domingo, 9 de julho de 2023

“Filipe Marques termina em 4.º lugar nas Para Series mundiais de triatlo”


Atleta português ficou a cerca de um minuto e meio do trio que compôs o pódio

 

Por: Lusa

Foto: FPT

O português Filipe Marques terminou hoje no quarto lugar da categoria PTS5 nas Para Series Mundiais de Triatlo em Montreal, no Canadá, com um tempo de 59.09 minutos.

O atleta luso ficou a cerca de um minuto e meio do trio que compôs o pódio, nomeadamente, Daniel Stefan (57.40), do Canadá, Chris Hammar (57.37), dos Estados Unidos, e de Ronan Cordeiro (57.42), do Brasil.

Filipe Marques fez 10.13 minutos na natação, 29.03 na bicicleta, e 18.35 na corrida.

Fonte: Record on-line

“Pogacar "superfeliz" após encurtar distância para Vingegaard no Tour: «É uma pequena vitória»”


Ciclista dinamarquês, que terminou 9.ª etapa oito segundos depois do esloveno, referiu que rival esteve "incrivelmente forte"

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O camisola amarela Jonas Vingegaard reconheceu que Tadej Pogacar "estava incrivelmente forte hoje", com o ciclista esloveno da UAE Emirates a confessar-se "superfeliz" por ter encurtado diferenças para o seu rival na nona etapa do Tour.

"Não é uma vitória, mas é uma pequena vitória. Estou superfeliz hoje, foi um dia muito bom, bastante relaxado até à última subida", declarou Pogacar, após ter cortado a meta, no alto do Puy de Dôme, oito segundos antes do campeão em título.

O líder da juventude e bicampeão da 'Grande Boucle' (2020 e 2021) revelou que, na ascensão ao vulcão, ponto final da nona etapa ganha pelo canadiano Michael Woods ((Israel-Premier Tech), sentiu "imediatamente que as pernas estavam boas", mas, por precaução, resolveu esperar pelos últimos 1,5 quilómetros para lançar o seu ataque.

"Quando iniciei o ataque, vi a sombra dele [Vingegaard] e podia ver que ele estava a sprintar a fundo atrás de mim, mas, como as minhas pernas estavam boas, acelerei mais, a diferença aumentou e foi continuar até ao topo", resumiu.

O esloveno de 24 anos confessou que "estava um pouco receoso" da subida ao Puy de Dôme, que não pôde reconhecer por estar a recuperar das fraturas no pulso esquerdo, sofridas numa queda na Liège-Bastogne-Liège e que os seus companheiros de equipa disseram ser "muito difícil, muito inclinada".

"Mas não me pareceu assim tanto", notou o segundo classificado da geral, a 17 segundos do dinamarquês da Jumbo-Visma.

'Pogi', que se mostrou contente por ter encurtado as diferenças para a camisola amarela e por ter colocado Vingegaard sob pressão, explicou que gostaria de ter vencido a etapa, mas argumentou que, no ano passado, quando foi segundo na geral final, aprendeu que não pode "disputar todas as vitórias de etapas, porque o objetivo é a classificação geral".

O dinamarquês, por seu lado, tratou de elogiar o seu único rival, dizendo que Pogacar "estava incrivelmente forte hoje".

"Ele mereceu recuperar esses oito segundos. No final de contas, estou contente por ter conservado a camisola amarela e de ainda a manter após a primeira semana. Antes do Tour, não acreditava que pensássemos tê-la passado uma semana", assumiu.

Segundo Vingegaard, ele e Pogacar estão "ambos a um nível muito alto". "As etapas que mais se adequam a mim ainda estão por chegar, será uma luta feroz. Farei tudo o possível para tentar ganhar em Paris", prometeu.

O corredor de 26 anos antecipou ainda o primeiro dia de descanso, que será cumprido na segunda-feira, dizendo que vai "rolar" e tentar descansar ao máximo.

A 110.ª 'Grande Boucle' regressa à estrada na terça-feira, na 10.ª etapa, uma ligação de 167,2 quilómetros 'acidentados' entre Vulcania e Issoire.

