domingo, 30 de abril de 2017

Reportagem no “O Praticante” do evento: “4º Passeio Junta Freguesia Santa Clara”

O “O Praticante” publicou a reportagem do evento: “4º Passeio Junta Freguesia Santa Clara” realizada este domingo em Lisboa, a mesma pode ser visualizada em: http://www.opraticante.pt/4o-passeio-junta-freguesia-santa-clara/ ou em: http://www.opraticante.pt/  onde pode ainda visualizar outras notícias.

“Nova edição da Revista Notícias do Pedal”

Já está on-line mais uma edição da “Revista Notícias do Pedal”, a edição de março, a número 260, contém uma grande diversidade de notícias, nas mais diversas modalidades, agora com novo visual e grafismo, pode mensalmente ser visualizada em: www.noticiasdopedal.com descubra ainda outras novidades, conheça e esteja por dentro de todos os nossos projecto, boas leituras…

“Portista Raúl Alarcon lidera Volta às Astúrias”

Espanhol do W52-FC Porto está à frente do colombiano Nairo Quintana

Foto: Filipe Farinha

O  espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto) é o novo líder da Volta às Astúrias, após repetir o segundo lugar na segunda etapa, que teve como vencedor o colombiano Nairo Quintana (Movistar), a preparar o assalto ao Giro.
Numa tirada de 177 quilómetros, iniciada em Ribera de Arriba e com final numa contagem de montanha de primeira categoria, no Alto del Acebo, Alarcón chegou à meta juntamente com Quintana, ambos com 31 segundos de avanço para o terceiro, Fernando Barceló (Seleção de Espanha).

O to dez da etapa contou com mais representantes de equipas nacionais, com o galego Alejandro Marque (Sporting-Tavira) a terminar em quarto, a 33 segundos, João Benta (Radio Popular-Boavista) sexto a 37, e os portistas Ricardo Mestre e Joaquim Silv. em oitavo e nono, a 43 e 47 segundos, respetivamente.
Na geral, Alarcón tem sete segundos de vantagem sobre Quintana e 50 em relação a Marque, numa prova que termina segunda-feira, com uma ligação de 120 quilómetros entre Cangas del Narcea e Oviedo.
Uma subida de segunda categoria, a cerca de 10 quilómetros do final, é ponto onde os adversários poderão tentar atacar a liderança de Alarcón

Fonte: Record on-line

“Richie Porte conquista Volta a Romandia”

O australiano da BMC Richie Porte é o vencedor da Volta a Romandia, a prova ciclista suíça que hoje terminou com um contrarrelógio em Lausana.

Foto: LUK BENIES / AFP
O australiano da BMC Richie Porte é o vencedor da Volta a Romandia, a prova ciclista suíça que hoje terminou com um contrarrelógio em Lausana, em que o mais rápido foi o esloveno Primoz Roglic, da Lotto.
Depois do avanço conseguido por Porte e pelo britânico Simon Yates (Orica), na véspera, na ‘etapa rainha’, a luta estava reservado aos dois no 'crono' de 18 quilómetros, com o australiano a ter 19 segundos para recuperar.
Yates até esteve bem e foi décimo do dia, só que Porte atacou forte na primeira metade da etapa - a tirada começava com uma subida e depois uma segunda parte a descer - e recuperou rapidamente a desvantagem.
No ponto de controlo dos 6,5 quilómetros, na fase de escalada, Porte já tinha recuperado 34 segundos e era o virtual camisola amarela.
Não deu para ganhar hoje, mas o antigo campeão australiano de contrarrelógio foi um claro segundo, a oito segundos de Roglic.
O esloveno gastou 24.58 minutos, deixando Porte a oito segundos e a 34 três ciclistas - o norte-americano Tejay van Gardenen (BMC), o espanhol Jon Izaguirre (Bahrain-Merida) e o italiano Fabio Felline (Trek).
Na geral individual, Porte fechou com 21 segundos sobre o jovem britânico e 26 sobre Roglic, que ainda conseguiu fechar o pódio final.
Quem passou pela corrida sem forçar a nota foi o britânico Chris Froome, vencedor do Tour no ano passado. O chefe-de-fila da Sky limitou-se a ser nono no 'crono' e 18.º na listagem final.
José Gonçalves (Katusha) conseguiu um tempo interessante, sendo 28.º a 1.26 do primeiro. Fechou a Volta a Romandia em 28.º, a 2.36 de Porte.
Quanto a André Cardoso (Trek), foi 110.º no 'crono', a 3.32. No final dos seis dias de corrida, foi 56.º, a 7.57.
Fonte: SAPO Desporto c/Lusa

