segunda-feira, 7 de outubro de 2024

“Curso de treinador grau III triatlo – Inscrições abertas”


O curso de treinador de Triatlo Grau III, tem como objetivo formar treinadores que enquadrem os atletas das Seleções Nacionais e Alto Rendimento.

 

Pré-requisito: titular de TPTD Grau II Triatlo

Data-limite de inscrição: 18/10/2024

Número mínimo: 10 formandos;

Limite de vagas: 20 formandos

É divido em 3 componentes:

Geral – 78h, online, com a nossa parceira de formação Gnosies; (não há equivalência). A componente geral inicial terá o teste presencial a 21/12/2024.

Específica – 90h, 60h presenciais nos dias 8, 15 e 22/11 das 18h30 às 22h e 9,10, 16,17, 23 e 24/11 das 9h às 18h.  (Quem for delegado às eleições da FTP, deve solicitar voto por correspondência).

A componente específica decorrerá no Auditório da JF de Benfica

INSCRIÇÕES AQUI: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdZLVHbtYOGaMP0qV2Xgl8WpyTYKanH4p0qjvQcD-4R-Rg06Q/viewform

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Longa Distância: Vasco da Gama e CNATRIL campeões nacionais triatlo”


O Vasco da Gama de Sines, no sector masculino, e o CNATRIL no feminino, venceram o II Triatlo das Caldas da Rainha e sagraram-se campeões nacionais de clubes de longa distância.

Entre os homens, os auri-negros impuseram-se à concorrência, superando o CNAL, segundo classificado, por mais de 15 minutos. A fechar o pódio do nacional de clube de triatlo longo, desta vez disputado em prova única, ficaram os Marretas do Norte. João Ferreira, uma das maiores figuras da longa distância no atual momento, foi o mais rápido, completando os 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida em 3h54m.

No sector feminino, o CNATRIL confirmou o favoritismo alcançado com os sucessivos triunfos em anos anteriores. As mulheres de Alcântara garantiram o título nacional das Caladas da Rainha e fizeram o pleno no pódio individual. Mariana Marques foi a mais rápida, seguida por Tuxa Negri e Francisca Parente. Na classificação coletiva, Clube Oriental de Lisboa e Leião Triatlo completaram o pódio.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Triatleta de 41 anos morre durante prova do Ironman em Espanha: russa encontrada a boiar”


Autoridades estão a investigar o caso

 

Por: Record

Foto: Reuters

Uma triatleta russa, de 41 anos, morreu este domingo no Ironman Calella-Barcelona, uma das provas de referência do calendário europeu de triatlo e que é conhecida por ser extremamente exigente.

De acordo com o 'Mundo Deportivo', a mulher foi encontrada a boiar ainda no início da prova e os serviços de emergência ainda tentaram reanimá-la, mas sem sucesso. As autoridades estão a investigar o caso.

Fonte: Record on-line

“Clube de Ciclismo de Tavira demarca-se de caso de doping de Frederico Figueiredo”


Emblema tavirense vinca que "mantém desde sempre uma postura de tolerância zero em relação ao doping"

 

Por: Lusa

Foto: Lusa

O Clube de Ciclismo de Tavira demarcou-se este domingo do caso de doping pelo qual está a ser investigado Frederico Figueiredo, relacionado com anomalias no passaporte biológico, alegadamente em anos em que o ciclista correu na equipa algarvia.

Em comunicado hoje enviado às redações, a equipa nota que "não só é completamente alheia" a "qualquer violação das normas antidopagem" como "se sente ultrajada e prejudicada por uma tal conduta, vinda de um corredor em quem sempre confiou", na sequência da sua suspensão provisória conhecida esta semana.

"O Clube de Ciclismo de Tavira foi surpreendido com a notícia de que o seu antigo corredor Frederico Figueiredo está a ser investigado pela Autoridade Antidopagem de Portugal por eventuais irregularidades no seu passaporte biológico, alegadamente ocorridas durante o período em que alinhou pela nossa equipa", pode ler-se na nota.

Embora diga respeitar a presunção de inocência" de Figueiredo, esperando que consiga "demonstrar ser falsa a acusação que lhe é feita", o clube tavirense vinca que "mantém desde sempre uma postura de tolerância zero em relação ao doping".

O corredor, atualmente com 33 anos, representou o emblema algarvio entre 2017 e 2020, nas primeiras três épocas como Sporting-Tavira e, depois, como Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel.

Na sexta-feira, o vice-campeão da Volta'2022 confirmou estar a decorrer um processo relativamente ao seu passaporte biológico, "referente aos anos de 2018, 2019 e possivelmente 2020".

