quarta-feira, 8 de março de 2023

“21º Triatlo Internacional de Quarteira – Carlos Gravata”


O fim de semana de 25 e 26 de março será inteiramente preenchido com o Triatlo Internacional de Quarteira 2023, evento que inclui três provas, duas internacionais e uma competição nacional por equipas, a Taça de Portugal de Triatlo.

No dia 25 de março, sábado, realiza-se a Taça da Europa de Elite e no dia 26 de março, domingo, tem lugar a prova europeia na categoria júnior. O evento finaliza com a segunda etapa da Taça de Portugal, a prova nacional de Triatlo que mais equipas recebe.

O belo cenário de Quarteira receberá as três provas com os três segmentos da modalidade: os atletas nadam na praia junto ao Hotel D. José, passam na primeira transição para montarem nas bicicletas e pedalar pelas principais avenidas da freguesia, num percurso que, apesar de maioritariamente plano, conta com alguns desafios. Seguidamente, os participantes deixam as bicicletas no parque de transição para correrem ao longo do passeio marítimo de Quarteira, onde contarão com o habitual aplauso do entusiasta público.

A competição feminina da Taça da Europa de Elite conta com quatro triatletas nacionais entre cerca de 60 participantes: alinham à partida com as cores da bandeira nacional Melanie Santos, Inês Rico, Madalena Almeida e Helena Carvalho. Estarão presentes várias nacionalidades, com especial destaque para Espanha, mas também para França ou Suíça, passando por Alemanha ou Holanda, entre outras.

No setor masculino, sete triatletas portugueses marcarão presença na prova, com o experiente João Pereira que participou recentemente na primeira prova do Campeonato do Mundo em Abu Dhabi. A Taça da Europa de Quarteira conta também com os triatletas Miguel Tiago Silva, Tiago Fonseca, João Mansos, André Dias, Pedro Gaspar e Hugo Figueiredo. A nação mais representada é a França, mas a prova inclui igualmente a participação de muitos espanhóis, alemães ou ingleses, num total de 70 triatletas.

No dia 26 de março serão os mais novos a entrar em ação, numa lista recheada de excelentes atletas juniores, como os portugueses João Nuno Batista, Gabriel Santos, Manuel Bartolomeu, João Vaz, David Abreu, Rodrigo Pissarra, Gustavo do Canto e Duarte Fernandes, que integram uma start list de 70 inscritos.

Na prova júnior feminina, podemos contar com cerca de 70 atletas e com as participações nacionais de Maria Gonçalves, Matilde Santos, Letícia Magalhães e Rafaela Cananó Silva.

A prova de Quarteira conta habitualmente com muito público que aplaude incansavelmente ao longo do percurso, facto que motiva a participação de triatletas nacionais e internacionais. Por ter excelentes condições para a prática de Triatlo, e sendo uma das primeiras competições da época, esta prova inclui alguns atletas de grande nível que participam com o objetivo de treinar e aferir o seu nível competitivo.

A Taça da Europa de Elite disputa-se na distância olímpica (1500 metros a nadar, 40km de ciclismo e 10km a correr) e na distância sprint na categoria júnior e na Taça de Portugal (750 metros a nadar, 20km de ciclismo e 5km a correr).

 

Fique atento às datas e horários:

 

Sábado, 25 março: Taça da Europa de Triatlo (Elite)

 

13:45 Partida Feminina da Taça da Europa de Triatlo

16:30 Partida Masculina da Taça da Europa de Triatlo

 

Domingo, 26 de março: Taça da Europa de Triatlo (Juniores)

 

08:45 Partida Feminina da Taça da Europa de Juniores de Triatlo

10:00 Partida Masculina da Taça da Europa de Juniores de Triatlo

11:00 Partida da Taça de Portugal de Triatlo (2ª etapa)

 

As inscrições no XXI Triatlo Cidade de Quarteira para a Taça de Portugal devem ser efetuadas através do site da Federação de Triatlo de Portugal, até às 23h59 do dia 19 de março.

Consulte o regulamento aqui: 2023-03-26 - Regulamento XXI Triatlo Quarteira (federacao-triatlo.pt)

Inscreva-se aqui: Federação de Triatlo de PortugalAplicação de Gestão FTP - Federação de Triatlo de Portugal (federacao-triatlo.pt)

Mais informações da Taça Europa de Quarteira em www.triathlon.org

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Tadej Pogacar brilha e sobe à liderança do Paris-Nice à quarta etapa”


Rui Oliveira, colega de equipa do esloveno, acabou em 102º lugar

 

Por: Lusa

Foto: Paris-Nice Facebook

Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu esta quarta-feira a quarta etapa do Paris-Nice com autoridade, assumindo a liderança da geral após deixar todos, incluindo o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), sem capacidade de resposta.

