sexta-feira, 21 de julho de 2023

“Grande Prémio do Minho 1ª etapa”


Juan Hermosa veste-se de amarelo em Azurém

 

Por: José Carlos Gomes

O espanhol Juan Hermosa (Recambios Cellejo) venceu hoje a primeira etapa do Grande Prémio do Minho – Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, uma viagem de 106,2 quilómetros, com partida e chegada em Azurém, Guimarães. Com o triunfo na etapa, Hermosa assumiu o comando da classificação geral.

A corrida começou movimentada, mas foi já depois de ultrapassada a meta volante de Fafe, com cerca de 15 quilómetros percorridos, que Javier Zarzuela (Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak) e Aurélien Roux (Occitane) saíram do pelotão e chegaram a dispor de uma vantagem superior a um minuto.

A aproximação ao prémio de montanha de Vieira do Minho ditou uma mudança na situação de corrida, com dez ciclistas ligeiramente destacados, entre os quais, da fuga inicial, apenas o francês.


Se a subida de Vieira do Minho promoveu a primeira seleção, a escalada da Gonça, a menos de dez quilómetros da meta, fez a verdadeira triagem de valores. O campeão nacional de fundo, Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) foi o primeiro a passar no alto e, dessa forma, assumiu-se como dono da camisola dos trepadores.

Só que o prémio mais apetecido foi para outro dos fugitivos, Juan Hermosa. O espanhol foi o mais veloz no sprint a quatro, entre que decidiu a etapa e a primeira camisola amarela. Juan Hermosa cortou a meta com 2h42m17s, o mesmo tempo registado pelos três corredores que chegaram nas posições imediatas: Fabricio Crozzolo (Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak), Tiago Santos e Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta). Na ausência de bonificações, a geral replica em lugares e tempos a classificação da etapa inaugural.

Fabricio Crozzolo aproveitou a pontuação nas metas volantes, a que somou segundo lugar na etapa, para ficar na frente da geral por pontos. Daniel Moreira é o melhor júnior de primeiro ano e ainda encabeça a classificação dos minhotos. A Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak comanda por equipas.

Depois do arranque no concelho de Guimarães, o Grande Prémio do Minho desloca-se, neste sábado, para a freguesia famalicense de Oliveira S. Mateus. É ali que começa e acaba a segunda etapa, 107,9 quilómetros, com início às 13h00 e final previsto para antes das 16h00. As duas subidas a Pedome, aos quilómetros 34,7 e 88,1, são terreno excelente para marcar diferenças.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tour: Vingegaard e Pogacar querem ganhar 20.ª etapa, Ciccone só quer somar pontos”


Por: Lusa

Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) e Tadej Pogacar (UAE Emirates) querem ambos vencer a 20.ª etapa da Volta a França, que será palco de todos os ataques, a julgar pelas promessas feitas hoje pelos principais ciclistas do pelotão.

“Não sei o que faremos amanhã [sábado]. Ou melhor, talvez saiba e não queira dizer. O que está claro é que vai depender de como me sinta amanhã. Se tiver forças, lutarei pela vitória”, assumiu o camisola amarela.

Vingegaard manteve hoje os 07.35 minutos de vantagem para Tadej Pogacar, numa 19.ª etapa conquistada por outro esloveno, Matej Mohoric (Bahrain Victorious), e, na véspera do último teste à sua liderança, mostrou-se despreocupado.

“[Estou] Muito sereno. Vou analisando as coisas dia a dia. Se ganhar [o Tour], será fantástico e, se não, também não há problema”, disse o dinamarquês de 26 anos.

O campeão em título não é o único a querer ganhar a etapa de sábado, uma vez que o seu ‘vice’ na geral tem o mesmo plano.

“Veremos se posso tentar algo amanhã. Temos vários planos, mas o único que é certo é que vamos tentar ganhar a etapa, mesmo que existam muitos corredores que também queiram fazê-lo. Dependerá das forças”, perspetivou o esloveno de 24 anos, que lidera a juventude e que está prestes a tornar-se recordista de vitórias naquela classificação, com quatro.

‘Pogi’ disse esperar estar recuperado, “depois de alguns dias duros”, e prometeu que se encontrar o seu velho ‘eu’ irá tentar vencer a última tirada de montanha.

