quinta-feira, 2 de setembro de 2021

“Vuelta: Roglic sempre a controlar, vitória final é quase certa”


Por: FB // VR

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) voltou a controlar a etapa de hoje da Volta a Espanha em bicicleta, em que foi segundo, e está a três dias de se consagrar no pódio final, em Santiago de Compostela.

A 18.ª etapa terminou no Altu d’El Gamoniteiru, na Cantábria, e representava a derradeira hipótese de a 'concorrência' abalar o camisola vermelha, que a partir daqui tem pela frente duas etapas de média montanha e o contrarrelógio final, uma especialidade em que é muito forte.

Muitos foram os que tentaram a sua sorte, antes da escalada do Gamoniteiru - o australiano Michael Storer (DSM), o espanhol David de La Cruz (UAE Team Emirates) e o colombiano Miguel Angel Lopez (Movistar) foram, sucessivamente, os que mais se esforçaram, nesse final por entre as brumas da montanha.

Lopez ganhou isolado, em 4:41.21 horas, e, nas movimentações um pouco mais atrás, no grupo dos favoritos, Roglic não deu 'um palmo de tolerância' a mais ninguém, para ser segundo a 14 segundos. O espanhol Enric Mas, da Movistar, foi terceiro, a 20 segundos.

Roglic, Mas e Lopez eram os três primeiros da geral e confirmam esse estatuto na mais dura das montanhas desta Vuelta, com uma chegada em estreia.

O que custou acima de tudo na etapa foram os últimos 15 quilómetros, sempre a subir, com rampas entre os 10% e os 15%, que fragmentaram o pelotão em vários grupos pequenos e fizeram mesmo com que houvesse quem chegasse à meta depois do controlo fechar.

Roglic só perde tempo para o terceiro da geral e ganha aos outros todos. Vai para a parte final da Vuelta com 2.30 minutos de vantagem para Enric Mas, segundo, e 2.53 para López, terceiro.

No contrarrelógio, tem vantagem teórica, e nas etapas de sexta-feira e sábado vai contar uma vez mais com a ajuda preciosa de dois 'gregários' de luxo como são o norte-americano Sepp Kuss, nono da geral, e o neerlandês Steven Kruijswijk, 14.º.

Outros candidatos, como o colombiano Egan Bernal, chefe de fila da Ineos, não tiveram 'autorização' para tentar a sorte. Quando Bernal acelerou, Roglic 'colou-se' de imediato e Mas veio logo a seguir.

Na luta pelo top-10, as novidades foram as descidas do francês Guillaume Martin (Cofidis), para nono, e do austríaco Felix Groeschartner (BORA - hansgrohe), para 13.º, a descerem quatro 'furos' cada.

Os dois portugueses que andam na Vuelta, Rui Oliveira (UAE Team Emirates) e Nelson Oliveira (Movistar), nunca andaram pela frente da corrida, mas, com uma abordagem certa das grandes dificuldades do dia, ganharam lugares na classificação geral.

Rui Oliveira foi hoje 53.º, a 21.36, e Nelson Oliveira 61.º, a 26.01, ambos na primeira metade da classificação - continuam 148 em prova.

Na geral, Rui Oliveira sobe 14 lugares e é agora 80.º (a 3:13.05 de Roglic), e Nelson sobe três, para 85.º (a 3:14.02), alternando-se uma vez mais a sua posição relativa.

Na sexta-feira, a 19.ª etapa liga Tapia a Monforte de Lemos, já na Galiza, ao longo de 191,2 quilómetros.

Prevê-se muito menos complicada que as etapas de Lagos de Covadonga ou do Gamoniteiru, mas ainda assim com três contagens de montanha no seu início, de segunda e terceira categoria.

