terça-feira, 25 de julho de 2023

“Notícias do Pedal - TV atualizou os seus canais de televisão”


“25º Passeio Cicloturismo de Pombal.2023…”

 

A Revista Notícias do Pedal acaba de atualizar os seus canais de televisão “Notícias do Pedal -TV” no YouTube e no MEO/KANAL com o Vídeo

“25º Passeio Cicloturismo de Pombal.2023…”

 

Para ver o vídeo no YouTube, clique no link:

https://www.youtube.com/@noticiasdopedaltv/videos

 

Para ver o vídeo no MEO/KANAL, quem possuir MEO, pode aceder carregando na tecla verde do comando, inserir o código 531450, e ver no MEO/KANAL este e outros filmes, podendo consultar toda a nossa programação.

Bons momentos.

“ABTF Betão-Feirense Afonso Eulálio 5º na Clássica de Ordizia”


Jovem da ABTF Betão-Feirense entre os melhores ciclistas do WorldTour

 

Afonso Eulálio conseguiu um excelente quinto lugar na Clássica de Ordizia, no País Basco. Na histórica corrida espanhola, que celebrou a 100ª edição debaixo de chuva, o jovem ciclista da ABTF Betão-Feirense manteve-se entre os grandes nomes do WorldTour, que discutiram a vitória neste dia. Num sprint a dois, Mark Hirschi (UAE Team Emirates) venceu ao levar a melhor sobre Ben Healy (EF Education-EasyPost), que se seguiu na meta a 3 segundos. O grupo de Afonso Eulálio chegou a 25 segundos encabeçado por Oier Lazkano (Movistar Team), quarto na meta, seguido do ciclista português.

No final da corrida de cinco voltas ao circuito em Ordizia, num total de 165,7 quilómetros, o director-desportivo Joaquim Andrade fez o rescaldo: “Foi uma boa prova, um bom teste. O Fábio esteve na fuga do dia, sendo alcançado à entrada das duas últimas voltas. O Afonso terminou entre alguns dos maiores nomes do ciclismo internacional, o que é bastante importante para ele e para a equipa. Esta é uma corrida bastante importante para nós, que nos diz muito. Já a tínhamos disputado em 2019, quando fizemos segundo. Depois desta prova, seguimos para a Estância de Esqui da Serra da Estrela, onde iremos finalizar o estágio que estamos a realizar, e no dia 27, às 21h na Alameda do Tribunal [Santa Maria da Feira], temos a apresentação dos ciclistas para a 84ª Volta a Portugal, que vai para a estrada entre 9 e 20 de Agosto”.

 

Classificação Geral:

 

1º Marc Hirschi (UAE Team Emirates) 3h49m34s

2º Ben Healy (EF Education-EasyPost) a 3s

3º Juan Ayuso (UAE Team Emirates) a 24s

5º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) a 25s

90º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) a 8m56s

OTL Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense)

DNF Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense)

DNF Barry Miller (ABTF Betão-Feirense)

DNF Santi Mesa (ABTF Betão-Feirense)

DNF Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense)

Fonte: Equipa Ciclismo ABTF Betão-Feirense

“João Almeida lidera seleções no Mundial”


Portugal vai levar 34 ciclistas nas diversas disciplinas à Escócia

 

Por: Record

João Almeida (Emirates), que no Giro deste ano conquistou um histórico terceiro lugar, vai liderar Portugal nos Campeonatos do Mundo que vão decorrer entre 2 e 13 de agosto, na Escócia, em todas as disciplinas do ciclismo, sendo que as cores nacionais serão representadas por 34 corredores.

Na vertente de estrada, Almeida será acompanhado por Nelson Oliveira (Movistar - os dois fazem também a prova de contarrrelógio - Ruben Guerreiro (Movistar) e André Carvalho (Cofidis).

Nos sub-23, a equipa será liderada pelo vice-campeão mundial júnior, António Morgado (Haxeon), acompanhado pelo colega Gonçalo Tavares, Daniel Lima (Israel Premier Tech Academy), Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Segmento d'Época/Reol) e Lucas Lopes (Electro Hiper Europa).

Já José Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) serão os juniores em ação na estrada.

Em femininos e ainda no que respeita à estrada, foram chamadas a elite Vera Vilaça (Massi-Tactic Women Team), a sub-23 Daniela Campos (Bizkaia Durango) e as juniores Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo) e Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade).

Na pista, Portugal apresenta as suas melhores armas: os gémeos Rui e Ivo Oliveira (Emirates), Iúri Leitão (Caja Rural), João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Daniela Campos (Bizkaia Durango) e Maria Martins (Fenix-Deceuninck).

