sexta-feira, 9 de abril de 2021

“Lance Armstrong acusado de competir no Tour com bicicletas com motor”


Antigo chefe da agência antidopagem francesa levanta a hipótese do doping mecânico

 

Por: Record

Foto: Reuters

Lance Armstrong já perdeu todos os troféus, incluindo os que conquistou nas sete Voltas a França, devido ao escândalo de doping, mas agora surge a suspeita de que o norte-americano terá competido no Tour com bicicletas com motor, o chamado doping mecânico.

A hipótese foi agora levantada por Jean-Pierre Verdy, antigo chefe da agência antidopagem francesa, entre 2006 e 2015, num livro intitulado 'Dopage: Ma guerre contre les tricheurs' (Doping: a minha guerra contra os batoteiros).

"O Lance Armstrong é a maior trapaça, com cumplicidade a todos os níveis. Recebeu um tratamento especial. Muitos me disseram que não devia abordar estas lendas, que ficaria sozinho. Mas se as lendas se apoiam em algo... também acredito que ele tinha um motor na bicicleta", disse Jean-Pierre Verdy ao diário 'Le Parisien'.

"Ainda tenho as imagens de uma etapa de montanha na minha cabeça, em que ele deixou toda a gente para trás. No final, chamei todos os especialistas que conheço e ninguém entendeu como era possível aquele rendimento, incluindo com EPO. Algo estava mal e todos os especialistas me diziam o mesmo. No entanto, eram pessoas do meio, que conheciam bem a prova. Não foi a EPO que marcou a diferença", acrescentou.

Por: Record

“EFAPEL estreia calendário nacional no domingo”


Domingo, 11 de abril, a Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL participa na sua primeira competição de 2021 em solo nacional, com a Prova de Abertura – Região de Aveiro, primeira prova pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa. Trata-se de uma corrida com 173,1 km, com início em Aveiro e chegada a Anadia.

Após a estreia da época em Espanha no último sábado, com o XXII Gran Premio Miguel Induráin – o que fez com que a EFAPEL fosse a primeira equipa continental portuguesa a entrar em ação em 2021 –, chega agora o momento de abrir a época nacional de estrada. A equipa vai estar presente em força, com oito corredores: Mauricio Moreira (uruguaio), Luís Mendonça, António Carvalho, Javier Moreno (espanhol), Frederico Figueiredo, Rafael Reis, Fábio Fernandes e Fábio Costa.

O pelotão profissional parte às 12 horas do Cais da Fonte Nova, em Aveiro, em direção a Anadia, onde se prevê a chegada cerca das 16.30 horas, na zona junto às Piscinas Municipais de Anadia.

Com participação exclusiva das equipas continentais, nove no total, o percurso deste domingo será maioritariamente plano e vai cruzar todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. Um terreno bem conhecido da EFAPEL, com passagem “por casa” visto que o pelotão profissional atravessa o concelho de Águeda, com uma subida de segunda categoria em Talhadas, a 40 km da chegada. Este será, aliás, o único ponto montanhoso a favor dos trepadores. O restante trajeto vai beneficiar os velocistas.

“Domingo assinala o início do calendário nacional e por isso é sempre uma prova importante, traçada como um dia de corrida marcante e onde tudo poderá acontecer”, avançou Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL. Neste tipo de situações, “o pelotão está mais nervoso, porque é o primeiro dia da época nacional e todos querem estar na frente, o que vai também garantir um bom dia de espetáculo de ciclismo”, rematou.

Fonte: Efapel

“Dobradinha da Deceuninck-QuickStep a dominar a 5ª etapa Volta ao País Basco”


Por: José Morais

Foto: David Ramos/Getty Images

Mikkel Honoré foi o primeiro a cortar a meta hoje na Volta ao País Basco, com o seu colega de equipa Josef Cerny a ser 2º, os dois ciclistas da Deceuninck-QuickStep quase cortavam a meta de mão dada, a 17 segundos terminou em terceiro Julien Bernard da Trek-Segafredo que participou na fuga e não aguentou a pedada dos homens da Deceuninck-QuickStep, mas na penúltima etapa, Brandon McNulty manteve a camisola amarela.  

