terça-feira, 28 de março de 2017

“Médico garante que pacote entregue a Wiggins continha medicamento legal”

Polémica remonta ao ano de 2011
Por: Lusa
Foto: Reuters
Richard Freeman, o médico no centro da controvérsia do misterioso pacote entregue a Bradley Wiggins no Critério do Dauphiné de 2011, negou qualquer prática ilegal na Sky, reiterando que o ciclista britânico tomou um descongestionante legal.
Numa carta de nove páginas endereçada à comissão de Cultura, Media e Desporto do parlamento britânico, Richard Freeman, que falhou a audiência marcada para 1 de março por estar doente, reiterou que o pacote entregue a Wiggins durante o Critério do Dauphiné de 2011 continha o descongestionante legal Fluimucil, usado para tratar crises de asma.

No entanto, o clínico contrariou declarações de outros elementos da Sky, que diante da comissão parlamentar garantiram que a equipa sempre teve uma conduta médica escrita.
"Em 2011, nenhuma equipa tinha um regulamento médico escrito. Não era uma prática comum nas equipas desportivas naquele momento. No início de 2012, o doutor Steve Peters e eu introduzimos um protocolo básico de controlo dos medicamentos requisitados pela Federação Britânica de Ciclismo. Esse protótipo evoluiu para uma conduta médica escrita", pode ler-se no comunicado de Freeman.
O médico britânico lamentou também não ter mantido os registos clínicos de Bradley Wiggins e de outros ciclistas da equipa.
"Aceito que seria desejável ter guardado os registos médicos. Arrependo-me de não o ter feito", assumiu Freeman, que alegadamente terá visto o computador, onde guardava os dados relativos ao Critério do Dauphiné de 2011, roubado numas férias na Grécia em 2014.
Nas últimas semanas, a entrega de um pacote misterioso ao ciclista Bradley Wiggins, primeiro britânico a vencer o Tour (2012), durante o Critério do Dauphiné de 2011, tem sido alvo de uma grande controvérsia, que levou a uma investigação por parte da agência britânica antidopagem e do parlamento britânico.
As audiências aos vários elementos da equipa britânica puseram em evidência a ausência de registos médicos que sustentem a versão de Wiggins de que a encomenda, que foi transportada desde o Reino Unido até França, continha um medicamento autorizado para a asma.
No início de março, numa audiência no parlamento britânico, a diretora executiva da agência britânica, Nicole Sapstead, disse que a sua entidade está a investigar a possibilidade de o produto entregue a Wiggins ser um corticoide proibido chamado Triamcinolona.


Fonte: Record on-line

“Equipa brasileira de Daniel Silva arrisca suspensão que pode ir até um ano”

Devido a irregularidades com 'doping' verificadas com dois dos seus elementos.

Por: Lusa

Foto: Getty Images Sport

A equipa de ciclismo 'Soul Brasil Pro Cycling', que integra o português Daniel Silva, pode ser punida até um ano, devido a irregularidades com 'doping' verificadas com dois dos seus elementos.
A União Ciclista Internacional (UCI) revelou que o brasileiro Alex Correia Diniz foi suspenso preventivamente, devido a alterações no seu passaporte biológico, enquanto a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem declarou também conduta imprópria do compatriota Otavio Bulgarelli, neste caso, por tentativa de manipulação de amostra.

Em 19 de dezembro de 2016, a 'Soul Brasil Pro Cycling' foi suspensa por 55 dias pela Comissão Disciplinar da UCI, após três notificações de resultados adversos analíticos do CERA aos membros da equipa.
Segundo o artigo 7.12 das regras antidopagem da UCI, a equipa sofre penalização devido aos atos dos seus atletas: o ponto três indica que, nestes casos, esta pode ser suspensa de 15 dias até 12 meses.
A UCI vai enviar agora o caso para a sua comissão disciplinar, que terá a palavra final.
Em 2009, Alex Correia Diniz, que competia pela Funvic, formação que em 2013 se transformou na atual 'Soul Brasil Pro Cycling', foi suspenso por teste positivo de eritropoietina.
Já Bulgarelli, que chegou à equipa em 2014, retirou-se no final de 2016 para ser técnico auxiliar da equipa.
Daniel Silva, de 31 anos, competiu na época passada pelo Boavista.

