quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

“bikefitting.com”

Uma revolução no modo de vendas, compras

e andar de bicicleta.

Por: Nuno Candeias  

Correndo para o mercado, mas começando do zero

Com uma introdução tardia no mercado dos “bike-fits”, a Shimano teve necessidade de apresentar o seu sistema ao mercado o mais depressa possível. O sistema bikefitting da Shimano estreou-se em Maio de 2014, após um negócio de muitas tentativas. No entanto o desenvolvimento do primeiro protótipo correu melhor do que esperado, Encontrámos dificuldades quando tentamos incluir diversas funções adicionais que nós pensámos serem necessárias. Estas funções adicionais serviram apenas para tornar o protótipo excessivamente volumoso – algo que tivermos de melhorar.

A categoria de bikefitting era uma área onde não tínhamos experiência por isso tivemos de experimentar diversas coisas até chegarmos a uma plataforma ideal. O maior desafio era fazer o sistema de bikefitting o mais compacto possível de forma a se equiparar ao espaço de uma bicicleta numa loja. Para chegar a isto otimizamos o alinhamento das partes móveis e o recuo da posição da roda – tudo no sentido de manter o elevado grau de precisão e durabilidade que se pode usufruir com este sistema.

 

Tecnologia conduzida. Shimano explora novos territórios

Ao criar um sistema de bikefitting, um dos obstáculos tecnológicos mais resistentes foi o desenvolvimento do analisador de pedalada 3D. Embora evoluísse fora de um projeto do shimano para medir os resultados da pedalada, desenvolvê-la requereu mais dos nossos engenheiros a arriscarem-se em território desconhecido.

Procuramos um método de transferir os resultados de medição sem contacto direto, usando apenas sensores durante a rotação dos crenques. – que medem o poder de pedalada do ciclista em 3 dimensões – para uma unidade principal. Isto é mais fácil de dizer do que fazer. Eventualmente, através de discussões e testes persistentes, finalmente conseguimos chegar lá. A capacidade de obter dados tridimensionais em forma visual permite-nos uma análise sofisticada  da técnica de pedalada do ciclista como nunca visto. Cremos que o Bikefitting da Shimano será uma ferramenta muito poderosa e fiável para todos os ciclistas e treinadores.

 

Projecto em conjunto que envolveu mais de 20 pessoas de 6 países

O projecto de desenvolvimento do Bikefitting foi o primeiro do género na Shimano. Envolveu mais de 20 pessoas de 6 países diferentes – Japão, Holanda, Taiwan, Estados Unidos, Alemanha e Itália. Cada membro deste projecto multinacional estava encarregue da sua área de experiência. Graças ao extraordinário trabalho de equipa de todos, ultrapassamos o obstáculo geográfico, distância e completamos o projecto num período de tempo relativamente curto. Esperamos que esta força da vontade da experiência de ligação entre membros da equipe da shimano e termos um efeito positivo em futuros projectos como este.


Fonte: Sociedade Comercial do Vouga

“Alhandra Sporting Club e Outsystems Olímpico de Oeiras assumem a liderança em Torres Vedras”

Torres Vedras foi palco de uma tarde recheada de competitividade pela disputa da etapa inaugural do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo. A oitava edição do evento, organizada pela Associação de Moradores Cultura e Recreio de Fonte Grada, Câmara Municipal de Torres Vedras, e que contou com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal, recebeu mais de duas centenas de atletas que procuraram os primeiros pontos de 2017.

Gabriela Ribeiro, Alhandra Sporting Club, e João Pereira, Outsystems Olímpico de Oeiras, foram os grandes vencedores da tarde e lideraram ambos os clubes na vitória da etapa. João Pereira foi o mais forte em competição desde os momentos iniciais e partilhou a frente da corrida com André Dias, Sporting Clube de Portugal. A dupla procurou distanciar-se dos perseguidores durante o segmento de 19km de ciclismo e no último segmento da prova João Pereira fez valer as suas excelentes qualidades de corredor. André Dias terminou a competição na segunda posição e Miguel Tiago Silva, Outsystems Olímpico de Oeiras, completou o pódio masculino no terceiro lugar.

