domingo, 4 de julho de 2021

“Rota Colombiana fecha a primeira semana do Tour de France com Rigo no pódio e Nairo como rei da montanha”


Em meio do domínio do esloveno Tadej Pogacar, a legião colombiana se destaca em grande detalhe no Tour de França. O selo nacional foi patenteado no final da primeira semana com uma apresentação de alto nível de Rigoberto Urán (EF Nippo), que apelando para a sua experiência em grandes voltas conseguiu marcar entre os protagonistas para ficar em terceiro no geral, com grande expectativa de lutar pelo seu segundo pódio no Grand Bouclé.

O aparecimento dos Alpes após vários dias de ansiedade e acidentes de todos os tipos na região da Bretanha, deu um novo ar aos ciclistas nacionais que, como geralmente acontece em dias de montanha alta, foram os arquitetos de momentos emocionais como o que protagonizou a fuga da nona fração Sergio Andrés Higuita (EF Nippo) e Nairo Quintana (Arkea Samsic). Juntos, eles fizeram um extenso desfile com o holandês Wout Poels (Baharain Victorius), o canadense Michael Woods (Israel Start Up Nation) e o britânico Ben Oconnor (AG2R La Mondiale), que conquistou a vitória e ganhou uma importante subida ao segundo lugar geral.

Nairo, por sua vez, reivindicou a liderança dos prémios da montanha dando uma demonstração de força e determinação contra Poels. O boyacense, campeão dos pepas vermelhos em 2013, voltou a vestir a camisola no pódio graças à pontuação obtida no Cormet de Roseland e no Col du Pre, da categoria especial.

"É uma emoção, a camisola da montanha sempre significou muito para a Colômbia e aqui temos isso, é para eles (os fãs) e agora temos que defendê-la bem", disse Quintana, que na edição de 2013, quando alcançou sua primeira legenda, foi consagrado como rei da montanha e padrinho. "Procurar essa camisola e defendê-la pode ser mais difícil do que ganhar uma etapa", disse o boyacense, que desde o início do Tour expressou sua intenção de competir com a prestigiosa camisola.

A etapa rainha dos Alpes, com um final no resort alpino de Tignes, também mostrou a disputa entre o equatoriano Richard Carapaz e Rigoberto Urán pelo terceiro lugar do pódio. O líder Ineos lançou uma nova ofensiva no desfecho que teve a resposta do colombiano, um dos grandes beneficiários de uma primeira semana frenética e de alto voo entre os favoritos.

A Colômbia tem três representantes no top 20 da corrida. Urán e Quintana se juntam a Esteban Chaves (Bike Exchange), que ocupa o 15º lugar a 22:22 minutos. Sergio Luis Henao (Qhubeka Assos) é o 22º do ranking a 32:51, Sergio Higuita 32 a 44:01 e Miguel Ángel López (Movistar Team) 45 a 54:26.

Nesta segunda-feira haverá um dia de descanso e na terça-feira, 6 de julho, a competição será reaberta com uma parcial de 190 km entre Albertville e Valence.

Fonte: Federação Colombiana Ciclismo

“Cavendish cruzou a meta dentro do tempo e não escondeu emoção: «Tinha muito medo desta etapa»”


Ciclista britânico continua em prova e com mira apontada ao recorde de vitórias de Eddy Merckx

 

Por: André Antunes Pereira

Foto: Reuters

Mark Cavendish (Deceuninck-QuickStep) foi este domingo um dos últimos ciclistas a terminar a 9ª etapa do Tour, mas cruzou a meta dentro do limite de tempo estabelecido pela organização e por isso pode continuar em prova.

O ciclista britânico, que já conquistou duas etapas nesta edição e está a duas vitórias de igualar o recorde do belga Eddy Merckx (34), foi 160º classificado entre os 165 corredores que concluíram dentro do controlo, finalizando 35 minutos 49 segundo depois do vencedor, o australiano Ben O'Connor (AG2R Citroën), numa etapa em que o pelotão percorreu 145 quilómetros com cinco contagens de montanha e perante condições climatéricas bastante adversas.

