segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

“Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos”

VEÍCULOS CLÁSSICOS REGRESSAM À FIL DE 21 A 23 DE ABRIL

Evento de referência conta com mais de 150 expositores nacionais e internacionais relacionados com os veículos clássicos e antigos. 

Exposições temáticas versam sobre a história da Ferrari e o acervo do Museu da GNR  Leilão de Automobilia, Passeios de Clássicos, Concentrações de Clubes e Mercado de Clássicos oferecem modelos para todos os gostos  Esperados mais de 40 mil visitantes, número registado na edição de 2016  Art Village confere criatividade ao salão 

Caramulo, 6 de Fevereiro de 2017 - O Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos, regressa à FIL – Feira Internacional de Lisboa, nos dias 21, 22 e 23 de Abril. A 13ª edição do maior evento português relacionado com a temática dos Clássicos e da História Automóvel reúne mais de 150 expositores de vários países.  

A organização do Salão Motorclássico continua a apostar na diversidade, através da participação de diferentes entidades comerciais e institucionais relacionadas com a temática, de duas novas exposições temáticas dedicadas à emblemática marca italiana, a Ferrari, no ano em que se comemoram os seus 70 anos de existência, e ao acervo de motos do Museu da GNR, o tradicional leilão de automobilia e passeios e concentrações de clássicos, entre outras actividades que celebram o universo motorizado clássico. Esta programação espera atrair mais de 40.000 visitantes, alcançados na edição de 2016. 

Passeios, Encontros e Leilão de Automobilia Para além destas novidades, não vão faltar os habituais passeios e concentrações, com destaque para o “Passeio ACP ao Motorclássico”, o passeio do Clube Fiat de Portugal, o Passeio 2CV de Lisboa, o Passeio do Clube Loures Clássicos e o Passeio UMM, entre outros. No Sábado, dia 22 de Abril, a partir das 17h00, decorre o Leilão de Veículos Clássicos & Automobilia, uma rara oportunidade para assistir, vender ou comprar num leilão especializado em automobilia, automóveis e motociclos antigos em Portugal. O leilão está aberto a colecionadores e visitantes, que poderão inscrever-se no site do Salão Motorclássico.  

O crescimento do número de visitantes e de volume de negócios em cada uma das edições demonstra o impacto e influência do Salão Motorclássico no mercado dos Clássicos em Portugal. O Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com a AIP – Feiras Congressos e Eventos.  

Para obter mais informações sobre o Salão Motorclássico aceda ao site oficial do evento em www.motorclassico.com

Sobre o Museu do Caramulo Com mais de 60 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Espírito do Caramulo, a Noite dos Museus ou o Rider. Mais informação em www.museu-caramulo.net

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Notícias do Pedal

“Velocista Ladji Doucur vai retirar-se após campeonatos de França”

A sua última conquista aconteceu durante o Europeu de 2009, em Turim, quando ocupou o primeiro lugar no pódio.

Foto: EPA/VINCENT JANNINK
O velocista francês Ladji Doucouré, bicampeão do mundo em 2005, vai retirar-se depois dos campeonatos de França de pista coberta, em meados de fevereiro, em Bordéus, anunciou o próprio em entrevista à radio RMC.
"Chego ao fim da carreira com arrependimentos, como toda a gente, mas não são arrependimentos profundos porque fiz muitas coisas”, disse Doucouré, cuja carreira ficou marcada por problemas físicos no tendão de Aquiles.
O atleta francês atingiu o auge da carreira em 2005, quando se sagrou campeão mundial nos 110 metros barreiras em Helsínquia e venceu os 4x100 metros, alguns dias mais tarde, integrado no quarteto gaulês.
Foi em pista coberta que Doucouré conquistou o seu primeiro título internacional a nível profissional, no campeonato da Europa, em Madrid, em 2005, nos 60 metros obstáculos.
Ostenta ainda a proeza de ter sido o primeiro francês a baixar dos 13 segundos nos 110 metros obstáculos – fez o tempo de 12,97 – recorde de França que perdurou entre 2004 e 2014, além de ter estado, por duas vezes, à beira de subir a um pódio olímpico, em Atenas2004, quando tropeçou na última barreira, e em Pequim2008, quando foi quarto na final.
Fonte: SAPO Desporto c/Lusa

“Maratona Limiana”

Ponte de Lima acolhe no dia 5 de março a segunda etapa do Campeonato do Minho de BTT XCM - Raiz Carisma. A 4ª Maratona Limiana, para além da vertente competitiva, também se destina a praticantes desportivos informais que participam em atividades numa perspetiva de lazer, estando previstos percursos de Meia-Maratona e de Maratona. As inscrições podem ser efetuadas online (aqui).

