terça-feira, 27 de setembro de 2022

“Renato Teixeira e Sara Colaço vencem edição de 2022 do Estrela Xtreme Triathlon”


Serra da Estrela recebeu mais de meia centena de atletas num evento único

 

Por: Record

Foto: Paulo Nunes

A Serra da Estrela recebeu este fim de semana o Estrela Xtreme Triathlon, evento que desafiou meia centena de atletas a superar-se na modalidade de Half Ironman, mas em altitude, o que, em conjunto com a beleza da natureza envolvente, torna este evento único em beleza e em exigência.


Renato Teixeira e Sara Colaço venceram este fim de semana a edição de 2022 do Estrela Xtreme Triathlon, um evento que desafiou meia centena de atletas a superar-se na modalidade de Half Ironman (1,9 quilómetros a nadar, 105 quilómetros em bicicleta e 21,1 quilómetros a correr), mas em altitude (a 1400 metros), o que, em conjunto com a beleza da natureza envolvente, torna este evento único em beleza e em exigência.

Renato Teixeira, do Grupo Desportivo da Goma, cortou a meta 6:39.43 horas após a partida de sorriso rasgado e sem esconder a satisfação de ter superado este desafio na primeira posição, confessando que "depois de passar para a frente foi mais coração do que cabeça". A fechar o pódio ficaram Pedro Oliveira, do Vitória Sport Club de Triatlo, e Adelino Sousa, também do Grupo Desportivo da Goma.


Na prova feminina, Sara Colaço, do Clube Oriental de Lisboa, venceu em 9:25.43 horas. No final a atleta disse que esta foi uma conquista de "superação total". Apesar de visivelmente em esforço, a atleta não poupou elogios à prova e garantiu que conseguiu disfrutar da envolvência do percurso e daquilo que o Parque Natural da Serra da Estrela oferece: "Foi espetacular. A Serra da Estrela é lindíssima, vale sempre a pena. Estou muito contente".

Depois deste fim-de-semana, a organização, representada por Armando Teixeira, diz não ter dúvida de que o Estrela Xtreme Triathlon está no bom caminho para a muito breve prazo ser uma prova incontornável e de referência nacional e internacional, "seja pela qualidade paisagística e ambiental do Parque Natural da Serra da Estrela; pelo aproveitamento do relevo do Parque Natural da Serra da Estrela; pela experiência proporcionada ao atleta e a qualidade dos serviços prestados; ou pelo segmento de corrida, com características de trail, que diferencia este desafio de todos os outros já realizados no nosso país".


Esta foi uma edição marcada pelo sucesso desportivo e organizativo, mas também pela união dos portugueses no apoio a esta região do país, que responderam positivamente ao apelo da organização do Estrela Xtreme Triathlon e passaram o fim-de-semana na Serra da Estrela a apoiar os atletas e o que esta tem de melhor para oferecer. Depois deste Half Ironman versão "Xtreme" foram muitos os que ainda tiveram coragem de cortar a meta com os filhos ao colo e todos chegaram de sorriso nos lábios! "Entre habitantes locais, familiares e amigos dos atletas e fãs da modalidade tivemos centenas de pessoas a assistir ao evento e a visitar a região, o que cumpre totalmente o objetivo a que nos propusemos", concluiu Armando Teixeira.

Fonte: Record on-line

“W52-FC Porto pediu inscrição para a época de 2023”


A W52-FC Porto está entre as nove equipas que mostraram intenção de seguir como equipas Continentais em 2023, sem a Aviludo-Louletano-Loulé Concelho

 

Por: Lusa

A W52-FC Porto está entre as nove equipas que mostraram intenção de seguir como equipas Continentais em 2023, sem a Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

Com todos os ciclistas com contrato em 2022 suspensos, à exceção de Amaro Antunes, vencedor da Volta a Portugal em 2017, 2020 e 2021, a estrutura dos ‘dragões’ formalizou a intenção de seguir no pelotão, mesmo tendo falhado a Volta em 2022 após um ‘escândalo’ de doping.

A lista inclui oito das nove equipas lusas que participaram na Volta este ano, com a Glassdrive-Q8-Anicolor, do vencedor Mauricio Moreira, à cabeça.

