segunda-feira, 24 de abril de 2023

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Mauricio Moreira reforça liderança no Grande Prémio O JOGO após vencer a penúltima etapa”


Fotos: Miguel Pereira / Global Imagens

Mauricio Moreira, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, venceu hoje a 4.ª Etapa do 11.º Grande Prémio O JOGO, com partida e chegada em Boticas, reforçando a liderança da Geral. Artem Nych foi o 2.º classificado do dia, numa dupla que rematou o brilhante trabalho de toda a equipa ao longo da tirada, que foi resistindo a todos os ataques para defender a Camisola Amarela. Rafael Reis, hoje 4.º classificado, sobe ao 3.º lugar da Geral, a 21 segundos de Moreira.


A etapa desta segunda-feira, além de ser a mais longa, ao totalizar 168,4 km, foi também a mais montanhosa. Mas foi logo nos quilómetros iniciais que 14 corredores lançaram a fuga, que ao longo do percurso foi sofrendo alterações, quer em unidades como em novos elementos.

O pelotão, comandado pela Glassdrive / Q8 / Anicolor, nunca deixou que a vantagem chegasse aos dois minutos. Foi após a Montanha de Torneiros, de 1.ª Categoria e perto da chegada, que Mauricio Moreira passou para a frente da corrida, após resistir a vários ataques. Joaquim Silva (Efapel Cycling) foi consigo e depois Artem Nych atacou e veio juntar-se à dupla. O uruguaio foi o mais forte do trio na subida e venceu a penúltima etapa, seguido do colega de equipa, 2.º classificado. Mauricio Moreira passou a ser também o primeiro da Geral por Pontos.


Ter terminado na companhia do colega de equipa deu a Mauricio Moreira “uma tranquilidade muito grande. Foi muito bom e o Artem merecia vencer a etapa, aliás pelo trabalho feito qualquer um merecia. A subida foi muito dura, Joaquim Silva atacou e fez uma subida muito boa, mas o vento de frente não o favoreceu. Conseguimos fazer um bom trabalho, é mais um dia com a Camisola Amarela e menos um dia de corrida. Os adversários estão na luta, sabemos que hoje seria duro e amanhã vai ser também. Como disse ontem, o acumular das etapas, as deslocações, tudo acumula fadiga no corpo. Mas vamos dar o nosso melhor para continuar de Amarelo até ao fim”.


Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, adiantou que “foi um bom dia, onde acabámos por alcançar os objetivos da equipa. É uma vitória para toda a estrutura, com um grande trabalho do Pedro Silva, Fábio Costa e Luís Mendonça, colmatado pelo Federico Figueiredo, Rafael Reis e Artem Nych e finalizado com a vitória do Mauricio Moreira. É sem dúvida uma vitória de todo o coletivo, estão todos de parabéns”.

Amanhã termina o 11.º Grande Prémio O JOGO. Em Dia da Liberdade, a 5.ª Etapa vai ter partida e chegada em Paredes, numa viagem com 143,2 km que vai encerrar a competição. 


 

CLASSIFICAÇÕES: 

11.º Grande Prémio de Ciclismo O JOGO 

4.ª ETAPA: Boticas – Boticas» 168,4 km 

 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 4.ª ETAPA

 

1.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 04h24m49s 

2.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

3.º Joaquim Silva (Efapel Cycling), mt 

4.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 04s 

7.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 07s 

51.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 08m07s 

72.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 13m50s 

78.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 15m30s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 4.ª Etapa)

 

1.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 10h08m46s 

2.º Joaquim Silva (Efapel Cycling), a 04s 

3.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 21s 

5.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m00s 

18.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03m01s 

42.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 10m29s 

68.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 21m27s 

83.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 27m02s 


 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Efapel Cycling, 30h27m24s 

2.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, a 18s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS

 

1.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 78 Pontos 

2.º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), 76 Pontos 

3.º Joaquim Silva (Efapel Cycling), 64 Pontos 

8.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 44 Pontos 

9.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 40 Pontos 

17.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 16 Pontos 

18.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 14 Pontos 

36.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA

 

1.º Joaquim Silva (Efapel Cycling), 10 Pontos 

2.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 8 Pontos 

3.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 8 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES 

 

1.º César Martingil (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), 6 Pontos 

10.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE

 

1.º Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), 10h11m23s 

11.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 10h30m13s

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Mauricio Moreira vence etapa e reforça estatuto no Grande Prémio O Jogo”


O uruguaio Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) ganhou hoje a quarta etapa do Grande Prémio O Jogo, com partida e chegada em Boticas, segurando a camisola amarela e o estatuto de principal candidato ao triunfo final.

