terça-feira, 21 de março de 2023

“João Almeida sobe a quinto na geral após 2.ª etapa da Volta à Catalunha”


Primoz Roglic lidera prova num dia com triunfo de Giulio Ciccone

 

Por: Lusa

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) subiu esta terça-feira ao quinto posto da geral individual da Volta à Catalunha, após uma segunda etapa em que teve de sofrer para apanhar o líder, o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma).

A chegada a Vallter, após 165,4 quilómetros iniciados em Mataró, foi ganha pelo italiano Giulio Ciccone (Trek-Segafredo), num sprint no alto contra Roglic, segundo, e o belga Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep), terceiro.

Almeida cortou a meta em sexto, a 11 segundos, junto com outros favoritos, o que lhe valeu uma subida de 17 lugares para quinto na geral, a 27 segundos do líder. Evenepoel e Ciccone estão a seis segundos de 'Rogla'.

O ciclista português teve de sofrer, e muito, para poder reentrar no grupo principal, uma vez que foi forçado a trocar de bicicleta no início da longa ascensão até Vallter, no meio de uma zona de esqui.

Como tantas vezes antes, o chefe de fila da UAE Emirates foi obrigado a subir sozinho até reentrar no grupo, ficando no elástico, no fim do grupo, enquanto o colombiano Esteban Chaves (EF Education-Easy Post) atacava isolado, na frente.

Chaves não conseguiu discutir a vitória, abrindo caminho a um mano a mano entre Evenepoel e Roglic, grandes candidatos ao triunfo não só aqui como na Volta a Itália, um objetivo partilhado com Almeida.

Ciccone intrometeu-se no esquema e roubou a vitória ao esloveno e também ao campeão do mundo de fundo, que ainda não venceu com a camisola arco-íris, com o português a limitar perdas.

Companheiro de João Almeida na UAE Emirates, Ivo Oliveira é agora 148.º na geral.

Na quarta-feira, a terceira etapa mantém a toada de alta montanha, com uma ligação de 180,6 quilómetros entre Olost e La Molina, contando com duas contagens de montanha de primeira categoria, uma delas em cima da meta, e outra de categoria especial.

Fonte: Record on-line

“Rádio Popular-Paredes-Boavista falha Volta ao Alentejo devido a casos de doping”


Equipa já tinha decidido não competir na Clássica da Arrábida

 

Por: Lusa

Foto: Rádio Popular-Boavista

A Rádio Popular-Paredes-Boavista vai falhar a 40.ª Volta ao Alentejo por ter decidido autossuspender-se na sequência dos casos de doping de Daniel Freitas e João Benta, confirmou esta terça-feira à Lusa o diretor desportivo, José Santos, com Record tinha noticiado na edição de domingo.

"Decidimos autossuspender-nos, porque achamos que é a medida correta", justificou José Santos, remetendo mais esclarecimentos para um comunicado que a equipa publicará nas próximas horas.

A decisão da Rádio Popular-Boavista surge na sequência dos casos de doping de Daniel Freitas, arguido na operação 'Prova Limpa', que foi suspenso em dezembro por três anos pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) por "posse de substância e método proibido", e de João Benta.

O ciclista de Esposende foi suspenso provisoriamente, a 7 de fevereiro, pela União Ciclista Internacional (UCI) por "uso de métodos proibidos e/ou substâncias proibidas", com as anomalias registadas no seu passaporte biológico a reportarem-se ao seu período como ciclista dos 'axadrezados', equipa que representou entre 2017 e 2021.

Benta, quinto classificado da Volta'2020 e vencedor do Troféu do Joaquim Agostinho de 2015, foi um dos ciclistas afastados da 83.ª edição da Volta a Portugal depois de a Polícia Judiciária ter realizado buscas, a dois dias do arranque da corrida, "em locais ligados a equipas de ciclismo" no âmbito da operação 'Prova Limpa', confirmou, na altura, à Lusa fonte ligada à investigação, esclarecendo que o objetivo "principal foi a recolha de prova, nomeadamente documentação".

