domingo, 18 de setembro de 2022

“Taça de Portugal de XCO Avis”


Vice-campeão mundial triunfa na coroação de Roberto e Joana

 

Por: José Carlos Gomes

O vice-campeão mundial e medalhado olímpico David Valero (BH Temple Cafés UCC) ganhou hoje, em Avis, a quinta e última prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), na qual Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) e Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) foram coroados vencedores da geral.


O espanhol David Valero confirmou o favoritismo e ditou o ritmo da corrida, ganhando a prova com à-vontade. Numa luta entre campeões nacionais, o português Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) foi o segundo classificado, a 1m04s. O terceiro, a 1m43s, foi Roberto Ferreira.

O pódio em Avis valeu a Roberto Ferreira a conquista da Taça de Portugal na categoria masculina de elite, com 137 pontos. Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) somou 126 e Ricardo Marinheiro totalizou 92. João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) ganhou a Taça em sub-23.


Entre a elite feminina o triunfo também foi espanhol, pertencendo a Rocío García (BH Temple Cafés UCC). Joana Monteiro foi a segunda classificada, a 3m21s, e Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) fechou o pódio do dia, a 6m32s.

Nas contas da Taça, a superioridade foi de Joana Monteiro, com 152 pontos, seguida por Ana Tomas (BTT Seia), com 111, e por Lara Lois (Motobike), com 108. A vencedora da Taça de Portugal em sub-23 foi Ana Fernandes (Strix Bike Team).


Em juniores, Mariana Líbano (Guilhabreu BTT) ganhou as cinco provas pontuáveis e, obviamente, conquistou a Taça de Portugal. Na mesma categoria, mas no setor masculino, a corrida de Avis foi ganha por Rafael Sousa (Guilhabreu BTT), mas a Taça ficou para Guilherme Barros (24horas Altimetria/OnTrack). Em cadetes os vencedores deste domingo foram também os melhores na geral da Taça, Duarte Galvão (Águias de Alpiarça/Di BIkes/Crédito Agrícola) e Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis).

Nas categorias de veteranos os vencedores da Taça de Portugal foram os masters 30 Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova) e Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar), os masters 40 Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech) e Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar), o master 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e o master 60 Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova). Em paraciclismo impôs-se Nuno Sousa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).

O Guilhabreu BTT venceu coletivamente a Taça de Portugal de XCO 2022. 

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Equipa de Ciclismo – Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic-CRP Ribafria termina época”


Terminou oficialmente a época 2022 de ciclismo

 

Por: Rui Medina   

Os próximos três meses serão de descompressão e divertimento em cima da bicicleta para os nossos atletas, mas de muito trabalho para a direção da equipa.

O ano 2022 foi uma época de mudança, do início de um novo ciclo, com grandes transformações e alterações na estrutura da equipa.

A direção da equipa apenas tinha provas dadas da realização de um trabalho positivo nos anos anteriores, mas acreditamos que podíamos melhorar e fomos em busca de mais: mais apoio, mais empenho, mais ajuda e sobretudo mais “sentimento” pela equipa.

Durante a reunião com a direção do CRP, sentimos que acreditavam e confiavam em nós, estando dispostos a apostar no nosso projeto, a receber e apoiar a equipa.

Acreditamos nos valores do trabalho, e, por isso, estávamos convictos de que iríamos elevar e projetar o nome do CRP Ribafria no ciclismo nacional.

Nunca prometemos vitórias à Direção do CRP Ribafria, mas sim ambição, garra, empenho, determinação, união, muita dedicação e os nossos atletas lutarem com todas as forças defendendo o nomo do CRP Ribafria.

Podemos dizer que não foi uma época perfeita, pois a equipa foi fatigada por inúmeras quedas e atletas afastados da competição, fruto dessas quedas, o que debilitou e fragilizou a equipa.

Ainda assim, não baixamos os braços e os nossos nobres atletas deram sempre luta em todas as corridas.

Fomos sempre uma equipa de destaque em todas as corridas, sempre em busca da vitória, onde muitas vezes fomos felizes no alcance da mesma.

No campeonato nacional, a equipa apenas conquistou um título de Campeão Nacional e três pódios, (um vice-campeão e dois terceiros lugares), quando tínhamos o objetivo de conseguir mais, mas que se tornou de todo impossível, devido à fragilidade que a equipa apresentava, na perda de atletas.