"Tinha muito medo desta etapa. Estou emocionado por ter superado as dificuldades e feliz por poder continuar na corrida. Mas o pior é que haverá muitos dias como este", afirmou o ciclista, de 36 anos, que cruzou a meta 'escoltado' pelos companheiros de equipa Michael Morkov e Tim Declercq, seis segundos após outro corredor da Deceuninck (Dries Devenyns). No final, Cavendish, atual camisola verde (líder da classificação por pontos), agradeceu-lhes por todo o esforço e ajuda.

Amanhã é dia de descanso e na terça-feira Cavendish terá nova oportunidade para vencer, já que a 10ª etapa (190,7 km entre Albertville e Valece) é plana e adivinha-se uma chegada ao sprint.

Fonte: Record on-line

“Van Avermaet defende título olímpico com ajuda de Evenepoel e van Aert”


Tiesj Benoot e Mauri Vansevenant completam a seleção belga para Tóquio'2020

 

Por: Lusa

Foto: Paulo Calado

Greg van Avermaet vai defender o título olímpico de ciclismo de fundo em Tóquio'2020, confirmou este sábado a federação belga, revelando ainda que o campeão no Rio'2016 será escoltado por Remco Evenepoel e Wout van Aert.

Na capital japonesa, a Bélgica estará representada por uma seleção de luxo, que inclui Van Aert (Jumbo-Visma), atual segundo classificado da Volta a França, e o prodígio Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep), além de Tiesj Benoot (DSM) e Mauri Vansevenant (Deceuninck-QuickStep).

O experiente Greg van Avermaet (AG2R Citroën), de 36 anos, não é, contudo, um dos favoritos para a prova de fundo dos Jogos Olímpicos, que será disputada em redor do Monte Fuji, em 24 de julho.

No contrarrelógio, agendado para 28 de julho, participarão Evenepoel e Van Aert, dois reconhecidos especialistas.

Os Jogos Olímpicos Tóquio'2020, adiados por um ano devido à pandemia de covid-19, decorrem entre 23 de julho e 8 de agosto.

Fonte: Record on-line

“Tour: Vice-campeão Primoz Roglic desiste”


Por: AMG

O ciclista esloveno Primoz Roglic, segundo classificado da Volta a França no ano passado, abandonou hoje a prova francesa devido às lesões resultantes da queda sofrida na terceira etapa, anunciou a sua equipa, a Jumbo-Visma.

“Primoz Roglic e a Jumbo-Visma decidiram que Roglic vai abandonar a Volta a França. O esloveno não estará hoje à partida para a nona etapa, em Cluses, e vai concentrar-se em novos objetivos”, pode ler-se no sítio oficial da formação holandesa.

O esloveno de 31 anos, que no ano passado perdeu a vitória no Tour para Tadej Pogacar (UAE Emirates) no contrarrelógio do penúltimo dia, caiu nos últimos quilómetros da terceira etapa da 108.ª edição e, no sábado, acabou a oitava tirada a quase 35 minutos do seu jovem compatriota, novo camisola amarela da prova.

“Tomámos esta decisão juntos. Não faz sentido continuar desta maneira. Agora, é tempo de recuperar e procurar novos objetivos. Estou muito desapontado por ter de deixar o Tour, mas tenho de aceitar. Permaneço otimista”, assegurou o bicampeão da Volta a Espanha.

‘Rogla’ assumiu ainda que, num primeiro momento, não pensou que a queda na terceira etapa o obrigasse a desistir, mas que, com o passar dos dias, percebeu que não estava a recuperar.

“Mesmo tendo-me surpreendido a mim mesmo no contrarrelógio [foi 7.º], senti-me mal nos dias seguintes. As etapas longas e duras tiveram impacto. Agora, vou procurar recuperar”, concluiu.

Um dos grandes favoritos ao triunfo final nesta ‘Grande Boucle’, o líder da Jumbo-Visma abandona a prova francesa quando ocupava a 51.ª posição da geral, a 39.45 minutos do camisola amarela, Tadej Pogacar.

O pelotão enfrenta hoje, na nona etapa, uma jornada alpina de 144,9 quilómetros entre Cluses e Tignes, onde está instalada a primeira chegada em alto desta edição do Tour.

Fonte: Lusa

“Tour: Van der Poel abandona um dia depois de perder a liderança”


Por: AMG/JP

O holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) desistiu hoje da Volta a França em bicicleta, um dia depois de ter sido destronado da liderança pelo esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), na oitava etapa, confirmou a organização.