Devido à suspensão de Benta, a Rádio Popular-Paredes-Boavista viu a Comissão Disciplinar da UCI abrir-lhe um processo, confirmou à Lusa fonte ligada ao processo, com a equipa axadrezada a poder voltar a enfrentar uma suspensão por ter registado dois casos de doping em menos de 12 meses.

A Rádio Popular-Paredes-Boavista esteve suspensa 20 dias, entre 29 de abril e 18 de maio de 2022, na sequência dos castigos aplicados a Domingos Gonçalves e David Rodrigues, por irregularidades no passaporte biológico.

Na base da suspensão da equipa esteve o artigo 7.12.1 do Regulamento Antidopagem da UCI, que preconiza que "se num período de 12 meses dois ciclistas e/ou pessoas contratadas por uma equipa registada" naquele organismo forem notificados de "um resultado analítico adverso por um método ou substância proibidos" ou "de uma violação antidopagem" resultante de alterações no passaporte biológico, "a equipa deve ser suspensa [...] de participar em eventos internacionais por um período a determinar" pela Comissão Disciplinar da UCI.

"A suspensão não deve ser inferior a 15 dias e superior a 45", lê-se ainda naquele artigo.

A 40.ª Volta ao Alentejo decorre entre quarta-feira e domingo, ligando Beja a Évora.

Fonte: Record on-line

“Semana de muita ação no Eurosport com a Volta à Catalunha e Clássicas Belgas de ciclismo"


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Semana com muito ciclismo para ver em direto nos canais Eurosport.

O ciclismo começa a ganhar ritmo em março e os fãs da modalidade vão ter de ‘dar ao pedal’ para acompanharem tudo o que o canal tem para oferecer. Depois de cumpridas algumas das primeiras provas mais importantes do calendário, o canal prepara-se para uma semana de competições de grande emoção e tradição. As habituais ‘Clássicas da Primavera’ e as corridas que marcam a preparação dos atletas para o Giro d’Itália estão na estrada podem ser vistas em direto no Eurosport.

Até domingo acompanhe diariamente a Volta à Catalunha onde compete o português João Almeida ao lado de estrelas internacionais do pelotão como Remco Evenepoel, Primoz Roglic, Richard Carapaz, Jai Hindley ou Geraint Thomas. Criada em 1911, a Volta à Catalunha é uma das competições por etapas mais antigas da história, depois das Voltas a França, Bélgica e Itália. Inserida no calendário do World Tour desde 2005, esta Volta regional está entre as 25 mais importantes do mundo. Algumas das melhores equipas do circuito marcam presença nesta corrida de sete etapas que este ano termina em Barcelona.


Na quarta-feira realiza-se a 47.ª edição da Bruges – De Panne, uma clássica belga de grande prestígio que em 2019 entrou, pela primeira vez, para o Circuito Mundial da UCI. O pelotão terá de pedalar cerca de 211 quilómetros entre Bruges e De Panne até chegar à meta. Ao longo da corrida, os ciclistas irão enfrentar muitos setores de empedrado e ventos fortes. A corrida pode ser vista em direto no Eurosport 2 a partir das 13:45. No dia seguinte vai para a estrada a Bruges – De Panne feminina e a prova tem igualmente transmissão em direto no Eurosport 2 a partir das 13:45.

Para quinta-feira está reservada uma luta emocionante pela vitória na E3 Saxo Bank Classic, uma clássica belga com 204 quilómetros, conhecida também como ‘A Pequena Volta a Flandres’ com partida e chegada em Harelbeke. Tadej Pogacar, Wout van Aert, Mathieu van der Poel, Mads Pedersen, Biniam Girmay ou Stefan Kung são alguns dos nomes que irão batalhar ao longo de ‘muros’ e ventos para cortar a meta em primeiro lugar. Uma fantástica corrida para ver em direto no Eurosport 1 a partir das 13:15.

Finalmente, no domingo, dia 26 de março, há Gent – Wevelgem em dose dupla com a transmissão das provas feminina e masculina desta clássica. As mulheres começam a rolar primeiro às 11:15 no Eurosport 1 seguindo-se a corrida dos homens às 13:15. 

