segunda-feira, 6 de março de 2023

“João Almeida candidato no Tirreno Adriático”


Português é uma das grandes figuras da Emirates para a prova que começou hoje, com a ligação entre Lido di Camaiore e Lido di Camaiore (11,5 km)

 

Por: Alexandre Reis

João Almeida é uma das grandes figuras da Emirates no Tirreno Adriático, que começou hoje, com a ligação entre Lido di Camaiore e Lido di Camaiore (11,5 km), em sistema de contrarrelógio individual, que estabeleceu o primeiro líder da prova em sete etapas, até domingo que foi Filippo Ganna.

Na equipa dos Emirados, para além do português há que ter em conta outro nome sonante, o britânico Adam Yates, outro dos candidatos ao triunfo. No pelotão, existem outras figuras de proa que tudo farão para conquistar a emblemática prova transalpina, como o espanhol Mikel Landa (Bahrain), o australiano Jai Hindley (Bora), o francês Thibaut Pinot (Groupama), o holandês Thymen Arensman (Ineos), o esloveno Primoz Roglic (Jumbo) e o espanhol Enric Mas (Movistar), que terá Nelson Oliveira como fiel escudeiro.

Fonte: Record on-line

“Filippo Ganna vence 'crono' de abertura do Tirreno-Adriático”


João Almeida registou o sétimo melhor tempo e Nelson Oliveira foi 13.º

 

Por: Lusa

Foto: Twitter / Tirreno Adriatico

Filippo Ganna (INEOS) venceu esta segunda-feira o contrarrelógio individual de abertura do Tirreno-Adriático, num dia em que o português João Almeida (UAE Emirates) registou o sétimo melhor tempo.

Ganna, campeão do mundo da especialidade em 2020 e 2021, voltou à sua melhor forma com a primeira vitória em 'cronos' este ano, cumprindo os 11,5 quilómetros, com partida e chegada em Lido di Camaiore, em 12.28 minutos.

Ninguém chegou perto deste tempo canhão, conseguido a uma média acima dos 55 quilómetros por hora, com o alemão Lennard Kämna (BORA-hansgrohe), segundo, a já 28 segundos de diferença, seguido do norte-americano Magnus Sheffield (INEOS), terceiro, a 31.

O recordista da Hora não vencia um contrarrelógio desde o prólogo da Volta à Alemanha, tendo este ano tentado na Volta ao Algarve, depois de um 2022 em que falhou a revalidação do título mundial e não venceu na Volta à França.

Um bom 'crono' fez também João Almeida, com o sétimo melhor tempo e à frente de muitos dos candidatos à geral final, a 41 segundos de Ganna, embora tenha sido apenas o segundo da sua equipa, atrás do norte-americano Brandon McNulty, quinto, a 34.

Em dia de 34.º aniversário, Nélson Oliveira (Movistar) também confirmou os créditos que tem na especialidade e foi 13.º, a 49 segundos, ficando centésimos abaixo do tempo do esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), no primeiro dia de regresso à competição, em melhor forma do que o companheiro de equipa belga Wout van Aert, também a arrancar para o primeiro dia na estrada em 2023, mas num dececionante 44.º posto.

Na terça-feira, a segunda de sete etapas liga Camaiore a Follonica, em 210 quilómetros que contam com apenas uma contagem de montanha no percurso.

Fonte: Record on-line

“Mads Pedersen vence segunda etapa do Paris-Nice”


Ciclista dinamarquês assume a liderança da geral com dois segundos de vantagem para Tadej Pogacar

 

Por: Lusa

Foto: Instagram / Paris-Nice

Mads Pedersen (Trek-Segafredo) venceu esta segunda-feira ao sprint a segunda etapa do Paris-Nice, arrebatando a liderança da geral, em que tem dois segundos de vantagem para o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates).