Fonte: Record on-line

“Etapa#3 - Troféu BTT Ribatejo Norte 2017”

As melhores provas BTT da Região num só Troféu...

INSCRIÇÕES ABERTAS

Evento

É com enorme prazer que vimos por este meio apresentar a XIII edição da CS DESIGN - MARATONA BTT DE OURÉM - Rota dos Pinheiros, a mais conceituada e antigo evento BTT do Clube e do Concelho de Ourém, que se realiza no próximo dia 16 de Julho de 2017 na Cidade de Ourém e que este ano volta em formato XL - pensado para permitir o máximo aproveitamento do melhor que o Verão tem para dar.

Agendada como a verdadeira Festa de Verão do BTT, a prova servirá como o palco de treino ideal numa fase do ano com menos eventos, sendo a oportunidade para todos os atletas poderem conciliar a possibilidade de melhor manter a forma física conquistada ao longo da primavera e, como a época obriga, ir a "banhos".

Uma vez mais integrada no Troféu BTT do Ribatejo Norte (a mais completa competição da zona centro), a prova será uma vez mais dividida em duas distâncias: Meia-Maratona BTT (35 km) e Maratona (60 km), com espaço, pelo meio, para a Maratona Jovem, pensada para todos os menores de 20 anos (Percurso da Meia-Maratona).

Uma vez mais disputada integralmente no sector mais a sul do Concelho, o percurso irá percorrer alguns dos mais belos trilhos entre o Pinhal e a Serra, numa edição "mais acessível" e comemorativa, com passagem obrigatória pelas associações do Bairro e Outeiro das Matas.

Da parte da tarde e após o habitual almoço convívio (facultativo), as portas das piscinas municipais de Ourém abrem para todos os atletas e acompanhantes para "uma merecida tarde de descanso e convívio dentro de água".

Com organização a cargo do BTT Clube dos Pinheiros / BTT Pedais a Fundo, entre outras associações de referência no Concelho, será com toda a certeza um evento capaz reunir todos os ingredientes para um Domingo memorável, na verdadeira Gala do BTT dos meses de Verão.

Não hesite… Aventure-se!

Site oficial do evento: www.bttclubedospinheiros.com

Novidade

Envio dos Dorsais por Correio: Visando o maior conforto possível do atleta, o BTT Clube dos Pinheiro volta em 2017 a apostar na inovação e revolução do mercado, promovendo um evento sem necessidade de secretariado. Cada atleta irá receber em casa, nos dias imediatamente antes do evento, um envelope onde constará: Dorsal (acompanhado pelas devidas braçadeiras), Guia de Evento com mais informação sobre o evento e Senha(s) de Almoço (se verificável). A partir daí, basta chegar no dia, a tempo do aquecimento e partida, sem necessidade de filas e outras deslocações além da BOX correspondente.

0% Secretariado, 100% Maratona BTT Ourém

Programa

Data: 16 de Juho de 2017

Manhã

Meia-Maratona / Maratona BTT

07h30 - Abertura do Secretariado

08h30 - Abertura do Controlo 0

09h00 - Briefing de Recepção aos Atletas e ultimas notas

09h15 - Partida do Evento

12h00-13h00 - Hora média de Chegada prevista

12h30/13h00 - Cerimónia de podium com entrega de prémios (Geral e Classes).