"Quero realçar que estou tranquilo em relação a todo este processo e acredito na minha integridade e em tudo o que fiz no ciclismo nacional, bem como na minha defesa em relação ao processo que sobre mim incorre. Vamos aguardar o desfecho do mesmo, sobre o qual tenho total confiança em tudo o que fiz e na minha inocência", acrescenta o corredor.

Vice-campeão da Volta'2022, edição em que foi também o 'rei' da montanha, e vencedor do Grande Prémio Jornal de Notícias no mês passado, Frederico Figueiredo é um dos principais ciclistas do pelotão nacional, tendo desempenhado um papel determinante na vitória do russo Artem Nych na última edição da Volta a Portugal.

Trepador de referência do ciclismo português, o corredor da Sabgal-Anicolor venceu por três vezes o Grande Prémio Joaquim Agostinho, tendo ainda subido ao lugar mais baixo do pódio da Volta a Portugal em 2020.

Fonte: Record on-line

“Clube de Natação de Torres Novas na Taça da Europa de Triatlo em Ceuta, Espanha”


VASCO CANADAS TOP 10 em Ceuta!!!

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

VASCO CANADAS alcançou um excelente 9º lugar, na Taça da Europa de Triatlo em elites, que se realizou este domingo, 6/outubro, em Ceuta.

O atleta do Clube de Natação de Torres Novas esteve presente no campeonato da europa de triatlo em sub23, no passado mês de agosto, mas desta vez competiu em elites numa taça da europa de triatlo.

A prova foi disputada na distância sprint, composta por 750m/natação, 20km/ciclismo e 5km/corrida.

Como o seu treinador Paulo Antunes comenta na sua página:

"Em 2023, o Vasco esteve grande parte da época a treinar condicionado devido a uma lesão na zona lombar. Sem nunca perder o foco, o Vasco sempre mostrou um grande compromisso com o treino e a sua resiliência valeu-lhe as suas primeiras internacionalizações e a presença no Campeonato da Europa de Sub-23.

Hoje, o Vasco foi o primeiro atleta a sair da água (segmento determinante no triatlo), defendeu-se bem no ciclismo e conquistou um dos níveis de apoio da federação.

Parabéns ao Vasco por nunca ter deitado a toalha ao chão quando esse parecia ser o caminho mais fácil."

Nesta Taça da Europa em Ceuta, participaram ainda Tiago Fonseca (26º), Gabriel Santos (56º) e Gustavo do Canto (que não concluiu a prova devido a um furo durante o ciclismo).

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“CONHEÇA AS PROVAS DE CICLISMO QUE PODE SEGUIR ESTA SEMANA NO EUROSPORT”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

O Eurosport orgulha-se de ser “A Casa do Ciclismo” e ao longo da semana emite uma série de emocionantes corridas que prometem fazer as delícias dos fãs da modalidade. Conheça em detalha tudo o que pode ver e quem são as estrelas que vão rolar no canal.

Esta segunda-feira, dia 7 de outubro, vai para a estrada o pelotão que corre na 105.ª edição da Coppa Bernocchi – GP Banco BPM em Itália  e pode ser vista no Eurosport 2 às 14:00h. São 174 quilómetros com partida e meta em Legnano e um cartaz com estrelas como Remco Evenepoel, Marc Hirschi ou Primoz Roflic numa clássica com algumas subidas desafiantes.

De Itália, a competição salta para os Países Baixos onde de 8 a 13 de outubro realiza-se a 26.ª edição da Simac Ladies Tour, uma importante corrida do circuito feminino que conta com algumas das melhores ciclistas do mundo. O evento arranca esta terça-feira com um contrarrelógio individual de 10 quilómetros em Gennep (Eurosport 2 às 13:00h) e termina domingo em Arhenm. Ao todo, o pelotão terá de cumprir mais de 700 quilómetros numa semana que promete muita ação. A belga Lotte Kopecky está de volta para tentar repetir o triunfo do ano passado, mas terá concorrência de peso de rivais como Elisa Longo Borghini ou Lorena Wiebes.

A 103.ª edição da Tre Valli Veresine, competição que se realiza anualmente na região da Lombardia, junta dois grandes ciclistas do momento: Tadej Pogacar e Remco Evenepoel. Quem vencerá a esta clássica italiana que atravessa os Vales Valcuvia, Valganna e Valtravaglia? Toda a ação desta clássica montanhosa de 220 quilómetros pode ser vista na quarta-feira, dia 9 de outubro, no Eurosport 2 a partir das 14:30h.