Pedersen, de 27 anos, cumpriu os 163,7 quilómetros entre Bazainville e Fontainebleau em 3:28.57 horas, batendo sobre a meta o holandês Olav Kooij (Jumbo-Visma), segundo, e o compatriota Magnus Cort (EF Education-Easy Post), terceiro.

O sprint, marcado por uma queda já no último quilómetro que assustou o pelotão, foi decidido por muito pouco entre os dois primeiros, com Rui Oliveira (UAE Emirates) em 13.º, tendo sprintado no lugar do italiano Matteo Trentin, que teria lançado em circunstâncias normais.

À semelhança do primeiro dia, Pogacar foi sprintar num ponto intermédio para acumular mais seis segundos de bonificação, sem rivais, o que o catapultou ao segundo posto da geral, com precioso tempo de avanço para os outros candidatos à vitória final.

Agora, Pedersen é líder à frente do esloveno, com o anterior líder, o belga Tim Merlier (Soudal-QuickStep), a cair para terceiro, a quarto segundos. Rui Oliveira é 52.º, a 14''.

Na terça-feira, a terceira de oito etapas é um contrarrelógio por equipas em Dampierre-en-Burly, com 32,2 quilómetros.

Por: Record on-line

“EuroBEC Granfondo correu-se a grande velocidade”


Nem mesmo o frio e a chuva ofuscaram o entusiasmo com que os mais de 1200 participantes alinharam ontem, 5 de Março, na primeira edição do EuroBEC Granfondo Lusiberia, uma organização conjunta da eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior. Oriundos, maioritariamente, de Portugal e Espanha, entre os ciclistas contaram-se também nacionais do Reino Unido, Brasil, Canadá, Áustria, Bélgica, entre outros.

As duas maiores distâncias foram percorridas a grande velocidade, o que não impediu que na frente das respectivas corridas se formasse um grupeto que disputou a vitória ao sprint, cortando a meta com uma média horária superior a 40 km. O master A da União Ciclismo do Alentejo, Mário Ferreira, impôs-se no Granfondo (146 km), enquanto Miguel Pereira (Higirecolhas/Vulcal-CCC) triunfou no Mediofondo (121 km). Fábio Abreu (Proteu Cycling Team - CP Retorta) levou a melhor no Minifondo (64 km), tendo alcançado isolado a meta instalada na Avenida Comendador Rui Nabeiro, em Badajoz.


Representada por mais de meia centena de atletas, a geral feminina foi ganha por Liliana Silva (Brinox Cycling Team), Ana Sobreira (Love Tiles) e Isabel Guerreiro (JIC Racing Team), respectivamente, no Granfondo, Mediofondo e Minifondo mais classificações em: https://resultados.stopandgo.pro/867/Individual .

De entre as 33 formações representadas neste evento que recolocou as grandes provas de ciclismo no Alto Alentejo, o troféu para a equipa mais numerosa coube ao Ciclo Clube BTT de Elvas, com 43 inscritos. Será daqui que, no próximo ano, arrancará mais uma edição do EuroBEC Granfondo Lusiberia, situação que se repetirá em 2025, mas a partir da cidade de Campo Maior.


Sem deixar de lamentar os abandonos motivados por episódios de hipotermia de alguns atletas, Manuel Zeferino considera que esta estreia do EuroBEC Granfondo “correu muito bem”. Registou-se “uma participação muito forte, com quase 1500 participantes validados. Partiram um pouco mais de 1200 porque a chuva provocou algumas desistências, mas as condições em que a corrida se desenrolou, apesar de alguns percalços, deixa-nos muito satisfeitos”. O organizador destaca, ainda, o facto de esta ter sido “uma prova corrida a altíssima velocidade, com grandes grupos de ciclistas do Mediofondo e Granfondo a chegarem à meta para disputarem o primeiro lugar”.


