sexta-feira, 18 de abril de 2025

“Wout van Aert: "Não me restava nada no sprint. O Remco deu cabo de mim"


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A espera de Wout van Aert por um triunfo em 2025 continua. O belga da Team Visma | Lease a Bike voltou a ficar às portas da vitória na Brabantse Pijl, sendo superado por Remco Evenepoel num emocionante sprint a dois, esta sexta-feira. O resultado acentua a sequência de segundos lugares de Van Aert nesta temporada, mas, apesar da frustração evidente, o ciclista optou por reconhecer o mérito do seu compatriota.

"Para mim, teria sido melhor andar com um grupo maior, não é bom ter o Remco na roda" começou por afirmar.

“Claro que teria preferido ganhar, especialmente nesta situação”, admitiu Van Aert após cortar a meta. “Mas não me restava nada no sprint. O Remco deu cabo de mim na última hora. Até ficar na roda dele foi uma luta. Ele mereceu a vitória. É por isso que não estou muito desiludido ele foi simplesmente o ciclista mais forte hoje.”

 

Sprint abaixo das expectativas?

 

A derrota relança o debate sobre o momento de forma do belga, sobretudo ao nível da sua capacidade de finalização. Conhecido pelos seus dotes de sprinter, com vitórias em sprints de etapas em Grandes Voltas, Van Aert já foi batido por ciclistas menos explosivos em várias ocasiões este ano e Evenepoel, que vinha de uma longa paragem, não era apontado como favorito no mano a mano final.

“A única explicação que tenho para hoje é que sofri muito e já estava acima do meu limite antes mesmo de o sprint começar”, reconheceu o ciclista da Visma. "Gostaria de ter uma resposta sobre o que é que está mal, mas não sei o que há de errado com o meu sprint. Simplesmente não aparece nas corridas desta primavera. Não é que tenhamos feito algo de diferente nesta temporada"

 

Perspetivas para a primavera

 

Apesar das dúvidas que pairam sobre a sua ponta final, Van Aert mostra-se confiante de que a vitória está próxima. O seu desempenho sólido nas últimas corridas e o facto de estar sempre na luta pelo triunfo mantêm-no entre os principais protagonistas da primavera.

“Se continuar a bater à porta desta forma, não deverá faltar muito para conseguir finalmente ganhar.”

Com a Amstel Gold Race já no horizonte e a Volta a Itália cada vez mais próxima, o belga de 30 anos mantém-se como um dos nomes a seguir com atenção nas próximas semanas. A forma está lá, falta apenas o desfecho perfeito.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/wout-van-aert-nao-me-restava-nada-no-sprint-o-remco-deu-cabo-de-mim

“Elisa Longo Borghini regressa à competição com uma arrojada vitória a solo na Brabantse Pjil Feminina!”


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A 10.ª edição da Brabantse Pijl Feminina foi palco de uma exibição notável de Elisa Longo Borghini, que assinou uma vitória heroica a solo, resistindo à pressão do pelotão nos quilómetros finais e garantindo um triunfo memorável para a UAE Team ADQ.

A corrida ganhou ritmo a cerca de 50 quilómetros da meta, com o pelotão a fracionar-se significativamente. Já dentro dos últimos 30 quilómetros, um grupo de sete ciclistas destacava-se na frente: Brodie Chapman, Niamh Fisher-Black, Eva van Agt, Anne Knijnenburg, Jade Wiel, Steffi Haberlin e Monica Trinca Coronel conseguiam estabelecer uma vantagem de aproximadamente 40 segundos.

No entanto, pouco depois, assistiu-se a um contra-ataque lançado por Longo Borghini, que procurava juntar-se ao grupo dianteiro. A ofensiva foi animada, mas a 21 quilómetros do fim, todos os ataques foram neutralizados e o pelotão voltou a reunir-se antes da última volta.

Na fase decisiva, surgiram novas movimentações. Riejanne Markus e Kristen Faulkner atacaram com determinação, mas o grupo principal manteve-se compacto até à subida da Moskesstraat, onde Longo Borghini voltou a lançar um ataque poderoso. A italiana chegou isolada ao topo da colina e, com 9 quilómetros ainda por percorrer, já tinha construído uma vantagem significativa.

A 5 quilómetros da meta, a campeã nacional italiana ampliava a diferença para cerca de 25 segundos. Atrás, a perseguição organizava-se, mas a margem de manobra era escassa para o pelotão e Longo Borghini mostrou-se incansável. A sua vantagem era ainda de 21 segundos à entrada dos últimos dois quilómetros, mas com o quilómetro final em ligeira subida, a aproximação do pelotão ganhou intensidade.