A dobradinha da equipa belga esteve inserida num grupo de seis ciclistas que iniciou uma fuga já na parte final da prova, dos mesmos, três conseguiram destacarem-se e fugiram, era Mikkel Honoré, Josef Cerny e Julien Bernard, este último não consegui depois aguentar a pedalada e ficou para trás, como os homens da Deceuninck-QuickStep a chegarem em primeiro, com o pelotão a chegar 28 segundos depois, sendo disputado ao sprint, com Daryl Impey da Israel Start-Up Nation a ganhar o mesmo e a fazer 4º.   

Nesta 5ª etapa com 160 quilómetros de Hondarribia ao longo da costa até Ondarroa, era sem dúvida a única oportunidade para os velocistas da Volta ao País Basco se mostrarem, porem as subidas a Gontzagaraiagana e Ukaregi, deixou muitos especialistas para trás.

A forçar o ritmo no Ukaregi com 5 quilómetros e 4,8% e a 30 quilómetros para a meta, Honoré e Cerny impuseram-se foram para a frente deixando Andrey Amador da Ineos Grenadiers, Ide Schelling da Bora-Hansgrohe e Andreas Leknessund da Team DSM, mas Julien Bernard também os acompanhou.

Até à chegada dos últimos dez quilómetros para a meta, o trio colaborou uns com os outros, porem Bernard deixa de puxar fica-se para trás, sendo a deixa para Honoré acelerar, com Cerny a acompanhá-lo, e Bernard a não aguentar a pedalada, dando assim a vitória à dupla da Deceuninck-QuickStep, e a bonra de ganhar foi dada a Homoré.

Brandon McNulty da UAE Emirates, terminou inserido no pelotão, e o norte-americano manteve a liderança na geral, antes da etapa final este sábado, com Primoz Roglic e Jonas Vingegaard, ambos da Jumbo-Visma, estão em 2º e 3º, a 23s e 28s respetivamente.

 

O Top 10 de etapa ficou assim:

 

1º Mikkel Honoré (Din) Deceuninck-QuickStep 3:39:54

2º Josef Cerny (Cze) Deceuninck-QuickStep m.t.

3º Julien Bernard (Fra) Trek-Segafredo 0:00:17

4º Daryl Impey (RSA) Israel Start-up Nation 0:00:28

5º Simon Clarke (Aus) Team Qhubeka Assos m.t.

6º Stefano Oldani (Ita) Lotto Soudal m.t.

7º Primoz Roglic (Slo) Jumbo-Visma m.t.

8º Julien Simon (Fra) Total Direct Energie m.t.

9º Magnus Cort (Din) EF Education-Nippo m.t.

10º Tadej Pogacar (Slo) UAE Team Emirates m.t.

 

Na classificação geral ficou assim o Top 10

 

1º Brandon McNulty (EUA) UAE Team Emirates 16:05:43

2º Primoz Roglic (Slo) Jumbo-Visma 0:00:23

3º Jonas Vingegaard (Din) Jumbo-Visma 0:00:28

4º Pello Bilbao Lopez De Armentia (Esp) Bahrain Victorious 0:00:36

5º Tadej Pogacar (Slo) UAE Team Emirates 0:00:43

6º Emanuel Buchmann (Ale) Bora-Hansgrohe 0:01:07

7º Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team 0:01:13

8º Ion Izagirre Insausti (Esp) Astana-Premier Tech 0:01:15

9º Mikel Landa Meana (Esp) Bahrain Victorious 0:01:23

10º Mauri Vansevenant (Bel) Deceuninck-QuickStep 0:01:32

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com