Esta era a etapa mais longa, 168,4 quilómetros, mas também a mais exigente em termos de montanha. Nada que atemorizasse 14 homens que passaram ao ataque no início da tirada. A chegada à primeira montanha provocou alguma reconfiguração na frente da corrida, com alguns ciclistas a perderem o contacto e outros a chegarem, vindos do pelotão.

O que não mudou foi a atitude do pelotão, que, sob o comando da Glassdrive-Q8-Anicolor, nunca deixou a vantagem dos fugitivos chegar aos dois minutos. Na aproximação à montanha de Torneiros, a mais dura e mais próxima da chegada, foi a Efapel Cycling a pegar no pelotão, tentando endurecer a corrida, de molde a provocar uma reviravolta na classificação.

O ataque surgiu, mas Mauricio Moreira resistiu. Ficou na frente de corrida com Joaquim Silva (Efapel Cycling) na sequência da montanha de Torneiros, mas outros corredores viriam a juntar-se-lhes. Na disputa da etapa, Mauricio Moreira ganhou, seguido pelo colega de equipa Artem Nych e por Joaquim Silva.

Na geral, Maurício Moreira mantém quatro segundos de vantagem sobre Joaquim Silva, mas o terceiro é agora outro homem da Glassdrive-Q8-Anicolor, Rafael Reis, que está a 21 segundos da camisola amarela.

Nas restantes classificações mantém-se a Efapel Cycling à frente na geral por equipas e Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) como melhor jovem. Maurício Moreira passou a ser também o primeiro por pontos e o Joaquim Silva o melhor trepador. César Martingil (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) é o novo dono da camisola das metas volantes e Diogo Narciso segura o primeiro posto na geral das metas autarquias.

O 11.º Grande Prémio O Jogo termina nesta terça-feira, Dia da Liberdade. As últimas pedalas têm partida e chegada em Paredes, estendendo-se por 143,2 quilómetros. Em teoria, é uma etapa que poderá servir aos velocistas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Cadetes da Academia Fullracing – Águeda disputaram 2.ª Prova da Taça no sábado”


Este sábado, dia 22, os Cadetes da Academia Fullracing – Águeda disputaram em Fafe a 2.ª Taça de Portugal de Cadetes – Prémio Freguesia de Golães, Troféu José Martins, no âmbito do Campeonato do Minho. À partida alinharam dois atletas, Martim Cação e Rodrigo Oliveira, mas este último desistiu logo após 8 km do início da corrida, vítima de uma queda coletiva que o obrigou a abandonar.

Já Martim Cação continuou no pelotão que perseguia a fuga, terminando em 35.º lugar (foram 61 os atletas que concluíram a prova), a 14m26s da frente de corrida. Martim completou os 66,9 km do percurso em 01h59m29s.

Fica ainda uma referência ao atleta Daniel Cerveira, que continua sem correr por ter tido a infelicidade de sofrer recentemente um acidente em treino, estando em recuperação.

Esta terça-feira em Oiã, os Cadetes voltam à estrada para o Encontro Regional de Escolas de Estrada, numa organização do Rotary Clube de Oiã, que conta com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo. Também vão marcar presença as Escolinhas da Academia Fullracing. O início das provas será às 14H30.

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Equipa de Ciclismo Feminina Glassdrive / Chanceplus / Allegro Cristiana Valente e Nádia Alexandre são as líderes da Taça de Portugal Feminina em Elites e Sub-23”


Fotos: João Fonseca Photographer

Foi um fim-de-semana de arromba para a Equipa de Ciclismo Feminina Glassdrive / Chanceplus / Allegro, que após disputar a 2.ª e a 3.ª corridas pontuáveis para a Taça de Portugal Feminina, prossegue na liderança em Elites, com Cristiana Valente, passando a comandar também na categoria Sub-23, através de Nádia Alexandre. Ambas as atletas terminaram as provas de sábado e domingo na 2.ª posição, sendo que em Moura, corrida que teve lugar ontem, dia 23, Beatriz Santos trouxe a segunda vitória para a estrutura de Águeda, ao vencer em Sub-23.

