terça-feira, 29 de agosto de 2023

“Vuelta: Kaden Groves vence quarta etapa ao sprint, Remco Evenepoel segue líder”


Evenepoel, por seu lado, escapou às quedas nos últimos quilómetros e segue na frente da geral

 

Por: Lusa

O ciclista australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) venceu hoje ao sprint a quarta etapa da Volta a Espanha, com o belga Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep) a seguir como líder da classificação geral individual.

Groves, de 24 anos, cumpriu os 184,6 quilómetros entre Andorra la Vella e Tarragona em 4:05.41 horas, batendo sobre a meta o colombiano Juan Sebastian Molano (UAE Emirates), segundo, e o belga Edward Theuns (Lidl-Trek), terceiro.

Evenepoel, por seu lado, escapou às quedas nos últimos quilómetros e segue na frente da geral, que conquistou em 2022, com cinco segundos de vantagem para o espanhol Enric Mas (Movistar), segundo, e 11 para o francês Lenny Martinez (Groupama-FDJ), terceiro.

Na quarta-feira, a quinta etapa liga Morella a Burriana em 186,2 quilómetros, com uma contagem de montanha de segunda categoria e uma subida não categorizada na segunda metade do traçado.

Fonte: Sapo on-line

“Monção e Melgaço Granfondo acontece a 17 de setembro”


Festa do ciclismo regressa ao berço do Alvarinho

 

Fotos: © Bikeservice

O berço da mais nobre de todas as castas de vinho branco o prestigiado Alvarinho acolhe no próximo dia 17 de Setembro o Monção e Melgaço Granfondo by Trek. Nesta prova de ciclismo para todos são esperados 1600 participantes de vários pontos do país, aos quais se juntará, como vem sendo hábito, uma forte representação de atletas oriundos de Espanha.


Apoiado pelos dois municípios que lhe dão nome, o Monção e Melgaço Granfondo vai para a sua quinta edição e, à semelhança dos anos anteriores, levará os ciclistas a deslumbrarem-se por uma região que se constitui como um dos centros de excelência mundial na produção de vinhos brancos de elevada qualidade. Em qualquer das três distâncias propostas pela organização a cargo da Bikeservice – Minifondo (73 km), Mediofondo (103 km) e Granfondo (127 km) – os participantes serão desafiados a percorrer um território no qual o rio Minho se impõe como fronteira natural com Espanha e a vinha ocupa uma área que ultrapassa os 1700 hectares. De resto, a sub-região de Monção e Melgaço tem registados mais de 2000 viticultores e de duas centenas e meia de marcas.


Os primeiros 40 quilómetros não imporão dificuldades aos ciclistas já que se desenrolam em terreno plano, com o rio Minho à vista em muitos pontos de passagem. A subida de Trute (Monção) tem apenas 3000 metros, mas o primeiro e último quilómetros são exigentes. Daqui, e após retomarem o percurso inverso, os participantes no Minifondo encaminham-se para a meta instalada em Melgaço, onde será também dada a partida, enquanto que os restantes seguem a direcção de Merufe para apreciarem o vale do rio Minho a partir das montanhas escarpadas que os levarão às subidas da Várzea, Santa Marinha e Cela (esta última, apenas para o Mediofondo).


Em Riba de Mouro, a viragem à direita conduzirá os participantes do Granfondo em direcção a Lamas de Mouro para, até aí, cumprirem a última e maior dificuldade de todo o trajecto. A ascensão a Val dos Poldros tem 9000 metros e uma pendente média de 8,1% chegando a ultrapassar os 10% no antepenúltimo quilómetro. Em Pomares (Melgaço), Mediofondo e Granfondo voltam a juntar-se para irem ao encontro de Cristoval, a freguesia mais setentrional do país. O regresso a Melgaço far-se-á pela EN 301.

O Monção e Melgaço Granfondo by Trek tem início marcado para as 9h00. Quinze minutos depois, arranca uma caminhada (sujeita a inscrição) que se destina, essencialmente, aos acompanhantes dos ciclistas em prova.


