terça-feira, 26 de agosto de 2025

“Carl-Frederik Bévort vence o a 3ª etapa do Tour de l'Avenir, João Martins 8º, Gonçalo Tavares 14º”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A 3ª etapa do Tour de l’Avenir prometia ser terreno para as fugas, mas acabou por transformar-se num dia caótico. O dinamarquês Carl-Frederik Bévort foi a grande surpresa da jornada, depois de integrar a escapada inicial, saltar para um segundo grupo de fugitivos e, finalmente, impor-se com uma notável vitória em solitário.

A cerca de 28 quilómetros da meta, Bévort desferiu o ataque decisivo aos seus companheiros de fuga e construiu uma vantagem que, apesar da perseguição feroz do pelotão, conseguiu gerir até ao final. O dinamarquês cortou a meta com apenas 12 segundos de vantagem, coroando uma demonstração de força e inteligência.

Atrás dele, o pelotão lançou-se no sprint para os lugares de honra. Noah Hobbs, vencedor da 1ª etapa, foi o mais rápido e garantiu o segundo posto, com Seth Dunwoody a fechar o pódio do dia. Na classificação geral, Maxime Decomble manteve a camisola amarela, confirmando a sua consistência nas primeiras jornadas da prova.

Os portugueses em prova conseguiram dois resultados no Top-15 do dia, com João Martins a fechar num belíssimo 8º lugar e Gonçalo Tavares em 14º. Também integrados no pelotão chegaram em segurança ao final Lucas Lopes (35º) , Daniel Lima (87º) e Rafael Barbas( 97º), todos com o mesmo tempo do 2º classificado no dia.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/carl-frederik-bevort-vence-o-a-3-etapa-do-tour-de-lavenir-joao-martins-8-goncalo-tavares-14

“Ben Turner foi chamado para a Vuelta à última hora e acabou a somar a mais importante vitória da carreira”


Britânico da INEOS venceu no sprint em Voiron

 

Por: Lusa

O britânico Ben Turner foi chamado à última hora para competir na Volta à Espanha e esta terça-feira somou a sua primeira vitória numa grande Volta, numa quarta etapa em que o francês David Gaudu chegou à liderança.

Depois de ter estado nas duas primeiras etapas da Renewi Tour, na Bélgica, Turner abandonou para se juntar à equipa da INEOS na Vuelta e a aposta de última hora mostrou-se certeira, com a maior vitória da carreira do britânico a surgir num sprint caótico em Voiron, em França, 206,7 quilómetros após a partida de Susa, em Itália.

"Foi uma semana doida. Queria vir à Vuelta, ainda tinha alguns problemas com a minha perna desde o Giro, mas a equipa acreditou em mim e fui ao Renewi Tour, depois disseram-me que precisavam de mim. Claro que disse que sim. Fazia tudo para estar nestas corridas", disse.

Os últimos quilómetros do percurso foram caóticos e perigosos, com muito mobiliário urbano e várias curvas a obrigar os ciclistas a um constante ziguezague, que não permitiu a colocação dos 'comboios' das equipas dos sprinters, que, mesmo com um final a subir, tinham uma das poucas oportunidades.

A Alpecin-Deceuninck foi a equipa que melhor se colocou para a reta final, mas o belga Jasper Philipsen acabou por ficar preso entre o seu companheiro e compatriota Edward Planckaert e o britânico Ethan Vernon (Israel-Premier Tech), não conseguindo responder ao forte arranque de Turner.

Com ajuda preciosa do experiente polaco Michal Kwiaktowski, que o guiou na parte final, Turner acabou por vencer em 4:50.14 horas, à frente de Philipsen, que tinha vencido a primeira etapa, Planckaert e Vernon, considerando que esta tem sido "uma semana de loucura com muitas emoções".

"É um sentimento incrível. Fiquei devastado no primeiro sprint, por a minha corrente ter saltado, mas acreditei em mim hoje. Senti-me bem o dia todo. [...] O que os rapazes [companheiros de equipa] fizeram hoje, e o 'Kwiato' [em especial], foi fantástico", afirmou.

Na luta pela geral, Gaudu (Groupama-FDJ) sabia que precisava de ficar oito lugares à frente do dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a bike) para conseguir, pela primeira vez na carreira, vestir a camisola de líder numa das grandes Voltas, algo que conseguiu com o 25.º lugar, 17 postos à frente do vencedor em 2022 e 2023 do Tour.

"Senti uma grande emoção no pódio, foi a sensação mais incrível da minha carreira. Ainda por cima poder partilhá-la com o público francês, que é sempre maravilhoso. Depois das más recordações do Giro e de não ter podido estar no Tour, agora chegam momentos especiais", disse Gaudu, que tinha como melhor posição durante uma grande Volta o segundo lugar na Vuelta em 2024 e este ano .

O ciclista gaulês, que já tinha tentado somar segundos de bonificação no sprint intermédio, tem o mesmo tempo de Vingegaard e oito segundos de avanço sobre o italiano Giulio Ciccone (Lidl-Trek).

Apesar das três contagens de montanha na primeira metade da etapa, esperava-se, como se verificou, um dia mais tranquilo para os homens da geral, com as equipas dos sprinters, em especial a Lidl-Trek, que viu o dinamarquês Mads Pedersen falhar de novo no final, a controlar a corrida até ao final, não dando hipóteses aos fugitivos.

Os favoritos chegaram no pelotão, entre os quais o português João Almeida (UAE Emirates), que manteve o 11.º lugar na geral, a 16 segundos de Gaudu.

Ivo Oliveira (UAE Emirates) cortou a meta na 40.ª posição, quatro acima de Almeida, subindo para o 122.º lugar da geral, a 12.19 minutos.