A corrida do Algarve, no sábado, dia 22, foi disputada em circuito e os 77 km para Elite terminaram ao sprint, com Liliana Jesus (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade) a revelar-se mais forte e Cristiana Valente a terminar com o mesmo tempo, no 2.º posto e com mais de um minuto de vantagem sobre o pelotão.


A melhor Sub-23 na prova foi Johana Diaz (Maiatos), com Nádia Henriques a chegar em 2.º lugar, mas a 02m16s, que ainda assim lhe permitiram comanda a Taça de Portugal nesta categoria. Em Juniores Maria Santos foi 5.ª classificada.

Para o Diretor Desportivo, Bruno Pires, “voltámos a fazer uma corrida muito boa taticamente, terminando como líderes da Taça em ambos os escalões. Ao nível da corrida, cumpriu-se a estratégia, que era a equipa trabalhar em prol de Cristiana Valente para manter a camisola e poupar um pouco a Nádia Alexandre, para também conseguir ser líder da Taça em Sub-23”.

Bruno Pires ressalvou o trabalho de todas, especialmente de Tamara Branco, que voltou a fazer uma corrida fantástica, “abdicando das suas aspirações, porque realmente está a andar muito e isso deixa-me extremamente satisfeito, porque em ciclismo feminino esta atitude vinda de uma corredora só indica que realmente trabalhamos como equipa e que fizemos um bom trabalho. Por isso estou extremamente contente com a prestação das atletas neste sábado”.


Cristiana Valente voltou a ficar em 2.º lugar, a dois segundos da vencedora, Ana Caramelo (Maiatos), de quem tem a vantagem de 35 pontos no ranking da Taça, que a corredora da Glassdrive / Chanceplus / Allegro continua a liderar em Elites. Na prova de Sub-23 a vitória pertenceu a Beatriz Santos, seguindo-se a colega Nádia Henriques, a um segundo, que está no topo da Classificação Geral da Taça.

Em Juniores, Maria Santos, que sofreu uma queda, acabou em 6.º lugar. A Glassdrive / Chanceplus / Allegro ganhou por Equipas a corrida em Moura, Alentejo, que para Bruno Pires foi “extremamente bem disputada, porque foi o dia em que taticamente todas estiveram melhor como equipa, executámos na perfeição a estratégia planeada”.

O Diretor Desportivo voltou a salientar o “grande trabalho e performance de Tamara Branco, que realmente arrancou na última volta a faltar 20 km para a meta, mas foi apanhada por um grupo nos últimos quilómetros e acabou por fazer 4.º lugar. Ainda assim fez um trabalho fantástico. A Cristiana acabou por fazer 2.º e manteve a liderança, bom trabalho como líder e Beatriz Santos ganhou como Sub-23. Vinha de um período menos positivo, mas esta vitória vai dar-lhe toda a confiança que precisa para demonstrar o talento que tem”. Ana Sobreira fez também “um trabalho fantástico, o que demonstra que está a evoluir bastante ao nível tático e de colocação do pelotão. A Maria ficou envolvida numa queda e não conseguiu estar no grupo da frente, mas teve uma participação muito digna”, resumiu.