No BTT, a comitiva lusa é também bastante numerosa, porque também congrega diferentes categorias etárias e se distribui por provas de quatro disciplinas: cross country olímpico (XCO), cross country curto (XCC), maratona BTT (XCM) e Downhill (DHI). São eles: Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team), Ana Santos (X-Sauce Factory Team), Diogo Neves (Guilhabreu MTB), João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), Beatriz Guerra, Guilherme Barros, Rafael Sousa e Guilherme Mota (Guilhabreu MTB), José Dias (Buff-Megamo Team), Tiago Ferreira (DMT Racing Team), Álvaro Pestana (Casa do Povo de Abrunheira), Pedro Câmara (Atlético Desportivo S. Pedro), Nuno Reis (Casa do Povo de Abrunheira) e Gonçalo Bandeira.

No BMX Race, Portugal compete com o júnior Renato da Silva, enquanto no paraciclismo correm Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo), Bernardo Vieira, Flávio Pacheco (H4) e Luís Costa.

Fonte: Record on-line

“UCI suspende ciclista colombiano Miguel Ángel López por suspeita de doping”


O caso em torno do ciclista de 29 anos arrasta-se já a 2022, ano em que corria na Astana, e é novo capítulo na atribulada carreira de ‘Superman’ López, que este ano ficou de fora do pelotão europeu devido às suspeitas

 

Por: Lusa

Foto: AFP or licensors

A União Ciclista Internacional (UCI) anunciou hoje ter aplicado uma suspensão provisória ao colombiano Miguel Ángel López (Medellín-EPM) por suspeita de doping, no âmbito de uma investigação ao médico Marcos Maynar.

“Após uma investigação da Agência Internacional de Testagem, que inclui provas recolhidas pelas autoridades espanholas e a Organização Antidopagem de Espanha, no âmbito do caso de Marcos Maynar, a UCI notificou hoje Miguel Ángel López por uma potencial violação das regras antidoping”, pode ler-se num curto comunicado do organismo de cúpula do ciclismo mundial.

A decisão, então, é a de “suspender provisoriamente o ciclista até uma decisão final”.

Esta decisão surge depois de ter sido analisada a informação e material recolhido pela Agência Internacional de Testagem, tendo em conta o uso de substância proibida nas semanas que antecederam a Volta a Itália de 2022.

O caso em torno do ciclista de 29 anos arrasta-se já a 2022, ano em que corria na Astana, e é novo capítulo na atribulada carreira de ‘Superman’ López, que este ano ficou de fora do pelotão europeu devido às suspeitas.

Sem caminho no WorldTour, acabou por correr pela Medellín-EPM, equipa colombiana do Continental Tour, terceiro escalão, e tem dominado a cena americana, com 24 vitórias, a última delas na segunda-feira, na Volta ao Panamá.

Vencedor de três etapas na Volta a Espanha e de uma na Volta a França, acabou em terceiro lugar a Volta a Itália de 2018 e a Vuelta desse mesmo ano, entre outras vitórias de monta nos anos que passou na ribalta do ciclismo na Europa.

Fonte: Sapo on-line

“Lorena Wiebes vence terceira etapa da Volta a França feminina”


Na quarta-feira, a quarta etapa liga Cahors a Rodez em 177,1 quilómetros, com cinco contagens de montanha categorizadas

 

Por: Lusa

A ciclista neerlandesa Lorena Wiebes (SD Worx-Protime), campeã europeia de fundo, venceu hoje ao sprint a terceira etapa da Volta a França feminina, com a belga Lotte Kopecky, da mesma equipa, a segurar a liderança da geral.

Wiebes, de 24 anos, cumpriu os 147,2 quilómetros entre Collonges-la-Rouge e Montignac-Lascaux em 3:49.47 horas, batendo a compatriota Marianne Vos (Jumbo-Visma), segundo, e Kopecky, terceira.

O pódio da geral não sofreu alterações e a belga segue líder, com 55 segundos de vantagem para a alemã Liane Lippert (Movistar), segunda, e 1.05 minutos para a sul-africana Ashleigh Moolman (AG insurance-Soudal QuickStep), terceira.

Na quarta-feira, a quarta etapa liga Cahors a Rodez em 177,1 quilómetros, com cinco contagens de montanha categorizadas.

Fonte: Sapo on-line

“Campeonato do Mundo de Ciclismo na Escócia”


Seleção Nacional com 39 corredores no primeiro Mundial multidisciplinar

 

Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional vai competir com 39 corredores na primeira edição do Campeonato do Mundo de todas as disciplinas de ciclismo, que vai decorrer na Escócia, entre 2 e 13 de agosto.