Fonte: Lusa

“Tavfer-Measindot-Mortágua/Joaquim Silva reforça liderança após Crono escalada de grande nível”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua concluiu hoje a sua participação na 3ª Etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, uma Cronoescalada de 7,4 quilómetros entre Santo Tirso e o Alto da Nossa Senhora da Assunção. Mais um dia de enorme nível de Joaquim Silva, que deu mais cor à camisola amarela e ampliou a diferença para 25 segundos no que toca ao segundo classificado.

Um dia onde o principal objetivo era manter a liderança da prova, numa subida que é muito bem conhecida pelo nosso líder Joaquim Silva e que se adaptava às suas características. Acabou por ser mais um dia de grande nível por parte de Joaquim Silva que conseguiu uma marca de 15m34s, alcançando assim a 5ª posição na etapa.


Com este resultado foi o primeiro entre os homens que lutam pela Classificação Geral, ampliando assim a sua vantagem para o segundo classificado, sendo agora de 25 segundos. No final Joaquim afirmava que “Mais um dia de amarelo. Estou muito feliz com as minhas sensações e com o meu resultado, agora vem aí 3 etapas duras e esperam se muitos ataques vamos tentar manter esta Camisola. Vamos dia a Dia agora, quero agradecer a toda a equipa e a todas as pessoas de Mortágua e todas as pessoas que me apoiam têm sido incríveis no apoio.”

Gaspar Gonçalves também com uma boa performance segurou também o seu lugar no Top-10, continuando a ser o 9º classificado na Geral. Um dia muito positivo para a equipa, que vê Joaquim Silva para além da Classificação Geral, liderar também a Classificação por Pontos e a Classificação dos Pontos Quentes.


 

Classificação 3ª Etapa Crono escalada 7,4 km

 

1.º Maurício Moreira (Efapel), 15m05s

5.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 29s

23.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1m20s

24.º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt

37.º Rui Carvalho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1m43s

56.º Ángel Sanchez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 2m25s

82.º Francisco Morais (Tavfer-Measindot-Mortágua, a 3m30s

94.º Leangel Linarez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 4m01s

 

Classificação Geral

 

1.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), 5h13m56s

9.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1m06s

34.º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 5m57s

44.º Rui Carvalho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 6m23s

66.º Francisco Morais (Tavfer-Measindot-Mortágua, a 9m41s

71.º Leangel Linarez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 10m02s

74.º Ángel Sanchez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 10m38s

 

Classificação Geral Pontos

 

1.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), 50 pts

 

Classificação Geral Ponto Quentes

 

1.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), 4 pts

 

Classificação Geral por Equipas

 

1.º Efapel, 15h44m17s

5.º Tavfer-Measindot-Mortágua, a 4m28s

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua

“Efapel/Mauricio Moreira vence crono escalada do Grande Prémio JN”


Mauricio Moreira, corredor da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, venceu hoje a 3.ª Etapa do 30.º Grande Prémio JN, uma crono escalada com 7,4 km entre Santo Tirso e o Alto de Nossa Senhora da Assunção. António Carvalho fechou o pódio do dia, ao ser o 3.º classificado. Na Geral Individual, Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua) mantém-se no comando, sendo Frederico Figueiredo o corredor melhor colocado da EFAPEL, ao ocupar o 4.º posto, a 29 segundos da liderança.

Já André Domingues continua a vestir a Camisola Branca, líder da Juventude e Luís Mendonça voltou a ser líder dos Sprints, envergando a Camisola Vermelha. Também foi recuperada a liderança por Equipas pela EFAPEL. Em suma, este é mais um dia feliz e com um balanço muito positivo, que reflete bem como toda a equipa está muito motivada para fechar a época com chave de ouro.


Sobre a tirada desta quinta-feira, Mauricio Moreira confirmou o favoritismo ao ser o homem mais forte, com o melhor registo, 15m05s na crono escalada que terminou no topo do Monte de Nossa Senhora da Assunção. Toda a equipa esteve muito bem, com os sete corredores nos primeiros 20 lugares da classificação do dia. O Sub-23 Fábio Costa também chegou a ser detentor do melhor tempo durante uma boa parte da prova.

