sábado, 22 de outubro de 2016

“João Matias foi quinto no Campeonato da Europa de pista”

Selecionador Nacional considerou "excelente" o desempenho do ciclista minhoto

Por: João Lopes

Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

João Matias foi na passada quinta-feira 5.º classificado na prova de eliminação do Campeonato da Europa de Pista, competição de elite que decorre em Saint-Quentin-en-Yvelines, em França.

O ciclista minhoto conseguiu um resultado surpreendente, tendo em conta que a meta estabelecida passava por uma classificação no segundo terço da tabela. No entanto, João Matias superou-se e, numa competição com 18 adversários, resistiu a 13 voltas de eliminação, sendo apenas batido por quatro adversários.

"O João está de parabéns, porque fez uma excelente corrida, discutindo o pódio, independentemente de não ter lá chegado. Durante a prova conseguiu resolver alguns problemas de posicionamento para ir avançando na competição", frisa o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

A corrida foi ganha pelo suíço Loic Perizzolo, seguido pelo grego Christos Volikakis e pelo checo Jiri Hochmann.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Liberty Seguros/ Campeonato da Europa de Pista”

Ivo Oliveira quinto melhor da Europa em perseguição individual

O português Ivo Oliveira foi o quinto classificado na prova de perseguição individual do Campeonato da Europa de Pista, na categoria de elite, disputada em Saint-Quentin-en-Yvelines, França. O gaiense ficou apenas a 4 centésimos de segundo do quarto lugar na manga de apuramento, que lhe garantiria a passagem à final B, na qual estaria em discussão a medalha de bronze.

O corredor português fez uma prova de qualificação bem planeada, mantendo-se num ritmo médio nos primeiros dois quilómetros e acelerando fortemente nos dois quilómetros finais. Ainda assim, o registo hoje conseguido, 4’20’629, ficou aquém do tempo que valeu a Ivo Oliveira a medalha de prata em sub-23, em julho, 4’17’’448, sendo, no entanto, de realçar que a pista deste Europeu de elite se tem revelado, para todos os ciclistas, mais lenta do que a do Europeu de sub-23.

“O Ivo esteve muito bem, com uma performance ao nível dos melhores. O tempo mais lento do que o conseguido em julho justifica-se com as condições ambientais. A temperatura e a humidade da pista francesa dificultam a progressão dos corredores, mas o Ivo conseguiu hoje empregar mais potência do que na prova de sub-23”, explica o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

António Barbio, estreante nestas andanças da pista de nível superior, fechou a prova de perseguição individual no último lugar, com 4’44’’025. As medalhas serão discutidas na noite deste sábado.

Rafael Silva foi o 20.º classificado na corrida por pontos, com um ponto. O dinamarquês Niklas Larsen venceu folgadamente, com 83 pontos, seguido pelo belga Kenny de Ketele, com 53, e pelo bielorrusso Raman Ramanau, com 36.

O Campeonato da Europa de Elite termina neste domingo. Portugal terá dois corredores em ação. Ivo Oliveira e João Matias farão equipa na final direta de madison, com início programado para as 15h25.

O desempenho da dupla lusa poderá ser visto em direto no Eurosport1, pois a corrida de madison integra o direto que estará no ar entre as 14h30 e as 16h30.

Fonte: FPC

“Seleção Nacional/Liberty Seguros/ Campeonato da Europa de Pista”

Rafael Silva 17.º em omnium

O português Rafael Silva foi o 17.º classificado no concurso de omnium do Campeonato da Europa de Pista na categoria de elite, uma competição que decorre em Saint-Quentin-en-Yvelines, França, até domingo.

O ciclista da Seleção Nacional/Liberty Seguros foi o 19.º em scratch, 15.º em eliminação e na nova tempo race, acabando por fechar o concurso, após a decisiva corrida por pontos, no 17.º posto, com 28 pontos.

A medalha de ouro foi conquistada pelo espanhol Albert Torres, que somou 126 pontos, mais três do que o suíço Gael Suter. O olímpico francês Benjamin Thomas fechou o pódio, com 114 pontos.

Portugal terá três corredores em pista na jornada a disputar neste sábado. António Barbio e Ivo Oliveira alinham nas eliminatórias de perseguição individual, a partir das 13h05, disputando as finais, em caso de se qualificarem, às 20h00. Rafael Silva correrá a final direta da disciplina de corrida por pontos, às 18h55.

Fonte: FPC

“VI Festival da Bicicleta Solidária”

Dia 13 de Novembro de 2016

O Festival da Bicicleta Solidária está novamente de volta em Lisboa, o Largo de Intendente agora todo remolhado, vai receber mais um edição que muito promete, onde a festa não vai faltar, cheia de muita animação. Haverá o tradicional passeio de bicicleta, aberto a todo o tipo de bicicletas, e ainda um especial para as bicicletas antigas, não vai faltar a tradicional oficina de bicicletas, e muita musica para animar, mas não se esqueça, este é um passeio solidário, é gratuito, apenas terá de contribuir com géneros alimentares para instituições de solidariedade.

A organização será mais uma vez da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), e vai contar com os apoios da Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia de Arroios, Emel, Scott, Orbita, entre outros.

As inscrições são gratuitas, e devem ser feitas em: https://app.weventual.com/detalheEvento.action?iDEvento=3757 , pode ainda saber outras informações através do mail: fpcub@fpcub.pt ou telefone: 213 159 648, mas não esqueça de levar géneros alimentares.

Em 2015 cerca de uma tonelada de géneros, este ano vamos superar a edição anterior, marque presença, marque já na sua agenda, porque não vai querer perder esta festa da bicicleta, de que está á espera, faça já a sua inscrição.

Faça como nós, vamos estar presentes, e vamos depois trazer os melhores momentos.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com