sábado, 21 de outubro de 2023

“João Ferreira oitavo no Ironman Portugal-Cascais”


Belga Pieter Heemeryck ganha nos homens e francesa Marjolaine Pierre nas mulheres

 

Por: André Antunes Pereira

João Ferreira foi este sábado 8º classificado da 4.ª edição do Ironman Portugal-Cascais, prova de triatlo de longa distância ganha pelo belga Pieter Heemeryck. O português, de 30 anos, cumpriu os 226 quilómetros (3,8 de natação, 190 de ciclismo e 42,2 de ciclismo) em 8:14.28 horas, a 24.21 minutos do vencedor. Heemeryck, 6.º do ranking mundial de triatlo, estreou-se a vencer em ‘full distance’, superando o francês Dylan Magnien (2.º) e o espanhol Antonio López (3.º).


Já na prova feminina a vitória foi da francesa Marjolaine Pierre, com um tempo de 8:49.55 horas, menos 8.55 minutos do que a alemã Anne Reischmann (2.ª). A irlandesa Olivia Mitchell foi 3.ª, a 9.01 minutos da vencedora.

 

Hugo Figueiredo vence e João Silva terceiro

 

Quanto à 'categoria' de 70.3 (1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21,1km de corrida), a 6.ª edição teve vitória do português Hugo Figueiredo na vertente masculina. O atual campeão europeu de sub-23 de duatlo gastou 4:01.03 horas e festejou em casa, já que é natural de Cascais. O francês Yann Guyot foi segundo, mas até foi o. a cruzar a meta, o que causou alguma confusão no final. Guyot iniciou o segmento de natação antes de Figueiredo, mas gastou mais 1 minuto e meio do que o português no total dos 113 km. Além da vitória, Portugal ainda fechou o pódio através de João Silva, que correu pela primeira vez em 70.3 e cruzou a meta 3.47 minutos depois do compatriota.


Na mesma distância, mas no setor feminino, a vencedora foi a britânica Francesca Smith, com o tempo de 4:31.57 horas, superando a compatriota Megan Chapple (2.ª) por 2.21 minutos. A belga Sophie Delguste completou o pódio, a 3.28 minutos da vencedora, numa prova em que Juzy Abreu foi a melhor portuguesa, ao concluir na 50.ª posição a 54 minutos de Smith.

Fonte: Record on-line

“A 6.ª taça de xcm realiza-se este domingo no Algarve”


Por: José Morais

A 6ª taça de xcm integrada no campeonato regional do Algarve realiza-se este domingo 22 de outubro na Mata Nacional de Barão de São João, com os percursos   integrando do centro Cyclin’ Lagos.

As provas de xcm/cross country marathon, é uma versão longa do xco/cross country olímpico, sendo uma competição como característica principal de poder juntar ciclistas profissionais e amadores.

O evento terá partida e chegada no centro Cyclin’ de Lagos, sendo disputadas em simultâneo, as provas de maratona com 72 quilómetros e da meia-maratona com 49 quilómetros, onde podem participar ciclistas, de ambos os sexos, federados nas categorias de juniores, sub23, elites e masters, e ainda para não federados nas categorias de open, paraciclistas e utilizadores de e-mtb bicicletas elétricas.

O início da prova será dado pelas às 9,30 horas, partindo por escalões, com a chegada prevista da meia-maratona pelas 12 horas, e da maratona pelas 14 horas, seguindo a cerimónia de entrega dos prémios a partir das 15 horas, de salientar que ao longo de todo o trajeto existirão três zonas de abastecimento, sendo a primeira destinada aos não federados.

A 6.ª taça de xcm será uma organização conjunta dos municípios de Lagos, Associação de Ciclismo do Algarve, contando inda com os apoios de associações locais Grupo Popular das Portelas, Associação Amigos de Almádena e Team Pisa Moitas 4x4, e Federação Portuguesa Ciclismo.

“Ricardo Batista segundo classificado na Taça do Mundo de Tongyeong de triatlo”


Atleta português só foi superado pelo alemão Tim Hellwig, que venceu a prova

 

Por: Lusa

O português Ricardo Batista foi este sábado segundo classificado da prova masculina da Taça do Mundo de triatlo de Tongyeong, na Coreia do Sul, sendo batido apenas pelo alemão Tim Hellwig.

Hellwig gastou 50.25 minutos para concluir a prova, corrida em formato sprint (750 metros de natação, 19,98 quilómetros de ciclismo e cinco quilómetros de corrida).

A apenas quatro segundos ficou o português, com o britânico Samuel Dickinson a ser terceiro, a oito segundos do vencedor.

Este foi o melhor resultado de Ricardo Batista em provas da Taça do Mundo, depois de já ter sido bronze em New Plymouth (Nova Zelândia) este ano e em Miyazaki (Japão) em 2022.

"Foi uma corrida muito rápida desde o início. Tentámos não perder tempo na bicicleta e depois a corrida foi rápida e no final apenas tentei segui-lo e estou muito feliz com o meu segundo lugar hoje", disse o português, citado no site da World Triathlon.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com