13h00 - Almoço Convívio

15h15 - Fecho do Controlo Horário de Chegada

Tarde

Piscinas Municipais

(Parque fechado para as Bicicletas)

14h00 - Abertura das Piscinas Municipais

* Acesso gratuito para atletas e acompanhantes (máx.3)

20h00 - Encerramento das Piscinas Municipais

Encerramento do Evento

Local:

Centro de Negócios de Ourém

Cidade de Ourém

Distâncias (evento BTT):

Meia-Maratona BTT - 35km - 800m acumulado (valor aproximado)

Maratona BTT - 60km - 1100m acumulado (valor aproximado)

Maratona Jovem - 35km - 800m acumulado (valor aproximado)

Partida:

Com vista ao conforto do atleta, a organização dos atletas à partida para o evento será feita por boxes de acordo com a distância a percorrer.

Box 1 - Atletas Maratona

Box 2 - Atletas Meia-Maratona

A partida das boxes será simultânea e o primeiro quilómetro do evento (1km) é realizado atrás do PACECAR oficial, que segue em ritmo "controlado" até entrada em Terra...

Não são permitidas alterações de distância no dia do evento, sendo as mesmas penalizadas com a desqualificação do atleta.

Inscrições

INSCRIÇÕES ABERTAS


Site Oficial: www.bttclubedospinheiros.com / www.bttourem.com 

Inscrições Online:

Até às 00 Horas de dia 14 de Julho

(APÓS A DATA REFERIDA, APENAS SERÃO REABERTAS AS INSCRIÇÕES NO PRÓPRIO DIA, COM UM AUMENTO DE 2 EUROS POR ATLETA)

Inclui: Participação, Seguro, Envio do Frontal para casa (para inscrições até dia 10), T-Shirt do Evento (entregue no final do mesmo), Acesso às Piscinas Municipais, Parque fechado para Bicicletas (tarde de Domingo), 2 a 5 pontos de abastecimento, Assistência Médica e Mecânica durante o evento, Cronometragem, Lavagem de Bikes, e Banhos de água quente.

Inscrições realizadas no próprio dia (disponíveis no secretariado do evento):

Acresce 2 euros ao preço do evento.

(Sujeitas à abertura das mesmas)

Extras:

1 Euro - Dorsal Personalizado

(com nome do atleta)

6 Euros - Almoço Convívio de Domingo

(Cidade de Ourém)

Preço da inscrição (Acompanhantes):

GRATUITO - Acesso às Piscinas - até 3 Acompanhantes

(Inscrição Obrigatória - No dia do evento)

1 Euro - Acesso às Piscinas - restantes Acompanhantes

(Inscrição Obrigatória - No dia do evento)

8 Euros - Almoço Convívio de Domingo

(Cidade de Ourém)

Método de Pagamento:

O pagamento é processado em sistema de entidade / referência (dispensando envio de comprovativo) e está a cargo da empresa Chrono.pt

Fonte: BTT Clube dos Pinheiro

 

“BMX e BTT”

Equipa Portugal na Bélgica e em Espanha

A Equipa Portugal corre em duas frentes no próximo fim de semana. A Seleção de BMX participa nas duas primeiras provas da Taça da Europa, em Zolder, Bélgica, sábado e domingo. A Seleção de BTT representa o país no Superprestígio MTB, no domingo, em Arguedas, Navarra.

Bruno Cardoso vai vestir as cores nacionais da Taça da Europa de BMX. Depois de, no ano passado, terminar a competição no terceiro lugar na categoria challenge, estreia-se em 2017 na categoria de elite.

“O Bruno tem de passar por uma fase de adaptação a pistas e corridas de formato olímpico, até porque é muito jovem é elite de primeiro ano”, explica o selecionador nacional de BMX, Alexandre Almeida. “Gostava que conseguíssemos passar a qualificação para entrar nas eliminatórias”, adianta o responsável técnico.

As corridas disputam-se, sábado e domingo, a partir das 10h45, e podem ser vistas em direto na página da União Europeia de Ciclismo na internet.