“Foi uma bonita vitória, já é a segunda neste Grande Prémio JN, ambas com Mauricio Moreira que está em grande forma, bem como toda a equipa, que continua muito motivada. Queremos fechar a época da melhor forma e estamos a conseguir fazê-lo, com mais esta vitória do Mauricio, que é também do staff e patrocinadores, assim como de todos os que nos apoiam e seguem ao longo da época, o que é muito importante”, declarou Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL.


Amanhã o pelotão do Grande Prémio JN cumpre a 4.ª Etapa, com partida e chegada em Vila Real, numa viagem de 149,5 km que inicia às 11H25, terminando cerca das 15H15.

 

 

 

CLASSIFICAÇÕES:

30.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO JN

3.ª ETAPA» Santo Tirso - Nossa Senhora da Assunção: 7,4 km» Crono Escalada

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 3.ª ETAPA


 

1.º Mauricio Moreira (EFAPEL), 15m05s

2.º José Neves (W52-FC Porto), a 02s

3.º António Carvalho (EFAPEL), a 10s

9.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), a 43s

13.º Fábio Costa (EFAPEL), a 01m01s

16.º Luís Mendonça (EFAPEL), a 01m03s

18.º André Domingues (EFAPEL), a 01m09s

22.º Javier Moreno (EFAPEL), a 01m18s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL - AMARELA (após a 3.ª ETAPA)

 

1.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), 05h13m56s

2.º Ricardo Vilela (W52-FC Porto), a 25s

3.º Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), mt

4.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), a 29s

7.º André Domingues (EFAPEL), a 59s

19.º António Carvalho (EFAPEL), a 02m29s

22.º Luís Mendonça (EFAPEL), a 03m18s

24.º Mauricio Moreira (EFAPEL), a 04m29s

33.º Javier Moreno (EFAPEL), a 05m56s

73.º Fábio Costa (EFAPEL), a 10m36s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª EFAPEL, 15h44m17s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), 50 Pontos

10.º Mauricio Moreira (EFAPEL), 20 Pontos

14.º Luís Mendonça (EFAPEL), 16 Pontos

17.º António Carvalho (EFAPEL), 14 Pontos

19.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), 10 Pontos

22.º André Domingues (EFAPEL), 6 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º António Ferreira (Antarte-Feirense), 29 Pontos

3.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), 7 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL SPRINTS – VERMELHA

 

1.º Luís Mendonça (EFAPEL), 3 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL META AUTARQUIAS – XADREZ

 

1.º Bruno Silva (Antarte-Feirense), 4 Pontos

5.º António Carvalho (EFAPEL), 1 Ponto

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º André Domingues (EFAPEL), 05h14m55s

23.º Fábio Costa (EFAPEL), 05h24m32s

Fonte: Efapel

“W52 – FC Porto/Ricardo Vilela sobe a 2º da Geral”


A Crono Escalada em Santo Tirso deu nova reviravolta na classificação Geral Individual. A subida ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção, 7,4 quilómetros mais que conhecidos do pelotão nacional, com a habitual chegada da Volta a Portugal foi hoje o palco da luta contra o cronómetro, a 3ª etapa do 30º Grande Prémio Jornal de Notícias.

São 7,4 quilómetros sempre a subir, por norma Prémio de Montanha de 2ª Categoria, que foram percorridos em pouco mais de 15 minutos por Mauricio Moreira (Efapel) (15m05s) que venceu a etapa logo seguido por José Neves que gastou mais 2 segundos que o uruguaio.

Conseguimos colocar 4 homens nos primeiros 10 tempos da etapa.

Ricardo Vilela parte para a 4ª etapa em segundo lugar da geral a 25 segundos de Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua) que aumentou a margem que tinha.

Amanhã a 4ª etapa com 150 quilómetros com partida e chegada em Vila Real.