Van der Poel, de 26 anos, vestiu a camisola amarela da 108.ª edição da ‘Grande Boucle’ durante seis dias, depois de ter vencido a segunda etapa, no Muro de Bretanha, tendo ‘caído’ no sábado para o 23.º lugar da geral, a 17.20 minutos do líder e campeão da prova.

O neto de Raymond Poulidor, o ‘eterno segundo’, já tinha admitido ponderar, no dia de descanso, na segunda-feira, a continuidade na corrida, uma vez que o seu grande objetivo para esta temporada é o ouro olímpico na prova de cross-country olímpico (XCO) em Tóquio2020, marcada para 26 de julho.

“Infelizmente, não vou alinhar hoje. Decidi, em conjunto com a equipa, que o melhor para mim seria abandonar a corrida e concentrar-me nos Olímpicos”, disse o holandês antes do arranque da nona etapa.

‘MVDP’, que apareceu equipado à partida para a nona tirada, antes de decidir desistir, assumiu saber que seria difícil prosseguir até Paris, onde o Tour termina em 18 de julho, oito dias antes da prova olímpica de XCO.

“Tenho outros objetivos e, devido à pandemia [de covid-19], seria impossível para mim fazer toda a Volta a França e chegar no topo da minha forma a Tóquio. Vivi uma semana fantástica e regressarei no próximo ano para ir até Paris”, prometeu.

Van der Poel alcançou, na sua estreia no Tour, algo que o seu avô nunca conseguiu, apesar de ser o ciclista que mais vezes (oito) terminou no pódio da ‘Grande Boucle’: vestir a camisola amarela.

O holandês, que foi muito apoiado nas estradas francesas durante os seus dias de amarelo, não alinhou à partida para a nona etapa do Tour, a segunda consecutiva nos Alpes, entre Cluses e Tignes, numa distância de 144,9 quilómetros, tal como o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), vice-campeão em 2020.

Fonte: Lusa

“Tour: O’Connor vence no alto de Tignes e Pogacar reforça liderança da geral”


Por: AMG

O ciclista australiano Ben O’Connor (Ag2r-Citröen) conquistou hoje a nona etapa da Volta a França, no alto de Tignes, com o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) a ir para o primeiro dia de descanso da prova de amarelo.

O’Connor impôs-se na primeira chegada em alto da 108.ª edição do Tour, no final de 144,9 quilómetros desde Cluses, com o tempo de 04:26.43 horas, relegando para os lugares de honra os seus companheiros de fuga italianos Mattia Cattaneo (Deceuninck-Quick Step), segundo a 05.07 minutos, e Sonny Colbrelli (Bahrain Victorious), terceiro a 05.34.

Tadej Pogacar, que voltou a ganhar tempo a todos os seus adversários, manteve a liderança da geral, enquanto o vencedor da etapa subiu à segunda posição, a 02.01 minutos da amarela, e o colombiano Rigoberto Urán (EF Education-Nippo) à terceira, a 05.18.

Na segunda-feira, o pelotão cumpre o primeiro dia de descanso da 108.ª edição da Volta a França, regressando à estrada na terça-feira, para a ligação de 190,7 quilómetros entre Albertville e Valence.

Fonte: Lusa

“Tavfer-Measindot-Mortágua/Tiago Antunes 3º classificado em sprint reduzido em Águeda”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua esteve hoje presente no 5º GP Anicolor, onde esteve novamente em destaque com mais uma presença no pódio. Tiago Antunes chegou no restrito grupo de 5 unidades que discutiu a corrida e foi o 3º classificado na prova.

A corrida teve duas fases distintas, ambas importantes na seleção de valores. Os primeiros 100 quilómetros assistiram a uma sucessão de fugas, sem que vingasse qualquer uma dessas iniciativas.


No entanto, as movimentações foram importantes para reduzir o pelotão principal a menos de metade dos elementos. Num grupo de cerca de 25 unidades que se destacou do pelotão contávamos com dois elementos, Ángel Sanchez e Tiago Antunes estavam naquele que iria ser o grupo que viria a discutir a corrida.

Nos últimos 40 quilómetros já com as principais dificuldades do dia a fazerem-se sentir, o grupo ficou cada vez mais restrito e à entrada para a última montanha a apenas 10 quilómetros do fim, eram apenas 5 unidades na frente da corrida. Aí estávamos representados por Tiago Antunes que era uma boa possibilidade para o sprint final e mostrando que está em crescendo de forma após as quedas que sofreu nos últimos meses.