“Alhandra Sporting Club dominante na Lagoa da Ervedeira”

O Alhandra Sporting Club foi o grande vencedor da terceira etapa da Taça de Portugal de Triatlo. Disputada durante o dia de hoje, 29 de Abril, na Lagoa da Ervedeira, a prova recebeu perto de três centenas de triatletas de todo o país que competiram com as aspirações coletivas como objectivo primordial.

Num evento único que uniu a Lagoa da Ervedeira e a Praia de Pedrogão como principais palcos, a competição fez-se percorrer sob fortes andamentos até aos seus momentos finais. Após 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida foi Luis Ferreira, Alhandra Sporting Club, o primeiro a cortar meta. Com a menor diferença possível para o primeiro classificado, Miguel Fortunato, igualmente triatleta do Alhandra Sporting Club, terminou a prova na segunda posição. Em terceiro lugar e a encerrar os lugares de pódio masculino classificou-se Afonso Feijão do Outsystems Olímpico de Oeiras.

Na competição feminina foi a Júnior Madalena Almeida, Alhandra Sporting Club, a primeira a cortar instalada na praia de Pedrogão. Andreia Ferrum, Outsystems Olímpico de Oeiras, surgia no seu encalce a apenas quatro segundos e terminou a prova na segunda posição. O terceiro lugar da competição foi ocupado por Ana Filipa Ferreira, Alhandra Sporting Club.

Em termos competitivos o Alhandra Sporting Club foi dominante e arrecadou a vitória da etapa nas duas frentes. O Sporting Clube de Portugal foi segundo classificado nas mulheres, após duas vitórias consecutivas em etapas da Taça de Portugal, e o Outsystems Olímpico de Oeiras foi terceiro. Nos homens o Outsystems Olímpico de Oeiras repetiu a classificação obtida em Quarteira e Altura ao terminar na segunda posição, e o CNCVG obteve a sua melhor classificação nesta edição da competição subindo ao terceiro lugar.

No mesmo dia houve lugar para a realização de uma Prova Aberta que recebeu triatletas que aceitaram o desafio de testar as suas capacidades ao longo de 300m de natação, 8,4km de ciclismo e 2km de corrida. Margarida Razões, Clube de Natação de Torres Novas, e Diogo Ramos, Associação Naval Amorense, foram os grandes vencedores da prova.

O II Triatlo da Lagoa da Ervedeira, Leiria, foi uma organização da Câmara Municipal de Leiria e da Federação de Triatlo de Portugal que reuniu triatletas de todas as idades para a disputa de mais uma etapa da mítica competição da Taça de Portugal de Triatlo e pela paixão por esta nossa modalidade. A próxima etapa será disputada em Matosinhos no dia 14 de Maio e esperamos a presença de todos para o desenrolar de mais um grande evento.

Fonte: FTP

“Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã”

Mais de duas centenas de jovens no 15º Prémio ACR Roriz


Com a participação de mais de duas centenas de jovens atletas, o 15º Prémio de Ciclismo Associação Cultural e Recreativa de Roriz animou as ruas da freguesia barcelense com a realização da prova pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Numa autêntica "festa do ciclismo jovem", aquela que é conhecida como a “Roubaix portuguesa” numa alusão à clássica prova francesa, contou com a presença de bastante público, tendo sido organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz.

