quinta-feira, 9 de setembro de 2021

“Eurosport Events transforma-se em Discovery Sports Events, a nova marca do Discovery para a gestão e promoção de eventos desportivos”


Por: Vasco Simões

O Discovery anunciou hoje o lançamento da Discovery Sports Events, a sua nova marca corporativa para a promoção e gestão de eventos desportivos a nível mundial. Anteriormente designada por Eurosport Events, esta divisão da empresa, que conta com vasta experiência e prestígio no setor, protagonizou um importante crescimento nos últimos anos.

Nos próximos três anos, os direitos de competições internacionais que vai administrar duplicam-se para 55 eventos ao ano, em 5 continentes, incluindo a adição de novos ativos como a UCI Track Champions League, o FIM Speedway GP e o FIA Electric GT. Para além da herança de eventos tradicionais de automobilismo da Eurosport Events, a Discovery Sports Events vai focar-se em três áreas principais: corridas de carros elétricos, motociclismo e ciclismo de pista.

Para além disso, os novos acordos firmados nos últimos 18 meses com as federações internacionais vão permitir à Discovery Sports Events ampliar o seu portfólio de forma imediata. A marca atua como promotora global e detentora dos direitos comerciais de 6 campeonatos do mundo no âmbito de acordos de longo prazo assinados com a International Automobile Federation (FIA), a International Motorcycle Federation (FIM) e a International Cycling Union (UCI).

Andrew Georgiou, Presidente de Desportos do Discovery: “A Discovery Sports Events combina anos de experiência global com os recursos de uma empresa de meios de comunicação global. Isso faz com que se torne verdadeiramente única no mercado permitindo às federações o desenvolvimento dos seus desportos através da nossa experiência em toda a cadeia de valor de um evento: produção, transmissão e distribuição em todas as plataformas.”

“A pensar no futuro, a Discovery Sports Events parte de uma boa posição para ajudar a construir competições desportivas a longo prazo, oferecer experiências verdadeiramente inovadoras, seja nos eventos seja através dos diferentes ecrãs, e incorporar sustentabilidade em todas as partes do processo. Com competições já em andamento e outras novas para muito em breve, mal posso esperar para ver o que a equipa pode fazer nos próximos anos.”

François Ribeiro, Diretor da Discovery Sports Events: “Após 15 anos sob a égide da Eurosport Events, chegamos a uma nova fase de crescimento. Estamos a assistir a uma rápida expansão no volume e no perfil dos 6 campeonatos de classe mundial que iremos promover até 2023, incluindo a adição de 3 competições internacionais: UCI Track Cycling Champions League, FIM Speedway GP e FIA Electric GT.”

“A nossa nova identidade Discovery Sports Events representa o alcance global e a oportunidade do mundo Discovery que oferecemos aos parceiros enquanto trabalhamos juntos para desenvolver eventos, competições e desportos. É um privilégio liderar a nossa incrível equipa e trabalhar lado a lado com as federações internacionais que mais pensam no futuro, apresentando formatos inovadores que irão chegar aos fãs de maneiras novas e emocionantes nos próximos anos.”

A Discovery Sports Events faz parte do grupo Discovery, beneficiando assim da experiência da empresa na venda de soluções de publicidade, transmissão linear e digital, produção de conteúdos, media e distribuição de direitos, bem como de marketing e de comunicações. Juntos, oferecem soluções personalizadas para ajudar os proprietários dos eventos a chegar a um público mais amplo e em maior profundidade, seja no evento ou por meio da televisão, streaming ou plataformas online do Discovery e os seus parceiros.

Em 2021, a Discovery Sports Events disponibiliza 28 eventos com mais de 3.000 horas de cobertura internacional multiplataformas, que devem chegar a mais de 800 milhões de consumidores. É o promotor global do FIA World Touring Car Cup, do FIM World Endurance Championship e do FIA European Rally Championship (que se tornará o World Rally Championship no final da temporada).

É também promotora do PURE ETCR, o primeiro campeonato mundial de carros de turismo totalmente elétricos lançado no início deste ano e definido para se tornar o FIA World Touring Car Cup em 2022. No final deste ano e junto com a UCI, a Discovery Sports Events lança a Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista da UCI, um novo capítulo na história do ciclismo de pista que está destinado a elevar o desporto a um novo patamar global.