Bruno Pires faz um balanço “extremamente positivo destes dois dias. Estivemos sempre no pódio, temos a liderança da Taça de Portugal em Elites e Sub-23, por isso as atletas estão de parabéns. O staff fez um trabalho incansável e quando uma equipa que investe como nós investimos em massagistas, bicicletas, mecânicos, treinos, é óbvio que os resultados aparecem. Nada acontece por acaso, é fruto de muito trabalho e de muita paixão”, rematou. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

2.ª TAÇA DE PORTUGAL FEMININA 

Albufeira – Albufeira  

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA  

 

ELITES» 77 km 

 

1.ª Liliana Jesus (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), 01h57m43s 

2.ª Cristiana Valente (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), mt 

3.ª Ana Caramelo (Maiatos), mt 

8.ª Tamara Branco (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), 01h58m52s 

11.ª Ana Sobreira (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), 02h04m38s 


 

SUB-23» 77 km

 

1.ª Johana Diaz (Maiatos), 01h58m52s 

2.ª Nádia Henriques (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), a 02m16s 

3.ª Mariana Viais (Cantanhede Cycling/VESAM), a 06m06s 

OTL Beatriz Santos (Glassdrive / Chanceplus / Allegro) 

 

JUNIORES» 59 km

 

1.ª Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), 01h27m27s 

2.ª Rita Tanganho (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ), a 08s 

3.ª Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo), mt 

5.ª Maria Santos (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), 01h28m36s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade 

3.ª Glassdrive / Chanceplus / Allegro 


 

CLASSIFICAÇÕES: 

3.ª TAÇA DE PORTUGAL FEMININA 

Moura – Moura  

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA  

 

ELITES» 96,7 km

 

1.ª Ana Caramelo (Maiatos), 02h46m36s 

2.ª Cristiana Valente (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), a 02s 

3.ª Celina Carpinteiro (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ), a 04s 

4.ª Tamara Branco (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), a 05s 

11.ª Ana Sobreira (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), 02h47m16s 

 

SUB-23» 96,7 km

 

1.ª Beatriz Santos (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), 02h46m58s 

2.ª Nádia Henriques (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), a 01s 

3.ª Sara Casimiro (Korpo Activo/Penacova), 02h47m02s 

 

JUNIORES» 77,1 km

 

1.ª Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), 02h15m05s 

2.ª Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo), a 03s 

3.ª Rita Tanganho (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ), mt 

6.ª Maria Santos (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), a 18s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Glassdrive / Chanceplus / Allegro 

 

RANKING TAÇA DE PORTUGAL – ELITES 

 

1.ª Cristiana Valente (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), 120 Pontos 

2.ª Ana Caramelo (Maiatos), 85 Pontos 

3.ª Liliana Jesus (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), 85 Pontos 

5.ª Tamara Branco (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), 33 Pontos 

 

RANKING TAÇA DE PORTUGAL – SUB-23  

 

1.ª Nádia Henriques (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), 105 Pontos 

2.ª Johana Diaz (Maiatos), 65 Pontos 

3.ª Beatriz Santos (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), 50 Pontos 

 

RANKING TAÇA DE PORTUGAL – JUNIORES FEMININAS  

 

1.ª Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), 100 Pontos 

2.ª Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo), 75 Pontos 

3.ª Margarida Teodósio (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), 67 Pontos 

6.ª Maria Santos (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), 27 Pontos 

 

RANKING TAÇA DE PORTUGAL – EQUIPAS  

 

1.ª Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade, 70 Pontos 

2.ª Glassdrive / Chanceplus / Allegro, 60 Pontos

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Clube de Natação de Torres Novas no XXVII Duatlo de Grândola”


Clube de Natação de Torres Novas Vence em Grândola e é líder do nacional

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

A equipa masculina do Clube de Natação de Torres Novas venceu o Duatlo de Grândola, e está na liderança do campeonato nacional de duatlo por clubes, enquanto a equipa feminina subiu ao pódio no 3º lugar.

Individualmente, Erwin Vanderplancke e Maria Tomé venceram as respetivas provas por género, com Tiago Fonseca a alcançar o 2º lugar (1º grupo de idades 20-24 anos) e Ana Ramos a 5ª posição (1ª grupo de idades 25-29 anos).

Andreia Ferrum fechou a equipa feminina na 15ª posição (2ª grupo de idades 25-29 anos), enquanto Mafalda Leirião terminou no 29º lugar (6ª cadete).


Manuel Bartolomeu no 8º lugar (2º cadete), fechou a equipa masculina, e Dinis Ferreira foi 14º classificado (3º cadete).

A prova em Grândola correu desde início de uma forma controlada e destacada para as cores do clube de natação torrejano. Erwin Vanderplancke e Tiago Fonseca fugiram a toda a concorrência mais direta, logo nos 5km inicias de corrida, terminando o segmento de 20km de ciclismo com cerca de 1m30s de diferença para o 2º grupo.