Portugal estará representado nas vertentes de estrada, pista, BTT, BMX e paraciclismo, competindo em diferentes disciplinas das vertentes olímpicas e paralímpicas da modalidade. Apesar de Glasgow ser o centro nevrálgico da competição, as corridas distribuem-se por várias regiões do território escocês, obrigando a Seleção Nacional a ter quatro grupos de trabalho diferentes, consoante a proximidade aos locais de cada disciplina: Glasgow (estrada e pista), Peebles (XCO, XCC e XCM), Dumfries (paraciclismo) e Fort William (DHI).

A dispersão territorial deste Campeonato do Mundo e a coincidência de datas entre disciplinas diferentes obriga a um esforço logístico, que implica o envolvimento de 24 elementos de staff de apoio e direção técnica da comitiva.


O maior número de participantes será na vertente de estrada. Para a categoria de elite masculina José Poeira convocou André Carvalho (Cofidis), João Almeida (UAE Team Emirates), Nelson Oliveira e Rúben Guerreiro (Movistar Team). Todos farão a prova de fundo, dia 6 de agosto, deixando a representação no contrarrelógio a cargo de João Almeida e Nelson Oliveira, dia 11.

A equipa mais numerosa de estrada será a de sub-23, que agrega António Morgado e Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon), Daniel Lima (Israel Premier Tech Academy), Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Segmento d’Época/Reol) e Lucas Lopes (Electro Hiper Europa). Disputam a prova de fundo no dia 12 de agosto, mas Morgado e Tavares também participam no contrarrelógio, três dias antes.

Foram também chamados os juniores masculinos José Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), correndo ambos apenas a prova de fundo, dia 5.

O selecionador nacional do ciclismo feminino de estrada, José Luis Algarra, convocou quatro ciclistas, que apenas correrão as respetivas provas de fundo. A elite Vera Vilaça (Massi-Tactic Women Team) e a sub-23 Daniela Campos (Bizkaia Durango) competem no dia 13. Antes delas, dia 5, alinham as juniores Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo) e Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade).


A comitiva de BTT é também numerosa, porque também congrega diferentes categorias etárias e porque se distribui por provas de quatro disciplinas distintas: cross country olímpico (XCO), cross country curto (XCC), maratona BTT (XCM) e Downhill (DHI).

O selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, irá acompanhar os corredores de XCO e de XCM, tendo convocado para a disciplina olímpica a elite Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team), com corrida dia 12, os sub-23 Ana Santos (X-Sauce Factory Team), Diogo Neves (Guilhabreu MTB) e João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), com provas marcadas para dia 11, e os juniores Beatriz Guerra, Guilherme Barros e Rafael Sousa (Guilhabreu MTB), que correm dia 10 de agosto. Além do XCO, a olímpica Raquel Queirós vai também participar no XCC, cuja qualificação está marcada para dia 8 e a final para dia 10.

A Seleção Nacional alinhará no mundial de XCM, dia 6, com Guilherme Mota (Guilhabreu MTB), José Dias (Buff-Megamo Team) e Tiago Ferreira (DMT Racing Team).

David Rosa, selecionador nacional adjunto de BTT, será o responsável pelo quarteto de DHI, os juniores Álvaro Pestana (Casa do Povo de Abrunheira) e Pedro Câmara (Atlético Desportivo S. Pedro) – qualificação dia 3 e final dia 4-, e Nuno Reis (Casa do Povo de Abrunheira) e Gonçalo Bandeira, que correrão em elite (qualificação dia 4 e final dia 5).

O selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes, chamou seis corredores, que vão distribuir-se pelas corridas a disputar entre 4 e 9 de agosto. Os convocados são Ivo Oliveira e Rui Oliveira (UAE Team Emirates), Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Daniela Campos (Bizkaia Durango) e Maria Martins (Fenix-Deceuninck).

Quem vai dar início à participação portuguesa no Mundial é o paraciclista Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo), de classe C2, que competirá na pista, entre 2 e 7 de agosto e que se juntará, no paraciclismo de estrada aos restantes convocados por José Marques, Bernardo Vieira (C1), Flávio Pacheco (H4) e Luís Costa (H5). Todos participam nos contrarrelógios, divididos entre dias 9, classes H, e 10, classes C, e nas provas de fundo, agendadas para 11, classes H, e 12, classes C.