Siga toda a ação das, melhores corridas ao longo da temporada no Eurosport  a Casa do Ciclismo.

Fonte: Eurosport

“Glassdrive / Q8 / Anicolor corre 40.ª Volta ao Alentejo até domingo”


Entre amanhã e domingo, a Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor disputa a 40.ª edição da Volta ao Alentejo, que vai percorrer 834,1 km de estrada pelas planícies alentejanas, distribuídos por cinco etapas em linha. O tiro de partida será em Beja e volta a ser Évora a cidade que vai coroar o vencedor, no dia 26 de março, na chegada ao empedrado da Praça do Giraldo.

Os sete corredores que vão alinhar nestes cinco dias de competição serão Mauricio Moreira (vencedor da edição de 2021), Luís Mendonça (vencedor da edição de 2018), Rafael Reis, Pedro Silva, Fábio Costa, Sergio García e Artem Nych.

Beja foi a cidade escolhida para inaugurar amanhã a 40.ª edição da Volta ao Alentejo, ao receber a partida desta prova internacional. A viagem será até Ourique, onde cerca das 15H47 vai ser conhecido o vencedor da 1.ª Etapa, completados que estejam os 168,8 km. Quinta-feira, dia 23, o pelotão parte de Castro Verde às 11H30 para percorrer 170,8 km até Grândola, e pelo caminho haverá passagem em três Prémios de Montanha, um deles de 3.ª categoria e dois de 4.ª.

Sexta-feira é dia de 3.ª Etapa, a mais longa de todas: uma maratona de 191,4 km com partida em Vendas Novas, a Capital da Bifana, em direção a Estremoz, onde se espera que a chegada aconteça pelas 16H10. Já sábado, a caravana da alentejana parte do Crato pelas 11H30, sendo o destino Castelo de Vide, após estarem percorridos os 148,2 km da 4.ª Etapa. Além das três Metas Volantes esta tirada apresenta cinco contagens de Montanha: uma de 2.ª categoria e 3.ª categoria as restantes.


Dia 26 de março, domingo, traz a última etapa, onde será conhecido o vencedor da prova que privilegia os roladores. A partida, às 11H30, será dada em Monforte, para voltar a cumprir a tradição da chegada no empedrado da Praça do Giraldo, na cidade que é Património Mundial Unesco desde 1986, Évora.

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, referiu que “a Volta ao Alentejo é uma das corridas mais importantes do nosso calendário, sabemos da sua importância. É uma corrida que traz sempre equipas de elevada qualidade, com atletas talhados para o tipo de percurso. Este ano é uma prova ligeiramente mais direcionada para os sprinters e como é óbvio queremos estar na discussão e fazermos o melhor possível para dignificar os nossos patrocinadores e parceiros”.

 

Etapas da 40ª Volta ao Alentejo

Percurso

 

22 de março, quarta-feira – 1.ª Etapa: Beja (11H30, Parque da Cidade, junto à EB1 Santiago Maior) – Ourique (15H47, Avenida 25 de Abril)» 168,8 km

23 de março, quinta-feira – 2.ª Etapa: Castro Verde (11H30, Largo da Feira) – Grândola (15H56, Rua Dom Nuno Álvares Pereira)» 170,8 km

24 de março, sexta-feira – 3.ª Etapa: Vendas Novas (11H20, Avenida da República, junto à Câmara Municipal) – Estremoz (16H10, Avenida Rainha Santa Isabel)» 191,4 km

25 de março, sábado – 4.ª Etapa: Crato (11H30, Rua Dom Nuno Álvares Pereira) – Castelo de Vide (15H40, Parque João José da Luz)» 148,2 km

26 de março, domingo – 5.ª Etapa: Monforte (11H30, Parque Desportivo Municipal, Rua Dr. João Rosado Correia) – Évora (15H21, Praça do Giraldo)» 154,9 km

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua com aspirações elevadas para a Volta ao Alentejo”


Por: Xavier Silva

Os velocistas e os roladores irão sentir-se em casa na 40.ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, que irá disputar-se entre 22 e 26 de março e que foi hoje apresentada, no Alandroal. A corrida, inscrita na classe 2.2 do calendário da UCI, terá 832,5 quilómetros, maioritariamente planos, distribuídos por cinco etapas.