Apesar da fadiga visível e da pressão crescente vinda de trás, Longo Borghini manteve o foco e a compostura. Cruzou a meta com escassos segundos de vantagem sobre o grupo perseguidor, selando uma vitória que alia tática, força e coragem.

O pódio ficou completo com Marianne Vos e Femke Gerritse, que chegaram logo a seguir, mas incapazes de contrariar a superioridade da italiana no momento decisivo.

 

Top 10 Brabantse Pijl

 

1ª Longo Borghini Elisa - UAE Team ADQ

2ª Vos Marianne - Team Visma | Lease a Bike

3ª Gerritse Femke - Team SD Worx-Protime

4ª Gasparrini Eleonora - UAE Team ADQ

5ª Henderson Anna - Lidl-Trek

6ª Muzic Evita - FDJ-SUEZ

7ª Kastelijn Yara - Fenix-Deceuninck

8ª Chabbey Elise - FDJ-SUEZ

9ª Ferguson Cat - Movistar Team

10ª Skalniak-Sójka Agnieszka - CANYON//SRAM

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/elisa-longo-borghini-regressa-competio-com-uma-arrojada-vitria-a-solo-na-brabantse-pjil-feminina

“Triatlo de Oeiras: inscrições até 28 de abril”


As inscrições para o Triatlo de Oeiras, que se realiza a 11 de maio, terminam às 23:59 do próximo dia 28 de abril e espera-se um novo recorde de participantes.

O número tem vindo sempre a subir de ano para ano. Em 2023 foram 782 os inscritos e, no ano passado, atingiu-se os 861.

O Triatlo de Oeiras será palco para o Campeonato Nacional de Triatlo Sprint em Elites, Juniores, Cadetes, Grupos de Idade e Paratriatlo.

O evento inclui também uma Prova Aberta, sempre muito participada e ideal para quem está a começar a praticar a modalidade.

Regulamento da Prova aqui: https://aplicacao.federacao-triatlo.pt/area-reservada/

Inscrições aqui: https://aplicacao.federacao-triatlo.pt/area-reservada/

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Evenepoel regressa à competição com vitória na clássica Flèche Brabançonne”


O português António Morgado (UAE Emirates) terminou a 65.ª edição da prova na terceira posição, a 27 segundos do vencedor, que cronometrou 3:35.14 horas, e bateu ao sprint o compatriota Wout Van Aert (Visma-Lease a Bique)

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), duplo campeão olímpico em Paris2024, venceu hoje a clássica Flèche Brabançonne, prova que marcou o seu regresso à competição, depois de um acidente sofrido em dezembro.

O português António Morgado (UAE Emirates) terminou a 65.ª edição da prova na terceira posição, a 27 segundos do vencedor, que cronometrou 3:35.14 horas, e bateu ao sprint o compatriota Wout Van Aert (Visma-Lease a Bique).

“Fiquei surpreendido comigo. Corri muito descansado. Estou especialmente satisfeito com o meu sprint. Ultimamente tenho trabalhado bastante a minha ‘explosão’, e deu resultado”, afirmou Evenepoel, de 25 anos, no final dos 162,5 quilómetros da prova.

O campeão olímpico de fundo e contrarrelógio estava fora de competição desde 03 de dezembro do ano passado, quando embateu contra a porta de um veículo dos correios, depois de a carteira a ter aberto abruptamente, ficando com fraturas numa costela, omoplata e mão direitas, contusões nos pulmões e uma deslocação da clavícula direita, que rasgou os ligamentos envolventes.

Evenepoel, que voltou aos treinos no início de fevereiro, tinha o regresso previsto para março, mas acabou por adiá-lo para a Flèche Brabançonne, antes das outras três clássicas das Ardenas (a Amstel Gold Race, em 20, a Flèche Wallonne, em 23, e a Liège-Bastogne-Liège, em 27), após o regresso aos treinos no início de fevereiro.

Fonte: Sapo on-line

“Ivo Oliveira ganha última etapa do Giro d'Abruzzo conquistado por Zimmermann”


Depois de ganhar a segunda etapa, Ivo Oliveira explicou o segredo do 'bis', sublinhando que o conhecimento que possui sobre o seu ex-companheiro de equipa Sjoerd Bax foi fundamental para o sucesso

 

Por: Lusa

Foto: Giro d'Abruzzo

O ciclista português Ivo Oliveira (UAE Emirates) venceu hoje a quarta e última etapa do Giro d’Abruzzo, em Itália, repetindo a vitória alcançada na quarta-feira, com o alemão Georg Zimmermann (Intermarché-Wanty) a conquistar a geral.