“Hoje, já me senti melhor do que ontem [quinta-feira]. Temos uma boa equipa, por isso vamos usá-la para tentar ganhar a etapa”, avançou o líder da UAE Emirates, que tem o seu colega britânico Adam Yates na terceira posição, a 10.45 do camisola amarela.

Esse é o posto que o jovem espanhol Carlos Rodriguez (INEOS) vai procurar alcançar nos duros 133,5 quilómetros entre Belfort e Le Markstein, que incluem seis contagens de montanha, as duas últimas de primeira categoria.

“As pernas doem, mas não é só a mim, é a todos. Nota-se que neste Tour se está a andar muito rápido. Felizmente, posso recuperar bem e estar preparado para amanhã. Estou preparado para dar o máximo”, disse o quarto da geral, que está a 01.16 minutos de Adam Yates.

Além dos homens da geral, há outro ciclista particularmente interessado na 20.ª etapa: o italiano Giulio Ciccone (Lidl-Trek).

“Amanhã, vai ser o grande dia! Vai ser o caos desde o início, espero ter boas pernas. Vamos começar no vale e as subidas vão chegar rapidamente. Terei de estar na fuga para somar o máximo de pontos, não há outra estratégia possível”, antecipou o líder da montanha.

O corredor de 28 anos tem apenas seis pontos de vantagem sobre o austríaco Felix Gall (AG2R Citroën), oitavo da geral, e sete sobre Vingegaard, e sabe que, no sábado, pode viver uma das mais belas jornadas da carreira ou “uma das piores” da sua vida, na véspera da chegada do Tour a Paris.

Fonte: Sapo on-line

“Tour: Matej Mohoric bate Kasper Asgreen no photo finish”


Ciclista esloveno de 28 anos venceu a 19.ª etapa. Vingegaard segue tranquilamente na frente da classificação geral

 

Kasper Asgreen viu uma segunda vitória consecutiva nesta edição do Tour de France negada por Matej Mohoric, que o superou em cima da meta, numa decisão que necessitou de recurso ao photo-finish.

Asgreen parecia pedalar para repetir a vitória de quinta-feira, mas Mohoric passou por ele num derradeiro esforço e conquistou a etapa.

Mohoric, esloveno de 28 anos festejou assim o seu terceiro triunfo da carreira no Tour, no final dos 172,8 quilómetros entre Moirans-en-Montagne e Poligny, impedindo o dinamarquês da Soudal Quick-Step de conquistar a segunda vitória consecutiva nesta edição. Os dois cortaram a meta com o tempo de 03:31.02 horas, sendo quatro segundos mais rápidos do que o australiano Ben O’Connor (AG2R Citroën), terceiro, e chegando quase 14 minutos antes do pelotão.

No sábado, cumpre-se a última etapa de montanha da 110.ª edição da ‘Grande Boucle’, uma curta ligação de 133,5 quilómetros entre Belfort e Le Markstein, com seis contagens de montanha no trajeto, as duas últimas de primeira categoria, para a qual o dinamarquês Jonas Vingegaard vai partir com 07.35 minutos de vantagem sobre o esloveno Tadej Pogacar e 10.45 sobre o britânico Adam Yates, também da UAE Emirates.

No pelotão, Jonas Vingegaard cruzou tranquilamente a meta segurou a camisa amarela.

Fonte: Sapo on-line

“Eddy Merckx diz que Vingegaard é mais forte nas grandes voltas”


Antigo ciclista belga afirmou também que teria tido muito gosto e disputar o Tour deste ano

 

Foto: AFP or licensors

O lendário ciclista Eddy Merckx acredita que a capacidade de escalada de Jonas Vingegaard o torna mais forte do que o seu rival Tadej Pogacar nas Grandes Voltas. O belga de 78 anos elogiou o percurso desafiador do 110º Tour de France e o duelo entre as duas estrelas atuais do ciclismo.

"Este tem sido uma fabulosa Volta a França, não acha?", disse o vencedor de cinco Tours, na zona de partida da 19ª e etapa em Moirans-en-Montagne.

Merckx afirmou que o duelo entre Vingegaard e Pogacar, além do próprio percurso, tornaram o Tour excelente.