Fonte: Record on-line

“Pedro Cunha venceu Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe”


A equipa ABTF Betão / Bairrada venceu em toda a linha o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe. Individualmente Pedro Cunha celebrou a vitória ao impor-se ao sprint sobre a linha de meta, enquanto coletivamente a formação bairradina conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio. No passeio da UDAR Quinchães, Adelino Silva (ERDAL) foi o primeiro na linha de meta instalada na Praça 25 de Abril em Fafe.

Pedro Cunha (ABTF Betão/Bairrada) foi o mais forte na chegada à Praça 25 de Abril e venceu o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.


Num dia agradável para a prática do ciclismo e com muito público a assistir, o pelotão de juniores fez questão de dar um belo espetáculo e desde os primeiros metros que se assistiram a várias tentativas de fuga.

Na primeira das quatro voltas ao circuito seguia já um grupo de fugitivos, liderado então por Diogo Sousa, que se foi mantendo até à terceira volta.

Mais atrás seguia um outro pequeno grupo, que nunca se deu por vencido e à entrada para a última volta conseguiu colar-se aos fugitivos.

Na última subida para a meta seguia um grupo de 10 elementos. O penafidelense Pedro Cunha e o vianense Daniel Moreira atacaram ainda antes da reta final e seguiram juntos até à meta, com o atleta do Bairrada a fazer primeiro lugar após impor-se ao sprint já na reta da meta.

Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) foi segundo e a três segundos chegou José Teixeira (Paredes/Fortunna).

Por equipas venceu o ABTF Betão Bairrada, impondo-se às formações da União Ciclismo da Trofa e Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel, que ocuparam os restantes lugares do pódio.


Após a prova de juniores saiu para a estrada o passeio da UDAR Quinchães, em que participaram cerca de meia centena de ciclistas, entre elites, master 20, master 40, master 50, master 60 e femininas percorreram o mesmo circuito por duas vezes, num total de 40 km em prova aberta. No final celebrou-se o desportivismo e a vontade de mostrar que o ciclismo de lazer está vivo e que procura mais oportunidades a cada dia que passa, fazendo com que algumas dezenas de praticantes possam integrar pelotões de competição.

 

Pedro Cunha (ABTF Betão/Bairrada)

 

No final da corrida Pedro Cunha (ABTF Betão/Bairrada) estava bastante feliz, pois acabara de conquistar a sua primeira vitória da época.


Sobre a prova referiu que “correr em Fafe é sempre complicado, tem sempre subidas um pouco duras e percursos ‘rompe-pernas’, tanto estamos a subir, como estamos a descer” e adiantou que “a nossa equipa esteve muito bem, estávamos apenas três e pensei que seria muito complicado, mas trabalhamos muito bem e conseguimos ganhar individual e coletivamente. Fazer melhor era impossível”.

Pedro Cunha teve em Fafe um trabalho árduo, que acabou por ser compensado: “na primeira volta fugiu um grupo de cerca de 10 atletas, eu fiquei para trás. Depois fugiu um atleta da ADRAP e eu aproveitei a oportunidade para saltar para a frente. Puxamos os dois e conseguimos lá chegar”.

Quando te apercebeste que podias vencer? “Só quando terminei a subida é que vi que tinha possibilidades. Olhei para trás e vi que havia um espaço e comecei a acreditar e só levantei a cabeça quando passei a linha da meta. Uma vitória é sempre uma grande alegria, ainda mais porque é a minha primeira vitória. Só tenho a agradecer á equipa do Bairrada, a todos os patrocinadores e aos meus colegas”.

 

Paula Nogueira, Vereadora da Câmara Municipal de Fafe

 

Paula Nogueira, Vereadora da Câmara Municipal de Fafe, mostrou-se muito satisfeita pela forma como decorreu a prova e pela envolvência em torno de mais uma corrida de ciclismo.


“Nós hoje tivemos a oportunidade de acompanhar a partida, que se deu ao início da tarde, e verificamos que já aí tinha algum público, apesar de ser ainda muito na hora do almoço. Depois de uma primeira noite de festas, de uma noitada com espetáculos não esperávamos tanta mobilização de público. Foi extraordinário e as pessoas aparecerem. No final então a praça estava bem mais composta, o povo de Fafe gosta de ciclismo, respira ciclismo”, disse a autarca de Fafe.

