segunda-feira, 27 de junho de 2022

“Campeonato da Europa de BTT – Anadia 2022”


Portugal corre em casa e apresenta 19 ciclistas no Europeu de BTT

 

Por: José Carlos Gomes

As três semanas de Europeus que vão realizar-se em Anadia iniciam-se já nesta quarta-feira com o Campeonato da Europa de BTT, que irá prolongar-se até domingo. Sendo uma competição maioritariamente para corredores sub-23 e sub-19, o programa apresenta provas que admitem a participação da categoria de elite. No total, Portugal terá 19 representantes.

A pista permanente de Tamengos, remodelada para este Campeonato da Europa, será amanhã inspecionada pelos responsáveis da UEC e presidente do colégio de comissários, abrindo para treinos oficiais na quarta-feira. Nesse dia, saber-se-á ainda se teremos necessidade de apuramento para a disciplina de XCC (Cross Country Curto), o que acontecerá se houver mais de 40 inscritos em cada categoria.

As corridas por medalhas apenas se iniciam na quinta-feira, 30 de junho. Estarão em disputa os títulos europeus juniores e de elite na disciplina de XCC. Portugal tem inscritos seis corredores para esta disciplina. Às 11h30 inicia-se a corrida feminina de sub-19, na qual alinhará Íris Chagas.

Tomás Gaspar vestirá as cores nacionais na prova masculina da mesma categoria etária, às 13h30. Duas horas mais tarde começa a corrida de elite e sub-23 femininas, com participação da Raquel Queirós e Joana Monteiro. Mário Costa e Ricardo Marinheiro estão inscritos para a corrida que junta elite e sub-23 masculinos, agendada para as 17h30.

O segundo dia será dedicado à estafeta mista e à eliminação BTT, duas disciplinas em que participam todas as categorias etárias. A prova de estafeta mista começa às 11h30. Portugal estará representado pelos juniores Artur Mendonça e Martina Líbano, pelos sub-23 João Cruz e Raquel Queirós e pelos betetistas de elite Joana Monteiro e Ricardo Marinheiro. Ainda no mesmo dia, às 16h00, inicia-se a eliminação BTT. Bruno Silva e Ricardo Marinheiro são os representantes portugueses.

As provas da disciplina olímpica de XCO ficam guardadas para sábado e domingo. No primeiro destes dias competem os juniores e no segundo alinham os sub-23. Na corrida de sub-19 masculinos, marcada para as 11h00 de sábado, Portugal contará com Artur Mendonça, Eduardo Rodrigues, Francisco Silvestre, Guilherme Barros, Rafael Sousa e Tomas Gaspar. Às 14h00 inicia-se a corrida feminina de sub-19, com as cores nacionais a serem defendidas por Beatriz Sousa, Catarina Lopes, Íris Chagas, Laura Simão, Mariana Líbano e Marta Carvalho.

O Campeonato da Europa de BTT termina no domingo, 3 de julho, com as provas de XCO para sub-23. Os masculinos partem às 11h00 e farão parte do pelotão os portugueses João Cruz e Tomás Frazão. A olímpica Raquel Queirós será a única representante nacional na corrida feminina, com início às 14h00.

“A Raquel Queirós, em sub-23, e o Artur Mendonça, em juniores, têm feito bons resultados, de forma consistente ao longo de toda a época. A ausência, por motivos de saúde, da Ana Santos, desfalca-nos um bocadinho ao nível dos resultados imediatos.

Temos depois um leque alargado de jovens, que têm no europeu mais uma etapa do percurso de aquisição de experiência internacional. Os atletas de elite terão oportunidade nas provas a eles dedicadas e darão um contributo ao coletivo na estafeta mista”, explica Pedro Vigário sobre o coletivo que irá comandar ao longo desta semana.

 

Campeonato da Europa de BTT - Tamengos

30 de Junho

 

11h30: Cross Country Curto - Sub-19 Femininas

13h30: Cross Country Curto - Sub-19 Masculinos

15h30: Cross Country Curto - Elite Feminina

17h30: Cross Country Curto - Elite Masculina

 

1 de Julho

 

11h30: Estafeta Mista

16h00: Eliminação BTT

 

2 de Julho

 

11h00: Cross Country Olímpico - Sub-19 Masculinos

14h00: Cross Country Olímpico - Sub-19 Femininas

 

3 de Julho

 

11h00: Cross Country Olímpico - Sub-23 Femininas

14h00: Cross Country Olímpico - Sub-23 Masculinos

 

Fechado o capítulo do Campeonato da Europa de BTT, depressa irá abrir-se a página do Campeonato da Europa de Estrada para Sub-23 e Sub-19, que irá realizar-se também em Anadia, entre 7 e 10 de julho. Logo de seguida, entre 14 e 19 de julho, o Velódromo Nacional, na freguesia de Sangalhos, recebe o Campeonato da Europa de Pista para Sub-23 e Sub-19.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção viaja hoje para os jogos mediterrâneos”


O ciclismo português estará representado por oito atletas nos Jogos do Mediterrâneo, que decorrem em Oran, Argélia. A comitiva velocipédica nacional viaja hoje para o país do Norte de África, juntando-se à restante missão portuguesa.

