) a manter a Camisola Branca da juventude Jogos Santa Casa.

 

Dia de Descanso

 

Esta terça-feira, 9 de agosto, não se pedala. O dia está reservado para a 15ª Etapa da Volta Brisa RTP, a já habitual jornada de cicloturismo aberta a todos e que vai animar e percorrer Viseu passando por algumas das mais belas paisagens da região.


 

Volta começa em Viseu em 2023

Candidatura a Cidade Europeia do Desporto garante Final em 2024

 

O dia não terminou em Viseu sem que a autarquia em parceria com a Podium anunciasse a extensão do acordo que permite à Volta a Portugal começar na cidade no próximo ano. Em simultâneo, Fernando Ruas, presidente da Camara Municipal de Viseu, ao lado de Joaquim Gomes, diretor da prova, e de Nuno Santos, presidente da ACES Associação das Cidades Europeias do Desporto anunciou também que Viseu será candidata a Cidade Europeia do Desporto e no âmbito da iniciativa garantiu para a cidade o final da Volta a Portugal de 2024.

Fonte: Podium














“Moreira inicia defesa da amarela na véspera do dia de descanso da Volta a Portugal”


Por: AMG // NFO

Foto: Lusa

O ciclista uruguaio Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) terá hoje o primeiro desafio à liderança da 83.ª Volta a Portugal, que conquistou na Torre, na quarta etapa, que antecede o dia de descanso em Viseu.

O vice-campeão de 2021 parte para os 169,1 quilómetros entre a Guarda e Viseu com 30 segundos de vantagem sobre o seu companheiro Frederico Figueiredo, com o também português Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) na terceira posição, a 31.

A quarta tirada vai para a estrada às 12:45, com os 115 corredores em prova a encontrarem a meta volante de Pinhel (29,2), antes de ultrapassarem as duas primeiras montanhas da jornada, uma terceira categoria em Broca (56,5) e uma quarta em Penedono (90,2).

Entre as metas volantes de Sernancelhe (108,2) e Sátão (147,7), há ainda uma contagem de quarta categoria instalada em Aguiar da Beira, ao quilómetro 123,8.

A chegada, prevista para as 17:20, acontecerá, como habitualmente, na Avenida da Europa, sendo expectável um final ao ‘sprint'.

Fonte: Lusa

“Mauricio Moreira ainda se está a acostumar à camisola amarela: «É um sonho tornado realidade»”


Ciclista da Glassdrive-Q8-Anicolor vestiu a amarela pela primeira vez na carreira na Volta a Portugal

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

Mauricio Moreira descontraiu este domingo finalmente, após ter vestido pela primeira vez na sua carreira a amarela na Volta a Portugal, hesitando ainda a olhar para uma camisola que era um sonho e que espera levar até Gaia.

"Não quero olhar muito para baixo. Mas vou ter de me acostumar. Estou muito contente. Acho que ainda não caí na realidade", disse, enquanto espreitava a camisola que o 'transformou'.

Contido nos encontros com jornalistas nos três primeiros dias da 83.ª Volta a Portugal, o uruguaio da Glassdrive-Q8-Anicolor era hoje uma pessoa diferente, parecendo que a vitória na Torre e aquele símbolo que trazia no corpo lhe deram uma alma nova - embora sempre tímido, arrancou sorrisos e gargalhadas, mostrando-se descontraído.

"Já tive a oportunidade de ser líder de outras corridas, nunca fui líder da Volta a Portugal. É um sonho tornado realidade. Sei que vai pesar, mas espero bem aguentar esta camisola e equipa a alegria que merece", afirmou, garantindo não acreditar que já esteja decidido que a luta pela geral esteja reduzida a três: ele próprio, o seu colega Frederico Figueiredo e a Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista).

Moreira nunca escondeu que chegou à 83.ª Volta a Portugal numa crise de confiança, tendo recuperado progressivamente a esperança com o resultado no prólogo, em que foi segundo, e nas duas tiradas anteriores, em que foi terceiro na discussão ao sprint.

"No[sábado], posso dizer que estava bastante nervoso com esta etapa. A falar com o meu psicólogo, com a minha família, a equipa, eles fizeram-me lembrar que estou aqui com um objetivo, que a equipa tem um objetivo. Tenho de estar bem para ter feito nos primeiros nas primeiras etapas. Hoje, quando entrei na subida, estava a sofrer um bocado mais da conta, perguntei para um colega de equipa 'estamos a ir rápido ou sou eu que não estou muito bem?'. Mas ele disse-me que não, que estava a ir rápido e isso deu-me mais tranquilidade", revelou, entre sorrisos.

O vice-campeão da última edição assumiu que hoje teria "gostado muito que o Fred ganhasse a etapa", depois do excelente trabalho que o seu companheiro fez a selecionar (e eliminar) o grupo de candidatos.

"Ganhei eu mas é como se tivesse ganhado ele, porque foi graças a ele que conseguimos essa diferença toda para a geral. Esta camisola é mais da equipa do que minha. O Fred colocou o seu ritmo  posso dizer que um ritmo bastante torturador", brincou.

Moreira, que 'recebeu' a amarela do seu companheiro Rafael Reis - o campeão nacional de contrarrelógio cumpriu o seu destino e chegou num 'grupeto' a mais de 30 minutos , lidera a geral com 30 segundos de vantagem sobre Figueiredo, e 31 sobre Fernandes, que é terceiro. O quarto, o campeão de 2013 Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), está já a 02.10 minutos.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com