 

Classificação Etapa

 

2º José Neves +2s

6º Ricardo Vilela +41s

7º Daniel Mestre +41s

10º Ricardo Mestre +45s

12º Rui Vinhas +1m01

19º João Rodrigues +1m13

42º Samuel Caldeira +1m55

 

Geral Individual após 3ª etapa

 

2º Ricardo Vilela +25s

18º Samuel Caldeira +2m16

21º Ricardo Mestre +3m15

25º José Neves +4m40

27º Daniel Mestre +5m12

28º Rui Vinhas +5m37

30º João Rodrigues +5m46

 

Geral Equipas

 

2º W52 – FC Porto +39s

 

Geral Sprints

 

3º Samuel Caldeira

Fonte: W52 – FC Porto

“Vuelta: Miguel Ángel López vence etapa, Roglic continua na liderança”


Por: AJO

O colombiano Miguel Ángel López (Movistar) venceu hoje a 18.ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta, com o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) a conservar a liderança da classificação geral.

López terminou os 162,6 quilómetros entre Salas e o Altu d’El Gamoniteiru com o tempo de 04:41.21 minutos, 14 segundos à frente de Primoz Roglic, que foi segundo, e com 20 segundos de vantagem em relação ao seu colega de equipa, o espanhol Enric Mas, terceiro.

Na geral, o esloveno, vencedor da Vuelta em 2019 e 2020, continua com a camisola vermelha, com 2.30 minutos de vantagem para Enric Mas, segundo, e 2.53 para López, terceiro.

Na sexta-feira, a 19.ª etapa liga Tapia a Monforte de Lemos, ao longo de 191,2 quilómetros, numa tirada menos dura que as anteriores, mas que terá três contagens de montanha no seu início, de segunda a terceira categoria.

Fonte: Lusa

“Grande Prémio Jornal de Notícias/ Crono-escalada”


Joaquim Silva reforça liderança em mais uma vitória de Mauricio Moreira

 

Por: José Carlos Gomes

Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua) reforçou o comando, ganhando tempo à concorrência direta na terceira etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, uma crono-escalada de 7,4 quilómetros, entre Santo Tirso e o alto da Senhora da Assunção, ganha pelo uruguaio Mauricio Moreira (Efapel).

Com a luta pela geral circunscrita aos 20 primeiros classificados – aqueles que ontem entraram no “corte” certo – a subida à Senhora da Assunção teve duas corridas numa só: a luta pela vitória na terceira etapa da prova e a batalha pelos primeiros postos da classificação absoluta.

Mauricio Moreira e José Neves (W52-FC Porto) reeditaram um duelo que animou boa parte da temporada de 2021, com o uruguaio da Efapel a levar a melhor. O segundo classificado da Volta a Portugal foi o mais forte no exercício individual de hoje, que cumpriu em 15m05s, menos 2 segundos do que José Neves. O terceiro foi António Carvalho (Efapel), a 9 segundos.


Joaquim Silva iniciou a etapa com uma vantagem de 7 segundos sobre Henrique Casimiro (Kelly-Simoldes-UDO), mas o homem da Tavfer-Measindot-Mortágua foi o melhor dos homens da geral na jornada desta quinta-feira. Terminou a etapa na quinta posição, a 28 segundos do vencedor, e ganhou tempo aos rivais mais diretos, dispondo agora de 25 segundos sobre os concorrentes mais próximos, que passaram a ser Ricardo Vilela (W52-FC Porto) e Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel).

O camisola amarela é também o primeiro nas classificações dos pontos e dos pontos quentes. André Domingues (Efapel) comanda na juventude, Tiago Leal (Sicasal/Miticar/Torres Vedras) é o melhor sub-23 das equipas de clube, António Ferreira (Antarte-Feirense) é o primeiro na geral da montanha, Venceslau Fernandes (Antarte-Feirense) comanda as metas volantes, Bruno Silva (Antarte-Feirense) é o melhor na geral autarquias e Luís Mendonça é o primeiro nos sprints. Por equipas manda a Efapel.