Na quarta-feira, num dia que pode ser importante para a luta pela camisola vermelha, a Vuelta entra finalmente em Espanha, com um contrarrelógio coletivo de 24,1 quilómetros, com partida e chegada a Figueres, na Catalunha, para o qual a Groupama-FDJ e a Visma-Lease a bike já partem com um ciclista a menos.

Fonte: Record on-line

“Mundial: Triatlo: Batista e Vilaça chegam a França no TOP-5”


Ricardo Batista e Vasco Vilaça chegam à quinta etapa do Mundial de Triatlo (WTCS 2025), que decorre este fim de semana (31 de agosto – domingo) na Riviera Francesa (Saint-Raphaël – Fréjus), entre os cinco primeiros do ranking mundial. Uma classificação que é liderada pelo australiano Matthew Hauser.

A etapa francesa marca a estreia desta região no circuito WTCS e promete ser decisiva na luta pelos pontos.

Depois da Riviera Francesa, o circuito mundial prossegue com três etapas até ao desfecho da época:

Karlovy Vary (República Checa) – 14 de setembro

Weihai (China) – 26 de setembro

Grande Final em Wollongong (Austrália) – 15 a 19 de outubro

A prova francesa tem início às 13h45 (hora portuguesa), no próximo domingo (31 de agosto), com transmissão na Triathlon live.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“João Martins 8.º na terceira etapa da Volta a França do Futuro”


Lucas Lopes é o melhor luso na geral, em 31.º

 

Por: Lusa

O ciclista português João Martins foi esta terça-feira 8.º classificado na terceira etapa da Volta a França do Futuro, ganha pelo dinamarquês Carl-Frederik Bévort, com o francês Maxime Decomble a manter a liderança.

Bévort cortou isolado a meta após os 158,6 quilómetros entre Etang-sur-Arroux e Châtillon-sur-Chalaronne, em 3:34.33 horas, menos 12 segundos do que o pelotão - liderado pelo britânico Noah Hobbs, seguido do irlandês Seth Dunwoody -, no qual estavam os cinco ciclistas da seleção portuguesa, com João Martins no oitavo posto e Gonçalo Tavares em 14.º.

Na geral, Maxime Decomble tem seis segundos de avanço sobre o dinamarquês Simon Dalby e sobre o australiano Jack Ward, segundo e terceiro, respetivamente, com Lucas Lopes como melhor luso, em 31.º, a 2.31 minutos.

Daniel Lima subiu para o 51.º posto, a 2.52 minutos, Gonçalo Tavares é 67.º, a 3.02, o mesmo tempo de João Martins, que é 76.º, e Rafael Barbas está em 78.º, a 3.09.

Na quarta-feira, o pelotão da 61.ª edição do Tour de l'Avenir, prova da Taça das Nações sub-23, percorre 110,2 quilómetros, entre Montagnat e Val-Suran.

Fonte: Record on-line

“Ben Turner vence 4.ª etapa da Vuelta e David Gaudu é o novo líder"


Britânico da INEOS foi o mais forte na chegada a Voiron

 

Por: Lusa

Foto: La Vuelta

O ciclista francês David Gaudu (Groupama-FDJ) subiu esta terça-feira à liderança da Volta a Espanha, depois da quarta etapa ganha ao sprint pelo britânico Ben Turner (INEOS) em Voiron, em França.

No final dos 206,7 quilómetros entre Susa, em Itália, e Voiron, em França, Ben Turner impôs-se em 4:50.14 horas, à frente dos belgas Jasper Philipsen e Edward Planckaert (Alpecin-Deceuninck), segundo e terceiro, respetivamente.

Na geral, Gaudu roubou a camisola vermelha ao dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), que cai para segundo com o mesmo tempo, enquanto o italiano Giulio Ciccone (Lidl-Trek) é terceiro, a oito segundos. O português João Almeida (UAE Emirates) é 11.º, a 16 segundos do líder.

Na quarta-feira, a Vuelta entra finalmente em Espanha, com um contrarrelógio coletivo de 24,1 quilómetros, com partida e chegada a Figueres, na Catalunha.

Fonte: Record on-line

“Škoda 24 Hours Cycling Circuit Bugatti Le Mans – Sarthe”


Barbeuk 1 Normandie Cycles» vence o sprint!

 

A 16.ª edição das 24 Horas de Ciclismo de Škoda decorreu este fim de semana no circuito Bugatti, em Le Mans, depois de Nacer Bouhanni ter dado o sinal de partida às 652 equipas. As condições climatéricas perfeitas permitiram aos pilotos, bem como aos muitos visitantes, divertirem-se ao máximo na pista e na aldeia.

A equipa "Barbeuk 1 Normandie Cycles" conquistou a vitória geral ao sprint (256 voltas, ou 1.071 km), depois de ter protagonizado um regresso durante a noite após o acidente de Julien Janot, por volta das 21h. Nicolas Malle, Campeão Europeu Júnior de Estrada em 2016, comentou: "Vencer com a maioria dos meus melhores amigos é uma sensação incrível!" A equipa "Ensemble roulons pour les irréductibles" venceu a classificação feminina (230 voltas, ou 962 km) e terminou em 60º na geral.

Na categoria "solo", Stéphane Lombard venceu com 231 voltas (966 km e 57.º na geral) e, pelo segundo ano consecutivo, Aurore Paulouin (Une des Traileuses de la Costa) venceu a categoria feminina com 163 voltas (682 km e 565.º na geral).

AGENDA: As 24 Horas de Ciclismo Škoda 2026 terão lugar nos dias 29 e 30 de agosto.

RANKINGS: Encontre todos os rankings em www.24heuresvelo.fr

Fonte: Organização 24H Vélo Skoda

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com