domingo, 22 de janeiro de 2023

“Nélson Oliveira alcança 22.º lugar na Clássica Comunidade Valenciana 1969”


Tirada ganha ao 'sprint' pelo belga Arnaud de Lie (Lotto Dstny)

 

Foto: Movistar Team

O ciclista português Nélson Oliveira (Movistar) terminou este domingo na 22.ª posição a Clássica Comunidade Valenciana 1969, ganha ao 'sprint' pelo belga Arnaud de Lie (Lotto Dstny).

No final dos 190 quilómetros corridos entre La Nucia e Valência, Arnaud de Lie impôs-se a Edvald Hagen (TotalEnergies) e Jenthe Biermans (Arkéa-Samsic), concluindo com o tempo de 04:41.22 horas.

Nélson Oliveira concluiu com o mesmo tempo do vencedor a prova que marca o regresso ciclismo de estrada ao continente europeu para a época 2023.

Fonte: Record on-line

“Jay Vine vence Tour Down Under”


Ciclista australiano foi segundo classificado na quinta e última etapa

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista australiano Jay Vine (UAE Emirates) conquistou este domingo a edição 2023 do Tour Down Under, ao ser segundo classificado na quinta e última etapa, arrebatada pelo britânico Simon Yates (Jayco-Alula).

Numa prova que regressou depois de dois anos de ausência, culpa da pandemia da covid-19, o campeão australiano de contrarrelógio impôs-se em 16:07.41 horas, superando Yates por 11 segundos e o espanhol Pelo Bilbao (Bahrain Victorious) por 27.


A UAE Emirates controlou a última tirada, não permitindo que alguém ameaçasse a liderança de Vine, que, no sprint final, em Monte Lofty, só foi batido por Yates, vencedor da tirada, de 112,5 quilómetros, em 2:41.16 horas.

"É incrível estar aqui a envergar a camisola de vencedor. Foi um dia agitado e a nossa equipa teve de estar sempre alerta", afirmou Vine, nono australiano a vencer o Tour Down Under, no que foi o seu primeiro triunfo em provas por etapas no World Tour.

O português André Carvalho (Cofidis) foi 46.º na quinta e última etapa, a 2.15 minutos de Yates, e acabou a prova no 104.º posto da geral individual, a 28.35 de Vine.

Fonte: Record on-line





“Campeonato Nacional de Ciclismo de Pista: às voltas atrás do sucesso”


Por: Diogo Matos

Maria Martins e João Matias foram dois dos atletas que subiram ao pódio e, em conjunto com elementos da FP de Ciclismo, deram ênfase ao sucesso da prova e destacaram o crescimento que a modalidade tem tido no nosso país

 


Campeonato Nacional de Pista: às voltas atrás do sucesso

 

Maria Martins já havia feito história ao tornar-se a primeira ciclista portuguesa a assinar por uma equipa do World-Tour (Fenix-Deceuninck), mas a verdade é que a jovem, de 23 anos, não quis ficar por aí e, conquistou o ouro nas provas de omnium, scratch e eliminação no Campeonato Nacional de Pista.


Em conversa com Record, 'Tata', alcunha pela qual é conhecida no mundo do ciclismo, não escondeu o orgulho por estes resultados. "É importante porque me permite vestir a camisola nas provas internacionais e porque me dá pontos para o ranking. É uma preparação para o que ai vem", referiu, explicando qual a sensação de representar a Fenix-Deceuninck: "É uma responsabilidade grande. Foi um passo que dei e que não estava previsto, mas, ainda assim, não deixo de ser a pessoa que sempre fui. O trabalho continua a existir e agora sei que vai ter de ser feito a dobrar".


Na vertente masculina, João Matias, ciclista da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, não conquistou nenhum ouro (2º em madison e 3º em scratch e omnium), mas não deixou de ficar satisfeito pelos colegas que venceram, nomeadamente os gémeos Oliveira e Iúri Leitão. "Somos colegas de Seleção e tornámo-nos bons amigos. Deste grupo sou o atleta mais velho e vi-os crescer, mas também cresci com eles. Comecei a disputar camisolas e a vencer títulos, mas eles obrigaram-me a trabalhar mais. Cá em baixo somos amigos e lá em cima, por seu lado, é uma guerra autêntico, penso que só assim é que se evolui. Tiramos o melhor disso para quando competimos juntos como colegas de Seleção. Aliás, penso mesmo que a forma como nos apoiamos é a chave do sucesso da Seleção Nacional de Pista", sublinhou o atleta, de 31 anos.

 

Velódromo é peça importante

 

O Campeonato Nacional de Pista decorreu no Velódromo Nacional, em Sangalos, infraestrutura que Gabriel Mendes, selecionador nacional, considera fundamental para o desenvolvimento da modalidade. "Se não tivéssemos este espaço, não estaríamos no patamar em que estamos. A nível internacional já sentimos que somos uma nação respeitada", vincou. Por seu lado, Rafael Fernandes, diretor da Federação, enfatizou a importância de patrocínios como o dos Jogos Santa Casa: "O ciclismo é uma modalidade cada vez mais exigente e científica, pelo que é importante termos este reconhecimento e o apoio estatal".

Fonte: Record on-line

“Troféu Internacional de Pista Artur Lopes Dia 2”


Valentine Fortin e William Perrett mais fortes no concurso de omnium

 

Por: Ana Nunes

Neste sábado segundo dia de competição do Troféu Internacional Artur Lopes foram Valentine Fortin (Cofidis Women Team) e William Perrett (Chainy Windows and Doors) a destacarem-se perante a concorrência, vencendo o concurso de omnium nos respetivos setores masculino e feminino. O melhor português foi Iúri Leitão (Equipa Portugal), segundo classificado nesta mesma disciplina.