A frente feminina observou a uma disputa pela liderança mais próxima durante o decorrer da prova. A ainda Cadete do Alhandra Sporting Club, Gabriela Ribeiro, conseguiu destacar-se da concorrência na parte final da competição e arrecadar a vitória sobre um conjunto de atletas mais experientes. Liliana Alexandre, atleta da casa que compete em representação do Sporting Clube de Portugal, terminou a apenas onze segundos da frente da corrida e ocupou o segundo lugar do pódio feminino. Delegando a companheira de equipa, Helena Carvalho, para o último lugar do pódio.

Em termos coletivos os grandes vencedores da tarde foram o Alhandra Sporting Club, em femininos, e o Outsystems Olímpico de Oeiras, em Masculinos. Com esta vitória os dois clubes alcançam a liderança no Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo e garantem, dessa forma, uma posição de vantagem sobre toda a concorrência. Na competição feminina o Sporting Clube de Portugal terminou a etapa em segundo e o Outsystems Olímpico de Oeiras foi terceiro. Ao passo que na frente masculina o Clube de Natação de Torres Novas foi o segundo mais forte e o Alhandra Sporting Clube ocupou o terceiro lugar da geral coletiva.

Na mesma tarde, o Parque Verde da Várzea recebeu a realização de uma prova aberta, destinada a todos os interessados em participar. A prova que se fez cumprir, à semelhança do CN, ao longo de 5km de corrida, 19km de ciclismo e 2,5km de corrida foi vencida pelo atleta André Filipe.

A próxima competição pontuável para o Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo será já no próximo fim-de-semana, em Arronches. A FTP espera, mais uma vez, um grande número de clubes e atletas presentes para mais uma grande tarde de competições.

Fonte: FTP

“Segunda etapa do CN Jovem disputa-se no Semideiro”

A Chamusca volta a ser protagonista no quadro competitivo nacional e recebe, dia 19 de Fevereiro, a segunda etapa do Campeonato Nacional Jovem. Desta feita, o Duatlo do Semideiro soma a sua segunda edição numa organização conjunta da Câmara Municipal da Chamusca e da Federação de Triatlo de Portugal, com a parceria do Centro Cultural do Semideiro e Núcleo do Sporting da Golegã.

A mais importante competição para as camadas de formação chega à região ribatejana sob o formato de Duatlo. Consequentemente, os jovens atletas que aceitarem o desafio e assumirem a representação dos seus clubes nesta segunda etapa do campeonato, deverão cumprir distâncias que serão alinhas com o seu escalão etário. Nesse sentido, serão dadas partidas com diferentes distâncias que se cumprirão entre os 400m de corrida, 1km de ciclismo e 200m de corrida, e os 2km de corrida, 8km de ciclismo e 1km de corrida.

No mesmo dia será realizada uma prova aberta, destinada a todos os interessados em participar. A prova totalizará 2km de corrida, 8km de ciclismo e 1km de corrida final, apresentando-se como uma ótima oportunidade para quem procura iniciar a modalidade.

Desta forma, o Semideiro marca o calendário competitivo nacional com uma oferta para todas as idades e onde se espera que o espírito competitivo e harmonioso seja o melhor.

Fonte: FTP

“Arronches recebe Campeonato Nacional de Clubes, Cadetes e Juniores”

Arronches será palco da disputa de três competições nacionais numa tarde preenchida de emoção e competitividade. No próximo dia 11 de Fevereiro a vila alentejana receberá a segunda etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo e, conjuntamente, o Campeonato Nacional Individual de Cadetes e Juniores.

Num evento organizado pela Câmara Municipal de Arronches e pela Federação de Triatlo de Portugal, centenas de atletas percorrerão as estradas de região pela conquista de objetivos individuais e coletivos. Os duatletas que aceitarem o desafio terão de percorrer 5km de corrida, realizados no centro da vila, seguidos de 20,5km de ciclismo, feitos em estrada com asfalto em excelentes condições, culminando com um segmento de 2,5km de corrida que terá a meta instalada no interior do Estádio Municipal. Os percursos da competição, que passam pelo interior da vila, atravessam a zona rural do campo alentejano e que terminam no interior do estádio com as bancadas repletas de espectadores, fazem deste evento, uma experiência única no cenário competitivo nacional.

Na mesma tarde será realizada uma prova aberta, destinada a todos os interessados em participar, onde todos os inscritos serão desafiados a percorrer 2,7km de corrida, 8km de ciclismo e 1km de corrida. A prova aberta apresenta-se como uma boa oportunidade para todos os que procuram dar os primeiros passos na modalidade.