"Foi uma corrida emocionante.  Também com Pogacar e Vingegaard correndo lado a lado até ao contra-relógio. Não houve muita diferença entre os dois e depois do que aconteceu no dia seguinte, bem, depois da grande etapa de quarta-feira na montanha, o suspense acabou", disse o belga.

Vingegaard e Pogaca brindaram os adeptos com uma emocionante luta pela supremacia nas primeiras 15 etapas e estavam separados por 10 segundos à entrada na terceira e última semana do Tour. No entanto, Vingegaard abriu uma vantagem de 1min 48s sobre o esloveno contra-relógio da etapa 16, antes de derrotar completamente o bicampeão da Volta a França na etapa 17.

"Pogacar é um ciclista mais completo. Mas de momento, pelo menos nas altas montanhas, Vingegaard continua o mais forte dos dois", disse Merckx, que já falou muito do estilo aventureiro com o qual Pogacar corre. Jonas Vingegaard, de 26 anos, venceu o Tour de France de 2022 ao superar Pogacar numa emocionante escalada de montanha na penúltima etapa.

Pogacar prometeu reagir este ano, mas uma fratura no pulso em abril atrapalhou a sua preparação Vingegaard mostrou novamente força nas montanhas para abrir uma vantagem sólida de mais de sete minutos.

Merckx levantou os olhos para o céu, como se dissesse 'se ao menos', quando perguntado se teria enfrentado o desafio dos dois ciclistas.

"Eu realmente teria adorado correr neste Tour de France. Mas estou feliz por ter corrido em meu tempo", disse Merckx, que venceu o evento de 1969 a 1972 e novamente em 1974.

Eddy Merckx venceu um total de 11 Grandes Voltas, conquistando incríveis 64 vitórias em etapas; o belga compartilha com Mark Cavendish o recorde de vitórias em etapas de todos os tempos no Tour, 34.

A Volta a França termina em Paris no domingo, com a única ameaça real à liderança de Vingegaard sendo um colapso improvável 24 horas antes na montanhosa etapa 20.

Fonte: Sapo on-line

“Vingegaard garante estar limpo: «Usamos um combustível diferente do que Armstrong usava»”


Dinamarquês assegura que não toma qualquer substância dopante

 

Por: Record

Foto: Reuters

Com duas atuações incríveis esta semana, Jonas Vingegaard sentenciou o triunfo final no Tour'2023 e deixou poucas (ou nenhumas) dúvidas sobre quem é efetivamente o melhor na prova francesa, mas aquilo que demonstrou na estrada acabou por levantar outras incógnitas. Nomeadamente as suspeitas de que o dinamarquês da Jumbo-Visma teria tomado substâncias dopantes, pese embora ter sido regularmente testado segundo os relatos, foi alvo de quatro testes em 48 horas. Ora, após a etapa de quarta-feira, Vingegaard não fugiu ao tema e deixou algumas frases fortes.

"Entendo o ceticismo. Entendo que é difícil para algumas pessoas acreditarem no ciclismo depois do que aconteceu no passo. Mas somos corredores diferentes dos de então. E posso dizer com a minha mão no coração: não tomo nada, não tomo nada que seja proibido. Não tomo nada que não daria à minha filha", garantiu o dinamarquês, ao jornal belga Het Laatste Nieuws.

Posteriormente, aos microfones da emissora NOS, o ciclista da Jumbo-Visma foi mais longe. "Posso dizer que estes não são tempos como os do Lance Armstrong. Nós usamos um combustível diferente do Armstrong. A modalidade está claramente diferente agora. Estou feliz pela vitória na terça-feira e estou 100% certo de que ninguém me tirará essas vitórias", garantiu.

Na base de todas estas suspeitas estão as duas atuações de terça e quarta-feira, nas quais o dinamarquês deixou Tadej Pogacar definitivamente fora da luta pela vitória. Lidera agora com 7.35 minutos de avanço para o esloveno.

Fonte: Record on-line

“A CONTAGEM REGRESSIVA PARA A SEXTA EDIÇÃO DO IBF ITALIAN BIKE FESTIVAL”


A principal feira de bicicletas e mobilidade lenta da Europa regressa ao Circuito Mundial de Misano

Não só exposição e negócios no IBF Italian Bike Festival, de 15 a 17 de setembro de 2023, no Circuito Mundial de Misano, para sua sexta edição.