Para Paula Nogueira “as Festas do Concelho de Fafe têm sempre associadas ao seu programa as atividades do ciclismo, até o público gosta destes momentos, aprecia ciclismo e temos na nossa terra muitos praticantes e muitos históricos do ciclismo”.

“Este ano este prémio, que é alusivo à cidade e coincide com um dos dias maiores do programa das Festas, vem, de alguma forma, reconhecer não só a importância que concedemos à modalidade, mas também à envolvente porque temos muitos praticantes, muitos curiosos e adeptos que vêm assistir a tudo isto de bicicleta. O que é muito interessante”, disse Paula Nogueira, que adiantou: “depois estamos a promover a atividade física e a modalidade junto dos mais jovens e essa é talvez a grande prioridade. Há cada vez mais praticantes do ciclismo no nosso concelho. Há muitas coletivas e clubes a dedicar-se ao ciclismo. Por isso, esta prova promovida pela ACM faz todo o sentido e é com todo o gosto que recebemos aqui os ciclistas, os clubes, a organização desta prova que acrescenta colorido às Festas do Concelho de Fafe”.


O Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe organizado pela Associação de Ciclismo do Minho contou com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, UDAR Quinchães, SEG 3 - Mediação de Seguros, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“ABTF Betão-Feirense Barry Miller em fuga no Troféu Ribeiro da Silva”


ABTF Betão-Feirense continua a mostrar boa forma em mais uma corrida do calendário nacional

 

Foto: Ciclismo +TV

Neste fim-de-semana, a ABTF Betão-Feirense esteve a competir no 3º Troféu Ribeiro da Silva. A equipa comandada por Joaquim Andrade foi protagonista nas principais fugas dos dois dias de corrida com o norte-americano Barry Miller e teve em Fábio Oliveira o ciclista melhor classificado na geral, fechando no 20º lugar.

No Troféu Ribeiro da Silva foram percorridos 286,9 quilómetros repartidos por duas etapas, ambas em circuito a primeira em Paredes e a segunda em Lordelo.

O jovem Tiano da Silva fez a sua estreia pela ABTF Betão-Feirense, correspondendo de forma positiva à chamada da equipa continental. Já Barry Miller esteve bastante activo nas duas jornadas, sendo um dos protagonistas das fugas do dia e terminando a segunda etapa no oitavo lugar.

O director-desportivo Joaquim Andrade destacou: “Foi mais uma prova bem disputada, onde quisemos dar oportunidade a alguns ciclistas, que têm tido menos oportunidade de brilhar durante o ano. Mostraram um bom nível e saio satisfeito. O Barry esteve nas principais fugas em ambos os dias e hoje tentou a vitória da etapa. Foi um teste ao momento de forma de alguns dos corredores mais experientes e também proporcionar uma oportunidade aos mais jovens”.

Joaquim Andrade acrescentou: “A equipa vai continuar o seu período de estágio na Estância de Esqui da Serra da Estrela. Neste fim-de-semana, tivemos um percalço com o António Carvalho, que sofreu uma queda com alguma gravidade. Aparentemente está tudo bem, mas estamos a aguardar, porque está com algumas dores e encontra-se em convalescença”.

 

Classificação 1ª Etapa:

 

1º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) 3h10m31s

2º Fábio Costa (Glassdrive/Q8/Anicolor) mt

3º Luís Mendonça (Glassdrive/Q8/Anicolor) a 1s

20º Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) a 1m15s

49º Barry Miller (ABTF Betão-Feirense) a 11m02s

65º Tiano da Silva (ABTF Betão-Feirense) a 11m05s

71º Santi Mesa (ABTF Betão-Feirense) a 11m11s

73º Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense) mt

78º Francisco Moreira (ABTF Betão-Feirense) a 16m43s

94º Diogo Oliveira (ABTF Betão-Feirense) a 26m57s

 

Classificação 2ª Etapa:

 

1º Tiago Leal (Rádio Popular-Paredes-Boavista) 3h54m06s

2º Francisco Campos (Fonte Nova-Felgueiras) a 4s

3º Pedro Silva (Glassdrive/Q8/Anicolor) mt

8º Barry Miller (ABTF Betão-Feirense) a 22s

25º Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) a 1m00s

49º Santi Mesa (ABTF Betão-Feirense) a 5m04s

70º Diogo Oliveira (ABTF Betão-Feirense) a 20m30s

71º Tiano da Silva (ABTF Betão-Feirense) mt

76º Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense) mt

77º Francisco Moreira (ABTF Betão-Feirense) mt

 