Estamos cientes que conseguimos elevar o CRP Ribafria para o topo do ciclismo nacional.

A equipa esteve sempre presente de norte a sul do País, correndo com evidência e visibilidade em todas as corridas.


Obtivemos um elevado destaque em todos órgãos de comunicação regionais e redes sociais.

Acreditamos piamente que também conseguimos passar uma credível imagem de marketing dos nossos patrocinadores.

A época 2022 terminou, mas a direção da equipa ainda não parou. Continuamos a trabalhar para tentar conseguir estar mais fortes na época 2023, queremos a equipa com a mesma RAÇA, AMBIÇÃO, QUERER, DETERMINAÇÃO E ACREDITAR, mas sobretudo com muita união.

Agradecemos a todos os atletas da equipa pelo seu empenho e profissionalismo, que abdicaram das suas horas de lazer, de estar com as suas famílias, indo treinar, para que nos dias de competição estivessem ao mais alto nível a defender a camisola da equipa.

Não podemos esquecer e deixar de gradecer às famílias dos nossos atletas, pela ausência nos seus lares, em prol da equipa.

Deixar um especial agradecimento a todos os nossos Sponsors, pois sem eles nada acontecia, nada existia e nada disto seria possível. Sem eles, jamais reuniríamos as melhores condições para construir esta grande equipa, composta de magistrais atletas.

Enaltecemos a direção do CRP Ribafria, que esteve e está sempre disponível, tratando de qualquer assunto que é solicitado, em tempos record e que durante toda a época não falhou, nem deixou faltar nada no apoio a equipa.

Por último dizer ao CRP Ribafria que, realmente valeu a pena a mudança, realmente sentimos e agradecemos durante todo a época a vossa presença, o vosso apoio e o vosso carinho e que é um enorme orgulho representarmos o CRP Ribafria.

Como não poderia ser de outra maneira, estamos juntos e unidos, Rumo a 2023.

“SOMOS FEITOS DE ALMA”

 Fonte: Equipa de Ciclismo – Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic-CRP Ribafria

“Taça de Portugal de BMX Coimbra”


Bernardo Rocha e Mónica Gaboleiro foram a Coimbra selar o triunfo

 

Por: José Carlos Gomes

A Taça de Portugal de BMX Race terminou com uma jornada dupla, neste fim de semana, em Coimbra, coroando Bernardo Rocha (AEBTT Rio/Mr. Print) e Mónica Gaboleiro como vencedores do troféu nas categorias principais.

Na competição que juntou os juniores e os corredores de elite, Bernardo Rocha impôs-se nas corridas de sábado e de domingo, conquistando a Taça de Portugal com um toque de superioridade. Adrian Moldovan (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) foi o segundo classificado em ambos os dias, mas no cômputo geral da Taça não foi além da quarta posição. Martim Almeida (Clube Bicross de Portimão) foi o terceiro na corrida de domingo, acabando a Taça no segundo posto da geral.


No setor feminino para atletas com mais de 25 anos Coimbra assistiu a uma luta entre Mónica Gaboleiro e Sirlei Lopes (Clube Bicross de Setúbal/Knowledge Inside). Impondo-se nas duas jornadas, Mónica Gaboleiro deu a volta à geral, vencendo o troféu com seis pontos de vantagem sobre a rival. Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) ganhou a geral da Taça em femininas entre os 15 e os 24 anos, depois de ser a mais forte nas corridas deste fim de semana.


Edi Barradas (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) foi o melhor cadete na jornada dupla de Coimbra, duas vitórias que lhe permitiram a conquista da Taça de Portugal. Nas categorias de escolas, a Taça foi conquistada pelos juvenis Francisco Sousa (Team BMX Quarteira) e Carlota Santos (Casa do Povo de Abrunheira).

Carlos Rosado (Clube Bicross de Portimão) ganhou a Taça de Portugal em masters. Em cruisers o troféu foi para André Martins (Team BMX Quarteira) na categoria 30-39 anos e para Rodrigo Raposo (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) em maiores de 40 anos.