Os convocados no setor masculino são Fábio Costa e Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor), Fábio Fernandes e Francisco Campos (Efapel Cycling) e Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO). No setor feminino a representação nacional estará a cargo de Beatriz Roxo (Rio Miera-Cantabria Deporte), Daniela Campos (Bizkaia-Durango) e Vera Vilaça (Velo Performance/JS Campinense).

As primeiras provas com participação portuguesa são os contrarrelógios individuais, na quinta-feira, 30 de junho. A corrida feminina tem 18 quilómetros e começa às 10h00, com Beatriz Roxo e Daniela Campos entre as inscritas. Fábio Fernandes e Rafael Reis correm no setor masculino, num exercício individual de 25 quilómetros, que se inicia às 11h00.

As corridas de fundo estão marcadas para sábado, 2 de julho. Às 10h00 soará o tiro de partida para os 147 quilómetros da competição masculina. A prova feminina terá 80 quilómetros e inicia-se às 17h00. Todos os convocados competem nas provas de fundo.

“Temos melhores possibilidades de um bom resultado no contrarrelógio. No entanto, vamos trabalhar para criar e aproveitar as oportunidades que nos permitam também ambicionar um bom resultado nas provas de fundo”, adianta o selecionador nacional, José Poeira.

O regulamento dos Jogos do Mediterrâneo não permite a participação de corredores que tenham contrato com equipas WorldTeam e ProTeam.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Pogacar: "Esta é a minha terceira vez no Tour e estou muito entusiasmado"


O esloveno Tadej Pogacar rodeou-se de quatro dos seus ‘escudeiros’ habituais para lutar pelo terceiro triunfo consecutivo na Volta a França, com o ‘oito’ da UAE Emirates, hoje revelado, a não incluir qualquer ciclista português

 

Por: Lusa

Foto: AFP

Na defesa do cetro conquistado nas duas edições anteriores, o esloveno de 23 anos vai fazer-se acompanhar do polaco Rafal Majka, vencedor da classificação da montanha do Tour em 2014 e 2016, do norte-americano Brandon McNulty, vice-campeão da Volta ao Algarve deste ano, do dinamarquês Mikkel Bjerg e do norueguês Vegard Stake Laengen.

Além dos ‘repetentes’ em relação à equipa do ano passado, ‘Pogi’ poderá contar ainda com dois dos reforços ‘estelares’ para esta temporada, o sempre polémico espanhol Marc Soler e o neozelandês George Bennett, crónico candidato ao ‘top 10’ em grandes Voltas, assim como com o experiente ‘sprinter’ italiano Matteo Trentin, vencedor de três etapas na ‘Grande Boucle’.

“A nossa ambição é ganhar a geral individual com o Pogacar e construímos uma forte equipa em seu redor. No ano passado, tivemos um excelente grupo e a base da equipa é semelhante à dos últimos anos, com algumas incorporações de relevo em setores-chave”, explicou o diretor geral da UAE Emirates, Joxean Fernández ‘Matxín’, citado em comunicado.

De fora dos eleitos para acompanhar Pogacar estão o recém-sagrado campeão português de fundo João Almeida, o experiente Rui Costa e os irmãos Rui e Ivo Oliveira – os primeiros três estiveram na Volta a Itália.

“Esta é a minha terceira vez no Tour e estou muito entusiasmado. Trabalhámos arduamente como equipa o ano todo para preparar-nos para isto e esperamos conseguir proporcionar uma corrida excitante a todos os que nos vão estar a ver durante três semanas”, referiu o bicampeão, assumindo que não vai ser fácil subir pela terceira vez ao pódio final nos Campos Elísios com a amarela vestida.

A 109.ª edição da Volta a França arranca na sexta-feira em Copenhaga, na Dinamarca, e termina em 24 de julho, em Paris.

Fonte: Sapo on-line

“Quick-Step Alpha Vinyl deixa Alaphilippe e Cavendish de fora do Tour”


Francês e britânico ausentes da 109.ª edição da prova, que arranca sexta-feira e termina a 24 de julho

 

Por: Lusa

Foto: EPA

Julian Alaphilippe, bicampeão mundial e maior estrela do ciclismo francês, e Mark Cavendish, recordista de vitórias em etapas, não vão estar na 109.ª Volta a França, confirmou esta segunda-feira a Quick-Step Alpha Vinyl.

"A decisão de deixar o Julian em casa foi difícil, uma vez que ele é um dos corredores mais emblemáticos da equipa e vivemos momentos fantásticos juntos no Tour. O Julian trabalhou muito para recuperar a forma após o que lhe aconteceu em Liège, mas sentimos que para um ciclista como ele é sempre importante estar no seu melhor e poder competir com os melhores do pelotão numa corrida como o Tour", justificou o diretor desportivo Tom Steels.