Na reta da meta o sprint foi intenso e Tiago Antunes esteve muito perto da vitória discutida taco a taco, o vencedor foi Francisco Campos (W52-FC Porto). Tiago Antunes esteve uma vez mais a um bom nível, na luta com os melhores e alcançou mais um pódio muito importante para si bem como para a equipa.

Terminado mais um fim de semana de competição para a equipa com bons indicadores, segue-se agora um período de algum descanso, já com o foco no Troféu Joaquim Agostinho que se realiza de 16 a 18 de junho e que será a última prova antes da Volta a Portugal.


 

Classificação Etapa

Fermentelos - Águeda: 164,4 Kms

 

1.º Francisco Campos (W52-FC Porto), 4h02m02s 3.º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt

12.º Ángel Sanchez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 3m57s 39.º Rui Carvalho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 16m49s 64.º Ash Coning (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 31m33s 65.º Leangel Linarez (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt 66.º Francisco Morais (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt

 

Classificação Geral por Equipas

 

1.º W52-FC Porto, 12h14m12s

5.º Tavfer-Measindot-Mortágua, a 12m40s

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua

“Taça de Portugal de XCM”


Roberto Ferreira e Melissa Maia triunfam no Marco de Canaveses

 

Por: José Carlos Gomes

Roberto Ferreira (DMT Racing Team) e Melissa Maia (Team Farto-BTC) ganharam hoje, na categoria de elite, a segunda prova pontuável para a Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM), disputada em Tabuado, Marco de Canaveses.

A Maratona Sendas do Almocreve foi o segundo ponto de encontro da Taça de Portugal de XCM 2021, levando o pelotão nacional a pedalar na serra da Aboboreira. Roberto Ferreira foi o mais forte no setor masculino, que enfrentou um percurso de 87 quilómetros, terminando a corrida em 4h11m00s. Bruno Sancho (Korpo Activo/Penacova) foi o segundo, a 1m24s, e Davide Machado (BTT Seia) fechou os lugares de honra, a 1m27s.

Andrew Henriques (BTT Loulé/Elevis), sexto no Marco de Canaveses, mas vencedor da primeira prova pontuável, comanda a geral da Taça de Portugal na categoria de elite.

A prova feminina, com 67 quilómetros, teve uma vencedora ainda mais incontestável. Melissa Maia ganhou ao fim de 4h01m16s, menos 12m50s do que Ana Antunes (Ser e Parecer Publicidade/Cycling Project) e menos 21m41s do que Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis), que a acompanharam no pódio. Ana Antunes subiu ao comando da classificação geral feminina da Taça de Portugal de XCM.


Filipe Ramos (Guilhabreu BTT) e Ana Barata (BTT Gardunha/Fundão/Create) encabeçaram a extensa lista de vencedores nas categorias de veteranos, impondo-se em masters 30. Em masters 40 ganharam Martinho Saragoça (AR Batalhense) e Andreia Freitas (BTT Loulé/Elevis).

Os restantes vencedores do dia foram o master 35 José Lourenço (SPAC BTT), master 45 José Magalhães (Guilhabreu BTT), o master 50 Fernando Gouveia (Vasconha BTT Vouzela), o master 55 Fernando Gonçalves (CTM Vila Pouca/CEPSA/Casa Lima Chaves) e o master 60 Abílio Moreira (Trepanelas/Prifer).

Em paraciclismo e em bicicletas de assistência elétrica apenas participou um corredor por categoria. Em paraciclismo C Hugo Frade (Saertex Portugal/Edaetech), em paraciclismo D Tiago Craveiro e em bicicletas de assistência elétrica Carlos Brás (Golden Club Cabanas/Núcleo do Sporting de VR Santo António).

A Taça de Portugal de XCM vai prosseguir em Melgaço, no dia 26 de setembro.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“ASFIC em grande destaque na 4ª edição Aveiro Spring Classic”


Decorreu hoje, dia 4 de julho o a 4 edição do Aveiro Spring Classic prova aberta a todos os ciclistas e por isso contou com mais de 1000 participantes, que tiveram a partida e chegada na Cidade de Aveiro.

A ASFIC Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic aproveitou esta prova para melhorar a preparação de alguns atletas, participando na mesma com 4 atletas, que disputaram o percurso longo, o qual que foi composto por 120 km.

