sábado, 18 de maio de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Volta a Burgos feminina Lorena Wibes vence etapa e SD Worx mantém a camisola roxa para Demi Vollering”


Clara Copponi (Lidl Trek) e Maike Van der Duin (Canyon SRAM) foram segundo e terceiro ao sprint

 

A holandesa da SD Worx Lorena Wibes venceu este sábado a terceira etapa da Volta a Burgos, seguida de Clara Copponi (Lidl Trek) e Maike Van der Duin (Canyon SRAM).

A corrida foi decidida por um sprint nas ruas do município de Melgar de Fernamental, em Burgos, onde a SD Worx lançou o ataque depois de controlar a fuga para somar a segunda vitória nesta volta e manter a camisola do líder na sua ciclista, Demi Vollering.

110 participantes largaram em Roa de Duero, numa etapa plana em que várias ciclistas tentaram escapar do pelotão em vários momentos.

A primeira a consegui-lo foi a corredora italiana da BePink, Beatrice Pozzobon, mas a sua aventura não durou muito e depois Simone Boilard, da Uno-X Mobility, foi quem criou a fuga do dia.

Apenas cinco quilómetros depois, juntou-se a Neve Bradbury (Canyon) e, pouco depois, Sara Martín (Movistar), Eva Van Agt (Team Visma) e Antri Chtistoforou (Roland).

A quebra tinha uma vantagem de mais de dois minutos, mas quando o pelotão apertou mais, com SD Worx na liderança, Christoforou teve dificuldades para se manter no quinteto de corrida e caiu.

A vantagem foi reduzida, no entanto os quatro líderes chegaram até 2,5 quilómetros sozinhas, quando as ciclistas do pelotão os absorveram.

A 1,5 quilómetros do fim, houve uma queda que afetou várias ciclistas do pelotão, mas à frente as favoritas a conquistar a vitória hoje começaram a tomar posse.

A SD Worx lançou o ataque na reta final e Lorena Wibes levou a melhor, demonstrando a superioridade no sprint que tem sobre as rivais.

Fonte: Marca

“Giro: Jonathan Milan conquista terceira etapa na prova e Pogacar segue na frente”


O esloveno Tadej Pogacar conservou a camisola rosa, mantendo a confortável vantagem de 2.40 minutos para o colombiano Daniel Martinez

 

O ciclista italiano Jonathan Milan (Lidl-Trek) conquistou hoje, ao sprint, a sua terceira vitória na Volta à Itália, ao vencer a 13.ª etapa, com o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) a manter a liderança após a chegada a Cento.

Numa etapa plana e sem qualquer incidência para a classificação geral, Milan dominou facilmente a concorrência e voltou a cortar a meta na frente, reforçando a sua condição de melhor sprinter no atual Giro.

O esloveno Tadej Pogacar conservou a camisola rosa, mantendo a confortável vantagem de 2.40 minutos para o colombiano Daniel Martinez, na véspera de se disputarem duas etapas potencialmente decisivas, com um contrarrelógio no sábado e uma etapa de grande montanha no domingo.

Fonte: Sapo on-line

“Taça de Portugal de Juniores Penafiel”


Guilherme Lino ganha em Penafiel e comanda a Taça

 

Por: José Carlos Gomes

Guilherme Lino (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) é o novo comandante da Taça de Portugal de Juniores, depois de hoje ter vencido, em Penafiel, a terceira prova pontuável.

A corrida de 90,3 quilómetros, com final junto à sede da ADRAP, na freguesia de Galegos, começou a definir-se bem cedo. Antes do quilómetro dez já um grupo com mais de dezena e meia de corredores pedalava em fuga.

Apesar de muitos desses elementos acabarem por não aguentar a pedalada na frente, esta fuga foi o passaporte para o sucesso na penúltima ronda da Taça de Portugal. Os quatro mais resistentes mantiveram-se em cabeça de corrida e discutiram a vitória na corrida.

Guilherme Lino aproveitou a dureza da parte final, com o empedrado ainda a dificultar mais a vida aos ciclistas para se impor com 2h14m40s (média: 40,233 km/h). O segundo foi outro corredor da equipa de Roriz, Paulo Fernandes, a 4 segundos. Seguiram-se Guilherme Mestre (Willebord Wil Vooruit), a 10 segundos, e Ricardo Caria (ABTF Betão/Bairrada), a 18.


Foi o resultado perfeito para Guilherme Lino, que, assim, passou a suceder ao colega de equipa Gonçalo Rodrigues no topo da Taça de Portugal de Juniores. A Landeiro/KTM/Matias & Araújo domina a geral individual. Guilherme Lino soma 151 pontos, mais 19 do que Gonçalo Rodrigues. O terceiro, com 127, é Daniel Moreira (Willebord Wil Vooruit). Há, no entanto, ainda nove corredores que, matematicamente, podem aspirar à conquista da Taça.

A Landeiro/KTM/Matias & Araújo, melhor equipa na prova de Penafiel, ocupa também o primeiro lugar na geral coletiva da Taça. Tem 70 pontos, mais dez do que a ABTF Betão/Bairrada).

A Taça de Portugal decide-se, neste domingo, em Barcelos. O GP HM Motor é a quarta e última prova pontuável. Começa no Estádio Cidade de Barcelos, às 14h00, e termina, depois de percorridos 115,5 quilómetros, no alto do Monte de Nossa Senhora da Franqueira, também em terras barcelenses, cerca das 17h00.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Lucas Lopes melhor português na etapa”


Por: José Carlos Gomes

Lucas Lopes foi hoje o melhor elemento da Seleção Nacional na quarta etapa do Grande Prémio das Nações, na Polónia, uma jornada marcada pela desistência de Duarte Domingues, que era o mais bem colocado dos portugueses na classificação geral.