Pogacar, vencedor da Volta a França em 2020 e 2021, conseguiu a sexta vitória em 2023, a 52.ª da carreira aos 24 anos, ao cumprir em 4:01.17 horas os 164,7 quilómetros entre Saint-Amand-Montrond e o topo de La Loge des Gardes.

O esloveno bateu o francês David Gaudu (Groupama-FDJ) por um segundo, com o suíço Gino Mäder (Bahrain-Victorious) em terceiro, a 34 segundos, após um ataque do novo líder que deixou todos para trás.

Gaudu até saltou primeiro do grupo de favoritos, em que Pogacar já tinha bonificado, mas depois foi alcançado pelo ataque de 'Pogi', que deixou Vingegaard e outros candidatos para trás com uma mudança de ritmo que ninguém conseguiu acompanhar.

O dinamarquês, vencedor da Volta a França em 2022, mostrou debilidades e acabou em sexto lugar, a 43 segundos, ficando em terceiro já a 44 segundos do novo camisola amarela. Gaudu é segundo, a 10. Único português em prova, Rui Oliveira viu o seu chefe de fila na UAE Emirates brilhar e acabou em 102º.

Na quinta-feira, a quinta etapa liga Saint-Symphorien-sur-Coise a Saint-Paul-Trois- Châteaux, com quatro contagens de montanha categorizadas, as primeiras três logo a abrir a tirada.

Fonte: Record on-line

“Jasper Philipsen impõe-se ao sprint no Tirreno-Adriático com susto do vento”


João Almeida segue em sexto da geral, a 41 segundos do líder, o italiano Filippo Ganna

 

Por: Lusa

Foto: Twitter / Tirreno Adriatico

Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) impôs-se esta quarta-feira ao sprint na terceira etapa do Tirreno-Adriático, num dia em que o vento assustou o pelotão e o português João Almeida (UAE Emirates) nos últimos quilómetros.

Philipsen, de 25 anos, vingou o segundo lugar do dia anterior com o primeiro triunfo do ano, cumprindo os 216 quilómetros entre Follonica e Foligno em 5:19.08 horas, à frente do alemão Phil Bauhaus (Bahrain-Victorious), segundo, e do eritreu Biniam Girmay (Intermarché-Circus-Wanty), terceiro.

Apesar dos abanicos (cortes provocados pelo vento) que se registaram nos últimos quilómetros, que apanharam João Almeida, o pelotão acabou por se reencontrar e cortar a meta em bloco.

O português segue em sexto da geral, a 41 segundos do líder, o italiano Filippo Ganna (INEOS), que mantém uma vantagem de 28 segundos para o alemão Lennard Kämna (BORA-hansgrohe), segundo, e de 30 para o norte-americano Magnus Sheffield (INEOS), terceiro. O outro português em prova, Nelson Oliveira (Movistar), continua em bom plano e é 12.º, a 49 segundos.

A geral deve mexer na quarta etapa, na quinta-feira, com 218 quilómetros que partem de Greccio a caminho de Tortoretto, com uma inclinação até à meta, com três passagens em circuito, que vai testar os candidatos.

Fonte: Record on-line

“Oeste Cycling Team Tomás Bauwens em entrevista”


Por: Oeste Cycling Team 

Foto: Helena Dias

Tem apenas 21 anos, mas esta é já a sua 11ª época no ciclismo. Tomás Bauwens nasceu na capital lisboeta, a 28 de Abril de 2001, e o ciclismo é uma paixão de família. “Comecei por causa do meu pai, que é belga e daí o meu apelido. Ele sempre andou de bicicleta desde pequeno e sei que o meu avô foi ciclista. O meu pai tinha um colega que trabalhava na equipa do Cartaxo, convidaram-me para experimentar e desde aí nunca mais parei”.


“Tudo começou mais como uma brincadeira e depois, na minha segunda época de juvenil, comecei a tomar-lhe mais o gosto à modalidade. Os anos de cadete e de júnior foram aqueles em que consegui mostrar o meu valor, principalmente no meu segundo ano de júnior, com alguns bons resultados, e também o ano passado em sub-23”, referiu Bauwens.