Numa tarde de sol, as diversas provas foram realizadas em circuito fechado nos arruamentos da localidade de Roriz (Barcelos), tendo-se sagrado vencedores Pedro Pinto (juniores), Pedro Silva (cadetes), Sérgio Silva e Beatriz Pereira (juvenis), João Martins e Ana Monteiro (infantis), Joaquim Moreira e Jéssica Oliveira (iniciados), Dinis Carreiras e Sofia Loução (pupilos/benjamins) e María Jesus Barros (elites femininas).

Na prova de juniores, na extensão de 45 quilómetros, Pedro Pinto (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) venceu ao sprint batendo em cima da linha de meta Rogério Pereira (Maia) e Carlos Barreiros (Tensai / Sambiental / Santa Marta), respetivamente, segundo e terceiro classificados.

Em cadetes, Pedro Silva (Seissa | KTM-Bikeseven | Matias&Araújo | Frulact) chegou isolado à meta vencendo a prova pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã. João Silva (C.C.Barcelos/ AFF /Orbea / Onda) e João Lobo (Seissa | KTM-Bikeseven | Matias&Araújo | Frulact) concluíram a corrida de 36 kms na segunda e terceira posições.

Sérgio Silva (individual) venceu destacado a corrida de juvenis, terminando à frente de João Leite (União Ciclismo da Trofa) e de Diogo Saleiro (Seissa | KTM-Bikeseven | Matias&Araújo | Frulact). Na classificação feminina de juvenis a melhor foi Beatriz Pereira (CRC / Garbo / Módulo 60) seguida das atletas Beatriz Roxo (Escola de Ciclismo Arca de Noé - Gaia) e Nicole Gonçalves (Seissa | KTM-Bikeseven | Matias&Araújo | Frulact).

Após a realização das provas de infantis (em linha e gincana) os melhores no 15º Prémio de Ciclismo Associação Cultural e Recreativa de Roriz foram João Martins (Seissa | KTM-Bikeseven | Matias&Araújo | Frulact) e Ana Monteiro (Escola de Ciclismo Arca de Noé - Gaia), enquanto Joaquim Moreira (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) e Jéssica Oliveira (Escola de Ciclismo Arca de Noé - Gaia) se evidenciaram em iniciados e Dinis Carreiras (Seissa | KTM-Bikeseven | Matias&Araújo | Frulact) e Sofia Loução (Escola de Ciclismo Arca de Noé - Gaia) em pupilos/benjamins.

Maria Jesus Barros (Concello do Porriño / Abanca) venceu em elites femininas.

A equipa Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel venceu a classificação coletiva de juniores e a Seissa | KTM-Bikeseven | Matias&Araújo | Frulact as classificações por equipas de cadetes e de escolas.

O 15º Prémio de Ciclismo Associação Cultural e Recreativa de Roriz teve o apoio das seguintes entidades: Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Controlsafe, Salvaggio, Câmara Municipal de Barcelos, Junta de Freguesia de Roriz, Seissa, Bikeseven / KTM, Matias & Araújo, SA., Frulact, Sidónios - Knitwear, Givec, Fernandes & Remelhe, Roque - Supermercados, Class Wash, Edencolors, Flexaco, Almeida & Miranda, Reciol, Confort Barcelos - Eletrodomésticos, ACC - Materiais de construção, Grupo Medicávado, EDC Adrasa, Enervit, Ferreirolux, Nicos Kids, Quinta da Granja, MCG - Manuel Costa Gomes, Metal Gémeos, Cavalux, Recheio - Cash&Carry, Iolanda & Cristina - Confecções, Optibor, Carnes Landeiro, Lima & Barros, Barbearia Amorim, Cordeiro, Campos & Cª., Lda., Roriz Mel, FisiPadrão, Ferrilbombas, Allsport, Leão d´Ouro, G&M - Confecções, Cidade Gym, Padaria Miranda, Inovacarnes e Ciclismo a fundo (revista oficial).