Fonte: Discovery Networks

“Transestrela 2021 vai eletrificar a Serra da Estrela”


Por: André Bettencourt

 

Turismo de lazer com bicicletas elétricas vai levar clientes a conhecer as cores e os sons da Serra da Estrela de uma forma sustentável

Percurso organizado entre as Penhas da Saúde, Vale do Rossim, Vale Glaciar de Manteigas e o Vale Glaciar de Alforfa vai mostrar uma serra menos conhecida permitindo mobilidade sem impacto ecológico

Penhas da Saúde, 08 de setembro de 2021 – Primeiro grande evento do projeto Estrela E-Bike Center, saído da ideia de três amigos apaixonados pela Serra da Estrela e pela evasão, vai levar participantes de várias zonas do país a pedalar uma montanha com recurso à utilização de bicicletas elétricas para permitir à sociedade civil ficar a conhecer melhor os sons e as cores da Estrela com respeito pela Natureza com o menor impacto ambiental possível.

Quando no próximo dia 18 de setembro forem 09:30, vai fazer-se história na Serra da Estrela e em Portugal. Cinquenta inscritos oriundos de diferentes zonas do país como por exemplo Aljustrel no Alentejo, Cascais, Alcabideche, Sintra, Rio de Mouro, Mem Martins, Odivelas e Famões na zona de Lisboa; Torres Vedras e Benedita na zona Oeste; Coimbra, Figueira da Foz, Aveiro, Viseu e Covilhã na zona Centro; Porto e Espinho na zona Norte. Todos apostados em pedalar a montanha mais alta de Portugal continental e ficarem a conhecer mais sobre a Serra da Estrela.

Inserido no projeto Estrela E-Bike Center como o primeiro grande evento do ano, o Transestrela 2021 vai contar com dois dias de desafio e conhecimento. No dia 18, um trajeto que ligará as Penhas da Saúde ao Vale do Rossim, com passagens por Manteigas e pelo extraordinário Vale Glaciar do Zêzere num total de 72 kms que termina nas Penhas da Saúde, o centro nevrálgico do evento e base do Estrela E-Bike Center. No dia 19, os corajosos e destemidos participantes vão ter uma distância mais curta, mas com uma oscilação de altitude muito superior que os irá levar dos 1.500 m de altitude das Penhas da Saúde até aos 600 m em Cortes do Meio com passagens pelo Vale Glaciar de Alforfa, uma espécie de irmão menos conhecido do Vale Glaciar do Zêzere, e Nave de Santo António, aos 1.700 m de altitude.


Com percursos muito variados, este passeio de dificuldade média-alta, vai permitir aos cinquenta participantes passarem por lugares menos conhecidos como as matas densas de Manteigas, os vales, as lagoas, covões e cântaros que se irão enquadrar na componente cultural que os projetos do Estrela E-Bike Center irão sempre oferecer aos seus clientes. Um passeio para aventureiros, apreciadores da Natureza e da superação, mas também para quem queira conhecer mais sobre o ecossistema da Serra da Estrela. Uma verdadeira aventura com mobilidade sustentável e cultural.

Um programa que vai compreender a chegada dos inscritos no dia 18 ao Estrela E-Bike Center às 08:30 para check-in e briefing às 09:00. Partida às 09:30 com almoço em plena Serra na zona do Vale do Rossim e jantar na Pousada da Juventude em Unhais da Serra com um acolhimento especial para que a experiência dos participantes seja mais do que pedalar, sempre de acordo com as normas de proteção Covid-19. A seguir ao jantar, uma surpresa noturna de contemplação e interpretação da Natureza.

No dia 19, uma etapa mais exigente com partida novamente às 09:30 com passagem por Unhais da Serra, com tempo para contemplar uma paisagem diferente e chegada à Pousada pelas 12:30 onde será servido o almoço de despedida.

Para a organização, “o Transestrela 2021” é claramente o nosso pontapé de saída, a nossa prova de fogo, mas, mais do que tudo, a realização de um sonho. É o primeiro evento daquilo a que nos propusemos fazer de dar a conhecer aos outros mais sobre a Serra da Estrela de uma forma ecológica.

Por isso as e- bikes, essa tecnologia extraordinária e não poluente, são claramente o elemento-chave para este projeto, permitindo-nos percorrer mais de 100 kms por montes e vales em dois dias, sem deixar pegada ecológica e levar connosco pessoas que de outra forma não o conseguiriam fazer.