O Duatlo de Arronches assinala a sua nona edição e a organização espera encontrar um grande número de atletas, clubes e espectadores reunidos para mais um evento de competitividade e de partilha pelo gosto pela modalidade.

Fonte: FTP

“Comunicado: Alterações ao Calendário Competitivo e ao Regulamento do CN Jovem de Estafetas”

A direção da Federação de Triatlo de Portugal comunica a necessidade de adaptação do Calendário Competitivo Nacional aos Clubes e Atletas.

 No fim de semana de 11 e 12 de Março, em Vila Real de Santo António, a previsão das marés obriga a FTP a alterar a ordem das competições. Como forma de prevenção, e necessidade de cumprir as competições com a maré favorável, a prova do Campeonato Nacional de Clubes passa para sábado, dia 11, e a prova jovem, pontuável para o CN Jovem, passa para domingo, dia 12.

 Igualmente, o evento agendado para Montemor-o-velho no mês de Setembro será realizado apenas num único dia. As provas da Taça de Portugal de Triatlo e o Campeonato Nacional Jovem de Estafetas serão disputadas sábado, dia 9. A alteração justifica-se com a tentativa de reduzir as despesas de deslocação de clubes e atletas que teriam de estar presentes em dois dias distintos.

 No que diz respeito às competições jovens, a FTP decidiu abolir os prémios monetários para o Campeonato Nacional Jovem de Estafetas. Uma vez não existirem tais incentivos no Campeonato Nacional Jovem, a Federação de Triatlo de Portugal considera que a política de formação nas camadas jovens deverá passar pelo incentivo à participação em detrimento pelo incentivo à competição. Nesse sentido, as competições para o CN Jovem de Estafetas serão contabilizadas nos apoios à deslocação.

Fonte: FTP

“Portalegre inaugura Campeonato Nacional Jovem de Estafetas”

Numa organização conjunta entre a Federação de Triatlo de Portugal, Câmara Municipal de Portalegre e o Clube 4 Estilos, o Duatlo de Portalegre marca o Calendário Competitivo Nacional enquanto palco da etapa inaugural do Campeonato Nacional Jovem de Estafetas.

Dia 12 de Fevereiro terá lugar a primeira etapa do renovado campeonato coletivo que passa a ser disputado em três etapas distintas. A competição inicia-se com um duatlo onde os jovens atletas serão desafiados a trabalhar em conjunto para conquistar os objetivos dos clubes que representam. As formações deverão organizar-se em estafetas de três elementos, alinhadas por escalão e género. Serão distribuidas por dois agrupamentos (1º – Benjamins/Infantis; 2º – Iniciados/Juvenis) com a finalidade de adaptar às idades dos atletas as distâncias que deverão ser cumpridas. Perfazendo 300m/1000m/300m (1º agrupamento) e 750m/4000m/750m (2º agrupamento).

O Campeonato Nacional Jovem de Estafetas terá mais duas etapas que se farão cumprir sob o formato de Duatlo e de Triatlo. A primeira etapa de Portalegre apresenta-se como a grande oportunidade que clubes e formações terão de garantir a vantagem na liderança da competição e, nesse sentido, esperamos a participação de um grande número de jovens atletas.

Fonte: FTP

“Rio Maior recebe Campeonato Nacional de Clubes e Universitário de Duatlo”

O Duatlo Cidade de Rio Maior aproxima-se da sua quarta edição. Agendado para o próximo dia 18 de Fevereiro, o evento organizado de forma conjunta pela Câmara Municipal de Rio Maior, Desmor, EM, SA e pela Federação de Triatlo de Portugal, receberá a terceira etapa do Campeonato Nacional de Clubes e o Campeonato Nacional Universitário de Duatlo.

A cidade receberá centenas de atletas que competirão em representação dos seus clubes e universidades num circuito rápido, competitivo e que permitirá a realização de um evento de grandes emoções. Cada atleta deverá completar 5km de corrida inicias, circundando o complexo desportivo que simboliza a cidade, seguido de 19km de ciclismo cumpridos em duas voltas e terminando a sua prestação com uma corrida final de 2,5km. No final da competição, será conhecido o primeiro Campeão Nacional de 2017 e serão atualizadas as classificações do Campeonato Nacional de Clubes.