Por isso, segundo o belga, a Quick-Step Alpha Vinyl decidiu "dar mais tempo" ao francês para recuperar, de modo que possa estar "a 100% na segunda metade da época".

Em 24 de abril, Alaphilippe sofreu uma queda grave na clássica belga Liège-Bastogne-Liège, sendo hospitalizado com um pulmão perfurado, duas costelas partidas e um ombro deslocado.

Apesar de ter regressado à competição no domingo, após dois meses de paragem, a maior figura do ciclismo francês - e a estrela predileta dos adeptos locais -, não conseguiu recuperar a tempo de estar no Tour, onde foi quinto na geral final em 2019, depois de andar 14 dias de amarelo, e vencedor da classificação da montanha no ano anterior.

"Estou desiludido por não alinhar na Volta a França este ano. Tenho um afeto natural pela corrida, pelos meus dias vestido de amarelo nas últimas três temporadas, pelas minhas [seis] vitórias em etapas e por outras recordações fantásticas. Perder a oportunidade de vestir a minha bonita camisola arco-íris no meu país é muito triste para mim", reconheceu o ciclista de 30 anos, que no ano passado foi o primeiro líder da Grande Boucle.

Além de 'Loulou', a equipa belga decidiu também deixar de fora do seu oito o britânico Mark Cavendish, que no ano passado igualou Eddy Merckx como recordista de vitórias em etapas no Tour, com 34.

Desde o início da época que não era segredo que a aposta da Quick-Step Alpha Vinyl para os sprints na principal corrida velocipédica por etapas seria o neerlandês Fabio Jakobsen, mas a certeza quanto à ausência de 'Cav' só chegou hoje, com o experiente sprinter, que no domingo se coroou campeão nacional, a surgir como suplente, assim como Florian Sénéchal, também recém-coroado campeão francês de fundo.

"Acabo de ver a seleção da Quick-Step Alpha Vinyl para a Volta a França nas minhas redes sociais. Estou triste por não poder defender a minha camisola verde ou escrever ainda mais história na corrida mais incrível do mundo", lamentou Cavendish numa publicação no Instagram, ressalvando, contudo, que estará a apoiar os seus colegas "todos os dias".

Assim, será o estreante Jakobsen a liderar a equipa, contando com a preciosa ajuda do melhor lançador do pelotão, Michael Morkov, num conjunto que inclui ainda outros dois dinamarqueses - Mikkel Honoré e Kasper Asgreen, os italianos Mattia Cattaneo e Andrea Bagioli, e os belgas Yves Lampaert e Tim Declercq, o 'trabalhador' mais popular do pelotão internacional.

"Temos corredores que podem apoiar o Fabio, corredores que conseguem subir, mas que também podem fazer algo nas fugas. Kasper, Yves e Michael formarão um comboio sólido para o Fabio, que já provou quão rápido e forte é nos 'sprints' e que agora vai descobrir o Tour", analisou Tom Steels.

A 109.ª edição da Volta a França arranca na sexta-feira em Copenhaga, na Dinamarca, e termina em 24 de julho, em Paris.

Fonte: Record on-line

“Diretor do Tour não está preocupado com recente vaga de Covid-19 no pelotão”


109.ª edição da prova arranca na sexta-feira e termina a 24 de julho

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O diretor da Volta a França mostrou-se esta segunda-feira despreocupado quanto à recente vaga de Covid-19 no pelotão, quatro dias antes do arranque, em Copenhaga, de uma edição vocacionada para os ciclistas de ataque.

"Não. Para as equipas, a Volta à França é tão importante que elas próprias redobram os cuidados para os corredores e o staff antes da partida", respondeu Christian Prudhomme, ao ser questionado sobre se estava preocupado com os casos de Covid-19 que proliferaram no pelotão nas últimas semanas.

Um novo surto do coronavírus provocou, há 10 dias, uma razia na Volta à Suíça, com a retirada de equipas como Alpecin-Fenix, Bahrain-Victorious, UAE Emirates ou Jumbo-Visma e de ciclistas como Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe), que liderava a geral quando testou positivo.

"O Tour vai recordar, na sua comunicação, gestos elementares de proteção e, obviamente, respeitar as regras sanitárias na Dinamarca e em França e as recomendações da União Ciclista Internacional. Pelo terceiro ano consecutivo, não apertarei a mão dos campeões e só será possível aproximar-se deles com uma máscara. Distribuiremos 40 mil máscaras às pessoas acreditadas", indicou.

Na entrevista à agência noticiosa France-Presse, o diretor da Grande Boucle abordou vários temas, desde as esperanças francesas não acredita que um ciclista nacional possa vencer a geral, embora os eternos Thibaut Pinot e Romain Bardet estejam em excelente forma, ao documentário que irá ser filmado para a Netflix e que demonstrará que o Tour "consegue falar às massas", além da decisão de partir de Copenhaga.

