domingo, 25 de novembro de 2018

“Taça de Portugal de Ciclocrosse”

Miguel Salgueiro e Isabel Caetano vencem em Bragança

Por: José Carlos Gomes

Miguel Salgueiro (Sicasal/Constantinos/Delta Cafés) e Isabel Caetano venceram hoje, na categoria de elite, a segunda etapa da Taça de Portugal de Ciclocrosse, disputada em Bragança.

A corrida de elite masculina foi empolgante, com várias mudanças ao longo da prova e com a luta pela vitória a ser travada literalmente ombro a ombro. A prova começou com um pequeno grupo de corredores a destacar-se. Roberto Ferreira (BTT Seia), descontente com a companhia, optou por isolar-se e pedalar em solitário.

Miguel Salgueiro manteve Roberto Ferreira em ponto de mira, apenas alguns segundos mais adiante, e, na derradeira volta, fez um último esforço que permitiu uma discussão ao sprint. A vitória seria creditada a Miguel Salgueiro, com o mesmo tempo de Roberto Ferreira. O terceiro, a 2m48s, foi Vítor Santos (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão). Com a vitória de hoje, Salgueiro trepou ao lugar mais alto da geral, com dez pontos de vantagem sobre Vítor Santos, anterior comandante.

Isabel Caetano controlou a prova de elite feminina a partir da frente. Isolou-se e deixou as rivais a uma distância confortável. O “osso mais duro de roer” foi Marta Branco (Maiatos/Reabnorte), segunda classificada, a 29 segundos. Daniela Pereira (Saertex Portugal/Edaetech) ficou a última vaga no pódio, a 4m26s. Com duas vitórias em duas corridas, Isabel Caetano comanda a Taça de Portugal.

Ana Santos (ASC/Focus Team/Vila do Conde) foi a melhor das duas sub-23 femininas em pista, batendo Rafaela Ramalho (Maiatos/Reabnorte) por 7m48s, e segue na frente da geral.

Tiago Sousa (ASC/Focus Team/Vila do Conde) chegou ao topo da geral de juniores graças ao triunfo em Bragança, onde bateu o colega de equipa Gonçalo Magalhães, por 3m01s, e João Ferros (BTTeam SU Colarense/CSTreino/UltraControlo), por 3m53s.

João Cruz (ASC/Focus Team/Vila do Conde) ganhou em cadetes masculinos e assumiu a primeira posição na geral da Taça. Mariana Líbano (Maiatos/Reabnorte) foi a melhor cadete feminina, cimentando o lugar cimeira na classificação geral.

Nas categorias de veteranos impuseram-se em Bragança os master 30 Rogério Matos (Rompe Trilhos/Apcar) e Andreia Freitas (BTT Loulé/Elevis), os masters 40 Afonso Ferreira e Flávia Vieira (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), o master 50 António Moreira e o master 60 João Pinto (Boavista/Servigás/Duobike/Nast).

Lucas Ferreira (Bila Bikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira) triunfou na primeira corrida do programa, destinada a juvenis.

A terceira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse vai disputar-se no concelho de Valongo, no dia 16 de dezembro.

Fonte: FPC

“Campeonato do Mundo de Ciclismo de Sala”

Dominic e Tamaris em 13.º lugar no Mundial de Liège

Por: José Carlos Gomes

Os irmãos Tamaris e Dominic Franke Fontinha ficaram ambos no 13.º lugar nas provas individuais do Campeonato do Mundo de Ciclismo Artístico, que hoje terminou em Liège, Bélgica.

Tamaris Franke Fontinha foi a primeira a entrar em ação, conseguindo uma atuação consistente durante grande parte da prova. Um erro técnico num dos exercícios deitou por terra a hipótese de um lugar no top 10.

A ciclista artística portuguesa finalizou a prestação no 13.º lugar em 23 participantes, com 90,98 pontos, um resultado que a colocou dois lugares aquém da classificação obtida no ano passado. Na luta pelas medalhas destacaram-se as alemãs. Iris Schwarzhaupt sagrou-se campeã mundial e a compatriota Milena Slupina ficou com a medalha de prata. O pódio completou-se com a austríaca Adriana Mathis.

Dominic Franke Fontinha estreou-se em grandes competições internacionais de elite, depois de em maio ter competido no Europeu júnior. Tal como a irmã, Dominic foi 13.º classificado – em 24 competidores -, tendo conseguido 106,74 pontos do júri, o que pode ser considerada uma estreia auspiciosa.

O alemão Lukas Kohl revalidou o título, seguido por outro germânico, Moritz Herbst, e pelo suíço Lukas Burri.

Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com