As excelentes condições competitivas da prova e a disputa de duas grandes competições do calendário nacional apontam para uma tarde repleta de atletas, espectadores, competitividade, emoção e partilha de paixão pela prática desta nossa modalidade.

Fonte: FTP

“Vanessa Fernandes regressa em Abu Dhabi”

Vice-campeã olímpica já se federou na FTP e faz parte da start list da 1ª prova das World Series

Foto: Paulo Calado/Record on-line

Vanessa Fernandes vai novamente regressar ao triatlo, já está novamente inscrita na Federação Triatlo de Portugal, ej á faz parte da lista de inscritos 1ª prova das World Series.

Filha do ciclista Venceslau Fernandes, aos 15 anos ingressou no Centro de Alto Rendimento do Jamor, onde reside e passa a maior parte do seu tempo. Actualmente conta com 20 vitórias em Taças do Mundo de Triatlo, igualando o número de vitórias da lendária Emma Carney.

Atleta do Sport Lisboa e Benfica e habitual da selecção portuguesa, esta atleta de 1,68 m começou a sua carreira profissional em 1999 no Triatlo de Peniche. Seus treinadores são Sérgio Santos e Paulo Colaço.

Foi feita Oficial da Ordem do Mérito a 8 de Março de 2004,tendo sido elevada a Comendadora da mesma ordem a 13 de Julho de 2016.

Foi oitava no triatlo olímpico dos Jogos Olímpicos de Atenas e, em 2006, chegou à primeira posição do ranking mundial de triatlo, renovando o marco em "casa" no dia 6 de maio de 2007.

Em 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim, terminou a prova de triatlo em segundo lugar, conquistando a medalha de prata, tornando-se assim a primeira atleta portuguesa a conseguir uma medalha olímpica nesta edição dos Jogos.

A atleta está, actualmente, a recuperar de anorexia nervosa e bulimia, cujos primeiros sintomas surgiram nos Jogos Olímpicos de Pequim.

A 27 de Maio de 2015, foi feita Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Medalha de Prata em 2008 de triatlo em Pequim (China) em 18 de Agosto

Campeã do Mundo

Campeã do Mundo em 2007 de triatlo em Hamburgo (Alemanha) em 1 de Setembro

Campeã do Mundo em 2007 de duatlo em Gyor (Hungria) em 19 de Maio

Campeã do Mundo em 2008 em duatlo em Rimini (Itália)

Campeã da Europa

Campeã da Europa em 2004 de triatlo em Valencia (Espanha)

Campeã da Europa em 2005 de triatlo em Lausanne (Suíça)

Campeã da Europa em 2006 de triatlo em Autun (França)

Campeã da Europa em 2007 de triatlo em Copenhaga (Dinamarca), com o tempo 2h02m36s

Campeã da Europa em 2008 de triatlo em Lisboa (Portugal), com o tempo 02h03m16s

Campeã da Europa de Sub-23

Campeã da Europa de Sub-23 em 2004 de triatlo em Tiszaujvaros (Hungria)

Campeã da Europa de Sub-23 em 2005 de triatlo em Sófia (Bulgária)

Campeã da Europa de Sub-23 em 2006 em Rijeka (Croácia)

Campeã da Europa de Sub-23 em 2008 em Pulpi (Espanha)


Taças do Mundo

Vencedora das Taças do Mundo de Madrid em 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008 e de outras provas da Taça do Mundo realizadas em Aqaba (Jordânia), Mazatlan (México), Rio de Janeiro (Brasil), Ishigaki (Japão), Corner Brook (Canadá), Hamburgo (Alemanha), Lisboa (Portugal), Salford (Reino Unido), Pequim (China) e Rhodes (Grécia).

Campeã nacional de triatlo em 2007 no Estoril

Vencedora do triatlo Internacional do Estoril em 2006

Campeã da Europa em 2006 de duatlo em Rimini (Itália)

Medalha de prata no Campeonato do Mundo em 2006 de triatlo em Lausanne.

Personalidade do Ano - Categoria: Desporto | Gala: The Best of Porto em 17 de Junho de 2006.

Medalha de ouro no Campeonato do Mundo de Duatlo em Gyor (Hungria) em 19 de Maio de 2007.

Campeã da Europa em 2008 de duatlo em Rimini (Itália) em 27 de Setembro de 2008.

Bem vida Vanessa…

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com