A representação da Seleção Nacional no BMX Race estará a cargo do júnior Renato da Silva, ciclista que se encontra em trabalho de desenvolvimento no Centro Mundial de Ciclismo e que terá no dia 12 de agosto a qualificação que lhe poderá abrir as portas das finais, marcadas para o dia seguinte.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“João Anunciação e Maria Marques foram os melhores portugueses no contrarrelógio”


Foto: Comité Olímpico de Portugal

João Anunciação e Maria Constança Marques foram os dois melhores portugueses nas provas masculina e feminina, respetivamente, do contrarrelógio de estrada do Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), que decorreu na manhã desta terça-feira, em Maribor, na Eslovénia.

As duas provas, ambas num percurso plano de 10 quilómetros no Aeroporto de Maribor, ficaram marcadas por vento e chuva intensos, que levaram mesmo à interrupção da corrida de cadetes femininas e ao adiamento da corrida de cadetes masculinos, que estava inicialmente agendada para as 10h, mas só começou às 11h30.

Na prova feminina, que aconteceu logo às 8h, Maria Constança Marques foi a melhor portuguesa, tendo terminado na 32.ª posição, com 15'28”81 a 01m04,15s da neerlandesa Megan Arens, que conquistou a medalha de ouro com 14'24”66. Leonor Casimiro ficou em 49.ª, a 01m21,68s do melhor tempo, e Bruno Gonçalves em 73.ª, a 2m20,87s.

No contrarrelógio masculino, João Anunciação conseguiu o melhor resultado luso, com um 26.º lugar, tendo cumprido os 10 quilómetros em 13'30”36, a 37,56 segundos de Gijs Schoonvelde (Países Baixos), que conquistou o ouro com 12'52”89. Dinis Martins terminou em 53.º, a 1m05,23s do primeiro classificado, e José Salgueiro foi 61.º, a 01m13,26s.

“A chuva torrencial obrigou a várias paragens no contrarrelógio feminino e a vários adiamentos no masculino, mas isso foi igual para todas as seleções. O percurso na pista de avião não era o mais adequado para a fisionomia dos nossos atletas, mas fizeram o melhor possível. A prova de estrada poderá ser melhor para os nossos ciclistas”, explicou o selecionador José Poeira.

Esta quarta-feira, Portugal entra em prova no BTT logo às 9h, com Margarida Vasconcelos a participar na corrida feminina de cross-country olímpico (XCO) - recorde-se que Gonçalo Costa não vai participar na prova masculina devido a lesão. A seleção de estrada volta a competir na quinta-feira, na prova em linha.

Pode seguir as várias provas em direto, através da transmissão disponibilizada no site oficial do FOJE 2023: https://eoctv.org/live/

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Afonso Eulálio quinto classificado na 100.ª Clássica Vilafranca-Ordiziako”


Eulálio, que aos 21 anos consegue o principal resultado da carreira, foi quinto a 25 segundos, poucos dias depois de ser sexto no Grande Prémio Joaquim Agostinho, vencendo a classificação da juventude

 

Por: Lusa

Foto: @fpciclismo.pt

O ciclista português Afonso Eulálio (ABTF-Feirense) foi hoje quinto classificado na 100.ª edição da Clássica Vilafranca-Ordiziako, ganha pelo suíço Marc Hirschi (UAE Emirates), após uma queda dos líderes já dentro do último quilómetro.

Hirschi, de 24 anos, impôs-se ao cabo de 3:49.34 horas, necessárias para cumprir os 165,4 quilómetros com início e fim em Ordizia, três segundos mais rápido do que o irlandês Ben Healy (EF Education-Easy Post), segundo, e 24 do que o espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates), terceiro.

Eulálio, que aos 21 anos consegue o principal resultado da carreira, foi quinto a 25 segundos, poucos dias depois de ser sexto no Grande Prémio Joaquim Agostinho, vencendo a classificação da juventude.

O dia ficou marcado pelas quedas de Juan Ayuso e do espanhol Oier lazkano (Movistar), em momentos diferentes, que seguiam isolados no último quilómetro da prova basca, que antecipa a Clássica de San Sebastián.

Hirschi tinha-se isolado com os dois espanhóis, entre outros nomes, na principal dificuldade do dia, e acabou por beneficiar do ‘azar’ provocado pela chuva.

Joaquim Silva (Efapel) foi 23.º classificado, num dia com 10 abandonos lusos, em que Pedro Pinto (ABTF-Feirense) foi 56.º, Francisco Campos (BAI-Sicasal-Petro de Luanda) 78.º, Lucas Lopes (Electro Híper Europa) 80.º e Ivo Pinheiro (ABTF-Feirense) 90.º.

Fonte: Sapo on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com