sexta-feira, 15 de abril de 2022

“Volta ao Concelho de Loulé-3ª etapa”


Bairrada acentua domínio no contrarrelógio por equipas

 

Por: José Carlos Gomes

Dia em cheio para a equipa Bairrada na jornada dupla da Volta ao Concelho de Loulé. Depois de provocar uma revolução classificativa na etapa em linha desta manhã, a Bairrada impôs-se no contrarrelógio coletivo vespertino, reforçando a posição de António Morgado como comandante da geral individual.

O exercício coletivo de 12 quilómetros, com início e final na cidade de Loulé, só foi cumprido em menos de 15 minutos por quatro equipas. A mais forte de todas revelar-se-ia a Bairrada, concluindo a etapa em 14m25s.

A posição imediata foi ocupada pela Eolo Kometa/Fundación Contador, com 14m35s, o mesmo tempo registado pela Landeiro/KTM/Matias & Araújo Frulact. Com 14m51s a Manuela Fundación encerrou o lote de coletivos que fecharam as contas abaixo dos 15 minutos.


O resultado desta tarde deixou António Morgado ainda em melhores condições de suceder a si próprio como vencedor da Volta ao Concelho de Loulé. Os lugares seguintes são preenchidos por outros dois representantes do coletivo bairradino, Gonçalo Tavares, a 1m16s, e Daniel Lima, que não chegou com os três que contabilizaram o tempo da equipa nesta tarde, a 2m19s.  

António Morgado é ainda o melhor nas classificações por pontos e da montanha, que não sofreram alterações, tal como a tabela por equipas, sempre com a Bairrada na dianteira. Em contrapartida, o contrarrelógio de hoje ditou a mudanças na geral da juventude. O melhor júnior de primeiro ano é agora Bálint Feldhoffer (Eolo Kometa/Fundación Contador).

A etapa-rainha está guardada para o último dia. Neste sábado o pelotão vai partir, às 11h20, de Loulé para percorrer 115,5 quilómetros, num traçado com 2340 metros de desnível positivo. O final, na Avenida Laginha Serafim, está previsto para pouco depois das 14h10.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Caleb Ewan vence quinta etapa do Tour à Turquia”


Por: José Morais

O australiano da equipa da Lotto Soudal Caleb Ewan venceu a quinta etapa do Tour da Turquia na etapa mais longa com 201,5 quilómetros, com o ciclista da Lotto a superar as últimas subidas em Eceabat, tendo força para o sprint final, com o argentino da Drone Hopper-Androni Giocattoli, Eduardo Sepúlveda a continuar como líder.

Com a vitória da etapa, Caleb Ewan conseguiu a sua 57ª vitória, numa final de etapa muito renhida com os espanhóis Eduard Prades da Caja Rural-Seguros RGA e Antonio Angulo da Euskatel-Euskadi. 

Com uma etapa longa, existiram várias tentativas de fuga no pelotão, mas que o mesmo era controlado com a equipa do líder, as várias fugas por ciclistas sem aspiração à geral, eram neutralizadas por um pelotão que seguia compacto com a aproximação da linha de chegadas.

O trabalho da equipa da lotto Soudal foi boa e importante para o seu velocista Caleb Ewan, para que no final levantasse os braços na linha de chegada, a liderança não mudou, continua na posse de Eduardo Sepúlveda, que tem apenas onze segundos de Patrick Bevin da Israel-Premier Tech) e vinte cinco do compatriota Jay Vine da Alpecin-Fenix.  

A sétima etapa realiza-se este sábado entre Gelibolu e Tekirdag, com dois prémios de montanha de segunda, com a segunda a vinte quilómetros da meta, numa etapa de 134 quilómetros.

“Colbrelli sofreu paragem cardiorrespiratória mas não se considera ex-ciclista: «Haverá momento em que avaliaremos»”


Colapsou'
momentos depois de ter disputado ao sprint vitória Michael Matthews em março

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O italiano Sonny Colbrelli assumiu esta sexta-feira não se sentir um ex-ciclista, após ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória no mês passado, considerando que o momento de tomar decisões sobre o futuro da sua carreira ainda está para chegar.

"Haverá um momento em que avaliaremos tudo e decidiremos", declarou o campeão europeu de fundo, em entrevista ao diário desportivo italiano 'Gazzetta dello Sport', garantindo ainda não se sentir "um ex" corredor.

Em 21 de março, Colbrelli sofreu uma paragem cardiorrespiratória e teve de ser reanimado, após cortar a meta em segundo lugar na etapa inicial da Volta à Catalunha. Menos de duas semanas depois, o campeão europeu e italiano de fundo foi submetido a uma intervenção para a implantação de um desfibrilador subcutâneo. "Considero ser um sortudo, um grande sortudo", reconheceu o ciclista da Bahrain-Victorious.

O italiano de 31 anos confessou ao jornal italiano que, num primeiro momento, se sentiu revoltado: "Estava zangado com o mundo inteiro. Porquê eu? [...] Pouco a pouco, vi o 'reverso da medalha'. Para começar, estava vivo, e aí recomecei a minha viagem [...] Sinto-me bem e estou a desfrutar de cada momento".

Campeão em título da Paris-Roubaix, Colbrelli revelou ainda que vai ver a 'clássica das clássicas' no domingo na televisão, depois de no ano passado ter conseguido a maior vitória da sua carreira no 'Inferno do Norte'. O regresso do italiano à competição é uma grande incógnita, pois o seu caso é semelhante ao do futebolista dinamarquês Christian Eriksen, que teve de rescindir contrato com o Inter Milão e rumar a Inglaterra, já que em Itália os desfibriladores subcutâneos são considerados incompatíveis com os desportos que exigem muito do sistema cardiovascular.