"Na Dinamarca, todos veem o Tour, as audiências e os mercados são monumentais", justificou, antes de negar que a primeira semana da 109.ª edição seja demasiado dura, recorrendo ao mote preferido dos organizadores: são os corredores que fazem a dureza de uma prova.

Prudhomme notou que "os campeões de hoje estão voltados para o ataque, o que é muito bom" e que no percurso desta edição terão "terreno para se exprimirem".

A 109.ª edição da Volta a França arranca na sexta-feira, em Copenhaga, e termina em 24 de julho, em Paris.

Fonte: Record on-line

“João Letras do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo - Riomagic campeão nacional”


Decorreu no fim-de-semana, de 25 e 26 de julho, em A-do-Barbas, no concelho de Leiria, os campeonatos nacionais de CRI e fundo.

Em competição estiveram cerca de 300 atletas nas nove categorias, nas quais foram atribuídas as respetivas camisolas de campeão nacional.

No dia 25 decorreu o contrarrelógio individual de 18 quilómetros para todas as categorias, tendo o CRP Ribafria Grupo Parapedra - Dinazoo - Riomagic, participado com 3 ciclistas e conquistado um 3.º lugar no pódio no escalão de elites,  com o atleta  Jorge Marques.

No dia 26 decorreu o campeonato nacional de fundo, num circuito que obrigava a que os ciclistas completassem um determinado número de voltas, consoante a categoria. Os primeiros a partir foram os de elite amador, juntamente com os masters 30 e 35, que percorreram uma distância de 150 quilómetros, correspondentes a 14 voltas.


A corrida foi bastante atacada desde início, mas sempre com uma resposta eficaz por parte do pelotão e em especial da equipa do CRP Ribafria, GRUPO PARPEDRA – DINAZOO – RIOMAGIC, onde a seleção e fragmentação do pelotão vai sendo feita naturalmente sendo. A vitória discutida ao sprint, com João Letras da a levar a melhor sobre os seus adversários, cortando a meta em 1.º lugar, sagrando-se campeão nacional de elites 2022.

Na segundo corrida, a dos master 40 e seguintes, foram percorridos 117 km com a equipa do CRP Ribafria a discutir a corrida, com Paulo Simões a cortar a meta em 2º lugar e a ser o vice campeão nacional M40.


Vitorino Pereira também conseguiu disputar o pódio no seu escalão, alcançando o 3.º lugar.

Os títulos nacionais são sempre um objetivo de todas as equipas, onde os vencedores vestem durante um ano a camisola de campeão nacional.

Estamos orgulhos e com um dos objetivos alcançados, porque conseguimos o feito de dar o 1º título nacional no ciclismo ao CRP Ribafria.

Queremos reforçar o grupo forte que temos, com base na união e equilíbrio, que lutou, luta e lutará com combatividade a procurar o destaque em todas as competições, para dar a maior visibilidade possível aos nossos patrocinadores, que mesmo com os azares, acidentes e percalços tem sabido dar a volta e continuar a lutar.


Dedicamos este título nacional a toda a estrutura do CRP Ribafria, que nos tem acarinhado e tudo feito para apoiar a equipa da melhor forma.

Não esquecemos o nosso atleta Rui Rodrigues, que não pode defender o seu título conquistado nos anos anteriores, e que era sem dúvida novamente candidato a ser campeão nacional, a ele desejamos que continue a recuperar bem.

Por último, agradecemos a todos os patrocinadores, que nos apoiam.

Fonte: CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo - Riomagic







“Conheça as equipas e ciclistas que competem no Tour de 2022 no Eurosport”


O evento é transmitido esta quarta-feira, 29 de junho em direto no Eurosport 1 a partir das 17:30 horas

 

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

 É já no próximo dia 1 de Julho que se inicia a 109.ª edição da Volta a França em bicicleta, a prova ‘Rainha’ do ciclismo mundial. Durante 21 dias, desde Copenhaga até aos míticos Campos Elísios em Paris, os maiores nomes da modalidade vão dar o seu máximo nesta extraordinária e mediática competição.

Ao longo de três semanas, os fãs vão poder seguir literalmente toda a ação do ‘Tour’ no Eurosport. O canal garante uma cobertura sem rival emitindo diariamente a totalidade das etapas do quilómetro zero até à meta. São mais de 100 horas de emissão em direto e com a análise de reputados especialistas como Sir Bradley Wiggins e Alberto Contador.

Mas antes conheça em detalhe as 21 equipas e 176 ciclistas que competem nesta edição ‘Tour’ numa grande festa preparada desde Copenhaga. A capital dinamarquesa veste-se de amarelo e o Eurosport emite em direto este evento de apresentação que dá a conhecer as estrelas deste ‘Tour’. De destacar que no pelotão estarão os portugueses Nélson Oliveira (Movistar) e Rúben Guerreiro (Education First Easypost).

