domingo, 17 de março de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Sabgal / Anicolor Mathias Bregnhøj é o 3.º classificado na Clássica da Arrábida”


Fotos: João Fonseca Photographer

O dinamarquês Mathias Bregnhøj, da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, fechou o pódio da 7.ª Clássica da Arrábida, ao concluir a corrida com a 3.ª posição, após entrar na discussão do sprint que trouxe a vitória a Joseba López (Caja Rural-Seguros RGA). André Carvalho foi 9.º classificado, chegando 23 segundos depois do vencedor e do colega de equipa, com o pelotão. 

A Clássica da Arrábida ligou neste domingo Setúbal a Palmela, ao longo de 175,1 km percorridos a alta velocidade, com vários ataques e a fuga a formar-se apenas aos 46 km, por um quarteto. Os fugitivos chegaram aos oito minutos de vantagem sobre o pelotão, que nesse momento começou a trabalhar para reduzir a diferença.


  

Foi na segunda das três montanhas do dia, em Sesimbra, que os fugitivos ficaram ao alcance do pelotão, levando a vários ataques que trouxeram Mathias Bregnhøj e mais três corredores para a cabeça de corrida. A vitória seria decidida entre os quatro, numa subida de 300 metros com grande inclinação, onde Joseba López foi o mais forte. O dinamarquês da Sabgal / Anicolor, com o mesmo tempo do vencedor, foi o 3.º classificado e André Carvalho foi 9.º, chegando 23 segundos depois com o pelotão. 


“Estou feliz por conseguir o meu primeiro pódio com a Sabgal / Anicolor. Senti-me bem e tentei seguir sozinho na segunda subida, mas depois o final foi um pouco explosivo demais para mim. Acho que fizemos um bom trabalho de equipa, mas também ainda estamos a conhecer-nos enquanto corredores e na forma como preferimos correr. À medida que as coisas vão avançando e nos conhecemos e adaptamos, estou confiante de que as vitórias serão muitas para a equipa”, avançou Mathias Bregnhøj. 


Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor, referiu que esta “foi uma clássica bem disputada e muito atacada logo desde o início. A equipa esteve bem, tentámos estar o mais à frente possível e entrar na disputa da corrida. Acabámos por finalizar em 3.º lugar com Mathias Bregnhøj, que acaba por ser um resultado positivo e um bom trabalho de toda a equipa”. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

7.ª Clássica da Arrábida 

Setúbal – Palmela» 175,1 km 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA  

 

1.º Joseba López (Caja Rural-Seguros RGA), 04h04m59s 

2.º Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), mt 

3.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), mt 

9.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), a 23s 

21.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), a 27s 

27.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), a 39s 

28.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), mt 

34.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), a 53s 

87.º Oliver Rees (Sabgal / Anicolor), a 14m59s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS 

1.ª Caja Rural-Seguros RGA, 12h15m43s 

2.ª Sabgal / Anicolor, a 04s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA 

1.º Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), 8 Pontos 

5.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), 3 Pontos

Fonte: Clube Desportivo Fullracing





“Taça de Portugal de Downhill presented by Shimano de Seia”


Ethan Craik e Marine Cabirou vencem em Seia

 

Por: José Carlos Gomes

O britânico Ethan Craik e a francesa Marine Cabirou, ambos da Scott DH Factory, ganharam hoje as provas de elite na primeira prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano, disputada em Vila Cova à Coelheira, Seia.

Com mais de 300 corredores inscritos, a prova foi dominada pelos corredores estrangeiros. Entre a elite masculina destacou-se Ethan Craik, que fez a descida final em 2’13’’252, marcando uma vantagem significativa sobre a concorrência. Seguiram-se dois franceses, Loic Bruni (Specialized Gravity), que gastou mais 1,939 segundos, e Loris Vergier (Trek Factory Racing DH), que ficou a 2,705 segundos. O melhor português foi Gonçalo Bandeira (Scott DH Factory), oitavo, a 3,877 segundos.

A corrida feminina de elite também teve uma vencedora indiscutível. Marine Cabirou desceu em 2’33’’356 e deixou a segunda classificada, Lisa Baumann (Commençal Les Orres), a 2,923 segundos. A terceira, a 4,395 segundos, foi Phoebe Gale (Canyon/FMD Factory Racing). A melhor portuguesa foi Joana Nunes (Sporting Clube da Travancinha), 14.ª, a 46,057 segundos.


Em juniores venceram o francês Raphaël Giambi (Gen-s) e a britânica Heather Wilson (Muc-Off Young Guns). Os melhores cadetes foram Kasper Hickman e Rosa Zierl, ambos do Club Next Gen. Nas categorias ainda mais jovens destaque para o sub-15 Juliano Oliveira (X1 Racing Commençal) e para o sub-13 Andrew Gavrysh.