Classificação Geral:

 

1º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) 7h05m23s

2º Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) a 3s

3º Fábio Costa (Glassdrive/Q8/Anicolor) a 4s

20º Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) a 1m29s

42º Barry Miller (ABTF Betão-Feirense) a 10m38s

53º Santi Mesa (ABTF Betão-Feirense) a 15m29s

66º Tiano da Silva (ABTF Betão-Feirense) a 30m49s

69º Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense) a 30m55s

74º Francisco Moreira (ABTF Betão-Feirense) a 36m27s

76º Diogo Oliveira (ABTF Betão-Feirense) a 46m41s

 

Geral Equipas:

 

1ª Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua 21h16m30s

10ª ABTF Betão-Feirense a 27m09s

 

Geral Juventude:

 

1º Pedro Silva (Glassdrive/Q8/Anicolor)

28º Tiano da Silva (ABTF Betão-Feirense)

31º Diogo Oliveira (ABTF Betão-Feirense)

 

Geral Pontos:

 

1º Francisco Campos (Fonte Nova-Felgueiras) 40

15º Barry Miller (ABTF Betão-Feirense) 14

 

Geral Montanha:

 

1º André Ramalho (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) 6

7º Barry Miller (ABTF Betão-Feirense) 2

Fonte: Equipa Ciclismo ABTF Betão-Feirense

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Pedro Silva é o vencedor da Juventude no 3.º Troféu Ribeiro da Silva e Fábio Costa remata com 3.º lugar da Geral”


Pedro Silva, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, é o vencedor da Juventude da 3.ª edição do Troféu Ribeiro da Silva, que terminou esta tarde em Lordelo. O Sub-23 da estrutura de Águeda foi o 3.º classificado na última etapa, que se disputou este domingo. Já Fábio Costa concluiu os dois dias de prova com o 3.º lugar da Geral Individual e Luís Mendonça com a 4.ª posição. Toda a equipa teve uma boa prestação.

Terminou hoje o 3.º Troféu Ribeiro da Silva, com a 2.ª Etapa, que teve partida e chegada em Lordelo, junto à estátua que homenageia o corredor que dá nome ao prémio. Tratou-se de uma ligação com 152 km, que embora disputada em terreno plano, sem contagens de montanha, foi endurecida por um circuito final, que terminaria à sexta passagem pela meta.


O percurso era propício para uma chegada ao sprint e assim foi. Pedro Silva esteve na discussão, mas cruzou a meta em 3.º lugar ao gastar mais quatro segundos do que Tiago Leal (Rádio Popular-Paredes-Boavista), que seria o vencedor da última etapa. O Sub-23 da Glassdrive / Q8 / Anicolor acabou por vencer a Geral da Juventude e Fábio Costa fechou o pódio da Geral Individual, com o 3.º lugar.

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor: “Foi uma corrida bem disputada, onde toda a equipa fez um bom trabalho e todos estiveram bastante bem. Pedro Silva acabou por levar a vitória da Juventude para casa. Esta é uma corrida que dá também a oportunidade aos homens do trabalho, que fazem tudo pela equipa ao longo do ano e deste modo fechamos com uma boa prestação”.

 

CLASSIFICAÇÕES:

3.º TROFÉU RIBEIRO DA SILVA

2.ª ETAPA: Lordelo – Lordelo» 152 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 2.ª ETAPA

 

1.º Tiago Leal (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 03h54m06s

2.º Francisco Campos (Fonte Nova/Felgueiras), a 04s

3.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

13.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 56s

14.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

29.º Duarte Domingues (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m07s

52.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 06m44s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 2.ª Etapa)

 

1.º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 07h05m23s

2.º Leangel Liñares (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 03s

3.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 04s

4.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 06s

9.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 33s

23.º Duarte Domingues (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m36s

36.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 07m13

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, 21h16m30s

2.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, a 33s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 07h05m56s