Não perca a apresentação das equipas para o ‘Tour de France’ 2022, esta quarta-feira, 29 de junho, em direto, no Eurosport 1, a partir das 17:30h.

Fonte: Eurosport

“Clube de Natação de Torres Novas no World Triathlon Championship Series em Montreal”


Cinco atletas do Clube de Natação de Torres Novas na WTCS e campeonato do mundo de triatlo no Canadá

 

“Paulo José Catarino Vieira

Cinco atletas do Clube de Natação de Torres Novas estiveram presentes no fim-de-semana, de 24 a 26 de junho, em Montreal no Canadá, representando as Seleções Nacionais de Triatlo de Portugal e Bélgica, em mais uma etapa da WTCS (World Triathlon Championship Series), e no Campeonato da Mundo de Triatlo em Juniores.


João Nuno Batista alcançou um excelente 11º lugar no mundial de juniores que se disputou, na sexta-feira, 24 de junho, enquanto Gustavo do Canto terminou no 45º lugar. Devido à má qualidade da água, esta prova de Montreal foi disputada no formato de duatlo sprint (2,5km de corrida, 20km de ciclismo e mais 5km de corrida final). João Nuno Batista correu na frente no primeiro segmento de corrida, entrando no ciclismo no grupo da liderança, mas acabou por perder o contacto com o grupo da frente no último segmento de corrida, terminado a prova com um tempo de 52m50s, a 50 segundos do vencedor, o francês Thomas Hansmaennel.

Na etapa da WTCS, as semifinais realizaram-se na sexta-feira, e também foram disputadas em formato de duatlo super-sprint, com Ricardo Batista ao vencer a sua prova de apuramento o que lhe deu acesso às finais de sábado, juntamente com o seu colega de equipa, o belga Erwin Vanderplancke que se classificou na 4ª posição na mesma prova de apuramento.


Nas finais de sábado, já com as provas a serem disputadas em formato de triatlo super-sprint, Ricardo Batista depois de realizar um excelente segmento de natação, de liderar o início do segmento de ciclismo, alcançou um excelente 26º lugar na WTCS de Montreal, enquanto Erwin Vanderplancke obteve o 23º lugar, reagindo um pouco melhor no segmento de corrida. Estes 2 atletas, que representam o Clube de Natação de Torres Novas, pontuaram mais uma vez para a qualificação olímpica.


Maria Tomé, após ter conseguido o 11º lugar na prova de apuramento, a escassos 3 segundos do lugar de apuramento direto, face à desistência de 1 atleta, conquistou a presença nas finais da WTCS de sábado, onde alcançou um excelente 27º lugar, pontuando desta forma também para a qualificação olímpica.

No domingo, disputou-se a segunda prova de apuramento para os Jogos Olímpicos Paris 2024, em equipas de estafetas mistas, os atletas do Clube Natação torrejano, Ricardo Batista e Maria Tomé, fazendo parte da equipa nacional, juntamente com João Silva e Melanie Santos do Benfica, colocaram mais uma vez Portugal numa boa posição do ranking de apuramento olímpico, ao terminarem no 8º lugar.

Por último, o técnico torrejano Paulo Antunes, acompanhou mais uma vez, a seleção nacional de triatlo, que contou com a presença de 7 atletas nacionais em Montreal no Canadá.

 

Clube de Natação de Torres Novas no triatlo de Soure

Clube de Natação de Torres Novas é vice-campeão nacional por clubes em estafetas mistas


 

O Clube de Natação de Torres Novas sagrou-se Vice-campeão Nacional de Triatlo por Clubes em estafetas mistas, ao obter o 2º lugar na prova realizada no domingo, 26 de junho, em Soure, e desta forma alcançou o apuramento para o Campeonato da Europa de Clubes em estafetas mistas que se realiza em Banyoles (Espanha) a 28 de agosto.

A equipa torrejana constituída por Guilherme Pires, Beatriz Ferreira, Gonçalo Oliveira e Ana Ramos, apenas foi superada pela equipa do Benfica que contou com a presença dos atletas Vasco Vilaça, Madalena Almeida, João Pereira e Cassilda Carvalho.

Em Juniores, Pedro Afonso Razões, Catarina Moutinho, Manuel Bartolomeu e Mafalda Leirião, terminaram na 5ª posição.


 

Treinador do Clube de Natação de Torres Novas recebe cartão branco na etapa do nacional jovem

 

No sábado, 25 de junho, a Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, participou na 4ª etapa do Campeonato Nacional de Triatlo Jovem, que se realizou em Soure, e o nosso treinador Ricardo Margarido recebeu da equipa de arbitragem da prova, um cartão branco, pela sua ajuda e colaboração prestada junto dos suportes colocados para as bicicletas no parque de transição.