Completam a lista a ABTF Betão-Feirense, a Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, a Efapel, a Kelly-Simoldes-UDO, a LA Alumínios-Credibom-Marcos Car, a Rádio Popular-Paredes-Boavista e a Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, sem a equipa de Loulé.

“A decisão quanto às equipas admitidas para a época 2023 será tomada em reunião de direção convocada para o efeito. (...) A decisão será anunciada e comunicada aos clubes até ao dia 04 de outubro de 2022”, pode ler-se no comunicado da FPC.

O escalão Continental é o terceiro sob a alçada da União Ciclista Internacional (UCI), acima das equipas de clube, e rege-se por regras específicas que foram atualizadas em setembro, anunciou a FPC, com vista a endurecer a luta antidopagem.

Amaro Antunes, três vezes vencedor da Volta a Portugal (2021, 2020 e 2017), é o único ciclista da formação com contrato em 2022 que não está impedido de correr, depois de várias suspensões a título preventivo no âmbito da operação ‘Prova Limpa’, da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), afastando a equipa da edição deste ano que vinha a dominar na última década.

Em 15 de julho, oito ciclistas e dois elementos do ‘staff’ da W52-FC Porto foram suspensos preventivamente, enquanto decorria o Grande Prémio Douro Internacional, que foi conquistado por José Neves, único representante da equipa e que continuou em prova.

Antes, no final de abril, 10 corredores da W52-FC Porto foram constituídos arguidos e o diretor desportivo da equipa, Nuno Ribeiro, foi mesmo detido, assim como o seu adjunto, José Rodrigues, no decurso da operação ‘Prova Limpa’, a cargo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto.

Em 15 de setembro, a FPC anunciou novas regras para o registo de formações Continentais, incluindo passaporte biológico para todos os ciclistas e detalhando que “nenhum membro da equipa técnica ou ciclista poderá ter licença desportiva (...) se for arguido em processo-crime por violação de normas antidopagem ou se tiver sido condenado disciplinarmente por violação” dessas mesmas normas.

As candidaturas terão de incluir “um dossiê com o histórico de casos de violação das normas antidopagem por elementos da equipa nas últimas 10 épocas desportivas”.

A inibição de licença desportiva por alguém ligado à formação ser constituído arguido ou ter sido condenado “cessa caso se verifiquem cumulativamente” vários fatores: uma condenação apenas uma vez pelas referidas violações de regras antidoping, ter sido uma sanção de menos de dois anos de suspensão, e terem passado cinco anos entre esta violação e a data de início de atividade, no caso 01 de janeiro de 2023.

Além das novas regras, também é exigido “um esforço financeiro acrescido”, com uma taxa de 500 euros por ciclista de elite no plantel pago pelas equipas, com a FPC a assumir as custas com corredores sub-23, e uma atualização dos salários mínimos anuais para corredores inscritos.

Fonte: Sapo on-line

“Jonathan Milan vence primeira etapa da Volta à Croácia no regresso de Jonas Vingegaard”


Ciclista dinamarquês voltou a competir após o triunfo no Tour e terminou tirada no 17.º lugar

 

Por: Lusa

O ciclista italiano Jonathan Milan (Bahrain-Victorious) venceu esta terça-feira ao sprint a primeira etapa da Volta à Croácia, marcada pelo regresso à competição do dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), vencedor da Volta a França.

Milan, de 21 anos, cumpriu os 223,5 quilómetros entre Osijek e Ludbreg em 5:31.48 horas, batendo sobre a meta os compatriotas Sacha Modolo (Bardiani-CSF-Faizanè), segundo, e Mirco Maestri (EOLO-Kometa), terceiro.

Sem competir desde que selou o triunfo no Tour, em julho, Vingegaard regressou à estrada com um 17.º lugar, tendo dado nas vistas ao 'fechar' um ataque durante a tirada.

Na Croácia, encerrou a especulação sobre a saúde mental, depois de estar ausente das corridas - e dos holofotes mediáticos - desde a consagração em Paris.