 

Sobre o organizador

 

Fundada em 2008, na Póvoa de Varzim, pelo antigo ciclista Manuel Zeferino, a Bikeservice é, atualmente, responsável pela organização das maiores e melhores provas de ciclismo para todos em Portugal. Os seus eventos estão entre os que atraem o maior número de participantes e algumas das grandes estrelas nacionais e internacionais da modalidade, quer do presente quer do passado. Miguel Indurain, Alberto Contador, Pedro Delgado, Francesco Moser, Oscar Freire, Oscar Pereiro, Michael Rogers e Rui Costa são alguns dos nomes que figuram nessa lista.

As provas com a chancela da Bikeservice têm na qualidade organizativa e na permanente busca da inovação o seu carácter distintivo.

Fonte: Bikeservice







“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua Clássica de Santo Thyrso terminada sob condições difíceis”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua concluiu a sua participação na 1ª Clássica de Santo Thyrso, um dia onde a chuva se fez sentir de novo e o pelotão enfrentou condições muito difíceis. Uma prova onde a equipa esteve bastante ativa com Gonçalo Amado na fuga do dia, contudo na parte final alguns azares condicionaram um melhor resultado.

O pelotão partiu de Vila das Aves para uma primeira edição da Clássica de Santo Thyrso bastante chuvosa, condições essas que se fizeram sentir ao longo dos 144,4 quilómetros da prova. A fuga do dia, composta por 10 corredores, formou-se logo ao quilómetro 10, onde contávamos com a presença de Gonçalo Amado.


Ao longo da prova a fuga foi perdendo unidades, e Gonçalo Amado resistia na frente sendo alcançado já dentro dos últimos 20 quilómetros. Pelo meio a registar alguns azares, com uma queda de Nicolas Saenz, um furo para António Barbio em momentos chave da corrida, o que fez com que as forças fossem no limite na aproximação à última montanha do dia.

No final, Rui Carvalho viria a terminar o dia a 1m17s do vencedor Tomas Contte (Aviludo- Louletano-Loulé Concelho). Deste dia chuvoso, ficou uma boa atitude por parte de toda a equipa, primeiramente pela luta para entrar na fuga do dia e depois pelo foco que colocaram para enfrentar todas as adversidades que foram aparecendo no dia de hoje.


No final, Gustavo Veloso afirmava que “Realmente não foi um dia onde a sorte estivesse do nosso lado, todos os atletas estiveram muito bem, com foco nos objetivos delineados durante toda a corrida. Há que dar os parabéns a todos e continuaremos focados para as competições que se avizinham”.

 


Classificação Etapa


Vila das Aves – Santo Tirso: 144,4 Kms

 

1.º Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), 3h37m25s 28.º Rui Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m17s 32.º Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 3m24s 48.º Nicolas Saenz (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 7m12s

49.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 7m35s 58.º António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 10m52s DNF Rafael Barbas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua)


 

 

Classificação por Equipas

 

1.º Glassdrive/Q8/Anicolor, 10h52m36s

9.º Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, a 11m32s

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua



“Clube de Natação de Torres Novas João Ferreira no Ironman de África do Sul”


Por: Paulo José Catarino Vieira

João Ferreira, atleta da longa distância do Clube de Natação de Torres Novas, esteve presente no Ironman de África do Sul, em Port Elizabeth, este domingo, 5 de março.

Depois de cumprir 900m de natação, 180km de ciclismo, o atleta teve de abandonar a prova, no segmento de corrida, cerca dos 20km, com fortes dores abdominais, quando se encontrava no 10º lugar à geral.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas Nacional Jovem em Vila Nova de Cerveira”


Por: Paulo José Catarino Vieira

Disputou-se Vila Nova de Cerveira no sábado à tarde, a 2ª etapa do nacional de triatlo jovem, com os atletas mais novos da escola de triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, a disfrutarem e a divertirem-se com mais uma boa experiência na modalidade.