Em relação aos nossos atletas mais jovens, foram integrados em várias de estafetas, realizando cada atleta um triatlo na respetiva distância, em 2 agrupamentos:

 

Agrupamento 1 (Benjamins e Infantis):


 

Equipa A: Mariana Brito, Beatriz Carvalho e Madalena Alves;

Equipa B: Santiago Magalhães, Diana Brito e Maria Flor Assis;

 

Agrupamento 2 (Iniciados e Juvenis)

 

Equipa C: Francisco Carvalho, Mateus Nascimento e Dinis Ferreira

Equipa D: Ana Júlia Marques, Francisca Leirião e Bianca Mendes

Equipa E: Salvador Fonseca, Barbara Mendes e Rodrigo Miranda


 

Clube de Natação de Torres Novas na taça africana em Larache em Marrocos

 

Na tarde de domingo, 26 de junho, Tiago Fonseca competiu na Taça Premium Africana de Triatlo, em Larache em Marrocos, mas infelizmente problemas ocorridos com a bicicleta que lhe foi disponibilizada, uma vez que a mala com o seu equipamento de ciclismo não chegou ao local da prova, não lhe permitiu terminar esta taça africana de triatlo.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“João Martins, José Moreira e Maria Jesus Barros venceram o 4º Prémio de Ciclismo H.M. Motor”


João Martins, José Moreira e Maria Jesus Barros venceram do 4º HM Motor, prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã que se disputou em Barcelos.

João Martins (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) venceu a corrida de juniores, José Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) a de cadetes e Maria Jesus Barros (Team Orense Women) a feminina.

Promovida conjuntamente pelo Centro Ciclista de Barcelos e pela Associação de Ciclismo do Minho, a iniciativa contou com duas corridas – de manhã desenrolou-se a prova de cadetes e à tarde a de juniores e elite feminina - em que o espetáculo e a luta pelas classificações imperaram.


Em juniores, a corrida começou animada e logo nos primeiros quilómetros Gonçalo Peralta (Escola Ciclismo Bruno Neves) e Rafael Areias (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) saltaram do pelotão. Rafael Areias não conseguiu aguentar-se na fuga e foi rapidamente absorvido pelo pelotão, enquanto Gonçalo Peralta manteve-se alguns quilómetros isolado.

Do pelotão saltam, entretanto, Francisco Pereira (CC Barcelos /A.F.F./Flynx/H.M. Motor) e Henrique Gomes (Talho do Povo/S. Pintos – Ramalde) que tentam obter uma vantagem que permita vingar a fuga, só que o pelotão foi controlando e poucos quilómetros depois a tentativa de fuga é anulada.


As escaramuças em cabeça de corrida foram várias durante os 83,3 quilómetros de corrida, mas o pelotão acabou, por mais quilómetros, menos quilómetros, anular as intenções dos atletas.

À entrada do concelho de Braga, Bruno Lopes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) e Diogo Oliveira (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol), fugiram ao pelotão e andaram isolados durante bastante tempo. Já a entrar no concelho de Barcelos três elementos saíram em perseguição dos fugitivos, chegando a fazer a junção mas à passagem por Roriz o primeiro grupo perseguidor conseguiu anular a fuga e passam a constituir o primeiro pelotão, seguindo em grupo para a meta.


Na reta final um grupo alargado de ciclistas entrava na corrida pela vitória. Noah Campos (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact), João Martins (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) e Rodrigo Neves (CC Barcelos /A.F.F./Flynx/H.M. Motor) destacam-se do restante grupo, discutindo entre si o sprint final, que pendeu para João Martins (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais), mais forte sobre o risco de meta, relegando Noah Campos (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) e Rodrigo Neves (CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor) para segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Por equipas, o CC Barcelos /A.F.F./Flynx/H.M. Motor, que colocou três atletas no top10, venceu. A Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact alcançou a segunda posição e o Póvoa Cycling Academy/CDC Navais foi terceiro.

Em elites femininos, Maria Jesus Barros (Team Orense Women), que regressou às provas da Associação de Ciclismo do Minho depois das paragens provocadas pela pandemia, subiu ao primeiro lugar do pódio.

Em Cadetes o vencedor foi José Moreira, da Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel.

O ciclista de Penafiel tentou várias vezes a fuga durante os de 65,5 quilómetros do percurso, conseguindo impor-se na entrada de Barcelos. Na reta final José Moreira foi o mais forte e deixou nos lugares imediatos Alejandro Lopez (Lugo-mybike), que fez segundo, e Rafael Durães (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

Por equipas venceu a Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel. A Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact fez segundo lugar e a Academia Efapel de Ciclismo foi terceiro classificado.


 

João Martins (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) vencedor em juniores

 

“Foi uma prova, que se adaptava às minhas características. Uma prova que gostei de correr e em que os adversários estiveram à altura até ao último metro como se constatou”, disse João Martins, vencedor da corrida de Juniores.