Na quarta-feira, a segunda de seis etapas liga Otocac a Zadar em 163 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Van der Poel quebra o silêncio: «Há rumores de que empurrei as raparigas, mas isso não aconteceu»”


Ciclista holandês comentou detenção na Austrália e revelou que apenas agarrou uma das raparigas pelo braço sem querer magoar

 

Por: Record

Foto: Reuters

Mathieu Van der Poel está de regresso à Holanda, depois de ter sido detido na madrugada de sexta-feira para sábado, na Austrália, por ter agredido duas adolescentes no hotel onde estava hospedado antes da prova de fundo de elites do Mundial de ciclismo.

O ciclista holandês quebrou o silêncio acerca do que aconteceu e aproveitou para esclarecer a situação. "Lamento o que aconteceu claro. Tinha de o resolver de outra forma, mas era tarde e queria dormir. Agora não posso voltar atrás", explicou aos meios de comunicação que o abordaram no aeroporto de Bruxelas.

"Há rumores de que empurrei as raparigas, mas isso não aconteceu. Agarrei uma pelo braço, sem intenção de a magoar. Todos os que me conhecem sabem que nunca magoei ninguém", contou.

Van der Poel espera agora que o advogado termine o recurso para saber se vai ficar impedido de voltar à Austrália nos próximos três anos e quer aproveitar para recarregar energias. "Vou descansar algum tempo em casa. Estou feliz por voltar, porque quero deixar isto para trás o quanto antes", vincou.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional /Daniela Campos e Maria Martins preparam Mundial de Pista na Suíça”


Por: José Carlos Gomes

Daniela Campos e Maria Martins competem, entre quinta-feira e sábado, nos 3 Dias d’Aigle, prova internacional de pista que se realiza na Suíça e que servirá de preparação e aquisição de pontos, tendo em vista o Campeonato do Mundo, que irá disputar-se em França, de 12 a 16 de outubro.

A pista do Centro Mundial de Ciclismo, integrada no complexo desportivo da sede da União Ciclista Internacional, recebe a 19.º edição dos 3 Dias d’Aigle, tradicional competição do calendário mundial de pista, desta vez com interesse acrescido, dada a proximidade com o Campeonato do Mundo.

Na primeira das três jornadas competitivas, Daniela Campos representa Portugal no concurso olímpico de omnium. O programa inicia-se com o scratch, às 17h17, seguindo-se a corrida tempo (19h11), eliminação (20h19) e corrida por pontos (21h09).


Na sexta-feira sobem à pista as duas portuguesas. Às 20h00 Daniela Campos compete na disciplina de eliminação. Uma hora e meia depois Maria Martins alinha na corrida de scratch. É Maria Martins que fecha a participação nacional, às 15h05 de sábado, na corrida por pontos.

“Partimos com o objetivo de somar o máximo de pontos UCI possível e também com o intuito de dar uma melhor preparação às duas corredoras, tendo em vista o Campeonato do Mundo”, explica o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Monte do Pilar recebe a 1ª etapa do Troféu Nacional de DHI - Downhill Final Season presented by Shimano”


O Monte do Pilar, em Penamaior - Paços de Ferreira, recebe nos dias 1 e 2 de Outubro a primeira etapa do Troféu Nacional de DHI - Downhill Final Season presented by Shimano.

Numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho, Associação de BTT - Pandilhas a Monte de Carvalhosa e Federação Portuguesa de ciclismo, a festa do DHI regressa a Penamaior para uma jornada dupla. No sábado, 1 de Outubro, a partir das 10 horas os pilotos podem proceder ao levantamento de frontais no secretariado, cujo fecho está marcado para as 12 horas, sendo que a partir das 14 horas podem realizar as primeiras descidas de treino na pista, treinos esses abertos a todas as categorias.

O programa de domingo, dia 2 de Outubro, será dentro do habitual: início de treinos a partir das 9 até às 12 horas, altura em que a pista será encerrada.

Às 14 horas terá início a primeira manga, a manga de qualificação, prevendo-se que a manga de classificação terá lugar a partir das 15.30 horas.

A organização conjunta da Federação Portuguesa de Ciclismo, Associação de Ciclismo do Minho e Pandilhas a Monte, pretende que o regresso do DHI à pista do Monte do Pilar seja novamente uma festa para todos os pilotos.