Já entre os veteranos o sucesso pertenceu ao master 30 Guilherme Jesus (MCF/XDream/Município de São Brás), o master 35 Rui Cabrita (Wildpack Algarve Racing), o master 40 João Machado (Caniço Riders/Barra4), o master 45 Ricardo Soares (Bike Zone), o master 50 Rui Cruz (MCF/XDream/Município de São Brás), o master 55 António Mendes (Wildboys/Riding Addiction), o master 60 Ulrich Ellwart (Antidote Factory) e a master feminina Sofia Pinto (Casa do Povo de Abrunheira).

Por equipas ganhou o MCF/XDream/Município de São Brás.

A Taça de Portugal de DHI presented by Shimano continua no dia 24, em Viana do Castelo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Clássica da Arrábida 2024”


Joseba López conquista Clássica da Arrábida

 

Por: José Carlos Gomes

O espanhol Joseba López (Caja Rural-Seguros RGA) deu hoje continuidade ao domínio da Caja Rural-Seguros RGA na Clássica da Arrábida, vencendo a edição de 2024 da prova, naquele que foi o terceiro triunfo consecutivo da equipa na corrida que une os concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal.

A sétima edição da Clássica da Arrábida ligou hoje Setúbal e Palmela, num percurso de 175,1 quilómetros que os corredores fizeram questão de percorrer a grande velocidade. Com mais de 48 quilómetros percorridos na primeira hora, um quarteto conseguiu escapar ao pelotão pouco antes de ultrapassados os primeiros 60 minutos de prova.


Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Duarte Mixão (Kelly-Simoldes-UDO), Julian Kot (Lubelskie Perla Polski) e César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) arriscaram e tiveram cerca de oito minutos de vantagem sobre o pelotão.

No grupo principal soaram as campainhas de alarme e as equipas Caja Rural-Seguros RGA e Efapel Cycling tiveram de colocar o peito ao vento para fazerem a aproximação à frente de corrida.

A segunda das três montanhas do dia, em Sesimbra, deixou os fugitivos à vista e promoveu várias movimentações no pelotão. Num desses ataques, saltaram para a frente Joseba López (Caja Rural-Seguros RGA), Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Joaquim Silva (Efapel Cycling) e Mathias Bregnhoj (Sabgal-Anicolor).


Este novo quarteto aproveitou a maior frescura relativamente ao escapados da fuga original e destacou-se na cabeça de corrida. O pelotão não teve capacidade de recuperar e a Clássica decidiu-se a quatro.

A reta da meta, numa subida de 300 metros com grande inclinação, colocou à prova a força do quarteto. Joseba López foi o melhor, seguido por Alexandre Montez e por Mathias Bregnhoj. Todos, assim como Joaquim Silva, quarto classificado, gastaram 4h04m59s (média de 42,885 km/h). O pelotão chegaria 23 segundos mais tarde.

“É uma vitória muito especial, porque é a minha primeira como profissional e é a centésima vitória da equipa. Controlámos bem a fuga. A subida de Sesimbra subiu-se a muita velocidade, produzindo-se vários cortes. Por sorte, estive na movimentação certa. Confiava na vitória, mas o topo final fez-se muito longo. Felizmente, era o que tinha mais forças e consegui ser o primeiro na meta”, descreve Joseba López.

A Caja Rural-Seguros RGA também triunfou por equipas. Alexandre Montez foi o melhor jovem e Diogo Narciso aproveitou a fuga para vencer a classificação da montanha.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal Feminina de Cantanhede”


Ana Caramelo mais forte em Cantanhede

 

Por: José Carlos Gomes

Ana Caramelo (Matos Mobility/Flexaco Cycling Team) é a primeira comandante da Taça de Portugal Feminina na categoria de elite, depois de hoje ter vencido, em Cantanhede, a primeira prova pontuável para o troféu.

As corredoras de elite e sub-23 completaram 79,1 quilómetros. Foi uma prova em que duas ciclistas acabaram por destacar-se, Ana Caramelo e Angy Deneska Luna (Tavira/Extremosul/SC Farense).

Na fase final, a portuguesa revelou-se mais forte e cortou a meta em solitário. A venezuelana teve de contentar-se com o lugar imediato, a 6 segundos. A ucraniana Kateryna Velychko, colega de equipa da vencedora, foi a terceira classificada, a 49 segundos.


Entre as sub-23, que cumpriram a mesma distância, impôs-se a russa Inna Abaidullina (Matos Mobility/Flexaco Cycling Team), a mais rápida das oito ciclistas que discutiram o triunfo nesta categoria. Seguiram-se a argentina Julieta Benedetti (Maiatos) e Nádia Henriques (Vertentability Cycling Team).

Bruna Gonçalves (Cantanhede Cycling/Vesam) foi a melhor júnior ao cabo dos 59,6 quilómetros de corrida. Com o mesmo tempo posicionaram-se Emília Baía (Korpo Activo/Penacova) e Maria Marques (Tavira/Extremosul/SC Farense), segunda e terceira, respetivamente.

À semelhança das provas de sub-23 e de juniores, também os 40,1 quilómetros das cadetes acabaram por decidir-se ao sprint. Mariana Resende (Tavira/Extremosul/SC Farense) impôs-se diante de Maria Coimbra (Maiatos) e de Eva Emídio (Tavira/Extremosul/SC Farense).