5.º Duarte Domingues (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 07h06m59s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Francisco Campos (Fonte Nova/Felgueiras), 40 Pontos

2.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 34 Pontos

6.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 30 Pontos

7.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 26 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES – LARANJA

 

1.º Francisco Campos (Fonte Nova/Felgueiras), 8 Pontos

7.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto

Fonte: GLASSDRIVE / Q8 / ANICOLOR Cycling Team

“Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo em Almeirim”


Almeirim acolheu a festa do ciclismo jovem

 

Por: Vasco Moreira

Almeirim voltou a ser o palco do Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo durante este fim de semana. A edição de 2023 da maior festa do ciclismo jovem a nível nacional contou com mais de 800 inscritos vindos de todos o país e, como é habitual, ficou marcada por muita alegria e diversão.

Entre sábado e domingo (8 e 9 de julho), jovens ciclistas das categorias de pupilos/benjamins, iniciados, infantis e juvenis, com idades compreendidas entre os 5 e os 14 anos, tiveram a oportunidade de participarem em provas de destreza e em contrarrelógios, tanto na vertente de BTT como na de estrada.


No entanto, numa competição em que, ao contrário do que costuma acontecer no ciclismo, os resultados são o que menos importa, o maior destaque foi o convívio e a aprendizagem dos jovens praticantes de ciclismo que estiveram presentes neste evento tão especial.

Este ano, o encontro ficou ainda marcado pela quarta e penúltima prova da Taça de Portugal de Paraciclismo, inserida no programa do evento, no sábado. A prova contou com a participação de 26 paraciclistas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tour: Woods vence no alto do Puy de Dôme e Pogacar reduz diferença para Vingegaard”


São agora 17 os segundos que separam os dois mais fortes candidatos à vitória do Tour

 

Por: Lusa

Foto: AFP or licensors

O ciclista canadiano Michael Woods (Israel-Premier Tech) venceu hoje no alto do Puy de Dôme, no final da nona etapa da Volta a França, em que Tadej Pogacar (UAE Emirates) ganhou tempo a Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma).

No alto do Puy de Dôme, no final dos 182,4 quilómetros desde Saint-Léonard-de-Noblat, o canadiano de 36 anos estreou-se a vencer no Tour ao cortar a meta isolado, após 04:19.41 horas, à frente de dois dos seus companheiros na fuga do dia, o francês Pierre Latour (TotalEnergies), segundo a 28 segundos, e o esloveno Matej Mohoric (Bahrain Victorious), terceiro a 35.

Outro esloveno, no caso Tadej Pogacar, reduziu a diferença para o camisola amarela, ganhando oito segundos a Jonas Vingegaard, que agora comanda a geral com apenas 17 de vantagem sobre o ciclista da UAE Emirates. O australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe) continua a ser terceiro, mas a 02.40 do dinamarquês da Jumbo-Visma.

Na segunda-feira, o pelotão cumpre o primeiro dia de descanso da 110.ª edição da ‘Grande Boucle’, regressando à estrada na terça-feira, na ligação dos 167,2 quilómetros ‘acidentados’ entre Vulcania e Issoire.

Fonte: Sapo on-line

“Annemiek Van Vleuten revalida título no Giro feminino”


Campeã mundial de fundo liderou a geral da corsa rosa do primeiro ao último dia

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

A ciclista holandesa Annemiek van Vleuten (Movistar) conquistou a sua sexta grande Volta consecutiva, ao confirmar este domingo a revalidação do título no Giro feminino, na oitava e última etapa, vencida pela italiana Chiara Consonni (UAE ADQ).

A lenda do ciclismo feminino chegou integrada no pelotão no final dos 126,8 quilómetros entre Sassari e Olbia, onde Chiara Consonni se superiorizou à também holandesa Marianne Vos (Jumbo-Visma) e à australiana Ally Wollaston (AG Insurance-Soudal Quick-Step), respetivamente segunda e terceira na última etapa, com as mesmas 03:19:33 horas da vencedora.

Van Vleuten confirmou, assim, a revalidação do título no Giro feminino e a sua quarta vitória na geral da corsa rosa, depois das conquistadas também em 2018 e 2019, e a sexta grande Volta consecutiva.

