domingo, 22 de outubro de 2023

“Walter Vargas vence Pan-Americanos 2023”


No feminino, a vencedora foi a norte-americana Kristen Faulkner

 

Por: José Morais

O colombiano Walter Vargas garantiu a primeira medalha de ouro para a Colômbia nos Jogos em Santiago, ao vencer este domingo o contrarrelógio com um trajeto de 40 quilómetros, dos Jogos Pan-Americanos 2023, que se disputou entre Isla de Maipo e o Palácio de La Moeda, em Santiago, no Chile.

Walter Vargas venceu a prova com um tempo de 47 minutos e 02 segundos, com Richard Carapaz, o campeão olímpico equatoriano de estrada nos jogos de Tóquio, a fazer segundo conquistando a medalha de prata a fazer mais 34 segundos, e o ciclista Conor White, da Bermuda, a conquistar a medalha de bronze fazendo mais 1 minuto e 11 segundos.

Uma prova que contou com quinze ciclistas de nove países.

“Campeonato Nacional de Enduro presented by Shimano Celorico da Beira”


José Borges e Ana Leite sagram-se campeões nacionais de enduro BTT

 

Por: Vasco Moreira

José Borges (Clube BTT Matosinhos) e Ana Leite (AXPO Team Vila do Conde) conquistaram, este domingo, o Campeonato Nacional de Enduro presented by Shimano, em Cadafaz, Celorico da Beira, e sagraram-se campeões nacionais na categoria de elite.


No caso de José Borges, foi uma revalidação do título nacional de elites masculinos, depois de ter superado a concorrência de Jimmy Silva (Clube Futebol Carvalheiro) e Sauro Agostinho (Casa do Povo de Abrunheira), segundo e terceiros classificados, respetivamente, a 14,515s e 01”12’677 dos 18”07’507 registados pelo ciclista do Clube BTT Matosinhos.

Já Ana Leite, na categoria femininas com mais de 17 anos, terminou a prova em 25”51’287, menos 02”30’899 do que Sara Ferreira (Maiatos), campeã nacional em 2022 e segunda classificada nesta edição, e menos 05”32’352 do que Raquel Ribeiro, terceira classificada.


Em juniores masculinos, foi Matias Camacho (Caniço Riders/Freeride Madeira) a sagrar-se campeão nacional, e em cadetes foram Joaquim Meneses (Bicisintra/GásMucifal) e Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que correu sem oposição, quem festejou a conquista do campeonato.

Em masters masculinos, Paulo Baptista (AD Galomar/Ferragens Vieira) venceu entre os ciclistas com mais de 30 anos, Miguel Pardal (Vasconha BTT Vouzela) nos 35, Ivan Silva nos 40, João Cordeiro nos 45 e Leonel Bento (Casa do Povo de Abrunheira) nos 50. Já nas masters femininas, categoria única, Hannah Heyse (BTT Loulé/Elevis) foi a mais rápida.


Destaque também para as bicicletas de assistência elétrica, com Tiago Ladeira (Miranda Factory Team) a festejar em E-MTB masculinos 19/39, Dimitri Silva (Mirachoro Hotels-Centro de Ciclismo) em E-MTB masculinos com mais de 40 anos e Corina Bachmeier (Caniço Riders/Freeride Madeira) em E-MTB femininas com mais de 30.

Por fim, nota para Francisco Ferreira (Caniço Riders/Freeride Madeira), que venceu entre os escolas/juvenis, e para o AD Galomar/Ferragens Vieira, que se destacou na classificação por equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo



Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com