quinta-feira, 7 de novembro de 2024

“A Volta a Espanha apresenta o seu trajeto de 2025 a 19 de dezembro”


A prova espanhola será disputada de 23 de agosto e 14 de setembro

 

A última edição da Volta a Espanha teve como vencedores de um histórico Primoz Roglic que igualou Roberto Heras, como o ciclista que conseguiu mais vezes vencer a prova espanhola, num ano em que o campeão não foi decidido até ao final da prova.

A ausência do dominador deste ano, Tadej Pogacar, foi um dos casos mais comentados de 2024, porem, isso poderá mudar na próxima época, já que a participação do craque esloveno está longe de ser descartada, e o que se sabe, é quando será anunciado o percurso e as datas em que será realizada a 90ª edição da Volta a Espanha.

O Palácio Municipal da IFEMA irá ser o local da apresentação da prova espanhola para 2025, e irá acontecerá no dia 19 de dezembro, e já se sabe que vai início na região italiana do Piemonte, o trajeto das etapas, e os locais por onde os ciclistas passarão, serão também anunciados, numa transmissão em direto na RTVE, numa edição que irá decorrer de 23 de agosto e 14 de setembro.

“16.ª edição das 24 Horas de Ciclismo Škoda de Le Mans”


Inscrições abrem dia 9 de janeiro

 

A 16.ª edição das 24 Horas de Ciclismo Škoda de Le Mans terá lugar nos dias 23 e 24 de agosto de 2025 no circuito Bugatti, em França. As inscrições abrem no dia 9 de janeiro às 11h (horário francês) em nosso site. O evento é aberto a todos, quer seja um piloto a solo, uma dupla ou uma equipa de 4, 6 ou 8 pessoas. Cabe-lhe a si escolher o desafio certo para si!

Saima mais em: https://24heuresvelo.fr/en/

“E-bike dinamarquesa inova com design minimalista e autonomia de mais de cem quilómetros”


Foto: Biomega

Essa e-bike da dinamarquesa Biomega, chamada BER, é projetada para ser tão discreta que quase não parece elétrica.

Ao contrário das típicas e-bikes com quadros volumosos que abrigam baterias visíveis, a BER foi desenhada pelo designer Jens Martin Sibsted para esconder seus componentes elétricos, como motor e bateria, proporcionando uma aparência limpa e moderna.

“Segundo Sean Kelly, a UCI não está a fazer o suficiente para evitar futuras tragédias no ciclismo: "Deveria estar a analisar o assunto com muito mais seriedade"


Por: Ivan Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com/

O Campeonato do Mundo de Ciclismo de 2024 ficará para sempre na história como um evento a recordar. Infelizmente, apesar do brilhantismo de Tadej Pogacar e Lotte Kopecky, estes Mundiais ficam na memória pelas piores razões graças à trágica morte da júnior suíça Muriel Furrer.

Furrer sofreu ferimentos graves na cabeça depois de cair numa descida escorregadia e coberta de chuva na corrida de estrada júnior feminina e foi levada para um hospital próximo em estado muito crítico por um helicóptero de emergência. Infelizmente, Furrer não pôde ser salva e acabou por falecer devido aos ferimentos. A terceira morte de ciclistas de alto nível nos últimos dois anos, depois de Gino Mader e André Drege, a lenda irlandesa do ciclismo Sean Kelly não acredita que a UCI esteja a fazer o suficiente para manter os ciclistas em segurança.


"Acho que é trágico", diz Kelly em conversa com Velo. "Quando olhamos para um campeonato do mundo, podemos sair e colocar redes em qualquer sítio onde seja perigoso. Se for na descida e houver risco, pode-se fazer alguma coisa. Já numa corrida como a Volta a França ou o Giro, não é possível, porque não se pode fazer isso em todas as descidas e em todos os troços de estrada perigosos".

Como tal, o irlandês pede à UCI que faça mais... "Certamente que num circuito de campeonato do mundo onde há voltas, isso é algo exequível. Se olharmos realmente para a parte da segurança, [esse elemento de risco] é provavelmente evitável. Por isso, é preciso torná-lo mais seguro", exige. "É algo que penso que a UCI devia analisar com mais seriedade".

 

Furrer faleceu tragicamente no Campeonato do Mundo de 2024 em Zurique

Um dos principais pontos de discussão após a morte de Furrer foi a falta de rádios de corrida nas corridas do Campeonato do Mundo. "Há muito debate sobre os rádios. São bons? São maus?", disse "Muitas vezes, para a corrida em si, talvez não sejam a melhor coisa, porque eles [os ciclistas] são controlados pelos diretores. Mas, do ponto de vista da segurança, é sempre muito, muito importante tê-los lá", analisa Kelly. "Se acontecer alguma coisa e estivermos gravemente feridos, talvez possamos pedir ajuda. Talvez possamos alertar o diretor desportivo".

"Se tivermos um GPS, devemos ser capazes de saber onde está toda a gente em qualquer momento", continua o antigo vencedor da Vuelta. "Penso que ela estava a viver não muito longe do circuito. Se os ciclistas param nos campeonatos do mundo, por vezes vão apenas para o hotel ou podem parar algures no circuito. Se virmos que a localização do GPS ainda está no circuito, podemos pensar: "Bem, talvez eles estejam lá com os amigos ou assim. Estas coisas têm de ser analisadas".

"Há muitas coisas que têm de ser analisadas do ponto de vista da segurança, devido às bicicletas e aos kits aerodinâmicos", conclui Kelly, "e devido aos acidentes fatais que temos tido nos últimos dois anos".

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/segundo-sean-kelly-a-uci-nao-esta-a-fazer-o-suficiente-para-evitar-futuras-tragedias-no-ciclismo-deveria-estar-a-analisar-o-assunto-com-muito-mais-seriedade

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com