Distribuídos em 4 escalões, desde benjamins a juvenis, os jovens atletas percorreram diferentes distâncias de corrida e ciclismo, que variaram entre os 300m e 2000m na corrida, e os 1000m e 8000m no ciclismo, no que diz respeito aos resultados obtidos pelos atletas do Clube de Natação de Torres Novas, as classificações foram as seguintes:

 

Emma Evangelista - 13ºlugar benjamins fem.

Luca Nascimento - 36ºlugar benjamins masc.

Manuel Cruz - 37ºlugar benjamins masc.

Beatriz Carvalho - 6ºlugar infantis fem.

Mariana Brito - 19ºlugar infantis fem.

Madalena Alves - 24ºlugar iniciados fem.

Salvador Fonseca - 6ºlugar iniciados masc.

Santiago Magalhães – 14ºlugar iniciados masc.

Francisca Leirião - 14ºlugar juvenis fem.

Mateus Nascimento - 6ºlugar juvenis masc.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas no VII duatlo de Vila Nova de Cerveira"


Triatlo de Torres Novas na liderança do Nacional de Duatlo

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

O 2º lugar por equipas do Clube de Natação de Torres Novas, alcançado na 2ª etapa do campeonato nacional de duatlo por clubes, disputada na manhã de domingo, 5 de março, em Vila Nova de Cerveira, continua a dar a liderança ao clube torrejano no nacional de duatlo.

Individualmente, João Nuno Batista foi o melhor atleta torrejano, subindo ao pódio no 3º lugar absoluto (1º júnior), depois de uma prova disputada debaixo muito frio e alguma chuva, que condicionaram a participação dos atletas neste duatlo de Vila Nova de Cerveira. Ainda no top 10, Pedro Afonso Razões e Manuel Bartolomeu, concluíram a prova nas 8ª e 9ª posições (2º júnior e 1ºcadete), enquanto Francisco Carvalho terminou no 13ºlugar (2ºcadete) e Martim Salvador no 16º (4º júnior).

No setor feminino a equipa torrejana conquistou o 4º lugar, com o regresso à competição e estreia pelo Clube de Natação de Torres Novas, de Andreia Ferrum, que alcançou o 11º lugar absoluto (2ª no grupo de idades 25-29 anos). Catarina Moutinho e Mafalda Leirião, nos 17º e 19ºlugares (6ªjunior e 4ªcadete) fecharam a equipa torrejana, que se encontra em 3ºlugar no nacional de duatlo por clubes.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas World Triathlon Championship Series Abu Dhabi 2023”


Ricardo Batista e Maria Tomé na 1ªetapa WTCS no Dubai

 

Paulo José Catarino Vieira

Ricardo Batista e Maria Tomé retomaram esta sexta-feira, 3 de março, a sua qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, com a participação em Abu Dhabi, na 1ª etapa da WTCS em 2023.

No seu regresso às WTCS, com um 33º lugar, Ricardo Batista sentiu-se bem durante toda a prova, disputada no formato sprint (750m/natação, 20km/ciclismo e 5km/corrida), num confronto com os melhores triatletas mundiais, que procuram garantir também o apuramento para as olimpíadas de 2024 em Paris.


Numa natação com algum contacto, Ricardo Batista andou sempre integrado no grupo da frente do ciclismo, chegando a cruzar o parque de transição aonde terminavam as 5 voltas de ciclismo, no top 15. Mas, foi na corrida de 5km que tudo se decidiu, com o atleta torrejano a fazer um tempo de 15m36s neste segmento.

Maria Tomé, outra atleta do Clube de Natação de Torres Novas, que também esteve presente em Abu Dahbi, alcançou o 44º lugar, depois um segmento de natação que não a “deixou” integrar o grupo da frente na prova.

Estes atletas do Clube de Natação de Torres Novas voltam à competição, no próximo dia 26 de março, na taça do mundo de triatlo, que se realiza em New Plymouth na Nova Zelândia.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“O Open de Espanha e a Taça Portuguesa começam para a X-Sauce Factory Team”


Por: David Simo

Fotos: @daniapphoto e @nievesrgphoto

A Taça de Espanha XCO Cofidis começa com o Grande Prémio Internacional de Candeleda-Gredos. Uma corrida da categoria UCI-C1 que se tornou um clássico do calendário nacional.