O Transestrela arrisca-se a ser o nosso evento anual mais importante e isso é um desafio ainda maior para as outras edições. Por isso, aceitámos tantos inscritos este ano. Tínhamos inicialmente objetivos comedidos, mas, em pouco mais de duas semanas, tivemos que fechar as inscrições.

Algo que nos deixou tristes, mas conscientes que apesar de ser a celebração do Estrela E-Bike Center, queríamos oferecer sempre um evento com qualidade que todos pudessem desfrutar da mesma maneira e que também tivéssemos tempo para conviver com todos.

Gostamos muito de pedalar e de andar em fora de estrada, mas também adoramos conversar em especial partilhar o que conhecemos da Serra da Estrela pois isso é muito do nosso ADN. Temos a certeza de que os cinquenta participantes no dia 19 vão ser já algo mais do que eram no princípio do dia 18.

E, não tendo eles essa noção, vão entrar para a história da Serra da Estrela, como os primeiros amigos do Estrela E-Bike Center que, ligaram desta forma sustentável, pontos diversos do seu território levando consigo uma maior riqueza cultural.

 

Sobre o Estrela E-Bike Center

 

A paixão pela descoberta da Natureza em veículos de duas rodas sustentáveis, tem a sua sede e espaço físico nas Penhas da Saúde na Serra da Estrela. Mais do que uma entidade organizadora, quer ser um espaço de reunião de pessoas apaixonadas pela evasão, mas com a preocupação pela sustentabilidade.

Mais do que um lugar, do que uma oficina ou de uma bandeira no ponto mais alto de Portugal continental, este é e será o ponto de partida para eventos, para percursos como o Transestrela que neste caso queremos que fique como o evento mais importante do Estrela E-Bike Center, repetindo-se todos os anos como forma de celebração.

E já temos ideias para os próximos eventos, adaptados a diferentes níveis de participantes com passeios mais ou menos exigentes ligando sempre diferentes zonas da Serra da Estrela. Vamos querer por exemplo fazer passeios de navegação em que dormimos em diferentes locais apenas com uma mochila às costas. E porque já temos tido alguns contactos de empresas, vamos também considerar organizar eventos inseridos em projetos de motivação e espírito de equipa.”

Todos os nossos eventos vão ter sempre a componente de proporcionar mobilidade com sustentabilidade, mas como ainda não conseguimos trazer todas as pessoas até às Penhas da Saúde em veículos alimentados a energia não derivada de combustíveis fósseis, vamos retirar do valor das inscrições, sempre dois euros para contribuir para o reflorestamento da Serra da Estrela.

Think green! Be green…é o mote para ser ecológico no pensamento e nos atos. Pedale uma montanha!... é o desafio que lançamos a todos.

 

 

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Fonte: Estrela E-Bike Center

“Futuro de Miguel Ángel López decide-se em 10 dias: colombiano deve sair da Movistar”


'Marca' adianta que possibilidade é forte. 'Gazzetta' adianta que a Astana pode ser o futuro

 

Por: Record

A Vuelta'2021 acabou no domingo, já passaram vários dias, mas ainda há feridas abertas por conta daquilo que sucedeu nas três semanas da derradeira grande volta da temporada. A maior delas foi aberta na penúltima etapa, no sábado, quando o colombiano Miguel Ángel López fez 'birra' devido a uma decisão da Movistar e decidiu abandonar a prova, quando ainda tinha chances de lutar pelo pódio final - ou pelo menos pelo top-5.

A situação deu naturalmente muito que falar e agora a grande questão é saber qual o futuro do colombiano, que para todos os efeitos tem contrato com a Movistar por mais duas épocas - renovado curiosamente antes da Vuelta da polémica. Segundo escreve a 'Marca', a ideia da equipa espanhola passa por resolver a questão nos próximos dez dias e o cenário mais provável é mesmo a saída do colombiano. Caso a opção seja mesmo esta, o jornal espanhol explica que o plano passa por alcançar um mútuo acordo e não um despedimento.

E mesmo ainda sem estar confirmada a saída, de Itália chegam informações de que o próximo passo do 'Super Man', como é conhecido, será um regresso à Astana, a equipa que representou entre 2015 e 2020.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/João Almeida décimo no contrarrelógio do Europeu de estrada”


Por: José Carlos Gomes

Os corredores portugueses tiveram um desempenho de grande qualidade no contrarrelógio de elite do Campeonato da Europa de Estrada, disputado hoje em Trento, Itália. João Almeida foi o décimo classificado e Rafael Reis terminou no 14.º lugar.

