terça-feira, 4 de janeiro de 2022

“Começam os cancelamentos, Volta a San Juan cancelada”


Pelo segundo ano seguido e pelo mesmo motivo, a pandemia

 

Por: Record

Foto: Getty Images

Pelo segundo ano seguido e pelo mesmo motivo, a pandemia, a Volta a San Juan foi cancelada. A prova argentina estava prevista disputar-se de 30 deste mês a 6 de fevereiro, e seria a competição de estreia para algumas das estrelas do pelotão mundial.

São os casos de Remco Evenepoel, vencedor em 2020 e por isso ainda o campeão em título, Richard Carapaz, Filippo Ganna, Peter Sagan ou Chris Froome, ainda que este último tenha sido obrigado a parar os treinos devido à lesão no joelho direito.

Nesse sentido, as equipas terão de reprogramar os calendários dos ciclistas afetadas pela não realização da prova.

Fonte: Record on-line

“Curso online triatlo para Dirigentes Desportivos a 29 de janeiro 2022”


Ação de formação para Dirigentes de Clubes da Federação de Triatlo de Portugal Os clubes associados da Federação de Triatlo de Portugal são um dos maiores ativos da modalidade. Por esse motivo, um dos objetivos delineados pela FTP é a formação destes dirigentes que permita desenvolverem a sua atividade com conhecimento atualizado e inovador.

Neste sentido, convidamos todos os dirigentes de clubes associados na FTP a participar neste curso online que decorrerá no dia 29 de janeiro:

Carga horária: 6 horas de formação

Data: 29 de janeiro/2022

Horário: 10h às 13h – 14h30 às 17h30

Formato: Online – Aplicação Zoom

Objetivos formativos: Dotar e capacitar o Dirigente Desportivo de conhecimento alargado para uma gestão global, bem como uma atualização em áreas diversas de conhecimento e aplicação prática dos mesmos.

Mais informações e inscrições aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdP40HbgxilvT1eXhtIPp8MLhk06EzPsxcMIR_tNv4g4uBYTA/viewform

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Emirados, é local de abertura de época de João Almeida”


Por: José Morais

Serão oito os ciclistas portugueses que vai iniciar a sua época de 2022 nas Ilhas Canárias, mais concretamente no Challenge de Maiorca, um conjunto de cindo corridas a decorrer de 26 a 30 de janeiro, será a prova espanhola de preparação para as provas por etapas, o qual reunirá vinte cinco equipas, entre elas são nove do WorldTeams, o mesmo número para as ProTeams, e as restantes sete Continentais, onde se integram os portugueses. 

Com estágio em Espanha de cinco a dezanove de janeiro em Maiorca, será o início da preparação da equipa da UAE-Team Emirates, a equipa asiática irá levar os portugueses, os gémeos Ivo e Rui Oliveira, juntamente com Rui Costa, com a ausência de João Almeida.

A nova e grande contratação da UAE-Team Emirates João Almeida, que passará a envergar a camisola da sua nova equipa, depois de ter terminado o vínculo com a Deceuninck-QuickStep, terá a sua estreia marcada para a volta aos Emirados a decorrer de 20 a 26 de fevereiro, onde estará ao lado de Tadej Pogacar.

Devido ao seu programa de estágios ter sido alterado, não irá estar em Maiorca, e irá estagiar com a equipa só a partir de 12 de janeiro, estando durante duas semanas em altitude na Serra Nevada, e preparar-se assim para o Tour dos Emirados, onde se estreará com a nova equipa, informou João Almeida, o ciclista português de 23 anos de idade.

“48.ª Volta ao Algarve”


Percurso renovado com o mesmo conceito de sempre


Por: José Carlos Gomes

A 48.ª edição da Volta ao Algarve, na estrada entre 16 e 20 de fevereiro, conta com um percurso profundamente renovado, mas com o mesmo conceito: etapas para todos os perfis de corredores. Só as chegadas à Fóia e ao Malhão se mantêm relativamente à edição de 2021, mas com aproximações diferentes às subidas finais.

A cidade de Portimão volta a receber o grande início da competição, no dia 16 de fevereiro. A zona ribeirinha acolherá a apresentação das equipas e as primeiras pedaladas, que levarão os corredores a percorrer 199,1 quilómetros até Lagos, onde se espera uma emocionante disputa ao sprint, à semelhança do que aconteceu entre 2017 e 2020, quando venceram Fernando Gaviria (2017), Dylan Groenewegen (2018) e Fabio Jakobsen (2019 e 2020).