A Equipa Portugal de BTT regressa a Espanha, de onde saiu, no dia 19 de março, com cinco pódios. No próximo domingo compete na corrida de cross country olímpico (XCO) Superprestígio MTB, em Arguedas, Navarra.

Portugal vai estar representados por dois corredores de elite, José Dias (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact) e Roberto Ferreira (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), pelos sub-23 Ana Tomás (BTT Seia), Bruno Nunes (Strix Bike Team) e João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar), pelos juniores Carlos Salgueiro (Maiatos/Reabnorte), Guilherme Mota (Marrazes/Gui/Breijinho/Bike Zone Leiria), Jéssica Costa (ASC/Focus Team/Vila do Conde) e Marta Branco (Maiatos/Reabnorte), e pela cadete Daniela Campos (BTT Loulé/BPI/Elevis).

“Os objetivos que temos para esta participação passam, essencialmente, por continuar a dar condições aos ciclistas mais jovens de adquirirem experiência e de melhorarem a preparação em contexto internacional. Da anterior convocatória para esta optamos por manter o grupo de trabalho, apenas com a saída do David Rosa e com a entrada do elite de primeiro ano Roberto Ferreira, que reforça a tónica na juventude”, declara o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário.

As provas femininas disputam-se às 9h00, enquanto os masculinos entram em pista duas horas mais tarde.

Fonte: FPC

“Agenda de Ciclismo”

Sub-23 e juniores pedalam juntos na Volta às Terras de Santa Maria

A 26.ª Volta às Terras de Santa Maria disputa-se nos dias 1 e 2 abril, juntando no mesmo pelotão os corredores sub-23 das equipas de clube e os juniores de segundo ano, numa competição de desenvolvimento desportivo de ambas as categorias.

A prova arranca às 12h30 de sábado com uma ligação de 108,6 quilómetros, entre a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a freguesia de Riomeão, esperando-se que termine cerca das 15h00.

A segunda etapa, a disputar no domingo, tem dois setores. A partir das 9h30 corre-se um contrarrelógio individual de 7,5 quilómetros, em redor do Europarque. Às 15h30 será dado o tiro de partida para as 12 voltas ao Circuito do Castelo da Feira, que totalizam 79,2 quilómetros e terminam na rampa de empedrado que liga o centro da cidade ao castelo.

Ainda ao nível das camadas jovens, este fim-de-semana marca o arranque da Taça de Portugal de Cadetes. A primeira corrida, de cariz inter-regional, destinada às equipas do Centro e do Sul, vai realizar-se em Palmela, a partir das 15h00 de sábado. O jovem pelotão vai percorrer 79,2 quilómetros.

Mais eventos Oficiais

2 de abril, 9h00: XII BTT da Portela, Monção

2 de abril, 9h00: Famalicão Challenge AMOB, Parque de Sinçães, Vila Nova de Famalicão

2 de abril, 9h00: II Clássica de Idanha-a-Nova

2 de abril, 9h00: BTT do Demo, Moimenta da Beira

2 de abril, 9h00: 3.º Ciclo-BTT de Grândola

2 de abril, 9h00: IV BTT Vale de Ourique - Rota do Porco Alentejano

2 de abril, 9h00: 3.ª Prova Taça da Madeira de Enduro, Santa Cruz, Funchal, Madeira

2 de abril, 9h30: Rota do Folar em BTT, Valpaços

2 de abril, 9h30: VI Maratona BTT Rota da Lampreia, Penacova

2 de abril, 9h30: Maratona BTT Rota da Sopa da Pedra, Almeirim

2 de abril, 9h30: Encontro Regional de Escolas, S. Brás de Alportel

2 de abril, 10h00: 1.ª Prova da Taça SMG Estrada, Ponta Delgada, Açores

2 de abril, 14h30: 3.º XCO do Rego, Jovim, Gondomar

2 de abril, 14h30: 12.º Encontro de Escolas da Silveira, Torres Vedras

Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com