Para o ciclista do Póvoa Cycling Academy/CDC Navais “a equipa conseguiu controlar bem a corrida, de maneira a ter sempre atletas na frente da corrida e quando isso não aconteceu o pelotão estava compacto e nós estávamos cientes do que estávamos a fazer. A equipa trabalhou bem e eu estou muito orgulhoso deles e agradeço-lhes pelo trabalho que fizeram hoje por mim. Esta vitória não é só minha, é deles também”.

 

José Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) vencedor em cadetes

 

“Foi uma prova difícil”, foi assim que José Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), começou por abordar a corrida de Cadetes do 4.º HM Motor.

O ciclista de Penafiel referiu que “tentei fugir várias vezes, até que houve uma fuga que foi bem-sucedida…” e lembrou que “ataquei numa subida, consegui destacar-me, passado algum tempo tive um colega que veio ao meu encontro e gerimos a fuga. Também tivemos um colega da Tensai, mas não nos conseguimos conciliar bem no decorrer da fuga, escapamos e depois tentei ganhar na meta”.

 

Francisco Cardoso, presidente do Centro Ciclista de Barcelos

 

Francisco Cardoso, presidente do Centro Ciclista de Barcelos, faz um balanço “muito positivo” desta quarta edição do Prémio H.M. Motor e considerou que esta foi a melhor edição até agora realizada.

“O Prémio H.M. Motor tem vindo a crescer desde a primeira edição. Esta foi a quarta e foi, sem dúvida, a melhor, em todos os aspetos. Em termos do pelotão, da forma como decorreu a corrida, em termos de logística… e tivemos aqui uma logística ao nível de provas nacionais”, disse Francisco Cardoso, que garantiu que “vamos continuar a lutar para que o Prémio HM Motor continue a crescer”.


O presidente do CC Barcelos mostrou-se ambicioso e garante que “o nosso desejo é ter aqui uma prova internacional. Era para ser este ano, mas as datas são coisas que não podemos mexer, nem alterar. Hoje na Galiza está a realizar-se o Campeonato Regional da Galiza para Juniores e isso impediu que as equipas espanholas estivessem cá hoje. Nós atempadamente convidamos as equipas, mas havia a questão das datas. Não foi este ano, mas para o ano iremos tenta conciliar o nosso calendário com o galego para termos aqui as equipas espanholas”.

 

Vítor Arantes, presidente da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (São Martinho e São Pedro)

 

Vítor Arantes, presidente da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (São Martinho e São Pedro) considerou importante a realização deste Prémio HM Motor.

“Para nós é importante receber este prémio de ciclismo porque dá a conhecer Barcelos às pessoas que nos visitam, traz à cidade e a estas freguesias muita gente, muito movimento. Depois o povo de Barcelos gosta do ciclismo e de assistir a este tipo de provas”.

Vítor Arantes salientou que “costumo acompanhar estes eventos do desporto porque gosto e é, como digo, isto é bom não só para os atletas, como para a população que gosta de assistir a estas provas, ao espetáculo. É uma forma de incentivar os mais novos e não só a fazer desporto, ao mesmo tempo que bom para Barcelos, permite mostrar o que temos e também para fazer movimentar o comércio”.

O 4º Prémio H.M. Motor organizado pelo Centro Ciclista de Barcelos e pela Associação de Ciclismo do Minho teve o apoio da H.M. Motor, Câmara Municipal de Barcelos, AFF Eletrodomésticos, Flynx, LB Seguros, Martins Seguros, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma Soluções de Publicidade, POPP Agency, Navega Rías Baixas, Ciclismo a Fundo e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Meio milhar de participantes no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal”


Cerca de meio milhar de participantes marcou presença na 12ª edição do Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, no dia 24 de Junho, em Guimarães, para assinalar a Batalha de São Mamede de 1128. A iniciativa integrou o programa comemorativo do centenário do Vitória Sport Clube.

Associaram-se à iniciativa Nelson Felgueiras, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, José Luís Ribeiro, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Célia Magalhães e Nuno Fernandes, ambos da Comissão do Centenário do Vitória Sport Clube, entre outras individualidades.


Com um balanço positivo, o Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal” reuniu na “festa do ciclismo de lazer” um número de participantes que superou as melhores expetativas. Aliando o desporto, a cultura e a história, o Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal", promovido com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, entre outras entidades, pretendeu incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".


A 12ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal teve dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio) e um trilho de BTT (promovido em parceria com a Erdal), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal, organizado desde 2009, tem a particularidade de gerar momentos de interação e de possibilitar a participação de toda a família.


A iniciativa foi de participação gratuita, tendo os participantes recebido uma t-shirt oficial e participado no sorteio de diversos prémios oferecidos pelos parceiros do evento.  Com partida junto ao Estádio D. Afonso Henriques, o percurso inicial do Passeio Dia 1 de Portugal percorreu o Centro Histórico de Guimarães pelos três grupos de inscritos. O Trilho de BTT, uma das três opções de participação, foi promovido em parceria com a ERDAL Escolas de Referência de Desportos de Ar Livre e procurou proporcionar aos participantes paisagens únicas e deslumbrantes, muitas delas até agora inacessíveis em percursos de BTT.