Na presente época ingressou na Óbidos Cycling Team, onde Bauwens pretende “continuar a ter bons resultados, lutar pela classificação das equipas de clube, pois é um dos grandes objetivos da equipa, e fazer o que me for pedido”.

Após uma década de ligação à bicicleta, Tomás Bauwens sabe bem o terreno que melhor se adapta às suas características: “Sou mais para o sprinter, puncheur. Gosto de chegadas ao sprint e também de subidas curtas e explosivas”, referiu.

Fonte: Oeste Cycling Team

“Clássica da Arrábida”


Pelotão internacional regressa à Arrábida

 

Por: José Carlos Gomes

A sexta edição da Clássica da Arrábida traz um pelotão internacional de 18 equipas à região para pedalar entre Palmela e Sesimbra, com passagem em Setúbal, no dia 19 de março.

A corrida inscrita no calendário da União Ciclista Internacional vai ganhando raízes como uma das provas de um dia de maior relevância em Portugal, sendo um veículo privilegiado para divulgar e dinamizar o território dos três concelhos unidos pela serra da Arrábida: Palmela, Sesimbra e Setúbal.

Com partidas e chegadas alternadas, ao longo dos anos, pelos três municípios, a edição de 2023 começa no Largo de S. João, no centro de Palmela, às 12h00 do dia 19 de março. Os corredores terão por diante uma viagem de 182 quilómetros, que terminará no Castelo de Sesimbra, cerca das 16h30.

Pelo caminho, o pelotão vai enfrentar as subidas da Arrábida (km 28), do Alto de São Paulo (km 111,5) e da Assenta (km 170,8), além de dois troços de terra batida, entre os quilómetros 99,7 e 100,3 e 155 e 156,6.

O pelotão contará doze equipas portuguesas e seis estrangeiras. De Portugal estarão presentes os nove coletivos continentais ABTF Betão-Feirense, AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, Efapel Cycling, Glassdrive-Q8-Anicolor, Kelly-Simoldes-UDO, Rádio Popular-Paredes-Boavista e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua e ainda três equipas de clube, que serão selecionadas em função do ranking obtido até à semana anterior à Clássica da Arrábida.


Do estrangeiro chegam duas Pro Teams e três equipas continentais. As representantes do segundo escalão mundial são as espanholas Caja Rural-Seguros RGA e a Equipo Kern Pharma. Do terceiro escalão vêm a espanhola Electro Hiper Europa, a angolana BAI Sicasal Petro de Luanda, a alemã Bike Aid e a britânica Trinity Racing.

 

Opens de Escolas

 

A Clássica da Arrábida vai levar o desporto de alta competição à porta dos cidadãos residentes na região, vai divulgar a Arrábida enquanto destino para a prática de ciclismo- em lazer, competição, treino ou deslocações e vai dinamizar a economia local, através da presença de uma “caravana” com centenas de pessoas. Mas, além disso, pretende criar raízes.

Por isso, e porque a mobilidade suave em bicicleta é uma prioridade da sociedade contemporânea, a Clássica da Arrábida será acompanhada por três eventos abertos aos alunos das escolas de Palmela, Sesimbra e Setúbal, estimulando a prática de ciclismo e os estilos de vida saudáveis nos mais jovens.

 

Open de Sesimbra – Parque Augusto Pólvora, 18 de março, 14h00-18h00

 

Open de Setúbal – Largo José Afonso, 25 de março, 10h00-18h00

 

Open de Palmela – Largo São João, 1 de abril, 10h00-18h00

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Dia 8 de Março, “Dia Internacional da Mulher”


Por: José Morais

Hoje é “Dia Internacional da Mulher”, neste dia muito especial para as mesmas, fica os votos de um dia muito feliz.

Nesta publicação, quero relembrar o “Dia Internacional da Mulher”, e em especial, deixar ainda uma foto de memória, do que eram os tradicionais passeios de cicloturismo do “Dia Internacional da Mulher” que, infelizmente como outros grandes eventos, ficaram pelo caminho, e de quem de direito os poderia voltar a promover, ficaram também esquecidos.


Os muitos anos em que a Revista Notícias do Pedal acompanhou estes passeios e esta data, vem hoje relembrar os mesmos, já que nunca se esqueceu e nunca se esquecerá de divulgar e promover.

Feliz Dia da Mulher, beijinhos para todas.

 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com