Os atletas da equipa andaram sempre na frente do pelotão e viriam a alcançar o 2º lugar nos M40 e 2º Lugar elites.

A ASFIC subiu ao pódio com 2 atletas, com Mario Ferreira 2 lugar Elites, Rui Rodrigues 2º lugar M40.

Embora não sendo uma prova federada, os atletas da equipa lutam sempre por honrar a camisola da equipa, mostrando sempre os seus patrocinadores na frente do pelotão e nos pódios obtidos.

ASFIC - GRUPO PARAPEDRA /DINAZOO / RIOMAGIC



“W52 – FC Porto/Francisco Campos vence o GP Anicolor”


Francisco Campos vence ao sprint a chegada na Avenida 15 de Abril em Águeda, depois de 164 quilómetros de corrida.

O 5º Grande Prémio Anicolor teve partida em Fermentelos e chegada em Águeda, numa corrida com a parte inicial com vários sprints e a parte final com montanha.

A primeira parte muito atacada e com várias fugas mesmo sem sucesso fizeram desintegrar o pelotão em vários grupos. Na chegada da parte da montanha os ataques já tiveram mais importância.

Até ao fim da última contagem de montanha, a 9 quilómetros da meta, seguia um homem isolado na frente da corrida e um grupo de 5 elementos onde estavam Francisco Campos e José Neves na perseguição ao fugitivo. Foi o trabalho em exclusivo de José Neves que levou os 5 à frente da corrida e passar este quinteto a liderar a corrida.

Na chegada à reta da meta a discussão foi a 4, com José Neves a colocar o melhor possível o companheiro e a não tentar a discussão da vitória. Foi Francisco Campos que cortou a linha da meta em primeiro dos 4, seguido de Rafael Silva (Antarte-Feirense) e Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua).

 

Geral Individual

 

1º Francisco Campos – 4h02m02

5º José Neves +19s

16º Jorge Magalhães +7m47

DNF José Mendes

DNF Rui Vinhas

 

Geral Pontos Quentes

 

2º Jorge Magalhães

 

Geral Equipas

 

1º W52 – FC Porto

Fonte: W52 – FC Porto

“Seleção Nacional/Raquel Queirós 26.ª na prova da Taça do Mundo em Les Gets”


Por: José Carlos Gomes

Raquel Queirós foi a 26.ª classificada na prova sub-23 da Taça do Mundo de Cross Country Olímpico (XCO), disputada, na manhã deste domingo, em Les Gets, França.

A corrida disputou-se numa pista muito pesada, devido à lama que se acumulou com a chuva que caiu na véspera. Raquel Queirós não se adaptou a estas condições, ficando longe dos lugares em que habitualmente se coloca nas corridas da Taça do Mundo.

A tricampeã nacional, a representar a Seleção Nacional, fechou a prova na 26.ª posição, gastando mais 10m36s do que a austríaca Mona Mitterwallner, que venceu folgadamente. A segunda classificada foi a dinamarquesa Caroline Bohe, a 3m08s, e a alemã Leonie Daubermann fechou o pódio, a 3m56s.

“A Raquel Queirós revelou grandes dificuldades com a lama, tal como já sucedera no Campeonato do Mundo do ano passado, não conseguindo o desempenho de que é capaz e a que já nos habituou. É um aspeto que terá de trabalhar no futuro”, explica o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário.

Jéssica Costa (Guilhabreu BTT) participou por iniciativa da equipa, concluindo no 50.º lugar a corrida de sub-23, a três voltas da vencedora. Mário Costa e Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) vão correr nas provas de elite, neste domingo.

Os corredores portugueses também competiram, a título individual, nas corridas de downhill (DHI). Gonçalo Bandeira apurou-se para a final na 60.ª posição, conseguindo melhor na corrida decisiva, que o colocou no 37.º lugar na categoria de elite, a 13,077 segundos do vencedor, o francês Thibaut Daprela (Commençal/Muc-Off by Riding).

Nuno Reis foi o 18.º júnior mais rápido, a 15,876 segundos do vencedor, o canadiense Jackson Goldstone, companheiro de equipa de Reis na Miranda Factory Team.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato Nacional de BMX”


Bruno Cardoso revalida título nacional de elite

 

Por: José Carlos Gomes

Bruno Cardoso (BMX VTT Limonest) conquistou hoje, em Coimbra, o Campeonato Nacional de BMX, revalidando o título nacional na categoria de elite. Nas femininas com mais de 15 anos impôs-se Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside).