Fonte: ACM

“Taça de Portugal de BMX”

Alejandro Kim domina em Setúbal

O espanhol Alejandro Kim (Yellow Mad BMX) foi o dominador da terceira e quarta etapas da Taça de Portugal de BMX, disputadas, neste fim de semana, em Setúbal.

Depois de ter repartido o protagonismo com o luso Bruno Cardoso nas etapas anteriores, Alejandro Kim aproveitou a ausência do rival nas corridas deste fim de semana, ganhando no sábado e no domingo. Desta forma, o espanhol passo a comandar a geral da Taça na categoria de elite.

O pódio teve a mesma composição nos dois dias de corrida, com Alejandro Kim a ser acompanhado por Carlos Rosado (Clube Bicross de Portimão), segundo classificado, e por André Martins (Team BMX Quarteira), terceiro.

Na categoria masculina de 17 a 29 anos, Marco Albano (Clube Bicross de Portimão) não deu hipótese à concorrência, tanto no sábado como no domingo.

A vitória dupla foi a tónica em todas as principais categorias competitivas. Carolina Martins (Team BMX Quarteira) ganhou nos dois dias, o mesmo tendo conseguido o cadete Rodrigo Queirós (Team BMX Quarteira).

A equipa de Quarteira também se destacou, na tabela coletiva, em ambas as etapas disputadas na pista de Setúbal.

Fonte: FPC

"4º Passeio Junta de Freguesia de Santa Clara"

O regresso da chuva marca evento, mas não desanima amantes das duas rodas

Texto e fotos: José Morais

Foi para a estrada este domingo, o quarto passeio de bicicleta, organizado pela Junta de Freguesia de Santa Clara em Lisboa, com cerca de uma centena de participantes, os mesmos percorreram a maioria das freguesias da capital, num trajeto com 50 quilómetros, acessível para pedalar a todos os participantes.

O Campo das Amoreiras, foi o local da concentração pelas 8 horas, com a partida a ser dada cerca das 9,20, a caravana seguiu pela Av. Santos e Castro, Rua das Murtas, Av. Do Brasil, Rotunda do Relógio, Av., Marechal Gomes da Costa, Av. Infante D. Henrique, Terreiro do Paço, Cais do Sodré, Av. De Brasília, e Torre de Belém, após uma paragem, onde foi oferecido a todos os participantes fruta e água, existiu tempo de convívio e uma foto de grupo.

De regresso à estrada, o percurso foi o mesmo até ao Cais do Sodré, entrando pela Rua do Arsenal, Praça do Comercio, Rua da Prata, Praça da Figueira, Rossio, Restauradores, Marques de Pombal com a subida da Av. Da Liberdade, seguindo até ao Saldanha, Campo Pequeno, Campo Grande, Alameda das Linhas de Torres, Lumiar, Azinhaga da Cidade, Estrada de São Bartolomeu, e a chegada ao Campo das Amoreiras, a ocorrer cerca das 12,30.

Inserido nas comemorações dos 43 anos do 25 de Abril, este passeio, apesar de celebrar Abril, também tinha o objetivo de promover o desporto, como a bicicleta, para a Presidente da Junta de Freguesia de Santa Clara, Maria Graça Ferreira, foi muito positivo o evento, havia muitos participantes inscritos, mas as más condições climatéricas, reduziu o número, mesmo assim foi positivo, mas o tempo é algo que não se pode controlar, a muita chuva e vento que se fazia sentir logo de manhã, retraiu muitos participantes, entre eles o próprio presidente da Câmara, Fernando Medina, que optou por não comparecer, porem, Maria Graça Ferreira afirmou, ter sido positivo, ser relembrada uma data tão importante, e confraternizar entre as pessoas presentes, e todos os que apoiaram o evento, com um especial não só ao executivo, mas a todos os colaboradores que se disponibilizaram para ajudar e marcarem presença, deixando a mensagem de agradecimento a todos os que marcaram presença, e convidando aos que não estiveram, a virem participar, vale sempre a pena.