Sem qualquer contrarrelógio ou chegada em alto, os homens rápidos terão uma palavra a dizer na discussão da classificação geral, até porque apenas a quarta etapa apresenta algumas dificuldades montanhosas.

Tudo começa com uma ligação de 168,8 quilómetros, entre Beja e Ourique. A segunda etapa, com 170,8 quilómetros, irá unir Castro Verde a Grândola. A passagem da serra grandolense, a 9,5 quilómetros da chegada, será o maior obstáculo para os velocistas.

A terceira etapa é a mais extensa, 191,4 quilómetros entre Vendas Novas e Estremoz. A tirada que poderá “trair” os sprinters é a quarta. Os 146,6 quilómetros de viagem entre o Crato e Castelo de Vide incluem quatro contagens de montanha, Cabeço de Mouro, serra de S. Mamede, Marvão e S. Paulo, esta, a última, a 19,4 quilómetros da meta.

A consagração acontece na Praça do Giraldo, Évora, depois de cumpridos os 154,9 quilómetros da quinta etapa, que parte de Monforte.

Esta é uma competição que nos trás boas memórias, pois recordamos a vitória de etapa do ano passado de Leangel Linarez. Este ano a equipa está ficada no objetivo de conquistar etapas, onde a dupla de sprinters João Matias e Leangel Linarez serão suportados por um conjunto bastante forte, Ángel Sanchez, Gonçalo Carvalho, António Barbio, Francisco Morais e Bruno Silva.

Em antevisão a esta prova, o diretor desportivo Gustavo Veloso afirma que “A equipa está em crescendo de forma e partimos para esta Volta ao Alentejo com dois sprinters, nos quais depositamos confiança e que esperamos que com a ajuda de toda a equipa correspondam às expectativas. É uma Volta ao Alentejo diferente dos anos anteriores, sem contrarrelógio onde as chegadas e bonificações vão ser muito importantes”.

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“40.ª edição da Volta ao Alentejo competição dos 40 anos começa em Beja”


Tem início esta quarta-feira (22 de março), em Beja, a 40.ª edição da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola. A prova organizada pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Podium Events pertence ao calendário UCI Europe Tour e terá 125 corredores à partida de 18 nacionalidades, distribuídos por 18 equipas.

O percurso de 834 quilómetros, o mais longo dos últimos anos, demarcado pelas diversas e belíssimas regiões alentejanas será cenário de cinco dias de competição e outras tantas etapas.

Para Joaquim Gomes, diretor de prova, esta será uma corrida muito diversificada. “Este é um território fantástico. As quatro sub-regiões do Alentejo (Alentejo Central, Baixo Alentejo, Litoral Alentejano e o Norte Alentejano) vão contribuir, cada uma à sua maneira, com o melhor que têm para oferecer, para enriquecer esta 40.ª edição da alentejana”. Com toda a certeza, a Praça do Giraldo irá brindar o melhor corredor em prova”.

O primeiro dia de competição esta quarta-feira fará a ligação entre Beja e Ourique na distância de 168,8 quilómetros.  A partida simbólica está marcada para as 11h30, no Parque da Cidade de Beja, e prevê-se a chegada para pouco antes das 16 horas na avenida 25 de abril.

As Metas Volantes nestes primeiros quilómetros acontecem em Serpa Mértola e Almodôvar. A passagem por Mértola tem ainda uma contagem de 4ª categoria para o Prémio da Montanha.

Na segunda etapa, o pelotão parte de Castro Verde em direção a Grândola, num trajeto de 170,8 quilómetros. Ao terceiro dia a 40ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola tem a etapa mais longa com um percurso de 191,4 quilómetros que começa em Vendas Novas e termina em Estremoz. Na quarta tirada, o pelotão enfrenta a etapa-rainha desta edição, uma viagem de 148,2 quilómetros que tem cinco contagens de montanha. A etapa vai começar no Crato e será concluída em Castelo de Vide.