Em 21 de março, Colbrelli 'colapsou' momentos depois de ter disputado ao 'sprint' com o australiano Michael Matthews (BikeExchange-Jayco), eventual vencedor, o triunfo no arranque da 101.ª edição da prova catalã.

O comunicado médico da primeira etapa da Volta à Catalunha detalhava que "Colbrelli sofreu um episódio de perda de conhecimento com convulsões e posterior paragem cardiorrespiratória". "Foi imediatamente assistido pelos médicos mediante reanimação cardiopulmonar e desfibrilador, revertendo-se a paragem", acrescentava.

O ciclista tinha recuperado recentemente de uma bronquite, que o afastou da Milão-Sanremo.

O italiano afirmou-se no pelotão mundial no ano passado, com vitórias também no Critério do Dauphiné e na Volta à Romandia, entre outras.

Fonte: Record on-line

“Guimarães acolhe o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency”


Guimarães acolhe no próximo dia 24 de abril o 9.º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho, terceira prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency. Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Guimarães, o 9.º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho realiza-se em Souto Santa Maria, em Guimarães, destinando-se às categorias de escolas e competição.

A iniciatica arrancará às 10h00 com as atividades para os pupilos/benjamins e iniciados, realizando-se a partir das 11 horas as atividades para os infantis e juvenis. A cerimónia protocolar dos escalões de escolas está marcada para as 12 horas.

Após um período de treinos para as categorias de competição, pelas 13 horas começam as corridas de cadetes, femininas e paraciclismo. Às 14h30 terá início a última prova do dia, destinada aos elites, juniores e masters. A cerimónia protocolar está marcara para as 16 horas.

O 9º BTT XCO de Centro Ciclismo do Minho tem o apoio do Município de Guimarães, União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

O Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães (Souto Santa Maria), cuja segunda fase foi inagurada a 6 de julho de 2018, integra o primeiro circuito permanente de BTT XCO da região norte do País, estando localizado no Parque Desportivo de Souto Santa Maria (Rua Dona Josefa Amaral Freitas, 4800-257 Santa Maria de Souto, Guimarães - GPS: 41.519503,-8.291169).

Homologado pela Federação Portuguesa de Ciclismo, o circuito permanente de BTT obteve reconhecimento internacional ao acolher em 2018, com assinalável êxito, a prova de Cross Country Olímpico dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo Universitário que decorreram no distrito de Braga. Além de ser utilizado por praticantes informais de ciclismo, o Centro de Ciclismo do Minho - Souto Santa Maria (Guimarães) é regularmente escolhido por atletas de competição para a realização de treinos.

Eleito para ser o palco do Campeonato Nacional de BTT Cross Country Olímpico de 2019, o Centro de Ciclismo do Minho foi desenvolvido em parceria pela Associação de Ciclismo do Minho, Câmara Municipal de Guimarães e a União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, em concertação com a Federação Portuguesa de Ciclismo, compreendo trajetos em circuito de diversas dificuldades (fácil, acessível, difícil e muito difícil), procurando-se corresponder às diferentes faixas etárias dos praticantes, características, nível de desenvolvimento técnico e físico e motivações.

Recorde-se que Pedro Vigário, Selecionador Nacional de BTT que inclui no palmarés a conquista de Campeonatos do Mundo e da Europa de XCM e brilhantes prestações nas provas de XCO nos Jogos Olímpicos, Taças do Mundo e Campeonatos do Mundo, considerou aquando da inauguração do projeto que “o Centro de Ciclismo do Minho reveste-se de importância fundamental, não só sob o ponto de vista de uma infraestrutura de alta qualidade que serve de apoio à alta competição, mas também pela sua disponibilidade para a população em geral, em especial a comunidade do BTT (cada vez mais alargada) que desta forma, usufrui de um espaço com todas as condições e valências para a prática do BTT de forma tranquila e segura, sem deixar de ser desafiante e numa envolvência de grande beleza natural”.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Volta ao Concelho de Loulé -2ª etapa”


António Morgado encabeça reviravolta bairradina

 

Por: José Carlos Gomes

A equipa Bairrada dinamitou a Volta ao Concelho de Loulé, dominando totalmente a segunda etapa, 81,2 quilómetros percorridos na manhã desta sexta-feira, com partida e chegada na cidade. António Morgado venceu a etapa e conquistou a camisola amarela.

A etapa desta manhã foi dividida em duas metades. A primeira parte, mais plana, era pontuada por três metas volantes. Nesta fase da corrida destacou-se Nil Aguilera (Eolo Kometa/Fundación Contador), somando pontos nas metas volantes e entrando em solitário no segmento mais exigente da viagem.

Nil Aguilera ainda passou isolado na Picota, primeira das três subidas pontuáveis para a classificação da montanha. Nas posições imediatas passariam António Morgado e Gonçalo Tavares, numa movimentação que fazia adivinhar um ataque concertado da equipa Bairrada.

Foi mesmo isso que viria a suceder com os bairradinos a ocuparem as primeiras três posições na etapa. António Morgado venceu ao fim de 2h00m02s, deixando os colegas de equipa Daniel Lima e Gonçalo Tavares nas posições imediatas, a 53 segundos. O camisola amarela à partida, Savelii Laptev (Vino Junior Team), foi o quarto classificado, a 2m04s do vencedor da manhã.

A segunda etapa provocou uma reviravolta completa na classificação geral. António Morgado comanda com 55 segundos de vantagem sobre Daniel Lima e 1m16s à melhor relativamente a Gonçalo Tavares. Morgado passou também a ser o melhor nos pontos e na montanha, enquanto a Bairrada encima a tabela coletiva. Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) continua como melhor júnior de primeiro ano, ocupando o sétimo posto da geral.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com