Da mesma forma, Maria Tomé optou por tomar a liderança da prova feminina, terminando também com 1m30s de diferença para a 2ª classificada.


 

João Ferreira no Challange da Gran Canária

 

João Ferreira, terminou no 16º lugar, o Challange Gran Canária, uma prova percorrida em distância em half iroman (1900m/natação, 90km/ciclismo e 21,1km/corrida), que serviu de preparação para o campeonato do mundo de longa distância, que se realiza em Ibiza, a 6 de maio.

Para João Ferreira, foi uma prova muito concorrida, tendo em conta os atletas presentes.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Seleção Nacional Ciclismo de pista português faz história no Canadá”


Por: José Carlos Gomes

O ciclismo português conseguiu, na noite deste domingo, a primeira vitória de sempre na disciplina olímpica de madison em grandes competições na categoria de elite. Aconteceu em Milton, Canadá, no encerramento da edição de 2023 da Taça das Nações de Pista.

O obreiro deste momento histórico foi o selecionador nacional, Gabriel Mendes, e os executantes foram Iúri Leitão e Ivo Oliveira, única equipa em pista a dobrar o pelotão duas vezes, além de pontuar em seis dos 20 sprints.

“Pela primeira vez ganhámos uma ronda na prova olímpica de madison, a mais exigente das corridas de resistência em pista, o que muito nos orgulha e dá mais energia para as batalhas seguintes. O Iúri e o Ivo estiveram muito bem na concretização do plano estratégico e das táticas que o suportaram, com uma excelente resposta motora, fundamental para o sucesso das ações que nos levaram a esta brilhante vitória”, considera Gabriel Mendes.

Portugal surpreendeu os adversários, estando a dupla nacional muito ativa na corrida desde o início, o que lhe valeu pontuar em três sprints da primeira metade da prova. Apesar disso, Iúri Leitão e Ivo Oliveira foram capazes de também executarem aquilo que costuma ser a imagem de marca de Portugal no madison: aproveitar o desgaste acumulado por todos para ser a melhor equipa da segunda metade das competições.

Foi assim que a dupla nacional conseguiu dobrar duas vezes o pelotão e pontuar em seis sprints para fechar a prova com 61 pontos. No segundo lugar colocaram-se os neerlandeses Yoeri Havik e Vincent Hoppezak, a correrem pela equipa Beat Cycling Club, com 56 pontos. A seleção francesa composta por Thomas Boudat e Benjamin Thomas fechou o pódio, com 55.

“A corrida foi extremamente dura. Sabíamos que teríamos de esperar pelo meio da prova para dar as voltas de avanço, porque o nosso ponto forte é quando se acumula a fadiga. Despois de darmos a primeira volta, conseguimos dobrar o pelotão pela segunda vez. Sentimos que tinha de ser naquele momento, porque a corrida estava toda partida e víamos na cara dos adversários que estavam completamente cansados e nós ainda tínhamos algumas ‘balas’ para gastar. Depois foi um contrarrelógio de 40 voltas dividido entre mim e o Iúri. Estamos orgulhosos porque houve uma conexão muito boa entre os dois, fizemos rendições perfeitas. Foi daqueles dias em que tudo é perfeito”, descreve Ivo Oliveira.


Maria Martins também competiu na noite de domingo, noutra disciplina olímpica, o omnium. A corredora portuguesa concluiu o conjunto de quatro provas no oitavo lugar. Maria Martins começou com a quinta posição no scratch, foi sexta na corrida tempo e 12.ª na eliminação, chegando à corrida por pontos no sexto posto da geral.

Na prova que encerrou o programa, a representante de Portugal não somou qualquer ponto, o que a fez baixar à oitava posição final, com 80 pontos. A vitória foi para a britânica Katie Archibald, com 131 pontos e uma imensa superioridade sobre as rivais. Seguiram-se a italiana Elisa Balsamo, com 110, e estadunidense Jennifer Valente, com 108.