Os 175 quilómetros disputados entre Bukovina Resort e Jasło atravessaram estradas estreitas, com subidas e descidas inclinadas, num traçado a fazer lembrar uma clássica. Nestas condições, o azar voltou a bater à porta da Seleção Nacional.

Duarte Domingues, único português que começou o dia no top 20, ou seja, em posição de atribuir pontos a Portugal no ranking da Taça das Nações, caiu e teve de abandonar a prova. “Era uma subida em estrada muito estreita. Houve toques entre corredores e o Duarte caiu. Ficou agarrado ao ombro esquerdo e teve de ser transportado ao hospital para fazer um diagnóstico mais preciso. Vou agora ao hospital para me inteirar da situação”, adiantou o selecionador nacional, José Poeira, logo após o final da etapa.

Alheios aos azares que foram pontuando a viagem, oito corredores colocaram-se em fuga.  Dois deles evitaram a absorção pelo pelotão, com o Peter Xenberg Hansen a vencer com 5 segundos de vantagem sobre o italiano Filippo D’Auto. O pelotão chegou 14 segundos mais tarde, encabeçado pelo britânico Matthew Brennan.

Os três portugueses que resistem em prova integraram o pelotão principal. Lucas Lopes na 43.ª posição, João Martins no 57.º lugar e Alexandre Montez no 66.º posto.

O francês Mathys Rondel mantém o comando da geral individual, com 14 segundos de vantagem sobre o compatriota Brieuc Rolland. O terceiro, a 16 segundos, é Matthew Brennan. Alexandre Montez vai para o último dia na 22.ª posição, a 1m24s, seguindo-se Lucas Lopes, 97.º, a 18m07s, e João Martins, 110.º, a 23m05s.

O Grande Prémio das Nações termina neste domingo. A quinta e última etapa vai ligar Lesko, Powiat Leski a Hotel Arłamów, numa tirada de 149 quilómetros, com muito sobe e desce e chegada em subida.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Sexto lugar para Luís Costa na prova de fundo em Maniago”


Por: José Carlos Gomes

O português Luís Costa foi hoje o sexto classificado na prova de fundo para a classe H5 da etapa da Taça do Mundo de Paraciclismo, que decorre em Maniago.

Um dia depois de ser o sexto classificado no contrarrelógio, Luís Costa repetiu a classificação na prova de fundo. A corrida de 62,4 quilómetros foi dominada pelo grande favorito, o neerlandês Mitch Valize, que se isolou e venceu com à-vontade.

Mitch Valize cortou a meta com 16 segundos de vantagem sobre o francês Loic Vergnaud. Qiangli Liu ganhou a luta pela medalha de bronze, gastando mais 1m45s do que o vencedor. Luís Costa esteve na batalha pela quinta posição, com Krzysztof Plewa, acabando no sexto posto, a 2m42s do primeiro.

A competir na classe H4, Flávio Pacheco não conseguiu concluir os 62,4 quilómetros. Estava a rodar na 12.ª posição, quando partiu a mudança da handbike, acabando por desistir. Na mesma prova, Carlos Neves correu como individual, sendo o 23.º classificado, a uma volta do vencedor, o neerlandês Jetze Plat. O pódio completou-se com o francês Joseph Fritsch, que discutiu a corrida ao sprint o vencedor, e com o belga Jonas van de Steene, que ficou a 1m19s.

A etapa da Maniago da Taça do Mundo termina neste domingo. Telmo Pinão parte às 7h45 para a prova de fundo de classe C2, que terá 70,2 quilómetros. Correndo a título individual e não pela Seleção, Jorge Pina alinha às 12h45 na prova de fundo de classe B e Miguel Pacheco arranca às 15h15 para a prova de fundo de classe C5.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Portugueses eliminados na primeira ronda do Mundial”


Por: José Carlos Gomes

O júnior Bernardo Rocha e o sub-23 Renato da Silva não foram felizes no Campeonato do Mundo de BMX, em Rock Hill, Carolina do Sul, Estados Unidos da América, sendo eliminados na primeira ronda.

As provas disputadas ao início da noite de sexta-feira não correram de feição a ambos os corredores. Renato da Silva cometeu um erro técnico na corrida de qualificação, perdendo velocidade na primeira reta. Dessa forma, viu-se relegado para a prova de repescagem Last Chance Qualifier, na qual teve um bom arranque, mas não conseguiu ser suficientemente rápido para chegar aos oitavos de final.

O percurso de Bernardo Rocha na competição júnior foi semelhante. Na corrida de repescagem, o jovem português entrou bem na primeira curva, mas não foi suficientemente rápido em pista para conseguir o passaporte para a fase seguinte deste Mundial.

O selecionador nacional de BMX, considera que os portugueses não viveram uma boa experiência nos Estados Unidos da América. “Não tivemos o tempo necessário de adaptação a uma pista difícil e os nossos atletas acabaram por sentir dificuldades para colocar a máxima velocidade em diversos setores da pista”, explica o técnico.

Alexandre Almeida considera que “estes foram resultados que não queremos que voltem a repetir-se. Vamos continuar a trabalhar para melhorar a preparação e a experiência destes corredores”, acrescenta o selecionador.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Amanhã Domingo dia 19 vamos estar em direto…”


No 18º Passeio Vila Nova da Baronia

 

Amanhã dia 19 de Maio vamos estar em direto no Facebook, no “18º Passeio Vila Nova da Baronia” organizado pelo Grupo Desportivo Cultural Baronia.

Se não vai pedalar, acompanhe-nos, iremos estar em direto antes, durante e após o passeio, a partir das 8,30 iremos estar em Vila Nova da Baronia.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com