Organizada pelo BaToTas, Clube de Desportos Radicais de Ponte de Lima, em parceria com a Associação de Ciclismo do Minho, a Maratona será disputada em trilhos da vila mais antiga de Portugal, começando e terminando na Alameda de São João - Ponte de Lima.

Aberta à participação de todos os interessados, independentemente de serem ou não atletas federados, a Maratona Limiana prevê a inscrição nas habituais categorias de competição, de lazer e de paraciclismo, estando contemplados percursos de Meia-Maratona (cerca de 862m de acumulado) e de Maratona (cerca de 1516m de acumulado).

A participação na Maratona e na Meia-Maratona tem o custo de 10 euros (gratuita para atletas de paracilismo). As inscrições podem ser formalizadas online (aqui).

A 4ª Maratona Limiana tem o apoio do Município de Ponte de Lima, Federação Portuguesa de Ciclismo, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Cision, Salvaggio, Arrecadações da Quintã e Bike Magazine (revista oficial).

No ano passado, Jacinto Fiúza e Ana Rita Vale venceram a 3ª Maratona Limiana, primeira etapa do Campeonato do Minho de BTT XCM - Raiz Carisma, na categoria de elites. A maratona conheceu ainda os seguintes vencedores: Carlos Rocha (master 30), Alberto Amaral (master 40), Paulo Mota (master 50), Liliana Lopes (master femininas), Ricardo Gomes (paraciclismo) e o Batotas/Ponte de Lima (equipas). Na vertente de lazer os vencedores absolutos foram Fernando Alves (maratona), Jonny Carrione (meia-maratona).

Fonte: ACM

“Campeonato do Minho de BTT XCM - Raiz Carisma”

O Campeonato do Minho de BTT XCM - Raiz Carisma arranca no próximo dia 19 de fevereiro com a realização, em Roriz (Barcelos), da 8ª edição do Raid do Facho - Maratona de BTT. A iniciativa também se destina a praticantes desportivos informais que participam em atividades numa perspetiva de lazer, estando previstos percursos de Meia-Maratona, Maratona, Mini-Raid e uma caminhada saudável para os acompanhantes. As inscrições já estão abertas.

Referência no panorama do BTT promovido em Barcelos pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz e pela Associação de Ciclismo do Minho, o 8º Raid do Facho - Maratona de BTT será a primeira prova do Campeonato do Minho de BTT XCM - Raiz Carisma.

Evento multifacetado, o Raid do Facho proporcionará aos seus participantes as seguintes opções: maratona de 70km (cerca de 1700m de acumulado), meia-maratona de 40km (cerca de 1100 de acumulado), mini-raid BTT de 20 kms e caminhada/aula de zumba para os acompanhantes. As inscrições podem ser efetuadas em www.classificacoes.net.

O Monte do Facho, coroado pelo santuário homónimo, será o centro nevrálgico do evento, fazendo jus à designação que o evento ostenta. Percurso diversificado e transversal às múltiplas preferências dos participantes, decorrerá por freguesias do concelho e ainda em algumas limítrofes. Englobará um percurso entre os vales do rio Neiva e do rio Cávado, entre as cidades do Galo e dos Arcebispos, onde a História e a Natureza convivem mutuamente. Abordará a Rota da Cerâmica, uma das atividades artesanais/profissionais de maior envergadura na região. Sendo a Olaria, uma tradição secular, profundamente enraizada.

No ano passado, José Rodrigues e Ana Rita Vale venceram em elites o 7º Raid do Facho BTT / Maratona XCM, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT XCM - Raiz Carisma. A maratona conheceu ainda os seguintes vencedores: José Lourenço (master 30), Tierri Mendes (master 40), António Silva (master 50), Raquel Marques (master femininas), Ricardo Gomes (paraciclismo) e o Batotas / Ponte de Lima (equipas).