No dia antes, sábado, 16 de Setembro, será a vez dos mais jovens participarem nesta festa do ciclismo inclusivo disputando o Granfondo Kids. As provas acontecem no local onde ficará instalada a meta e dividem-se em quatro escalões (pupilos, benjamins, iniciados e infantis).

As últimas inscrições para o Monção e Melgaço Granfondo by Trek ainda decorrem e podem ser feitas aqui: https://registerandgo.net/?evento=971 . Cada participante levará consigo o jersey oficial do evento, um saca-rolhas e uma garrafa de Alvarinho, estes últimos oferta do produtor Soalheiro, pioneiro na criação deste prestigiado vinho em Melgaço e uma referência internacional para os vinhos desta casta.

Fonte: Bikeservice

“Óbidos Cycling Team no pódio do Circuito de Nafarros”


Por: Helena Dias

Fotos: Helena Dias

A 61ª edição do Circuito de Nafarros, em Sintra, terminou com a Óbidos Cycling Team a subir ao pódio como vencedora por equipas no escalão sub-23. Os ciclistas Miguel Carvalho e Tomás Bauwens fecharam o dia igualmente no pódio ao conquistarem o segundo e terceiro lugares, respectivamente, na classificação de sub-23.

O Circuito de Nafarros disputou-se na tarde de segunda-feira, pontuada pelo muito vento que se fez sentir ao longo de toda a prova. No total, o pelotão de 59 corredores percorreu 75,3 quilómetros, distribuídos por seis voltas. O final foi discutido ao sprint entre um grupo de sete ciclistas com a vitória a sorrir a Gonçalo Leaça (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar). Miguel Carvalho cruzou a meta na 13ª posição, a 2 segundos, seguido de Tomás Bauwens em 20º, a 19 segundos.

No dia anterior já se tinha disputado o 82º Circuito da Malveira, no qual se disputou o circuito citadino e provas de pista. Foi precisamente na pista que a Óbidos Cycling Team conseguiu uma boa prestação com os ciclistas a realizarem uma aguerrida prova de eliminação, sendo dos mais resistentes. O mais jovem da equipa, Daniel Jorge esteve praticamente até ao fim da discussão da prova, terminando em terceiro na vitória de Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar).

No circuito citadino, de 52,5 quilómetros divididos por 35 voltas, a Óbidos Cycling Team foi a primeira a abrir as hostilidades com Diogo Silva a atacar no pelotão logo após o tiro de partida. Contudo, o ciclista acabaria por sofrer uma queda, felizmente sem consequências graves, abandonando a prova. As voltas finais foram marcadas por uma fuga de dois corredores, que discutiram entre si a vitória ao sprint, que sorriu a João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua). Dos 45 corredores em prova, apenas 13 terminaram no tempo limite.


A Óbidos Cycling Team regressa à competição em Setembro, mês no qual se destaca a participação no Grande Prémio Jornal de Notícias, entre os dias 2 e 10, seguindo-se uma viagem até à Bélgica, onde a equipa irá competir no Grote Prijs Rik Van Looy, no dia 17, um Grande Prémio repleto de empedrado (o famoso pavé) de categoria 1.2 UCI, com as mais importantes equipas sub-23 internacionais.

 

Classificação Geral – Circuito de Nafarros:

 

1º Gonçalo Leaça (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) 1h31m58s

2º César Martingil (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) mt

3º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) mt

13º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team) a 2s

20º Tomás Bauwens (Óbidos Cycling Team) a 19s

26º Diogo Silva (Óbidos Cycling Team) a 43s

43º Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) a 36m02s

46º Daniel Marques (Óbidos Cycling Team) a 38m02s

 

Geral Juventude – Circuito de Nafarros:

 

1º Tiago Vale (Portos Windmob)

2º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team)

3º Tomás Bauwens (Óbidos Cycling Team)

7º Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team)

 

Geral Equipas Sub-23 – Circuito de Nafarros:

 

1ª Óbidos Cycling Team

 

Geral Equipas – Circuito de Nafarros:

 

1ª Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

6ª Óbidos Cycling Team

 

Classificação Geral – Circuito da Malveira:

 

1º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) 1h26m37s

2º João Medeiros (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) mt

3º Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) a 27s

Fonte: Oeste Cycling Team

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com