No omnium feminino, a disputa pelos primeiros lugares foi bastante acesa até ao final. Valentine Fortin (Cofidis Women Team) venceu o scratch, com Anita Stenberg (Norway) a ser segunda, seguida de Eukene Larrarte (Spain National Team). Na corrida tempo as francesas Victoire Berteau e Valentine Fortin (Cofidis Women Team) empataram com 24 pontos, acabando Berteau a ser dada como vencedora, visto ter sido quem pontuou no último sprint. À partida para a corrida de eliminação, era Valentine Fortin que comandava a geral, com 78 pontos, mais quatro do que a sua colega de equipa, que por sua vez seguia empatada com Anita Stenberg.

Valentine Fortin acabaria por vencer a corrida de eliminação, estendendo um pouco mais a sua vantagem. No entanto, estava tudo aina por decidir, pois eram apenas 10 pontos que separavam as três primeiras classificadas. Na corrida por pontos, Valentine Fortin foi mais forte, vencendo assim o concurso de omnium com 135 pontos, após ter pontuado em quatro dos oito sprints pontuáveis, e vencendo três deles. Anita Stenberg foi segunda, com 129 pontos, e Victoire Berteau foi terceira, com 120 pontos.


No setor masculino, Iúri Leitão (Equipa Portugal) arrancou da melhor forma, vencendo o scratch, após ganhar uma volta aos restantes corredores em prova. No sprint final Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi segundo e William Tidball (Team Inspired) terceiro. Seguiu-se a corrida tempo, desta vez com Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) a vencer, somando um total de 32 pontos, após ter sido o mais forte nos 12 primeiros sprints. Além disso, foi um dos nove corredores a dar volta. William Tidball (Team Inspired) foi segundo, com 25 pontos, e William Perrett (Chainy Windows and Doors) terceiro, com 22 pontos.

À entrada para a prova de eliminação era William Tidball (Team Inspired) que estava na frente da tabela classificativa, com 74 pontos, apenas mais dois do que Rui Oliveira. Tidball acabaria por vencer a eliminação, batendo o seu compatriota, William Perrett. Iúri Leitão fechou em terceiro, garantindo assim a subida ao segundo lugar da geral, partindo assim para a última prova com uma desvantagem de oito pontos para William Tidball.

A corrida por pontos foi bastante movimentada, com vários corredores a dar volta, entre eles Iúri Leitão, que lutou pela vitória até ao final. No entanto, William Perrett não deu hipótese e apesar de o português ter sido mais bem-sucedido nos sprints pontuáveis e ter ganho duas voltas ao pelotão, o britânico conseguiu ganhar três, o que somando à vantagem que já trazia das provas anteriores bastou-lhe para garantir a vitória. Assim, William Perrett venceu o omnium com 179 pontos, Iúri Leitão foi segundo, com 169 pontos, e Thomas Boudat (Go Sport/Roubaix Lille Metropole) fechou o pódio em terceiro, com 137 pontos. João Matias (Equipa Portugal) acabaria em quarto, a apenas um ponto do terceiro lugar.

Neste dia, também se disputou a prova de 500 metros contrarrelógio no setor feminino. Ao pódio subiram as mesmas atletas que também o fizeram na prova de velocidade disputada no dia de ontem, invertendo-se os dois primeiros lugares. Assim, Lauren Bell (Great Britain) foi a vencedora destes 500 metros contrarrelógio, seguida da sua colega de equipa, Katy Marchant. Orla Walsh (Ireland), fechou na terceira posição.


Por sua vez, os corredores do setor masculino da categoria elite disputaram a prova de um quilómetro contrarrelógio. Espanha esteve em grande destaque nesta disciplina, fazendo o pleno e levando três dos seus atletas ao pódio. A vitória foi de Ekain Jimenez (Spain National Team), após ter completado o seu esforço individual em 1’02”464, José Moreno (Spain National Team) foi segundo, a cerca de um segundo do vencedor, e Beñat Garaiar (Spain National Team) fechou na terceira posição

Estiveram também em competição os atletas da categoria de juniores, com as raparigas a disputarem as provas de scratch e corrida por pontos, e os rapazes o concurso de omnium.

Em ambas as provas do setor feminino foi Marta Carvalho (Equipa Portugal) a conquistar a vitória. No scratch a corredora portuguesa partilhou o pódio com Raquel Dias (Equipa Portugal) e Lara Fernandes (Equipa Portugal), segunda e terceira classificadas, respetivamente. Já na corrida por pontos, Marta Carvalho (Equipa Portugal) somou um total de 23 pontos, garantindo assim a vitória sobre Neza Zupanic (Slovenia), que somou 17 pontos, e Raquel Dias (Equipa Portugal), que terminou a prova com 16 pontos.

No omnium masculino houve um nome em claro destaque: Zak Erzen (Slovenia). O corredor esloveno venceu o scratch, tendo sido depois batido por Ramazan Yilmaz (Turkey) na corrida tempo. Os dois seguiram empatados para a corrida de eliminação com Zak Erzen a conseguir a vitória, consequentemente, alargando a sua vantagem para os seus adversários. Na corrida por pontos, Zak Erzen confirmou a sua superioridade, vencendo com um total de 160 pontos. Nejc Peterlin (Slovenia) foi segundo, com 138 pontos, e Erazem Valjavec (Slovenia) fechou um pódio totalmente esloveno, com 127 pontos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com