Embora maioritariamente provenientes de várias freguesias do concelho de Guimarães, o Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal registou a presença de participantes oriundos das localidades de Amarante, Amares, Aveiro, Azambuja, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Esposende, Fafe, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Mondim de Basto, Oliveira de Azeméis, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia e Vizela.


Nas edições anteriores a iniciativa integrou a programação de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014), fez parte do programa do Centenário do Centro Juvenil de São José (2015) e do projeto de inclusão social desenvolvido em parceria pela CERCIGUI e o CNE - Corpo Nacional de Escutas (2015) e fez parte do programa comemorativos dos 120 anos da UVP / Federação Portuguesa de Ciclismo.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal conta, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de Guimarães, Federação Portuguesa de Ciclismo, SEG 3 - Mediação de Seguros, Arrecadações da Quintã, Cision, POPP Design, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Associação Vimaranense de Hotelaria, Guimarpeixe e Programa Nacional "Ciclismo para Todos".

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Bênção Nacional dos Ciclistas - Carlos Vieira”


Dia 11 de Setembro 2022

 

Por: José Morais

Cartaz: Organização

Depois de dois anos de interregno motivado pela pandemia, a Bênção Nacional dos Ciclistas regressa novamente este ano, será um evento diferente das habituais Bênçãos que eram realizadas, e a edição deste ano será denominada de “Bênção Nacional dos Ciclistas – Carlos Vieira”.

De relembrar, que a Bênção Nacional do Ciclistas foi realizada ao longo de 18 anos, pela mão de um grande impulsionador da bicicleta, e recordista do Guinness que em 1983, bateu o recorde do mundo de resistência em bicicleta, Carlos Vieira, que infelizmente nos deixou em 2020 com 68 anos, com Covid.

Dois anos e meio depois da última Bênção realizada, a mesma vai este ano ser diferente, já que se irá fazer uma grande homenagem merecida a Carlos Vieira, haverá uma passeio mais longo do habitual, e no final a tradicional Bênção.


A este evento, associou-se o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, evento que tem uma comissão organizadora, a qual é constituída pelo Dr. António Figueiredo, Diretor do Serviço de Ortopedia do CHUCB, do Padre Vítor Lamosa, capelão do CHUCB, ambos conhecidos pelas ligações à bicicleta, D. Serafim Ferreira Silva, Bispo Emérito de Leiria-Fátima, ele que também desde o primeiro dia apoiou a iniciativa e tendo feito as Bênção, Jorge Santo cunhado de Carlos Vieira e José Morais, jornalista, e ainda o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo.


 

Programa da Bênção:

 

9 Horas concentração junto ao cemitério de Leiria, segue-se uma homenagem a Carlos Vieira, depois inicia-se um passeio de bicicleta até Fátima, com destino ao parque nº 12, aqui será feita uma paragem, onde se juntarão mais participantes.

O passeio continua em direção a Aljustrel, Valinhos, e Calvário Húngaro, aqui no recinto da Capela Santo Estevão, pelas 11,30 horas será realizada a Missa, seguida da Bênção dos Ciclistas, sendo presidida por D. Serafim Ferreira Silva, Bispo Emérito de Leiria-Fátima, e pelo Padre Vítor Lamosa, capelão do CHUCB, pelas 13 horas haverá um almoço convívio para quem queira participar, que em breve será informado o link para inscrição.

O evento é aberto a todos que queiram participar, tendo várias formas de o fazer, em Leiria pelas 9 horas no cemitério onde se fará homenagem, depois seguir de bicicleta até Fátima, ou outro meio que desejarem. Em Fátima no parque nº 12 pode concentrar, e depois seguir de bicicleta juntamente com o grupo que vem de bicicleta até ao Calvário Húngaro, ou ainda no local da Bênção, recinto da Capela Santo Estevão.


O evento que irá contar com a presença da Viúva e os Filhos de Carlos Vieira, onde todos em conjunto se irá homenagear o mesmo, num evento que era muito especial para ele, e onde será lido um poema de Janete Costa, dedicado ao mesmo.

A Revista Notícias do Pedal que desde a primeira edição marcou sempre presença, fará parte oficial do evento sendo Média Partner, juntamente com O Praticante e A Notícia, que também se associaram a este evento na divulgação e promoção do mesmo.

Este será sem dúvida um dos eventos do ano, e a homenagem merecida a Carlos Vieira, este que era o seu evento especial, criado por si, onde anualmente se dedicava ao mesmo, proporcionando ao longo de 18 anos momentos inesquecíveis.

Será uma Bênção diferente, muito especial, será um evento que se recomenda a marcar na sua agenda, participe, e faça a sua homenagem também a este grande Homem.

Se não puder estar presente no evento, fique atento, a Revista Notícias do Pedal irá estar em direto desde Leiria, até ao final no Calvário Húngaro, no recinto da Capela Santo Estevão.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com