Os 22,4 quilómetros, totalmente planos, foram percorridos sob um calor tórrido. Os dois representantes de Portugal cumpriram as expectativas e classificaram-se entre os melhores, fazendo uma gestão correta do esforço, embora sentido alguma quebra na parte final.

João Almeida cruzou a meta ao fim de 25’46’’07, tendo pedalado à média de 52,16 km/h. Este registo valeu ao caldense o décimo lugar, cumprindo a meta de ficar entre os dez melhores da Europa neste contrarrelógio. Almeida gastou mais 1’16’’22 do que o vencedor, o suíço Stefan Küng, que revalidou o título graças ao tempo-canhão de 24’29’’85 (média de 54,86 km/h).


“Sabia que os adversários estavam muito fortes. Sei também que sou bom no contrarrelógio, mas favorecem-me mais os contrarrelógios inseridos em provas por etapas. Penso que fiz um bom desempenho e estou contente com a minha prestação. Hoje foi um bom teste para domingo. Deu para ‘abrir o motor’, como se costuma dizer. Temos uma equipa muito forte para a prova de fundo e acho que podemos trabalhar muito bem em equipa”, reagiu João Almeida ao resultado do contrarrelógio, já de olhos postos no próximo objetivo.

Rafael Reis também se bateu com os melhores, ficando apenas a 17 segundos de entrar n top 10. Completou o contrarrelógio em 26’03’’19, o que lhe valeu a 14.ª posição, o melhor resultado do palmelense em Europeus de elite. O corredor da Efapel foi hoje o segundo melhor entre os ciclistas que não representam formações do World Tour, 4 segundos mais lento do que o belga Rune Herregodts, da ProTeam Sport Vlaanderen-Baloise.

“Para fazer um bom resultado, sabia que tinha de ir um bocadinho a mais do que o meu normal. A este nível, perante os melhores do mundo, não há alternativa. Era preciso arriscar e ter esperança de aguentar até final. Não aconteceu totalmente. Na parte final tive de levantar um pouco o pé, porque já não estava a aguentar o ritmo. Fico satisfeito por ter participado e com o desempenho”, explicou Rafael Reis.

O selecionador nacional, José Poeira, ficou muito satisfeito com os resultados. “Com um percurso tão rolante, favorável aos roladores e puros contrarrelogistas, colocar dois corredores nos cinco primeiros e um dentro dos dez é um resultado muito bom. Não era fácil fazer melhor com as caraterísticas dos nossos corredores”, considera José Poeira.


A luta pela medalha de ouro foi emocionante e surpreendente. O campeão mundial e grande favorito, até por estar a correr em casa, Filippo Ganna, parecia ter a prova dominada, depois de estabelecer o melhor registo no ponto intermédio. Só que uma ponta final muito mais forte de Stefan Küng valeu a revalidação do título ao suíço, 7,7 segundos mais rápido do que o italiano. O terceiro foi o belga Remco Evenepoel, a 14,56 segundos do vencedor.

Portugal esteve também representado no contrarrelógio de sub-23, prova disputada no mesmo percurso da de elite. Fábio Fernandes registou 29m48s, ficando na 44.ª posição. Gastou mais 4’12’’85 do que o vencedor, o dinamarquês Johan Price Pejtersen. O segundo classificado foi o norueguês Søren Wærenskjold, a 33,68 segundos. O neerlandês Daan Hoole fechou o pódio, a 34,47 segundos. “Senti-me muito abafado. Notei claramente a falta de ritmo competitivo”, resumiu o campeão nacional sub-23 da especialidade.

Amanhã começam as provas de fundo. Portugal terá representantes nas três corridas de sexta-feira. Às 8h00 inicia-se a prova de fundo para juniores masculinos. Às 12h50 é a vez de as juniores femininas entrarem em ação. Às 15h30 arranca a corrida de sub-23 femininas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Portugal com a maior representação feminina de sempre em Europeus”


Por: José Carlos Gomes

O ciclismo feminino português vive momentos históricos. Há duas semanas, a Seleção Nacional feminina correu pela primeira vez na Taça das Nações de Juniores Femininas. Na semana passada decorreu a edição inaugural da Volta a Portugal Feminina Cofidis. Nesta sexta-feira Portugal terá a maior representação feminina de sempre em Campeonatos da Europa de Estrada.