Portugal termina a ronda de Milton da Taça das Nações com um balanço extremamente positivo no que diz respeito aos resultados tendo em vista o apuramento olímpico, Para este efeito, contam os dois melhores resultados de cada ano. Portugal melhorou prestações nas três participações em Milton: omnium masculino e feminino e madison masculino.

“Considero que fizemos uma excelente Taça das Nações, naquela que foi a mais competitiva e exigente das três rondas. Agora o importante é continuarmos a trabalhar com humildade, esforço e empenhamento para melhorarmos aspetos do nosso desempenho deste fim de semana. Só dessa forma poderemos encarar os desafios futuros com mais competência e confiança nesta caminhada para a qualificação olímpica”, resume o selecionador nacional.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Equipa CRP Ribafria! Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic com grande evidência em Torres Vedras”


Decorreu no dia 23 de abril de 2023, o Granfondo Torres Vedras Montejunto, uma prova aberta à participação de todos os ciclistas (federados ou não federados).

A prova foi composta por três percursos, com diferenciação da distância, onde estavam inscritos mais de 1000 participantes nos três percursos.

O percurso longo foi composto por 145km com 2184mt de acumulado, o por de 105km e 1460mt de acumulado e o mini com 74.5km e 713mt de acumulado.


A equipa de ciclismo do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, fez-se representar nesta prova com 4 atletas (Paulo Pereira, Pedro Dias e Jorge Marques) no percurso longo e Paulo Simões no percurso médio.

Embora não sendo uma prova federada, os atletas da equipa participam para testarem a sua forma e condição física.

Desde início que os atletas do CRP Ribafria estiveram sempre na frente da corrida, tendo o Paulo Pereira por diversas vezes atacado e se isolado, mas a ser sempre anulada a fuga pelo grupo perseguidor, já reduzido a cerca de 20 atletas.


Na última montanha de 1ª categoria, antes da meta, dois atletas conseguiram ganhar alguma vantagem, com Pedro Dias a sair na perseguição dos mesmos.

O atleta do CRP Ribafria Pedro Dias, cortou a meta em 3º lugar da geral, vencendo no escalão de elites.

Jorge Marques cortou a meta em 6º lugar, conquistando o 2º lugar de elites e Paulo Pereira, depois do excelente trabalho de equipa cortou a meta na 29 posição. Paulo Simões venceu no escalão master B.


Coletivamente e apenas com 3 atletas mo percurso longo, a equipa obteve o 3º lugar coletivamente.

Esta prova além de servir de testes para alguns atletas, é também uma prova que serve da divulgação de todos os patrocinadores da equipa, que é um dos principais objetivos da equipa neste tipo de provas.

Por último agradecer e enaltecer sempre o espírito de equipa e de luta de toda a equipa do CRP Ribafria, que mais uma vez foi demonstrado pelos atletas que estiveram em prova, mostrando toda a sua determinação e dedicação.

Uma vez mais, conseguimos colocar várias vezes no pódio a camisola e patrocinadores do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic.

Fonte: EQUIPA DE CICLISMO - CRP RIBAFRIA | GRUPO PARAPEDRA / DINAZOO / RIOMAGIC - CRP RIBAFRIA







“Ciclismo: José Moreira e Gonçalo Rodrigues venceram o 19º Prémio ACR Roriz / Troféu Professor António Matias”


A festa dos escalões de formação "invadiu" Roriz para mais uma jornada de ciclismo de estrada, consagrada mais uma vez ao obreiro desta academia de formação barcelense, Prof. António Matias. Fazendo juz ao título de Roubaix portuguesa, a 19 edição do Prémio ACR Roriz / Troféu Prof. António Matias dinamizou mais de duas centenas de jovens nos diversos escalões de formação.

José Moreira (Silva &Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Gonçalo Rodrigues (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) foram os vencedores de juniores e cadetes, respetivamente, do 19º Prémio ACR Roriz / Troféu Professor António Matias, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz, o Prémio ACR Roriz conhecido como a “Roubaix portuguesa” numa alusão à clássica prova francesa - homenageia António Luís Santos Matias, o “Professor Matias” reconhecido como o impulsionador e fundador da equipa de ciclismo na ACR Roriz.

