quinta-feira, 9 de setembro de 2021

“Transestrela 2021 vai eletrificar a Serra da Estrela”


Por: André Bettencourt

 

Turismo de lazer com bicicletas elétricas vai levar clientes a conhecer as cores e os sons da Serra da Estrela de uma forma sustentável

Percurso organizado entre as Penhas da Saúde, Vale do Rossim, Vale Glaciar de Manteigas e o Vale Glaciar de Alforfa vai mostrar uma serra menos conhecida permitindo mobilidade sem impacto ecológico

Penhas da Saúde, 08 de setembro de 2021 – Primeiro grande evento do projeto Estrela E-Bike Center, saído da ideia de três amigos apaixonados pela Serra da Estrela e pela evasão, vai levar participantes de várias zonas do país a pedalar uma montanha com recurso à utilização de bicicletas elétricas para permitir à sociedade civil ficar a conhecer melhor os sons e as cores da Estrela com respeito pela Natureza com o menor impacto ambiental possível.

Quando no próximo dia 18 de setembro forem 09:30, vai fazer-se história na Serra da Estrela e em Portugal. Cinquenta inscritos oriundos de diferentes zonas do país como por exemplo Aljustrel no Alentejo, Cascais, Alcabideche, Sintra, Rio de Mouro, Mem Martins, Odivelas e Famões na zona de Lisboa; Torres Vedras e Benedita na zona Oeste; Coimbra, Figueira da Foz, Aveiro, Viseu e Covilhã na zona Centro; Porto e Espinho na zona Norte. Todos apostados em pedalar a montanha mais alta de Portugal continental e ficarem a conhecer mais sobre a Serra da Estrela.

Inserido no projeto Estrela E-Bike Center como o primeiro grande evento do ano, o Transestrela 2021 vai contar com dois dias de desafio e conhecimento. No dia 18, um trajeto que ligará as Penhas da Saúde ao Vale do Rossim, com passagens por Manteigas e pelo extraordinário Vale Glaciar do Zêzere num total de 72 kms que termina nas Penhas da Saúde, o centro nevrálgico do evento e base do Estrela E-Bike Center. No dia 19, os corajosos e destemidos participantes vão ter uma distância mais curta, mas com uma oscilação de altitude muito superior que os irá levar dos 1.500 m de altitude das Penhas da Saúde até aos 600 m em Cortes do Meio com passagens pelo Vale Glaciar de Alforfa, uma espécie de irmão menos conhecido do Vale Glaciar do Zêzere, e Nave de Santo António, aos 1.700 m de altitude.


Com percursos muito variados, este passeio de dificuldade média-alta, vai permitir aos cinquenta participantes passarem por lugares menos conhecidos como as matas densas de Manteigas, os vales, as lagoas, covões e cântaros que se irão enquadrar na componente cultural que os projetos do Estrela E-Bike Center irão sempre oferecer aos seus clientes. Um passeio para aventureiros, apreciadores da Natureza e da superação, mas também para quem queira conhecer mais sobre o ecossistema da Serra da Estrela. Uma verdadeira aventura com mobilidade sustentável e cultural.

Um programa que vai compreender a chegada dos inscritos no dia 18 ao Estrela E-Bike Center às 08:30 para check-in e briefing às 09:00. Partida às 09:30 com almoço em plena Serra na zona do Vale do Rossim e jantar na Pousada da Juventude em Unhais da Serra com um acolhimento especial para que a experiência dos participantes seja mais do que pedalar, sempre de acordo com as normas de proteção Covid-19. A seguir ao jantar, uma surpresa noturna de contemplação e interpretação da Natureza.

No dia 19, uma etapa mais exigente com partida novamente às 09:30 com passagem por Unhais da Serra, com tempo para contemplar uma paisagem diferente e chegada à Pousada pelas 12:30 onde será servido o almoço de despedida.

Para a organização, “o Transestrela 2021” é claramente o nosso pontapé de saída, a nossa prova de fogo, mas, mais do que tudo, a realização de um sonho. É o primeiro evento daquilo a que nos propusemos fazer de dar a conhecer aos outros mais sobre a Serra da Estrela de uma forma ecológica.

Por isso as e- bikes, essa tecnologia extraordinária e não poluente, são claramente o elemento-chave para este projeto, permitindo-nos percorrer mais de 100 kms por montes e vales em dois dias, sem deixar pegada ecológica e levar connosco pessoas que de outra forma não o conseguiriam fazer.

O Transestrela arrisca-se a ser o nosso evento anual mais importante e isso é um desafio ainda maior para as outras edições. Por isso, aceitámos tantos inscritos este ano. Tínhamos inicialmente objetivos comedidos, mas, em pouco mais de duas semanas, tivemos que fechar as inscrições.

Algo que nos deixou tristes, mas conscientes que apesar de ser a celebração do Estrela E-Bike Center, queríamos oferecer sempre um evento com qualidade que todos pudessem desfrutar da mesma maneira e que também tivéssemos tempo para conviver com todos.

Gostamos muito de pedalar e de andar em fora de estrada, mas também adoramos conversar em especial partilhar o que conhecemos da Serra da Estrela pois isso é muito do nosso ADN. Temos a certeza de que os cinquenta participantes no dia 19 vão ser já algo mais do que eram no princípio do dia 18.

E, não tendo eles essa noção, vão entrar para a história da Serra da Estrela, como os primeiros amigos do Estrela E-Bike Center que, ligaram desta forma sustentável, pontos diversos do seu território levando consigo uma maior riqueza cultural.

 

Sobre o Estrela E-Bike Center

 

A paixão pela descoberta da Natureza em veículos de duas rodas sustentáveis, tem a sua sede e espaço físico nas Penhas da Saúde na Serra da Estrela. Mais do que uma entidade organizadora, quer ser um espaço de reunião de pessoas apaixonadas pela evasão, mas com a preocupação pela sustentabilidade.

Mais do que um lugar, do que uma oficina ou de uma bandeira no ponto mais alto de Portugal continental, este é e será o ponto de partida para eventos, para percursos como o Transestrela que neste caso queremos que fique como o evento mais importante do Estrela E-Bike Center, repetindo-se todos os anos como forma de celebração.

E já temos ideias para os próximos eventos, adaptados a diferentes níveis de participantes com passeios mais ou menos exigentes ligando sempre diferentes zonas da Serra da Estrela. Vamos querer por exemplo fazer passeios de navegação em que dormimos em diferentes locais apenas com uma mochila às costas. E porque já temos tido alguns contactos de empresas, vamos também considerar organizar eventos inseridos em projetos de motivação e espírito de equipa.”

Todos os nossos eventos vão ter sempre a componente de proporcionar mobilidade com sustentabilidade, mas como ainda não conseguimos trazer todas as pessoas até às Penhas da Saúde em veículos alimentados a energia não derivada de combustíveis fósseis, vamos retirar do valor das inscrições, sempre dois euros para contribuir para o reflorestamento da Serra da Estrela.

Think green! Be green…é o mote para ser ecológico no pensamento e nos atos. Pedale uma montanha!... é o desafio que lançamos a todos.

 

 

Siga o Estrela ebike Center através das redes sociais:

www.facebook.com/estrelaebikecenter 

www.instagram.com/Estrelaebikecenter

 

Fonte: Estrela E-Bike Center

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com