Olhando o evento: 

Num domingo em que a chuva regressou, a mesma marcou sem dúvida este bonito passeio pela capital, uma cidade que começa a despertar com muitas novidades, muita renovação, muita beleza. O regresso da chuva marcou sem dúvida o evento, mas não desanimou os amantes das duas rodas sem motor, os mesmos pedalaram, e desfrutaram as belezas de uma cidade calma, numa manhã de trânsito reduzido, que dava vontade de andar de bicicleta. Com uma velocidade controlada de passeio, já que isso se tratava, deu ainda mais valorização ao evento, com a organização a saber manter o andamento, sendo assim acessível para todos, também para isso, contribui o excelente trabalho feita pela PSP-Trânsito de Lisboa, pela segurança dada a todos os participantes, as quedas, surgiram algumas, mas nada de grave felizmente, apenas motivados por algumas linhas de elétricos, e pelo piso molhado, mas com assistência imediata do Bombeiros do Beato, que felizmente pouco trabalho tiveram.

E pouco mais para dizer, apenas deixar os parabéns á organização, a toda a logística disponibilizada aos participantes, antes, durante e depois do passeio, o qual terminou num grande almoço convívio, com o tradicional caldo verde, e um belo porco no espeto.

Com os votos de bons passeios, boas pedaladas, até um destes dias num evento por esse país fora.

Pode visualizar mais fotos em:

“Taça de Portugal XCM”

Rúben Almeida e Charlotte Davies conquistam Castelo de Vide

Rúben Almeida (BTT Seia) e Charlotte Davies (BTT Loulé/BPI/Elevis) venceram hoje a Maratona de Castelo de Vide e de Marvão, segunda prova pontuável para a Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM).

A elite masculina cumpriu um percurso de 99 quilómetros, com início e final em Castelo de Vide, durante o qual Rúben Almeida demonstrou grande superioridade sobre a concorrência. Completou a prova em 4h14m30s, deixando o segundo classificado, José Rodrigues (UCVNF/Soniturismo/Bike World), a 5m44s. O terceiro foi Davide Machado (BTT Seia), a 5m57s.

O vencedor da anterior prova pontuável, David Vaz (Gnauk/King Gates/Blisq Creative), não foi além da quarta posição. Apesar disso, segurou o comando da geral de elite, embora em igualdade pontual com Rúben Almeida.

Entre as senhores sobressaiu Charlotte Davies, que precisou de 3h11m41s para completar os 65 quilómetros que estavam destinados à elite feminina. Flávia Lopes (Vasconha BTT Vouzela) foi a segunda classificada, a 1m21s. A terceira, a 3m26s, foi Lucia Vazquez (ProRebordosa/Oforsep/RG Group). A vitória na Maratona de Castelo de Vide e Marvão permitiu a Charlotte Davies ascender ao comando da geral de elite feminina.

Rui Casquinha (BTT Seia) foi o melhor master 30, Carlos Rocha (Saertex Portugal/Edaetech) impôs-se em master 35, Carlos Santos (Vasconha BTT Vouzela) triunfou em master 40, Carlos Soares (Viseu 2011/BTT 100 Rumo) ergueu os braços em master 45, Reinaldo Luís (ProRebordosa/Oforsep/RJ Group) ganhou em masters 50 e João Marques (BTT Seia) bateu os restantes masters 55.

Entre as veteranas destacaram-se a master 30 Raquel Marques (ASC/Focus Team/Vila do Conde) e a master 40 Elisete Sousa (BTT Loulé/BPI/Elevis).

Ricardo Gomes (Saertex Portugal/Edaetech) ganhou a corrida de atletas com deficiência auditiva.

A equipa BTT Loulé/BPI/Elevis venceu a classificação coletiva de elite, enquanto a classificação por equipas masters foi conquistada pelo BTT Seia.