No último dia, depois da partida em Monforte, acontece a chegada habitual dos últimos anos ao centro histórico de Évora, Património da Humanidade. A Praça do Giraldo vai consagrar os vencedores após 154,9 quilómetros.

Quem vai ganhar?

O vencedor da edição passada, Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) é um dos favoritos para vencer esta “Alentejana” apoiada pelo Crédito Agrícola. O venezuelano deverá querer dar continuidade à boa forma que está a atravessar. No último domingo triunfou na Clássica da Arrábida.

Os segundos de bonificação nesta prova poderão ser cruciais para encontrar o vencedor. Nas chegadas de etapas serão atribuídos 10-6-4 segundos aos três primeiros classificados e haverá ainda nas metas volantes a distribuição de 3-2-1 segundos aos três primeiros. Para além da Camisola Amarela Crédito Agrícola (Classificação Geral Individual por Tempos) estão em discussão a Camisola Verde Delta Cafés (Classificação Pontos), a Camisola Azul Correio da Manhã (Classificação Montanha) e a Camisola Branca Turismo do Alentejo (Classificação da Juventude).

 

Equipas Nacionais:

 

ABTF Betão-Feirense (POR)                                           

AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense (POR)              

Aviludo-Louletano-Loulé Concelho (POR)       

Credibom/LA Aluminios/Marcos Car (POR)                    

Efapel Cycling (POR)

Glassdrive/Q8/Anicolor (POR)                                             

Kelly Simoldes UDO (POR)                                             

Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua (POR)

 

 

Equipas Estrangeiras:

 

BAI Sicasal Petro de Luanda (ANG)   

Bike AID (GER)                                     

Burgos BH (ESP)

Caja Rural – Seguros RGA (ESP)       

Electro Hiper Europa (COL)                                

Equipo Kern Pharma (ESP)         

Trinity Racing (GBR)                                                    

           

Equipas de Clube:

 

Fonte Nova/Felgueiras (Sub23 – POR) 

JV Perfis /Windmob (Sub23 – POR)

Stª Maria Feira/Segmento D´Época/Reol (Sub23 – POR)

Fonte: Podium

“Agenda de Ciclismo”


Volta ao Alentejo e Taça de Portugal de Enduro em destaque nos próximos dias

Por: José Carlos Gomes

A 40.ª edição da Volta ao Alentejo, na estrada entre 22 e 26 de março, e a segunda etapa da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano, no domingo, são os eventos em destaque na agenda desta semana. Merecem ainda atenção das provas da fase Inter-Regional da Taça de Portugal de Cadetes, marcadas para o próximo domingo.

A Volta ao Alentejo será disputada por 18 equipas, sete das quais estrangeiras. O percurso de 832,5 quilómetros fica marcado pela planície alentejana, embora a quarta etapa, em média montanha, possa atrapalhar as contas aos velocistas e aos roladores.

Tudo começa na quarta-feira, dia da primeira etapa, 168,8 quilómetros entre Beja e Ourique. No dia seguinte a caravana abala de Castro Verde em direção a Grândola, onde chegará depois de percorridos 170,8 quilómetros. A terceira etapa é a mais longa da corrida. Começa em Vendas Novas e termina, 191,4 quilómetros adiante, em Estremoz.

A quarta etapa é a tal em que os homens velozes terão mais dificuldades para se manterem na discussão da classificação geral. É uma viagem de 146,6 quilómetros, entre Crato e Castelo de Vide, com quatro prémios de montanha a pontuarem o itinerário. O fim de festa acontece em Évora, local de chegada da quinta tirada, que tem 154,9 quilómetros e arranca de Monforte.

Ainda na estrada, mas nas camadas jovens, destaca-se o arranque da Taça de Portugal de Cadetes. No domingo, os sub-17 portugueses dividem-se entre dois pelotões. O das equipas nortenhas compete em Paços de Ferreira, enquanto os conjuntos mais a sul medem forças em Enxara do Bispo, Mafra.

