Por: Ivan Silva
Em parceria com: https://ciclismoatual.com/
O Campeonato do Mundo de
Ciclismo de 2024 ficará para sempre na história como um evento a recordar.
Infelizmente, apesar do brilhantismo de Tadej Pogacar e Lotte Kopecky, estes
Mundiais ficam na memória pelas piores razões graças à trágica morte da júnior
suíça Muriel Furrer.
Furrer sofreu ferimentos
graves na cabeça depois de cair numa descida escorregadia e coberta de chuva na
corrida de estrada júnior feminina e foi levada para um hospital próximo em
estado muito crítico por um helicóptero de emergência. Infelizmente, Furrer não
pôde ser salva e acabou por falecer devido aos ferimentos. A terceira morte de
ciclistas de alto nível nos últimos dois anos, depois de Gino Mader e André
Drege, a lenda irlandesa do ciclismo Sean Kelly não acredita que a UCI esteja a
fazer o suficiente para manter os ciclistas em segurança.
"Acho que é
trágico", diz Kelly em conversa com Velo. "Quando olhamos para um
campeonato do mundo, podemos sair e colocar redes em qualquer sítio onde seja
perigoso. Se for na descida e houver risco, pode-se fazer alguma coisa. Já numa
corrida como a Volta a França ou o Giro, não é possível, porque não se pode
fazer isso em todas as descidas e em todos os troços de estrada
perigosos".
Como tal, o irlandês pede à
UCI que faça mais... "Certamente que num circuito de campeonato do mundo
onde há voltas, isso é algo exequível. Se olharmos realmente para a parte da
segurança, [esse elemento de risco] é provavelmente evitável. Por isso, é
preciso torná-lo mais seguro", exige. "É algo que penso que a UCI
devia analisar com mais seriedade".
Furrer faleceu tragicamente no
Campeonato do Mundo de 2024 em Zurique
Um dos principais pontos de
discussão após a morte de Furrer foi a falta de rádios de corrida nas corridas
do Campeonato do Mundo. "Há muito debate sobre os rádios. São bons? São
maus?", disse "Muitas vezes, para a corrida em si, talvez não sejam a
melhor coisa, porque eles [os ciclistas] são controlados pelos diretores. Mas,
do ponto de vista da segurança, é sempre muito, muito importante tê-los
lá", analisa Kelly. "Se acontecer alguma coisa e estivermos
gravemente feridos, talvez possamos pedir ajuda. Talvez possamos alertar o
diretor desportivo".
"Se tivermos um GPS,
devemos ser capazes de saber onde está toda a gente em qualquer momento",
continua o antigo vencedor da Vuelta. "Penso que ela estava a viver não
muito longe do circuito. Se os ciclistas param nos campeonatos do mundo, por
vezes vão apenas para o hotel ou podem parar algures no circuito. Se virmos que
a localização do GPS ainda está no circuito, podemos pensar: "Bem, talvez
eles estejam lá com os amigos ou assim. Estas coisas têm de ser
analisadas".
"Há muitas coisas que têm
de ser analisadas do ponto de vista da segurança, devido às bicicletas e aos
kits aerodinâmicos", conclui Kelly, "e devido aos acidentes fatais
que temos tido nos últimos dois anos".
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