A X-Sauce Factory Team, representada por Cristofer Bosque, conseguiu a 3ª posição na categoria Elite e um 6º lugar sobre a classificação geral: "Parece que o "motor" começa a funcionar e senti-me muito bem desde o início. Comecei com um grupo muito grande, que foi selecionado logo após a primeira volta num circuito muito diferente do último campeonato espanhol, mas, mesmo assim, puro Mountain Bike".


De Portugal, Ana Santos representou a equipa na prova da Taça disputada em Melgaço, também na categoria C1: "Hoje foi um dia difícil, com duas quedas que me obrigaram a parar na zona técnica e a perder muitas posições. No entanto, as sensações têm sido muito boas e nas duas últimas voltas consegui voltar, chegando ao pódio com a 3ª posição na grelha geral, e primeiro classificado na categoria Sub-23".

Fonte: X-Sauce Factory Team





“Semana Eurosport tardes de ciclismo”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

A programação do Eurosport para esta semana promete muita ação e muitas horas em direto de diferentes desportos, o ciclismo garante a companhia aos espetadores do canal ao longo do dia, conheça em detalhe o que pode ver de 06 a 12 de março no Eurosport.

As tardes da semana são dedicadas ao ciclismo e em dose dupla. Com a chegada da primavera, a temporada começa a ganhar ritmo e até domingo cumpre-se a 58.ª edição da Tirreno – Adriático, a corrida dos dois mares, onde participam os portugueses João Almeida e Nelson Oliveira. O pelotão conta ainda com estrelas internacionais como Primoz Roglic, Mathieu van der Poel ou Wout van Aert. Os diretos a partir das estradas italianas começam no Eurosport sensivelmente a partir das 12:15. Após o final da Tirreno – Adriático, a transmissão do canal salta para França para acompanhar mais uma etapa da 81.ª edição da Paris – Nice onde o duelo entre dois campeões do Tour de France, Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard, promete animar as tardes dos amantes de ciclismo. Rui Oliveira é o único ciclista português em prova. A animação não faltará nas tardes de ciclismo do Eurosport com a equipa de comentadores composta por Paulo Martins, Olivier Bonamici, Gonçalo Moreira e Frederico Bártolo.

Fonte: Eurosport

“Faleceu o promotor do primeiro Triatlo em Portugal”


Foi com consternação e sincero pesar que a Federação de Triatlo de Portugal recebeu a notícia do falecimento do Professor Nuno Bello, organizador na cidade de Peniche da primeira prova de Triatlo em Portugal e grande impulsionador da modalidade no nosso país.

Neste momento de dor, a FTP apresenta as condolências à família e amigos, lembrando o precioso contributo do Professor Nuno para o desenvolvimento do Triatlo nacional.

 

Como nasceu há 35 anos o Triatlo em Portugal

 

Era para ser natação, ciclismo, corrida e remo, mas a logística com os barcos matou a ideia. Ficaram as outras três modalidades e assim nasceu o primeiro triatlo realizado em Portugal. Foi exatamente há 35 anos, em Peniche.

A Triatl3ta ouviu o grande mentor desta iniciativa e conta-vos aqui como tudo aconteceu no dia 15 de agosto de 1984.

Os cartazes anunciavam uma prova inédita e para grandes atletas, a ideia das “américas” tinha chegado pela boca de um amigo, Paulo Cavaleiro, e o professor Nuno Belo decidiu dar corpo ao sonho. Depois de lançar os jogos juvenis, o “mestre” da educação física, não descansou enquanto não colocou na estrada o primeiro triatlo português. Peniche ficaria para sempre na história da modalidade. Está na hora de recordar essas memórias.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com