As duas corridas disputam-se na manhã de domingo. Primeiro é dado o tiro de partida para a prova da zona sul, às 9h30, nas imediações da Junta de Freguesia de Enxara do Bispo, Gradil e Vila Franca do Rosário, o mesmo local onde terminará a corrida de 44,3 quilómetros, na terceira passagem pela meta, cerca das 10h45. Na Capital do Móvel os cadetes terão por diante uma corrida de 61,5 quilómetros, com início às 10h30 e final cerca das 12h00, na segunda passagem pela meta, junto ao Parque Urbano de Paços de Ferreira.


O destaque semanal de BTT vai para a segunda corrida pontuável para a Taça de Portugal de Enduro, marcada para Terras de Bouro, no domingo. A partida está marcada para as 9h00. O itinerário completo tem 27,2 quilómetros, que incluem quatro percursos especiais cronometrados.

Sauro Agostinho (Casa do Povo de Abrunheira) e Sophie Bagnall (Bicisintra/GásMucifal), vencedores da etapa inaugural, em S. Brás de Alportel, chegam ao Minho no comando da geral da Taça nas categorias masculina e feminina de elite.

 

Mais eventos oficiais

 

25 de março: 3 Horas de Resistência BTT de Brufe, Terras de Bouro

25 e 26 de março: Volta ao Concelho de Almodôvar Master

26 de março: 2.º Passeio BTT Castelo Bike Team, S. Tomé do Castelo, Vila Real

26 de março: Open de BTT-XCO de Vila do Conde, Labruge, Vila do Conde

26 de março: Circuito XCO de Nariz, Aveiro

26 de março: Aveiro Spring Classic, Aveiro

26 de março: 2.º Prémio Juvenil de Palmela - Pinhal Novo

26 de março: 2.ª Prova da Taça do Algarve de XCO, Amoreiras-Gare, Odemira

26 de março: 10.º Por Trilhos de Castro Marim, Faro

26 de março: 3.ª Prova da Taça do Canal de XCO, Pedro Miguel, Horta, Faial, Açores

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“O que significa o projecto Óbidos Cycling Team”


Por: Helena Dias

Foto: Helena Dias

Micael Isidoro, director-desportivo e manager: "Significa muita ambição e dar de novo a uma região algo que já se tinha perdido. Queremos que seja o início de uma nova era no ciclismo, voltar a motivar os jovens da região do Oeste sabendo que connosco têm uma oportunidade. Temos uma visão própria daquilo que queremos com o nosso projecto, com as nossas ideias. É importante isso acontecer, porque nos momentos difíceis não temos que nos ajustar aquilo que é a realidade do ciclismo, temos sim de seguir as nossas ideias e acreditar no que é o melhor para a equipa, para a região, para o ciclismo português. Em termos de equipa, e tendo a meu lado o Paulo, o Albino e o Bruno, temos tudo para dar um bom suporte aos ciclistas, fazer um trabalho gratificante e cada vez mais olhando para a frente. O objectivo é melhorar dia-a-dia, passo a passo. É isso que procuramos fazer para levar este projecto a bom porto".

Paulo Figueiredo, director-desportivo: "A Óbidos Cycling Team trata-se de um grande desafio. Primeiro, porque tinha sido muito mais fácil ficar na estrutura profissional como era o Feirense, onde já estava faz quatro anos e houve sempre essa possibilidade, ainda para mais num ano em que a equipa ia apostar num bloco forte para tentar ganhar a Volta a Portugal. Mas já para o final da temporada, o Micael falou comigo e foi o desafio de começar um projecto de raiz que me fez aceitar, sabendo de antemão que não iria ser fácil, até porque o momento actual do ciclismo, e porque não dizer do mundo, não é o melhor. A forma como o Micael abordou as ideias e aquele que seria o objectivo da equipa cativou-me a juntar-me a ele e agora cá estamos para tentar fazer a diferença, numa região em que o ciclismo já foi rei e que agora estava órfã de equipas e ciclistas. Não irá ser uma tarefa fácil, ninguém disse que ia ser, mas passo a passo, com uma visão de crescimento a médio/longo prazo, pode vir a ser um grande projecto para o ciclismo da região Oeste. Para já, a ideia é consolidar o projecto sub-23, mas sempre com a ideia de poder crescer, sempre com os pés assentes na terra, pois sabemos das dificuldades que vamos encontrar. Esta é uma equipa jovem, mas com grande valor, que pode vir a conseguir bons resultados já este ano, sendo que é para isso que vamos trabalhar ao longo da época".