O Clube Bicross de Portimão ganhou a Taça de Portugal por equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“João Nuno Batista sagra-se campeão europeu júnior de duatlo”


Jovem atleta luso, de apenas 16 anos, concluiu a prova de duatlo em 50.45 minutos

 

Por: Lusa

Foto: Triatlo Portugal

O português João Nuno Batista sagrou-se este sábado campeão da Europa júnior de duatlo, ao vencer a prova integrada nos campeonatos da Europa Multisport, que decorrem em Bilbau, Espanha.

O jovem atleta luso, de apenas 16 anos, concluiu a prova de duatlo em 50.45 minutos e arrecadou o ouro, superando em 10 segundos o britânico Solomon Okrafo-Smart e em 12 o belga Wout Ghielens, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Já no duatlo júnior feminino, a portuguesa Ana Carapeta não concluiu a prova.

Os campeonatos da Europa Multisport decorrem até dia 24 de setembro, em Bilbau, e contam com 60 triatletas portugueses, entre os quais alguns amadores.

Fonte: Record on-line

“Campeonato do Mundo de Estrada /Nelson Oliveira oitavo classificado no Mundial de contrarrelógio”


Por: José Carlos Gomes

Nelson Oliveira foi hoje o oitavo classificado na prova de contrarrelógio do Campeonato do Mundo de Estrada, disputada em Wollongong, Austrália, com triunfo do norueguês Tobias Foss.

O corredor bairradino, maior especialista português em contrarrelógio da última década, conseguiu o quinto top 10 da carreira em Campeonatos do Mundo da disciplina de esforço individual na categoria de elite.

Nos 34,2 quilómetros de contrarrelógio deste domingo, Nelson Oliveira fez uma prova como vem sendo seu apanágio, gerindo o esforço na fase inicial para acelerar a fundo com a passagem dos quilómetros. Por isso, foi o 13.º mais rápido aos 7,2 quilómetros, entre este ponto e o km 24,5 foi o oitavo melhor, sendo o sétimo mais rápido no troço final, entre o quilómetro 24,5 e a meta.

Do somatório destes parciais saiu o resultado de 41’01’’76, mais 58,98 segundos do que o norueguês Tobias Foss, que surpreendeu os principais favoritos, com 40’02’’78 (média de 51,241 km/h). O pódio completou-se com o suíço Stefan Küng, a 2,95 segundos da camisola arco-íris, e com o belga Remco Evenepoel, a 9,16 segundos.

“O objetivo era entrar uma vez mais nos dez melhores e estou muito satisfeito por cumprir essa meta. Senti-me bem durante todo o contrarrelógio. Sabia que a parte final seria a chave. Era importante não dar tudo na primeira volta e guardar alguma força para o final. Isso foi fundamental. Senti-me bem. Estou muito feliz por, ao fim de tantos anos, continuar a estar no top 10 do Mundial”, confessa Nelson Oliveira, que conseguiu ser um dos dez melhores do mundo pela primeira vez em 2014.

“Foi mais um desempenho de excelência do Nelson, num percurso que se tornava um pouco enganoso e que obrigava a uma correta gestão do esforço, algo que ele faz muito bem. Apesar de ser essencialmente plano, o percurso apresentava um topo mais exigente, onde estava o ponto de cronometragem, e alguns falsos planos. O vento, que soprava de frente em algumas zonas e as muitas viragens também cortavam o ritmo, exigindo a tal gestão de esforço para a obtenção de um bom resultado”, considera o selecionador nacional, José Poeira.

João Almeida não alinhou no contrarrelógio. Tendo apresentado problemas gastrointestinais e febre à chegada à Austrália, foi decidido pelo médico da seleção, Filipe Lima Quintas, em conjunto com o corredor e o selecionador nacional, que seria mais prudente a ausência do ciclista do contrarrelógio para que possa apresentar-se na melhor condição na prova de fundo do próximo domingo.

Na noite de segunda para terça-feira, Portugal voltará a competir no Mundial de Wollongong, no contrarrelógio individual de juniores. A Seleção Nacional estará representada na prova de 28,8 quilómetros por António Morgado e Gonçalo Tavares.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“19º Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira, na ANOTICIA”


“A Notícia” também se associou à “Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira”, esta e outras notícias pode encontrar diariamente em: www.anoticia.pt Acompanhe todas as notícias, e fique por dentro de todas as notícias.