Fonte: FPC

“Equipa Portugal

José Dias terceiro classificado em Espanha

O português José Dias foi hoje o terceiro classificado no XCO Superprestigio Arnedo, em La Rioja, Espanha, uma prova pontuável para o ranking UCI, ganha pelo medalhado olímpico Carlos Coloma.

A Equipa Portugal apresentou-se na competição de classe 2 internacional com cinco ciclistas de elite e sub-23 masculinos. José Dias foi aquele que mais se evidenciou, dando luta à dupla da Primaflor Mondraker, Carlos Coloma e Catriel Soto.

A corrida foi ganha por Carlos Coloma, medalhado nos Jogos do Rio de Janeiro, seguido pelo compatriota Catriel Soto. José Dias fechou o pódio e, depois de ter sido segundo na corrida anterior do troféu Superprestigio MTB, subiu ao segundo posto da geral, atrás de Carlos Coloma.

Roberto Ferreira foi o oitavo classificado, enquanto João Rocha, um lugar mais abaixo, conseguiu ser o segundo melhor sub-23 em liça. Bruno Nunes e Kevin Oliveira também correram em representação da Seleção Portuguesa, mas ainda aguardamos pela publicação dos resultados finais para sabermos em que posições cortaram a meta.

Ana Tomás vestiu as cores nacionais da prova de elite feminina, sendo a sexta corredora a passar a meta, um resultado que lhe valeu o segundo posto entre as sub-23.

Portugal também conseguiu pódios na categoria de juniores. No setor masculino, Guilherme Mota foi o segundo classificado e subiu ao topo da geral desta categoria no troféu Superprestigio, Carlos Salgueiro foi o terceiro classificado. Aguardamos informação sobre o resultado de Rafael Rita. No setor, Marta Branco foi a segunda classificada.

“Tivemos um desempenho muito bom, cumprindo os objetivos a que nos propusemos. Estou satisfeito com o desempenho dos corredores portugueses, que estiveram na discussão das provas em que participaram”, congratula-se o selecionador nacional, Pedro Vigário.

Fonte: FPC

“Astana leva apenas oito ciclistas à Volta a Itália em memória de Michele Scarponi, que faleceu na semana passada”

100.ª edição do Giro arranca dia 5

Por: Lusa

Foto: DR

A Astana informou este domingo que disputará a 100.ª edição da Volta a Itália apenas com oito ciclistas, abdicando de um corredor em memória do italiano Michele Scarponi, que morreu a semana passada, vítima de atropelamento.

"O que sucedeu com Michele foi uma verdadeira tragédia. Michele deveria ser o nosso líder no Giro e, por isso, decidimos não o substituir na prova. Em todos os dias do Giro e em todas as provas que disputarmos, Michele estará sempre connosco e vamos tratar de honrar a sua memória, recordando a sua garra e o seu sorriso", disse o manager da equipa cazaque, Alexandr Vinokurov, num comunicado da formação.

Para Vinokurov, está "é a decisão mais correta", manifestando-se convicto que a organização da Volta a Itália aceitará a opção de a Astana prescindir de um ciclista.

"Obviamente que esta não será a única iniciativa que a Astana promoverá para recordar Michele e ajudar a sua família", assegurou ainda o responsável da Astana.

A prova arranca no próximo dia 5 e termina no dia 28.

Fonte: Record on-line

“Galeria Multimédia” divulgação das Fotos do “4º Passeio Junta Freguesia Santa Clara”

Já estão on-line na “Galeria Multimédia”, as fotos do “4º Passeio Junta Freguesia Santa Clara” realizado este domingo em Lisboa, as mesmas podem ser visualizadas em: https://photos.google.com/share/AF1QipNJHS03ti9OREwUylGxcK9QxXk6jSu7fCn39_WaW7CvjzzIrHcZ75oXjTju_eXFmQ?key=NHRza3ZMa0pqbVFhamctNXI5YTBHUFo0bk5mMEV3

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com