A quarta etapa disputa-se nesta sexta-feira. Tem partida e chegada em Vila Real, uma extensão de 149,5 quilómetros, iniciando-se às 11h25 e terminando cerca das 15h15.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Volta a Portugal Feminina Cofidis – 1ª Etapa”


Danielle Shrosbree mais rápida em Setúbal

 

Por: José Carlos Gomes

A britânica Danielle Shrosbree (Team LDN/Brother UK) ganhou hoje a primeira etapa da Volta a Portugal Feminina Cofidis, uma ligação de 81,5 quilómetros, entre Almada e Setúbal. Raquel Queirós (Velo Performance/JS Campinense), terceira classificada, foi a melhor portuguesa.

O arranque da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Cofidis foi pleno de simbolismo, recriando a primeira Volta a Portugal Masculina e homenageando todas as ciclistas da história da modalidade em Portugal.

Após a apresentação das equipas, em Lisboa, o pelotão seguiu em desfile até ao Cais do Sodré, embarcando para Cacilhas, para iniciar a corrida na margem sul do Tejo. Foi também assim que os pioneiros masculinos iniciaram a Volta em 1927.


Na chegada, a vencedora recebeu o troféu Oceana Zarco, setubalense que deu cartas no ciclismo na década de 1920 e que simboliza todas as mulheres que construíram a história do ciclismo em Portugal. Para conquistar esse troféu, as corredoras tiveram de pedalar desde Almada até à cidade sadina, sob um calor intenso e num percurso pontuado por uma contagem de montanha e uma meta volante.

Grande parte da tirada disputou-se em registo de eliminação, com as mais fortes a permanecerem no grupo da frente, enquanto muitas ciclistas foram perdendo o contacto. A seleção mais forte aconteceu já perto dos últimos dez quilómetros, altura em que uma série de ataques conseguiu desmantelar o que restava do pelotão.


Ficou na frente um grupo de apenas oito ciclistas. Na disputa ao sprint entre elas superiorizou-se Danielle Shrosbree, logo seguida pela colega de equipa Lucy Lee. A terceira foi Raquel Queirós, melhor portuguesa. Entre as oito melhores da jornada colocaram-se mais três ciclistas nacionais, Vera Vilaça (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) e as juniores Beatriz Pereira (Bairrada) e Sofia Gomes (Vesam/Blok-Vilanovense Cycling Girls).

“Cheguei a esta etapa depois do Mundial de XCO. Hoje foi apenas a primeira etapa. Senti-me bastante bem. Apesar de não ter muitas subidas, esta etapa fez-se muito dura. Estou feliz com as minhas sensações hoje. Os meus objetivos para esta Volta ainda não são bem claros, vamos ver o que poderei conseguir fazer, porque não sei ainda muito bem como as pernas irão reagir”, confessa a olímpica portuguesa.

Na ausência de bonificações, as oito primeiras da geral contam com o mesmo tempo. Danielle Shrosbree é também a primeira nas classificações da montanha, vestindo a Camisola Azul Polisport, e dos pontos, o que lhe garante a Camisola Vermelha Cofidis. A melhor júnior, primeira na classificação da juventude, é Laura Ruiz (Rio Mieruelo/Cantabria Deporte), dona da Camisola Branca IPDJ. As britânicas da Team LDN/Brother UK comandam por equipas.

“É uma sensação espectacular estar aqui com uma equipa britânica na primeira edição deste evento. Há atletas muito fortes e foi incrível vencer. Estou expectante sobre o que poderei fazer na etapa de amanhã, mais montanhosa do que hoje. Gosto das subidas. A etapa de amanhã encaixa mesmo nas minhas caraterísticas”, diz a confiante dona da Camisola Amarela Lisboa Capital Europeia do Desporto.

A Volta a Portugal Feminina Cofidis continua nesta sexta-feira. A segunda etapa começa em Mafra, às 14h00, e termina, depois de percorridos 72 quilómetros, em Loures, cerca das 16h00. O percurso ondulado promete fazer diferenças.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com