A selecionadora nacional de ciclismo feminino, Ana Rita Vigário, convocou quatro ciclistas para o Campeonato da Europa de Estrada, a decorrer em Trento Itália. É um número recorde, que funciona como estímulo para a dinamização do ciclismo feminino, mas que também é revelador da evolução que a modalidade tem conseguido entre as praticantes.

Sofia Gomes (dorsal 43), Mariana Líbano (44) e Beatriz Pereira (45) correm a prova de fundo de juniores femininas a partir das 12h50 de sexta-feira. Terão por diante 66 quilómetros, resultantes de cinco voltas ao circuito, que tem a maior dificuldade na subida de Povo (3,6 quilómetros a 4,7 por cento de inclinação média). Maria Martins corre logo a seguir, envergando o dorsal 62, a partir das 15h30, nos 79,2 quilómetros destinados às sub-23 femininas.


“É um momento histórico para Portugal com a presença de quatro atletas femininas, três delas ainda em formação e em estreia no Campeonato da Europa. O importante é o processo de desenvolvimento e de dar às corredoras a experiência de competir ao mais alto nível”, salienta Ana Rita Vigário.

Apesar da sua juventude, Maria Martins é a voz da experiência neste grupo, aconselhando as mais jovens companheiras a aproveitarem ao máximo este momento. “Lembro-me de quando tinha a idade delas e da importância que tiveram para mim estas experiências. É com este investimento que se faz crescer o ciclismo feminino. Digo-lhes sempre que tentem desfrutar deste ambiente e destas corridas. E que deixem o melhor na corrida, independentemente do resultado, para que fiquem realizadas”, frisa a corredora olímpica.

Sofia Gomes está a viver semanas de grandes alegrias desportivas. Foi 11.ª na estreia em provas da Taça das Nações e terminou a Volta a Portugal Feminina Cofidis no segundo lugar da geral, como melhor júnior. No europeu quer dar continuidade a esta série de bons desempenhos.

“Gostei muito da participação na Taça das Nações, porque nos deu um bom ritmo competitivo de preparação para este europeu. Espero poder sair-me bem da mesma maneira. O meu primeiro objetivo é não cair nem ter qualquer percalço, trabalhando o máximo em equipa para colocarmos uma de nós no melhor lugar possível”, diz a corredora. 

Mariana Líbano representou Portugal no Campeonato do Mundo de BTT, no final de agosto. Em estrada esta é a primeira grande competição internacional da corredora, que olha com otimismo para a missão. “Espero que esta seja uma corrida muito rápida, cheia de boas energias. O percurso tem uma subida razoavelmente longa e uma descida muito técnica. Acho que estão criadas condições para conseguirmos bons resultados”, antecipa a dorsal 44 da prova de amanhã.

A campeã nacional de fundo na categoria júnior, Beatriz Pereira, espera estar totalmente recuperada da queda do último domingo, num traçado que lhe agrada: “Vou dar o meu melhor. Gosto do percurso. Sinto que assenta bem a nós as três. Caí na última etapa da Volta e fiquei um pouco comprometida com a queda. Mas já estou bem melhor e creio que no dia da corrida não terei nada a interferir com o meu desempenho. Acredito que vamos conseguir um excelente lugar”.

 

Juniores masculinos também na estrada

 

A sexta-feira começa, no entanto, com uma corrida masculina. Será a prova de fundo para juniores, com início às 8h00 e um total de 105,6 quilómetros – oito voltas ao circuito.

Portugal estará representado por seis corredores. A António Morgado (dorsal 126) e Gonçalo Tavares (131), que já competiram no contrarrelógio, juntam-se Tiago Nunes (127), Tiago Clemente (128), Rúben Rodrigues (129) e Sérgio Saleiro (130).

“Temos uma equipa à altura desta prova. Sabemos que todos são estreantes a este nível, mas a qualidade está presente. A colocação vai ser fundamental num circuito em que a subida e a descida serão marcantes, mas em que o terreno plano, no centro da cidade, será extremamente técnico e desgastante, com inúmeras viragens e rotundas”, analisa o selecionador nacional, José Poeira.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

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