Fonte: ACM

“Amâncio Passos distinguido pela Federação de Ciclismo”

A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) atribuiu o título de sócio de mérito ao vimaranense Amâncio de Freitas Passos, dirigente associativo que já havia sido distinguido pela Associação de Ciclismo do Minho com o título de Vice-Presidente Honorário. A entrega da distinção ocorreu no passado sábado (04 de fevereiro) numa cerimónia promovida pela FPC, no Centro de Congressos de Aveiro. A iniciativa serviu ainda para a apresentação das equipas e o lançamento da época desportiva de ciclismo de estrada, assim como para a entrega dos Prémios APCP 2016.

Natural de Guimarães, onde nasceu a 8 de setembro de 1944, Amâncio de Freitas Passos desempenhou funções diretivas na Associação de Ciclismo do Minho desde a década de 80, nomeadamente como vice-presidente daquela que é a maior associação regional de ciclismo do País. Delmino Pereira, Presidente da FPC, entregou a distinção a Amâncio Passos na cerimónia que contou com a presença de atletas, dirigentes, autarcas e patrocinadores, entre outros, que se associaram à iniciativa.

“Esta distinção é motivo de grande regozijo pois reconhece o mérito do Vice-Presidente honorário da ACM, Amâncio Passos, e traduz também um incentivo e valorização do trabalho dos dirigentes desportivos voluntários”, afirmou José Luís Ribeiro, Presidente da Associação de Ciclismo do Minho, destacando que “Amâncio Passos é um exemplo motivador pela sua permanente disponibilidade, capacidade de trabalho, competência e pela juventude com que nos presenteia e surpreende constantemente”.

Recorde-se que a proposta de atribuição do título de sócio de mérito foi apresentada à Assembleia Geral da FPC pela Direção do órgão federativo, tendo o documento também sido subscrito pelos delegados do Minho. A distinção foi aprovada por unanimidade e aclamação na reunião da Assembleia-Geral da FPC realizada no dia 2 de abril de 2016. Além de Amâncio Passos foram distinguidos Basílio Angélico (Vila Real), Eduardo Guilherme (Setúbal), Joaquim Leite (Porto) e Saúl Jorge (Santarém).

O título de sócio de mérito é atribuído pela FPC às pessoas que, pelo seu valor e atuação, tenham prestado relevantes serviços ao ciclismo, nomeadamente como dirigentes de clubes ou associações regionais de ciclismo.

Fonte: ACM

"VIII DUATLO DE TORRES VEDRAS "

2ºLUGAR PARA O TRIATLO DE TORRES NOVAS

NA 1ªETAPA DO CAMPEONATO NACIONAL DUATLO 2017

Torres Vedras foi palco no passado sábado à tarde, dia 4/Fevereiro, da etapa inaugural do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo. Numa tarde recheada de competitividade, a oitava edição deste evento, organizado pela Associação de Moradores Cultura e Recreio de Fonte Grada, Câmara Municipal de Torres Vedras, e que contou com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal, recebeu mais de duas centenas de atletas distribuídos por vários escalões acima de Cadetes que procuraram os primeiros pontos de 2017.

E foi com atletas Cadetes de 2ºano (nascidos em 2000), RICARDO BATISTA, e de 1ºano (nascidos em 2001), AFONSO DO CANTO e JOSÉ PEDRO VIEIRA, que o TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS conquistou um brilhante 2ºlugar por equipas nesta prova de Duatlo, constituído por um 1ºsegmento de corrida de 5.000m, seguido de um segmento de ciclismo em estrada de 19kms, e terminando com um 2ºsegmento de corrida de 2.500m.

Ricardo Batista foi 6º à geral em absolutos, Afonso do Canto 11º e José Pedro Vieira 13º, conquistando por esta ordem os três lugares do pódio na categoria de Cadetes.

Mas em femininos, a equipa torrejana também teve uma excelente prestação, alcançando o 4ºlugar por equipas, através de CAROLINA SERRA que foi 4ª na geral em absolutos, e 1ª no seu escalão de Juniores, JOANA MIRANDA 11ª na geral, e 2ª em Cadetes, e Rita Amaro 10ª em Séniores e 32ª na geral.

Não podia ter começado de melhor forma a época para os atletas torrejanos, tendo em conta estes resultados obtidos em Torres Vedras. Neste Duatlo, participaram ainda mais atletas torrejanos, Miguel Moreira foi 88ºclassificado na geral, e 16º em Cadetes, logo seguido neste escalão por André Rodrigues que foi 99ºclassificado na geral, e Rafael Marques que em Juniores foi 16º, e 100ºclassificado na geral.