A segunda etapa é aguardada como um dos primeiros embates entre os candidatos à classificação geral. Começa em Albufeira e termina, depois de cumpridos 182,4 quilómetros, na Fóia, ponto mais alto do Algarve, no concelho de Monchique. A meta coincide com um prémio de montanha de primeira categoria. A subida final terá uma aproximação diversa do que tem sucedido. Em vez da Pomba, os corredores terão de escalar a Picota (2.ª categoria, 9,3 km com inclinação média de 5,5 por cento). O alto da Picota dista 7,4 quilómetros do sopé da Fóia (7,1 quilómetros de extensão e inclinação média de 6,8 por cento). Nos últimos anos impuseram-se neste local Luis León Sánchez (2016), Daniel Martin (2017), Michal Kwiatkowski (2018), Tadej Pogačar (2019), Remco Evenepoel (2020) e Ethan Hayter (2021).

A terceira etapa é a mais longa da competição. Arranca no Alentejo, em Almodôvar, e estende-se por 209,1 quilómetros, até Faro. A capital do Algarve já não recebia uma chegada da Volta ao Algarve desde 2008, ano em que o alemão Robert Förster se impôs ao sprint. Em 2022 a viagem está desenhada para premiar, novamente, os homens rápidos do pelotão.

A maior novidade da 48.ª Volta ao Algarve é a quarta etapa, por ser o contrarrelógio mais extenso dos últimos anos e por marcar o regresso ao percurso da corrida de Vila Real de Santo António, que já não recebia uma partida de etapa desde 2009.

O contrarrelógio de 2022 terá 32,2 quilómetros, unindo Vila Real de Santo António a Tavira. Pela extensão, permite que os contrarrelogistas puros possam gerir a corrida – incluindo as etapas de montanha – de molde a colocarem-se entre os favoritos ao triunfo na geral. Nas últimas vezes que Tavira foi palco de um contrarrelógio os vencedores da etapa foram Stijn Devolder (2008), Alberto Contador (2009) e Tony Martin (2013).


As decisões ficam guardadas para a quinta e última etapa, 173 quilómetros entre Lagoa e o alto do Malhão, Loulé. Num percurso rompe-pernas, assistir-se-á ao regresso da dupla escalada no Malhão, a primeira a 24 quilómetros do final e a segunda coincidindo com o final da etapa. Este local está no percurso da Volta ao Algarve, ininterruptamente, desde 2009. Os últimos cinco vencedores no Malhão foram Amaro Antunes (2017), Michal Kwiatkowski (2018), Zdenek Štybar (2019), Miguel Ángel López (2020) e Élie Gesbert (2021).

 

Percurso

 

16 de fevereiro: 1.ª etapa: Portimão – Lagos, 199,1 km

17 de fevereiro: 2.ª etapa: Albufeira – Fóia (Monchique), 182,4 km

18 de fevereiro: 3.ª etapa: Almodôvar – Faro, 209,1 km

19 de fevereiro: 4.ª etapa: Vila Real de Santo António – Tavira, 32,2 km (CRI)

20 de fevereiro: 5.ª etapa: Lagoa – Malhão (Loulé), 173 km 

 

Equipas

 

A Volta ao Algarve será disputada por 25 equipas. Dez formações são de categoria WorldTeam e cinco ProTeam, às quais se juntam as dez equipas continentais portuguesas inscritas na UCI para 2022:

 

WorldTeams:

 

Astana Qazaqstan Team, Bora-hansgrohe, Cofidis, Groupama-FDJ, INEOS-Grenadiers, Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux, Quick-Step Alpha Vinyl Team, Team Jumbo-Visma, Trek-Segafredo e UAE Team Emirates.

 

ProTeams:

 

Alpecin-Fenix, Caja Rural-Seguros RGA, Euskaltel-Euskadi, Human Powered Health e Team Arkéa-Samsic

 

Continentais:

 

ABTF-Feirense, Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Efapel Cycling, Glassdrive-Q8-Anicolor, Kelly-Simoldes-UDO, LA Alumínios-Credibom-Marcos Car, Rádio Popular-Paredes-Boavista, Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados e W52-FC Porto

 

Últimos vencedores

 

2021 – João Rodrigues (W52-FC Porto)

2020 – Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep)

2019 – Tadej Pogačar (UAE Team Emirates)

2018 – Michal Kwiatkowski (Team SKY)

2017 – Primož Roglič (Team Lotto NL-Jumbo)

2016 – Geraint Thomas (Team SKY)

2015 – Geraint Thomas (Team SKY)

2014 – Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep)

2013 – Tony Martin (Omega Pharma-QuickStep)

2012 – Richie Porte (Team SKY)

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com