Entre as veteranas os triunfos foram alcançados pela master 30 Karina Sousa (CDASJ/Cycling Team/Município de Albufeira), pela masters 40 Irina Coelho, da mesma equipa, pela master 50 Filomena Gomes e pela master 60 Leontina Palhas (Vertentability Cycling Team). 

Por equipas triunfou a Matos Mobility/Flexaco Cycling Team.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Congresso da UEC”


Artur Lopes recebe Licença de Ouro da UEC

 

Por: José Carlos Gomes

O presidente da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Ciclismo, Artur Lopes, recebeu, na manhã deste domingo, a Licença de Ouro da União Europeia de Ciclismo (UEC).

A distinção foi entregue no 36.º Congresso da UEC, em Santiago de Compostela, e reconhece as dezenas de anos de dedicação à modalidade, com o desempenho de cargos da máxima importância, na Federação Portuguesa de Ciclismo, a que presidiu, e na União Ciclista Internacional, de que é vice-presidente honorário.

A Direção da Federação Portuguesa de Ciclismo associou-se ao momento, assim como o presidente da União Ciclista Internacional, David Lappartient.

O ciclismo português esteve em destaque também na sessão de sábado dos trabalhos da UEC. Foi nesse dia que aconteceu a assinatura do Memorando de Entendimento para o desenvolvimento da das parcerias estratégicas do Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia enquanto Satélite Continental na Europa do Centro Mundial de Ciclismo.


O diretor do Centro Mundial de Ciclismo, Jacques Landry, o vereador do Desporto da Câmara Mundial de Anadia, Jorge Sampaio, em representação do CAR de Anadia, e o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, rubricaram o Memorando de Entendimento que reafirma o CAR Anadia como Centro Satélite para a Europa do Centro Mundial de Ciclismo.

O acordo foi assinado durante o congresso anual da União Europeia de Ciclismo, motivo pelo qual contou com a presença do presidente desta instituição, Enrico Della Casa.

O CAR Anadia assume, assim, um papel relevante na política atual de desenvolvimento do ciclismo, que tem nos centros satélites extensões do Centro Mundial de Ciclismo, visando a solidariedade e o apoio ao desenvolvimento da modalidade nos países emergentes.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Daniela Campos vence última etapa na Volta à Guatemala”


Primeira vitória em provas do calendário UCI de estrada

 

Por: Record

Daniela Campos venceu este domingo a última etapa da Volta à Guatemala, naquela que é a sua primeira vitória em provas do calendário UCI de estrada.

A ciclista portuguesa, que corre na Eneicat, bateu ao sprint a italiana e colega de equipa, Valentina Basilico, enquanto a colombiana Maria Lina Rojas fechou o pódio.

Na classificação geral, Daniela Campos terminou na 19.ª posição, a 3m11s de Valentina Basilico.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Quarto lugar para Iúri Leitão e João Matias”


Por: José Carlos Gomes

A dupla portuguesa formada por Iúri Leitão e João Matias conseguiu hoje o quarto lugar na corrida de madison da etapa da Taça das Nações de Pista, que decorreu em Hong Kong.

Numa prova que se revelou muito equilibrada, levando a que apenas uma equipa terminasse com o bónus de dobrar o pelotão, a intensidade competitiva foi a nota dominante. E Portugal usou a tática que costuma dar frutos, aproveitar o desgaste geral, na segunda metade da corrida, para subir na classificação.

Os portugueses pontuaram em sete dos vinte sprints, começando a pontuar exatamente a metade da prova, à centésima volta. Iúri Leitão e João Matias bateram-se até final pelo pódio, ganhando mesmo o último sprint, que atribui pontuação a dobrar.

O esforço de Iúri Leitão e João Matias rendeu um total de 33 pontos, deixando os portugueses fora do pódio, mas apenas a dois pontos da medalha de prata. A vitória foi para a Nova Zelâdia. Depois de ontem ter vencido o concurso de omnium, Aaron Gate fez hoje dupla com Campbell Stewart e triunfou novamente, com 45 pontos. Os espanhóis Sebastián Mora e Albert Torres ficaram no segundo posto e os japoneses Eiya Hashimoto e Kazushige Kuboki fecharam o pósido, ambas as equipas com 35 pontos.

Ainda no âmbito das provas com impacto no apuramento para os Jogos Olímpicos, Maria Martins competiu no concurso de omnium. Foi décima no scratch, 14.ª na corrida tempo e terceira na eliminação. Com este desempenho, a ribatejana entrou na corrida por pontos no nono lugar da classificação geral.

Na prova decisiva, a portuguesa não pontuou, mas segurou a nona posição final, com 72 pontos. As japonesas dominaram, ocupando os dois primeiros lugares, através de Yumi Kajihara e de Tsuyaka Uchino, com 124 e 113 pontos, respetivamente. A terceira, com 108 pontos, foi a irlandesa Lara Gillespie.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com