Numa prova marcada pela chuva e por algum frio, os 55 ciclistas que competiram em juniores não se pouparam nos esforços e foram várias as tentativas de fuga durante os mais de 72 quilómetros de corrida, que este ano levou o ciclismo a terras de Ponte de Lima.


José Moreira, que o ano passado tinha alcançado a segunda posição, foi o mais forte e no sprint final impôs-se a Gonçalo Amaral (ABTF Betão-Bairrada) e ao ciclista da casa Bruno Lopes (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact).

Este trio percorreu os cerca de 72 quilómetros de corrida em 1:50.01, deixando João Martins (União Ciclismo da Trofa) a 12s e Rafael Durães (Silva &Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) a 37s.

Por equipas, a Silva &Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel, que colocou três ciclistas no top10, foi a vencedora, enquanto a Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/Frulact foi segunda e a União Ciclismo da Trofa terceira.

 

Cadetes

 

Em cadetes, Gonçalo Rodrigues (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) foi o vencedor, depois de ter feito dois segundos lugares nas provas da Taça de Portugal.


O ciclista de Barcelos cedo mostrou vontade de lutar pela classificação e conseguiu escapar ao pelotão, tendo como companheiro de fuga Dinis Martinz (Caldas Ecosprint – Nutea).

Depois de vários quilómetros em fuga e na última subida para a meta, Gonçalo Rodrigues, também galvanizado pelo apoio que ia recebendo do público, conseguiu ganhar algum vantagem para o seu ‘colega’ de aventura no pavé e sprintou para a vitória.

Na terceira posição ficou Guilherme Ribeiro (Paredes/Fortunna), que foi o mais forte no sprint final entre os vários ciclistas do primeiro grupo do pelotão.

O género feminino marcou presença no escalão de cadetes. Mara Ribeiro (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) realizou a sua prova junto do escalão de juvenis com excelente prestação.

A Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact garantiu a vitória por equipas, seguido pelos Caldas Ecosprint – Nutea, relegando o Cantanhede Cycling/2W Engenharia para a terceira posição.

 

Escolas

 

A Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact foi a vencedora da classificação por equipas de Escolas. A equipa da ‘casa’ somou seis pontos ao conquistar as vitórias em juvenis e pupilos/benjamins e terminando em segundo em infantis e iniciados.

O CC Barcelos/AFF/Flynx/HM Motor foi segundo classificado, enquanto a Escola de Cantanhede Cycling/Orima/Duorep subiu ao terceiro lugar do pódio.


Em juvenis, Afonso Silva (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) foi o mais rápido no sprint final, superiorizando-se a Vasco Silva (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Francisco Cardoso (CC Barcelos/AFF/Flynx/HM Motor), que fizeram segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Em femininos, Juliana Teixeira (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) foi a vencedora. Mariana Maia (Escola Ciclismo de Paços de Ferreira) foi segunda e Marta Esteves (Tensai/Sambiental/Santa Marta) terceira.

Martim Quitério (CCM – Clube de Ciclismo de Mirandela) venceu destacado a corrida de infantis. Samuel Gomes (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) foi segundo e Manuel Santos (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) terceiro.

Em femininos a vitória sorriu a Lara Silva (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep). Matilde Fernandes e Mariana Peixoto (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) ocuparam os restantes lugares do pódio.

Francisco Pereira (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) e Maria Lisboa (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) venceram em iniciados, enquanto Duarte Silva ((Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) ganhou a prova de pupilos/benjamins.

 

José Moreira, vencedor em juniores

 

José Moreira, que o ano tinha feito segundo lugar, sai de Roriz “muito satisfeito” e referiu que “este ano o percurso foi diferente do ano passado, mas gostei muito da corrida. É uma prova que me faz lembrar umas das minhas classificas preferidas, o Paris- Roubaix, tem muitos sectores em paralelo, que é dos meus sítios preferidos”.

Foi fácil a vitória? “Não foi muito fácil, nenhuma corrida é fácil para se vencer, tem sempre os seus ‘cêss’. O tempo não estava muito bom, havia muitos atletas a quererem destacar-se, mas consegui ganhar”.