Ivo Oliveira bateu ao sprint o neerlandês Sjoerd Bax (Q36.5 Pro Cycling Team) na chegada a Isola del Gran Sasso, após um percurso de 166 quilómetros iniciado em Corropoli, que o luso completou em 3:58.49 horas, depois de ambos terem sido os únicos resistentes de uma fuga inicial de oito homens, com o ataque iniciado a 122 quilómetros da largada.

"Não tenho palavras, se há dois dias estava nas nuvens, não consigo descrever o que estou a sentir agora. Tenho que dar os parabéns aos outros que estiveram na fuga comigo, porque eles colaboraram até ao final", realçou no final da etapa Ivo Oliveira, que terminou a prova no 32.º posto da geral, a 14.03 minutos de Zimmermann.

O alemão, que fechou a etapa de hoje integrado no pelotão - que chegou com um atraso de apenas 12 segundos - para a dupla da frente, manteve o primeiro posto alcançado na véspera e garantiu a vitória na classificação final da sétima edição da prova transalpina.

Depois de ganhar a segunda etapa, Ivo Oliveira, de 28 anos, explicou o segredo do 'bis', sublinhando que o conhecimento que possui sobre o seu ex-companheiro de equipa Sjoerd Bax foi fundamental para o sucesso.

"Quando o Bax começou a descida, eu sabia que tinha que me aproximar imediatamente porque o Bax, se lhe dermos alguns metros, ele vai embora e eles nunca mais volta. Sabia que tinha que me aproximar dele imediatamente e, quando me aproximei dele, nós colaborámos até ao final. Estou sem palavras, obrigado à equipa por me dar esta oportunidade", vincou o ciclista de Vila Nova de Gaia, campeão mundial e europeu na prova de contrarrelógio na categoria júnior em 2014.

Fonte: Sapo on-line

“Volta ao Concelho de Loulé 1ª etapa”


Omer Ramon é o primeiro Camisola Amarela da Volta ao Concelho de Loulé

 

Por: Vasco Moreira

Omer Ramon, da Picusa Academy | Grupo Desportivo Cortizo, venceu esta quinta-feira a primeira etapa da Volta ao Concelho de Loulé de Juniores.

O corredor da equipa espanhola completou o percurso de 73.4 quilómetros que começou no Ameixial e rumou a Loulé em 01m42m56s, e cortou a meta sozinho.

A 30 segundos e no segundo lugar ficou Eric Igual, companheiro de equipa de Ramon. Igual destacou-se num sprint que incluiu mais seis ciclistas: Daan Dijkman (Hagens Berman Jayco Cycling Team) - terceiro classificado -, Aitor Martínez (Team Polti I Visit Maltai Fundacion Contador), Tomás Mateus (DunasVale/Pereira&Gago), Mário Cordero (Electromercantil GR-100), Gonçalo Rodrigues (Team Polti I Visit Maltai Fundacion Contador) e Hugo Muñoz (Picusa Academy | Grupo Desportivo Cortizo).


A fechar o top10, ficaram Nicolas Almada (Picusa Academy | Grupo Desportivo Cortizo), a 37 segundos, e Alvaro Dominguez (Electromercantil GR-100).

Nas metas-volantes, Rui Mendes (DunasVale/Pereira&Gago) foi o mais rápido em ambas, enquanto o prémio montanha foi dividido por Eric Igual e Omer Ramon.

Por último, na classificação por equipas, é a Picusa Academy | Grupo Desportivo Cortizo que sai por cima neste primeiro dia de Volta ao Concelho de Loulé de Juniores.

Omer Ramon é então o primeiro Camisola Amarela da competição, Aitor Martínez o líder da juventude, Eric Igual o líder da montanha e Daan Dijkman o líder por pontos.

A Volta ao Concelho de Loulé prossegue esta sexta-feira com duas etapas: o contrarrelígio de manhã, às 09h30, com partida e chegada na Avenida Laginha Serafim, em Loulé. À tarde, a corrida começa em Quarteira, às 16h30, e termina 73.3 quilómetros depois, com a mítica subida ao Alto do Malhão.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“A Equipa da Revista Notícias do Pedal deseja Feliz Páscoa…”


A Páscoa é uma das datas mais importantes do calendário cristão e representa a renovação da vida e da fé, nesta data, é comum trocar mensagens de Páscoa e compartilhar votos de paz, amor e união com as pessoas que gostamos.

No domingo de Páscoa os cristãos em todo o mundo, se reúnem em igrejas e em suas casas para participar de cerimónias religiosas e compartilhar refeições especiais em família, além disso, é comum trocar presentes e chocolates simbolizando a renovação e o renascimento.

Deixo assim a minha mensagem de Páscoa…

“Que neste dia de Páscoa renasça a alegria,

Da criança que existe em si.

Que o milagre da vida encante o seu coração,

E que a nossa amizade sempre se renove…”

Feliz Páscoa para todas e todos…

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com