Não há descanso para os ciclistas e esta quinta-feira, dia 10 de outubro, o pelotão compete no Giro del Piemonte, também conhecido por Gran Piemonte, uma semi-clássica de grande tradição realizada na zona montanhosa dos Apeninos, em Itália. A 1.ª edição data de 1906, mas só em 2005 é que a prova ganhou a categoria de 1.HC no calendário europeu da UCI. Acontece dias antes da Volta a Lombardia, último “Monumento” da temporada velocipédica.

Os portugueses Rui Costa, António Morgado, Ruben Guerreiro marcam presença nesta edição do Gran Piemonte juntando-se a um pelotão composto por outras estrelas como Marc Hirschi, Richard Carapaz, Tim Wellens, Romain Bardet, Michael Matthews ou Matej Mohoric.

Andrea Baglioni foi o mais recente vencedor do Gran Piemonte (2023) numa lista onde constam os nomes de Rigoberto Úran, Egan Bernal, Philippe Gilbert, Daniele Benatti, Eddy Merckx, Alfredo Binda, Aldo Bini, Costante Girardengo, Gino Bartali ou Giovanni Gerbi. O Gran Piemonte 2024 tem transmissão, em direto, no Eurosport 2 às 14:15h.

No sábado, dia 12 de outubro, quem ama o ciclismo não vai poder perder a Volta a Lombardia, (Eurosport 2 às 9:25h), uma das mais importantes clássicas da temporada e o quinto e último “Monumento” do calendário depois da Milão – San Remo, Volta à Flandres, Paris – Roubaix e Liège-Bastogne-Liège. Este ano cumpre-se 118.ª edição desta corrida italiana que liga Bergamo ao Lago Como na extensão de 252 quilómetros. É considerada por muitos como uma clássica para trepadores, uma vez que favorece as caraterísticas deste tipo de ciclistas, apesar do final tipicamente plano ideal para os sprinters. A subida a Madonna del Ghisallo, Roncola, Berbenno, Passo della Crocetta, Zambla Alta e Passo di Gandia são algumas das mais famosas da corrida. Tadej Pogacar, Remco Evenepoel, Primoz Roglic, Matteo Jorgenson ou Adam Yates são algumas das estrelas que participam nesta edição de Il Lombardia. Poderá Tadej Pogacar conquistar este “Monumento” pela quarta vez consecutiva e aumentar o seu prestígio na história da corrida? Um evento imperdível!

Corridas para todos os gostos em vários cenários para acompanhar ao longo da semana e em direto nos canais Eurosport ou na MAX.

Fonte: Eurosport

“Notícias do Pedal - TV atualizou o seu canal de televisão”


“17º Passeio Afonsoeiro/Móveis Jolar.2024”

 

A Revista Notícias do Pedal acaba de atualizar o seu canal de televisão “Notícias do Pedal -TV” no YouTube com o Vídeo

 

“17º Passeio Afonsoeiro/Móveis Jolar.2024”

 

Para ver o vídeo no nosso canal do YouTube, clique no link:

https://www.youtube.com/@noticiasdopedaltv/videos

 

Bons momentos.

“Christophe Laporte vence 118.ª Paris-Tours, Rui Oliveira 20.º classificado”


Laporte, de 31 anos, bateu Vacek, com quem fugiu já dentro dos últimos 20 quilómetros, no sprint à chegada a Tours, ao cabo de 213,8 quilómetros iniciados em Chartres e concluídos após 5:00.27 horas

 

Por: Lusa

Foto: AFP or licensors

O ciclista francês Christophe Laporte (Visma-Lease a Bike) conquistou este domingo a 118.ª edição da clássica Paris-Tours, num sprint a dois com o checo Mathias Vacek (Lidl-Trek), com Rui Oliveira (UAE Emirates) no 20.º lugar.

Laporte, de 31 anos, bateu Vacek, com quem fugiu já dentro dos últimos 20 quilómetros, no sprint à chegada a Tours, ao cabo de 213,8 quilómetros iniciados em Chartres e concluídos após 5:00.27 horas.

O belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceunink) foi o mais rápido de um grupo de velocistas que chegou a 21 segundos dos dois homens da frente, fechando o pódio.

Rui Oliveira, que encerrou a temporada de estrada de 2024, dedicando-se em breve à pista em que é campeão olímpico no madison, com Iúri Leitão, foi 20.º, também a 21 segundos, sendo o melhor da UAE Emirates.

O companheiro de equipa e compatriota António Morgado também esteve em bom plano na corrida, marcada por muita chuva e lama, ao atacar o grupo principal a 25 quilómetros da meta, procurando surpreender os favoritos.

O jovem da UAE Emirates acabaria por fechar no 35.º lugar, a 2.31 minutos do vencedor, com Ivo Oliveira (UAE Emirates) a ser 84.º.

Fonte: Sapo on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com