 

Gonçalo Rodrigues, vencedor em cadetes

 

Gonçalo Rodrigues venceu a prova de cadetes e confessa que “esta era uma corrida que eu já queria ganhar há muito tempo. Sempre gostei desta prova por ser icónica, em paralelo e pavê” começou por afirmar Gonçalo Rodrigues, que adiantou que “os meus colegas de equipa já tinham conquistado duas etapas da Taça de Portugal e eu tinha-lhes dito que gostava de ganhar. Correu bem”.


Foi uma prova fácil? “Não, foi muito dura. Consegui sair em fuga com um colega de outra equipa, o paralelo endureceu ainda mais a corrida, e foi sempre a dar o máximo até à meta”.

 

Mário Constantino, presidente da Câmara Municipal de Barcelos

 

Mário Constantino, presidente da Câmara Municipal de Barcelos, marcou presença na 19.ºª edição do Prémio ACR Roriz / Troféu Professor Matias e garante que saiu “fascinado”.

“Foi a primeira vez que vim aqui ao Prémio ACR Roriz e a primeira vez que participo numa prova pela parte de dentro, tentando perceber toda a logística e todo o apoio popular que, efetivamente, se sente ao estar dentro da prova. Foi uma experiência muito enriquecedora e muito gratificante, perceber que os jovens participam e têm os seus familiares, amigos e população a aplaudi-los e a apoiá-los a continuarem”.

Mário Constantino salientou que “o ciclismo é uma aposta da autarquia. Nós temos apoiado as iniciativas e os desafios que nos têm colocado porque o ciclismo é a modalidade desportiva mais popular, vai ao encontro às pessoas, é gratuito, são sempre muito importantes estas provas de ciclismo. Depois não nos podemos esquecer que temos muitos jovens barcelenses a praticar a modalidade. Uma forma de os incentivar e apoiar é proporcionar-lhes estas provas na sua terra, na sua região”.

 

Rosa Cristina Barbosa, presidente da ACR Roriz

 

Rosa Cristina Barbosa, presidente da ACR Roriz, faz um balanço muito positivo da 19º edição do Prémio ACR Roriz / Troféu Professor Matias.

“O balanço é muito positivo, essencialmente, porque não houve acidentes de maior gravidade face ao estado do tempo e das estradas durante todo o dia. Em termos competitivos correu muito bem, a adesão, para ser uma prova regional, foi muito boa e tivemos aqui e ao longo do percurso muita gente a assistir”.

Foi uma boa homenagem ao Professor Matias? “É sobretudo uma homenagem merecida. Ele é uma pessoa que está na génese do ciclismo da ACR. Foi ele que fomentou esta vertente da associação e é graças a ele que estamos onde estamos hoje”.

 

Luís Gonzaga, presidente da Junta de Freguesia de Roriz

 

Luís Gonzaga, presidente da Junta de Freguesia de Roriz, mostrou-se “muito satisfeito” com a realização de mais uma edição do 19.º Prémio ACR Roriz / Troféu Professor Matias.


“O balanço é muito positivo. É um privilégio enorme ser presidente desta Junta de Freguesia e ver esta multidão, esta moldura humana aqui a divertir-se” e adiantou “é um prazer enorme ter aqui uma associação com a ACR Roriz, com um staff que está de parabéns pelo que tem feito. Uma palavra também de apreço a todos os participantes, patrocinadores, ao pessoal da ACM e a toda a gente envolvida porque deram aqui um grande espetáculo de ciclismo”.

O 19º Prémio ACR Roriz - Troféu Professor António Matias organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz teve o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Freguesias de Roriz, Galegos Santa Maria, Campo, Tamel - S. Pedro Fins, Alheira, União Freguesia de Alvitos e Couto, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, SEG 3 - Mediação de Seguros, Landeiro, Matias & Araújo, Frulact, Sidónios, KTM/Bikeseven Barcelos, Sóbrilho, Leão d´Ouro Restaurante, Roque Supermercados, Reciol, Confort - Electrodomésticos, Jorge Fernandes - Consultoria em seguros, Almeida & Miranda, Polisport, Optibor, Metal Gémeos, Inovacarnes, Pacto, Fisipadrão, Decathlon, G&M Confeções e revista Ciclismo a Fundo.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com