Aos 40 anos, a holandesa, que venceu as três grandes Voltas na temporada passada, está lançada para repetir o feito este ano, o seu último no pelotão. Esta época, triunfou na Vuelta pelo terceiro ano consecutivo e prepara-se para iniciar o Tour feminino, que decorre entre 23 e 30 de julho, como principal favorita.

A atual campeã mundial de fundo liderou a geral da corsa rosa do primeiro ao último dia, deixando a segunda classificada, a francesa Juliette Labous (DSM-Firmenich), a distantes 03.56 minutos. A jovem italiana Gaia Realini (Lidl-Trek), de apenas 22 anos, fecha o pódio, a 04.23, repetindo a posição que já tinha ocupado na Vuelta.

"Penso que ganhar uma geral é sempre especial, porque tens de fazê-lo juntamente com uma equipa, e eu fi-lo com diferentes equipas", enalteceu a veterana holandesa.

Incontestável rainha do ciclismo feminino, com 103 triunfos na sua carreira, Van Vleuten apontou o Tour como o seu próximo objetivo, revelando que, após festejar hoje com as suas companheiras, irá iniciar a preparação para a prova francesa.

Fonte: Record on-line

“César Fonte conquista Troféu Ribeiro da Silva”


Tiago Leal (Rádio Popular-Paredes-Boavista) foi o vencedor da segunda e última etapa do Troféu Ribeiro da Silva, mas foi o companheiro César Fonte quem mais festejou, uma vez que manteve a camisola amarela conquistada na primeira etapa e garantiu a conquista do troféu.

A segunda etapa da prova, de 152 quilómetros, com partida e chegada em Lordelo, voltou a ser decidida ao sprint, com Tiago Leal a levar a melhor sobre Francisco Campos (Fonte Nova/Felgueiras) e Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor), que chegaram quatro segundos depois das 3h54m06s registadas pelo líder do dia e completaram o pódio.

César Fonte terminou na 20.ª posição, tendo chegado 58 segundos depois do melhor tempo, registo suficiente para garantir o primeiro lugar da classificação geral final. No fim das contas, o ciclista de 36 anos terminou a prova em 7h05m23s, menos três segundos que Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), segundo classificado, e menos quatro que Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor), terceiro classificado. À camisola amarela, César Fonte juntou ainda a liderança na classificação por pontos.

Nas restantes categorias, André Ramalho (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) garantiu a liderança da montanha, e Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor) venceu na juventude e Francisco Campos (Fonte Nova/Felgueiras) foi o melhor nas metas volantes.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Astana disposta a dar novo contrato a Cavendish para tentar recorde histórico no Tour”


Alexander Vinokourov quer ver o britânico a vencer a sua 35.ª etapa na Grande Boucle

 

Por: Fábio Lima

Foto: Getty Images

Alexander Vinokourov assumiu este domingo, em entrevista ao 'L'Equipe', a intenção de oferecer uma renovação contratual a Mark Cavendish por mais uma temporada, de forma a permitir ao ciclista britânico voltar a tentar a histórica 35.ª vitória no Tour neste momento está igualdado com Eddy Merckx como o mais vitorioso da história da prova.

"Sim, queremos que o Mark continue até 2024 e possa fazer o seu 15.º Tour para ganhar a 35.ª etapa", disse o diretor da Astana-Qazaqstan, que aproveitou para recordar a sua carreira e algo similar que aconteceu consigo. "Fraturei o fémur em 2011 no Tour, naquele que era suposto ter sido o meu último ano, mas não quis parar assim. Continuei e lutei no máximo para ganhar nos Jogos Olímpicos no ano seguinte. O Mark tem essa mentalidade e determinação para atingir o objetivo máximo. Estamos prontos a dar-lhe essa oportunidade. Mas é ele quem decide".

As declarações de Vinokourov surgem um dia depois do adeus ao britânico, de 38 anos, ao Tour deste ano, devido a uma queda sofrida no decurso da etapa 8.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Diogo Neves e Ana Santos nos vinte melhores da Europa”


Por: José Carlos Gomes

Diogo Neves, 19.º, e Ana Santos, 20.ª, colocaram Portugal no top 20 nas provas de cross country olímpico (XCO) para sub-23, que hoje encerraram o Campeonato da Europa de BTT, na pista de Tamengos, Anadia.