O corredor português radicado em França foi o grande dominador na nova pista de BMX de Coimbra, ganhando a competição para sagrar-se novamente campeão nacional de elite. Miguel Gaboleiro (BMX Águias de S. Gabriel Best Point) foi o segundo classificado e Pedro Amaral (CBP – Clube Bicross de Portimão) fechou o pódio na categoria superior.

A corrida feminina para atletas com mais de 15 anos contou com três participantes, que fecharam todas as mangas sempre com o mesmo ordenamento. Rita Xufre ganhou, seguida por Matilde Melo (Linda-a-Pastora Sporting Clube) e por Irina Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás).

Renato Silva (Team BMX Quarteira) sagrou-se campeão nacional de juniores, feito igualado por Bernardo Rocha (AEBTT Rio/Mr. Print) em cadetes. Carlos Rosado (CBP – Clube Bicross de Portimão) arrebatou o título de BMX Race em. Os campeões cruiser são Dário Piedade (Team BMX Quarteira), no escalão 30/39, e Rodrigo Raposo (Casa do Povo de Abrunheira), nos maiores de 40.


Nas restantes categorias não houve lugar à entrega de títulos nacionais, mas houve competição pela vitória na corrida conimbricense. Os melhores juvenis foram André Ribeiro (CBP – Clube Bicross de Portimão) e Leonor Carvalho (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside), Artur Catatau (Linda-a-Pastora Sporting Clube) ganhou em infantis, Mateus Silva (BMX Águias de S. Gabriel Best Point) venceu em iniciados, Gonçalo Martins (Team BMX Quarteira) destacou-se em benjamins, Francisco Vicente (CBP – Clube Bicross de Portimão) foi o primeiro pupilo e Inês Godinho (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) deu nas vistas entre as raparigas dos 9 aos 12 anos.

O Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside conquistou o título nacional por equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Grande Prémio Anicolor”


Francisco Campos ganha sprint restrito em Águeda

Por: José Carlos Gomes

Francisco Campos (W52-FC Porto) conquistou hoje o Grande Prémio Anicolor, prova de 164,4 quilómetros, disputada entre Fermentelos e o centro de Águeda.

A corrida teve duas fases distintas, ambas importantes na seleção de valores.

Os primeiros 100 quilómetros assistiram a uma sucessão de fugas, sem que vingasse qualquer uma dessas iniciativas. No entanto, as movimentações foram importantes para reduzir o pelotão principal a menos de metade dos elementos.

Depois, na aproximação às quatro montanhas colocadas nos derradeiros 40 quilómetros, surgiram os ataques de maior relevo.


A Rádio Popular-Boavista esteve particularmente ativa, primeiro por intermédio de Afonso Silva e, depois, através de Gonçalo Carvalho, que ainda sonhou com o triunfo.

Gonçalo Carvalho entrou isolado na última montanha, com o cume a cerca de 9 quilómetros da meta. No entanto, um grupo de cinco corredores, rebocado exclusivamente por José Neves (W52-FC Porto) durante cerca de 20 quilómetros, viria a alcançar e a deixar para trás o homem da Rádio Popular-Boavista, que teria de contentar-se com o estatuto de mais combativo.

O Grande Prémio Anicolor acabaria por decidir-se numa apertada luta a três. Brilharam, naturalmente, os dois sprinters do grupo mais adiantado da corrida. Francisco Campos ergueu os braços, seguido por Rafael Silva (Antarte-Feirense). Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), não sendo sprinter, protegeu-se durante a fase final da corrida e teve forças para bater-se taco-a-taco com os velocistas, fechando na terceira posição, com as mesmas 4h02m02s do vencedor.


André Domingues (Efapel) foi o quarto classificado e melhor sub-23, subindo ao pódio também como vencedor da classificação da montanha. Miguel Salgueiro (LA Alumínios-LA Sport), principal animador da fase inicial da corrida, capitalizou o esforço com o triunfo na geral dos pontos quentes, enquanto Luís Mendonça (Efapel) conquistou a geral das metas volantes. A Tavfer-Measindot-Mortágua triunfou por equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com