Pode visualizar o artigo em:

https://anoticia.pt/2022/09/13/19a-bencao-nacional-dos-ciclistas-homenageou-carlos-vieira/ 

“Relatos de uma mulher ciclista…”


Por: Alejandra Freitas com José Morais

Fotos: Alejandra Freitas/Arquivo Revista Notícias do Pedal 

A utilização da bicicleta já há muito que deixou de ser apenas para o homem, a mulher, também ela é já uma grande amante da mesma, e utiliza-a diariamente, ou desportivamente.


Alejandra Freitas, é um exemplo desse, ela que marcou presença na Bênção dos Ciclistas, e que veio da zona de Lisboa sozinha dizia-nos na entrevista que lhe fizemos, “Sou uma estreante na Bênção, vim de Lisboa a pedalar para participar, é muito importante marcar presença, a presença de todos aqui é para homenagear um Grande Homem, é importante, e os estarmos hoje todos aqui, perder um pouco do nosso tempo, é o mais importante, estamos por uma causa”.

Estas, as palavras de uma mulher ciclista, ela que foi convidada também a ler a mensagem deixada pela família de Carlos Vieira, que muito emocionou os presentes, agora, deixa-nos o seu testemunho pela sua presença, e as peripécias de marcar presença na Bênção.


 

O testemunho:

 

No passado domingo, 11 de setembro, decorreu a “19ª edição da Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira”, na qual tive o privilégio de participar.
Tive conhecimento deste evento através de um amigo e, apesar de não ter companhia, decidi ir sozinha, em total autonomia, a pedalar desde a minha área de residência. Deste modo, iniciei o meu percurso em Loures, na véspera do evento, pelas 7h00. Passei por vilas e cidades, disfrutando da paisagem e da minha companhia, ao longo de 150km. Como motivação tinha a vontade em me superar num percurso com elevado desnível positivo (D+ 2000m), querer receber a bênção enquanto ciclista e as mensagens de amigos e familiares que constantemente me faziam chegar. Cheguei a Leiria por volta das 15h com sorriso na cara, de coração cheio e com as pernas a lembrarem-me da sua existência.


No dia seguinte compareci no local e hora da partida, tendo sido muito bem acolhida pela organização e onde me juntei a um grupo fantástico de participantes.
Foi sem dúvida um dia memorável. A troca de experiências, o convívio e as pessoas que conheci fizeram valer a minha a participação.

Sou professora do 1º ciclo do Ensino Básico, amante da prática desportiva e, relativamente há um ano, descobri o gosto pelo ciclismo. Para mim, esta prática tornou-se num dos meus “modus vivendi”.
A mensagem que vos deixo é de que não digam “Gostaria de fazer”, mas sim “Gostei de ter feito!”.
Parabéns à organização deste evento e a todos aqueles que das mais diversas formas estiveram presentes nesta 19ª edição da Bênção dos Ciclistas, homenageando Carlos Vieira.



“Atualização da Galeria da 19ª Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira”


A Revista Notícias do Pedal atualizou a sua galeria de fotos da 19ª Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira, realizada no passado dia 11 de setembro.

As fotos de autoria de Luís Dias, ao qual agradecemos a sua participação na recolha de imagens, o nosso obrigado.

As mesmas podem ser visualizadas em:

https://photos.google.com/share/AF1QipO4bk3BSpAI1mtgcm3WS23-8YOdx6s76xX139Upwr6XRArWKMhc0GSy9CYHa8uXZA?hl=pt-PT&key=OTFES1VIby14cURfcGktQ0R3eGhWWF92cUZjOWhn

“Notícias do Pedal - TV atualizou os seus canais de televisão”


A Revista Notícias do Pedal
acaba de atualizar os seus canais de televisão “Notícias do Pedal -TV” no YouTube e no MEO/KANAL com o Vídeo “19ª Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira.2022…”

 

Para ver o vídeo no YouTube, clique no link:

https://www.youtube.com/watch?v=KZuR9KRtGiI


 

Para ver o vídeo no MEO/KANAL, quem possuir MEO, pode aceder carregando na tecla verde do comando, inserir o código 531450, e ver no MEO/KANAL este e outros filmes, podendo consultar toda a nossa programação.

Bons momentos,

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com