Fonte: Equipa Ciclismo Óbidos Cycling Team

“João Almeida sobe no ranking mundial”


Por: José Morais

Foto: EPA

O ciclista português João Almeida da equipa da UAE Emirates subiu ao 29º lugar do ranking mundial, com a pontuação acalçada no Tirreno-Adriático a ser a mais alta alcançada na carreira do ciclista.

O jovem das Caldas da Rainha conquistou 456 pontos no Tirreno-Adriático, fazendo segundo lugar no pódio, atrás de Primoz Roglic, o que lhe valeu a subida de dezassete lugares no ranking mundial, subido assim para a 29º lugar, sendo a sua melhor posição ao serviço da atual equipa, e apenas no Giro de 2020, quando alcançou o quarto lugar na geral, e ainda com a sua vitõria na Polónia em 2021, o ciclista de 24 anos teve pontuação superior.

Com os resultados alcançados, João Almeida possui neste momento 1526 pontos no ranking da UCI, o qual é liderado pelo seu colega Tadej Pogacar que possui 4915, estando na frente de Remco Evenepoel da equipa da Soudal-Quick Step que totaliza 4345, e ainda de Wout van Aert da equipa da Jumbo-Visma com 4087 pontos.

Para os outros ciclistas portugueses, Rui Costa da equipa da Intermarché-Wanty está em 67º e possui 915 pontos, em relação a Ruben Guerreiro da equipa da Movistar está e, 71º com 861, com Rui Oliveira da equipa da UAE Emirates em 338º lugar possuindo 223 pontos, em relação às equipas nacionais, Frederico Figueiredo da equipa da Glassdrive-Q8-Anicolor está 405º lugar com 179 pontos.

Por equipas, a UAE Team Emirates lidera, estando à frente da equipa da Ineos-Grenadiers e da equipa da Jumbo-Visma, das equipas nacionais, a Efapel está na 90º posição, nos países, Portugal é atualmente 15º a nível mundial, subindo uma posição.

João Almeida que possui para a época de 2023 um grande objetivo, o Giro, participa agora na Volta à Catalunha que teve início esta segunda-feira.

“Óbito/Nabeiro: Volta ao Alentejo cumpre minuto de silêncio”


Homenagem ao empresário de Campo Maior será feita antes do início da primeira etapa da prova

 

Por: Lusa

Foto: Nuno Veiga/Lusa

O pelotão da 40.ª Volta ao Alentejo em bicicleta vai cumprir um minuto de silêncio em homenagem ao comendador Rui Nabeiro, na quarta-feira, antes do início da primeira etapa, em Beja, confirmou hoje Joaquim Gomes.

Antes de sair para a estrada, precisou o diretor da prova, a caravana da 40.ª edição da ‘Alentejana’ vai respeitar um minuto de silêncio em honra do empresário Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro - Delta Cafés, que morreu no domingo, aos 91 anos, vítima de doença, no Hospital da Luz, em Lisboa.

Na Volta ao Alentejo, a Delta Cafés patrocina a camisola verde, entregue ao líder da classificação por pontos.

O diretor da prova, que decorre entre quarta-feira e domingo, detalhou ainda que a ocasião servirá também para homenagear Rui Duro, ex-ciclista profissional, que faleceu em 08 de março, aos 56 anos, vítima de doença oncológica.

Após a carreia como ciclista profissional, na qual conquistou o Troféu Joaquim Agostinho (1989), Duro notabilizou-se como motard nas provas de ciclismo, especializado na condução dos operadores de câmara em corrida, em provas nacionais e internacionais.

Fonte: Sapo on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com