A próxima etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo será no próximo sábado, dia 11/Fevereiro, em Arronches, que será também a prova única do Campeonato Nacional Individual de Cadetes e Juniores. No dia seguinte, será a vez dos mais jovens participarem no 1ºDuatlo de Portalegre, uma prova de estafetas com as equipas de 3 elementos a serem distribuídas por 2 agrupamentos.

JOANA MIRANDA

Com Estatuto Praticante Alto Rendimento

 Foi com grande orgulho que a Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas recebeu a notícia da atribuição do estatuto de praticante de alto rendimento à sua atleta JOANA MIRANDA.

Com esta valência esta jovem atleta, de apenas 16 anos de idade vai poder usufruir de um melhor acompanhamento escolar, existindo também facilidades para estágios e provas oficias, entre outras vantagens.

Estes “ prémios ” refletem toda uma filosofia de trabalho que tem vindo a ser implementada e aplicada em prol do Triatlo em Torres Novas pelo treinador PAULO ANTUNES. Esperamos que TODA A EQUIPA, que é composta por um excelente grupo que partilha valores como, humildade, fairplay, espírito de sacrifício e camaradagem se sintam também orgulhosos pela sua colega de equipa.

JOANA MIRANDA, nasceu a 11/Novembro/2000, residente em RIACHOS e estudante no ENTRONCAMENTO, é federada na FEDERAÇÃO DE TRIATLO PORTUGAL desde os 9 anos de idade (2010).

Na época de 2016 foi CAMPEÃ NACIONAL DE TRIATLO no Grupo Idades 16-17 anos, foi Vice-Campeã nacional de Aquatlo, obteve o 3ºlugar Campeonato Nacional de Duatlo e integrou a Seleção Nacional de Triatlo por duas vezes, na Taça da Europa de Quarteira e no Campeonato da EUROPA de Youth na Hungria.

 

CIRCUITO PORTUGAL TOUR DE BIATLE MODERNO

1ªEtapa em Pombal

 No domingo, dia 5 de Fevereiro realizou-se a 1ªetapa de Biatle do Circuito Portugal Tour 2017, modalidade em que os atletas torrejanos têm conquistado algumas medalhas em Campeonatos da Europa e do Mundo, como foi o caso no passado mês de Outubro de 2016, quando se deslocaram a Sarasota na Flórida, Estados Unidos da América.

Nesta 1ªetapa realizada nas Piscinas Municipais de Pombal e na pista coberta instalada no Centro Municipal de Exposições, estiveram presentes cerca de 150 atletas em representação de uma dezena de clubes, realizando uma prova em formato Indoor descontínuo, com todos os atletas a efetuarem a prova de natação e corrida separadamente, e sendo os vencedores os que obtiveram o menor tempo combinado das duas provas.

Iniciaram esta etapa, os atletas Aprendizes, com Francisca Leirião a vencer destacadíssima a sua prova e Mafalda do Canto a chegar no 3ºlugar. Diogo Viegas foi 4ºclassificado em masculinos.

Nos Benjamins, Mateus Nascimento subiu ao 3ºlugar do pódio, David Marques foi 4º e Rodrigo Viegas 6º, enquanto em femininos, Margarida Inácio foi 7ªclassificada.

Seguiram-se os Infantis, com o pódio dos masculinos a ser totalmente torrejano. João Nuno Batista, Martim Salvador e Pedro Afonso Silva alcançaram a 1ª, 2ª e 3ªposições, e Vasco Santos concluiu no 7ºlugar. Natércia Carvalho foi a única torrejana a participar neste escalão e terminou na 12ªposição.

Em Iniciados, uma boa prova para Gustavo do Canto que alcançou o 3ºlugar, enquanto o seu irmão Afonso do Canto em Juvenis, alcançava um excelente 2ºlugar numa prova muito disputada até ao fim.

Ainda em Juvenis, mas em femininos, Ana Margarida Silva foi 4ªclassificada e Beatriz Neves 7ª. Carolina Serra venceu em Juniores A, e Mariana Correia terminou na 4ªposição.

Nesta etapa houve ainda vitórias de atletas que representam a Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, em Séniores para Ricardo Rego e para Marco Sousa em Master A, escalão em que Pedro Silva obteve também um lugar no pódio ao terminar no 3ºlugar.

Fonte: Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas





 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com