A corrida masculina começou com uma queda coletiva na primeira curva. Entre os portugueses apenas Diogo Neves conseguiu a colocação certa para passar incólume este acidente, que deixou o caminho tapado para quem seguia mais atrás.


Era um indício de uma tarde de qualidade do corredor nacional. Diogo Neves fez uma prova usando as pernas e a cabeça, tendo a frieza necessária para ir regulando o esforço em prol de um bom resultado.

“Foi uma corrida muito dura, sempre a tentar ganhar lugares, de início ao fim, mas sem abusar. Sabia que tinha de gerir bem para não ter uma quebra muito forte. Foi uma corrida espetacular, a ultrapassar adversários ao longo de toda a prova. Tendo partido muito atrás, o objetivo era conseguir o top 20, numa competição de grande exigência, com adversários fortes e num dia de muito calor”, descreveu Diogo Neves.


A estratégia de corrida foi aplicada com rigor. Diogo Neves começou por estabilizar uma posição de corrida entre o 26.º e o 28.º lugares. No início da segunda metade da corrida conseguiu subir para a 22.ª posição, que ocupou durante uma parte significativa da prova. A correta gestão das capacidades permitiu a Diogo Neves entrar para a última volta na vigésima posição e ainda ganhar um lugar na fase final.

O melhor elemento da Seleção portuguesa acabou no 19.º lugar, gastando mais 3m33s do que o francês Adrien Boichis, que venceu isolado. João Cruz, 30.º, a 5m10s do primeiro, foi o segundo melhor elemento de Portugal, prejudicado por um furo na roda da frente. Seguiram-se Artur Mendonça, 33.º, a 6m52s, Tomás Frazão, 44.º, a 8m55s, e Alexandre Gonçalves, a duas voltas do vencedor.


A luta juntou na frente de corrida, logo na fase inicial, um grupo de quatro corredores: Adrien Boichis (França), Dario Lillo (Suíça), Charlie Aldridge (Grã-Bretanha) e Tobias Lillelund (Dinamarca). O nórdico foi o primeiro a descolar. Seguindo-se, a duas voltas do fim, o britânico. Na volta final Adrien Boichis atacou e não teve resposta de Dario Lillo, ganhando com 10 segundos de vantagem sobre o suíço. Charlie Aldridge fechou o pódio, a 33 segundos.

Depois de um bom desempenho na prova da Taça do Mundo, realizada em Itália, no último domingo, Ana Santos entrou ambiciosa na corrida deste domingo para sub-23 femininas. Foi, tal como todo o pelotão, obrigada a ir ao choque, num arranque de prova muito forte, por via de uma frente de corrida que acelerou nas pedaladas iniciais. A portuguesa cedo estabilizou no grupo que discutia o fecho do top 15.

A corredora portuguesa permaneceu nesse posicionamento até à entrada na segunda metade da prova, altura em que cedeu algum terreno para as adversárias mais próximas. Entrou na última volta no 19.º lugar e fechou a corrida na vigésima posição. Ana Santos ficou a 6m27s da vencedora, a dinamarquesa Sofie Pedersen.

A ciclista nórdica pedalou num registo à parte das demais participantes. Arrancou na primeira volta e foi aumentando a diferença para as perseguidoras. Conquistou o título europeu com 1m36s de vantagem sobre a segunda classificada, a suíça Ronja Blöchlinger. A terceira foi outra helvética, Noëlle Buri, a 2m03s da vencedora.

“Entramos numa corrida sempre para ganhar, mas, acima de tudo, para darmos o nosso melhor. Foi o que fiz hoje. Acabei esta prova com as lágrimas nos olhos, porque no ano passado gostava de ter feito o que fiz hoje e, então, não foi possível. Poder agora participar num Campeonato da Europa em Portugal significa muito para mim”, confessou a corredora, que, em 2022, esteve presente no Europeu como “speaker”, uma vez que um problema de saúde impediu-a de competir durante alguns meses. 

Fechado o Campeonato da Europa de BTT, Anadia prepara-se para o Campeonato da Europa de Pista para sub-23 e juniores, que vai realizar-se entre terça-feira e domingo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com