 

Por todos os pilotos designamos as seguintes categorias:

 

Escolas – infantis e juvenis ambos os géneros

Masculinos – cadetes, juniores, elites, master 30, master 40, master 50 e master 60.

Femininos – cadetes, juniores, elites e masters.

Open – rookies (15/16 anos), sports (17/22 anos), experts (+ de 23 anos) e ladies ride (+ de 15 anos).

Ressalva na categoria Open em que os pilotos podem ser federados noutras vertentes ou não federados, sendo que a idade mínima são os 15 anos feitos até ao primeiro dia de prova, sábado 1 de Outubro.

As inscrições são efetuadas no site da Federação Portuguesa de Ciclismo (aqui) impreterivelmente até às 23.59 do dia 28 de Setembro.

O 1.º DHI Monte do Pilar tem o apoio da Câmara Municipal de Paços de Ferreira - Capital do Móvel, Junta de Freguesia de Carvalhosa, Junta de Freguesia de Penamaior, Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, WD-40, Federação Portuguesa de Ciclismo, Shimano, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Navega Rías Baixas, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e do comércio e indústria local.

Fonte:  ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Ciclismo Profissional”


Federação recebe nove intenções de constituição de equipas continentais para 2023

 

Por: José Carlos Gomes

Nove equipas que estiveram inscritas como continentais na época de 2022 formalizaram a intenção de voltarem a constituir-se como equipas continentais UCI na próxima época:

 

ABTF Betão-Feirense

Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel

Efapel Cycling

Glassdrive-Q8-Anicolor

Kelly-Simoldes-UDO

LA Alumínios-Credibom-Marcos Car

Rádio Popular-Paredes-Boavista

Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

W52-FC Porto

De acordo com o previsto no ponto 2.5.3 das Normas particulares da UVP-FPC para a filiação de Equipas Continentais UCI 2023, a decisão quanto às equipas admitidas para a época 2023, será tomada em reunião de Direção convocada para o efeito, segundo os critérios e procedimentos previstos nos pontos 2.1. destas normas. A decisão será anunciada e comunicada aos clubes até ao 4 de outubro 2022.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Afinal a W52-FC Porto poderá continuar no escalão principal”


Por: José Morais

O afastamento da equipa da  W52-FC Porto por motivo de doping, suspensa  pela Autoridade Antidopagem de Portugal na véspera do início da Volta a Portugal, com apenas Amaro Antunes a ficar ilibado, todos os restantes elementos da equipa, ciclistas, técnicos e outros responsáveis, ficarem proibidos de continuar a competir.

Adriano Quintanilha, o dono da formação veio depois a público afirmar de que iria acabar com a equipa do escalão principal, e voltar-se para as categorias jovens, apostando na sua formação criando uma academia de ciclismo.

Porem, as ideias parece que mudaram, e afinal Adriano Quintanilha e o diretor-desportivo Jorge Henriques pensam regressar ao escalão principal, apesar de existirem alguns passos a dar,  um deles passa pela aceitação da inscrição de uma equipa Continental por parte da União Ciclista Internacional, e terá de seguir ainda  a regulamento recentemente publicado pela Federação Portuguesa de Ciclismo, ter metade de ciclistas portugueses no plantel.

Sabe-se que já contratou o espanhol Hector Sáez para a nova formação, que será liderada por Amaro Antunes, este o único ciclistas que transita da formação anterior, e caso a equipa avance para o escalão principal, a formação irã contar com cinco jovens espanhóis, os quais tinham sido contratados na altura em que esperavam se poderiam participar na Volta a Portugal, com a W52-FC Porto ainda a estar atenta a ciclistas que estejam livres.

Porem, a equipa W52-FC Porto é uma das nove formações que formalizou a intenção de voltar a constituir-se como equipa continental da UCI na próxima época de 2023, e apresentou a sua candidatura na Federação Portuguesa de Ciclismo, que hoje divulgou as candidaturas, caso não seja aceite, e a W52-FC Porto tenha de se inscrever como sub-23, será ainda possível contar com três corredores acima dessa idade, mas a formação não poderá participar na Volta a Portugal.

Esperemos para ver o desenrolar dos acontecimentos.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com