O IBF Italian Bike Festival, principal evento da Europa para o mercado de bicicleta e mobilidade sustentável (que recebeu recentemente o status de Feira Internacional da Região da Emília-Romanha), é um evento que reúne entusiastas da indústria, compradores e operadores econômicos de todo o mundo.

Na edição de 2022, a IBF registou uma participação de visitantes estrangeiros de 42 países, incluindo China, França, Alemanha, Espanha e Estados Unidos. Mais de 500 marcas internacionais marcaram presença, representadas por mais de 300 empresas da Áustria, Bélgica, Bulgária, China, França, Alemanha, Japão, Grã-Bretanha, Irlanda, Holanda, Polónia, Eslovénia, Espanha e Suíça.

Expositores internacionais de mais de 15 países são esperados para a edição de 2023, que dará aos visitantes a oportunidade de visualizar e testar novidades do mercado.

Uma área de exposição de 50.000 metros quadrados foi preparada dentro do circuito, que desde 2022 recebe este show ao ar livre histórico do mundo da bicicleta. A lista atualizada das marcas presentes foi publicada (https://italianbikefestival.net/en/map/), juntamente com as suas localizações no mapa da exposição. Não só bicicletas no Festival Italiano de Bicicleta: até o momento, marcas de dez categorias de produtos são esperadas na área da exposição: Bicicletas, Componentes, Acessórios, Vestuário, Serviços, Capacetes e protetores, Turismo, Motores, Outros veículos e Assentos.

O evento, dedicado ao ciclismo e à mobilidade lenta, também inclui "La Gialla Cycling", um calendário de corridas, para descobrir a região de Romagna e sua beleza natural e cultural: La Gialla GF Strada, La Gialla Cicloturistica e La Gialla Gravel. Desportistas e entusiastas podem entrar na sela e desfrutar de uma experiência inesquecível nas rotas que passam por cidades ricas em história e cultura, imersas na natureza da Romagna-Pesaro. Da Riviera Rimini ao Vale Conca, no lado da Romagna, e ao Parque Natural Regional de Monte San Bartolo, no lado das Marcas.

O evento é organizado pela Taking Off e conta com a colaboração e apoio da APT Servizi Emilia-Romagna e Visit Romagna.

A entrada é gratuita após inscrição no site: https://italianbikefestival.net/en/sign-up/

Calendário e inscrições para as corridas: https://giallacycling.com/en/

Fonte: Meneghini & Associati

“Tour de França o dobro da ação”


A Eurosport transmite a 2ª edição da Volta à França em bicicleta feminina”

 

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

De 23 a 30 de julho cumpre-se a 2.ª edição Tour de France Femmes avec Zwift, a Volta a França em bicicleta feminina, e o Eurosport garante a cobertura do evento com 22 horas em direto de toda a ação das estradas francesas.  

Este domingo, antes de Paris se converter no centro de todas as atenções dos fãs de ciclismo, ao consagrar o vencedor do Tour masculino, arranca no Eurosport 1, às 11:00h, o direto da etapa inaugural da 2.ª edição do Tour feminino, o Tour de France Femmes avec Zwift.

O pelotão cumpre uma tirada de 123,8 quilómetros com partida e chegada em Clermont-Ferrand. Seguem-se sete exigentes etapas que cobrem todo o tipo de percursos totalizando mais de 950 quilómetros e um final muito duro com alta montanha com a ascensão ao Col du Tourmalet (2116m de altitude) e um contrarrelógio decisivo no último dia, de 22 quilómetros, em Pau.

O Tour feminino contará com 154 ciclistas de 22 equipas e destaca-se pela presença de estrelas como Annemiek van Vleuten, neerlandesa que defende o título conquistado no ano passado, Demi Vollering, Lorena Wiebes, Marlen Reusser, Lotte Kopecky, Elsa Longo Borghini, Silvia Persico ou Kasia Niewiadoma.

Quem vestirá a camisola amarela em Pau e entrará para a história como a grande vencedora da 2.ª edição do Tour de France Femmes avec Zwift? A resposta é dada em direto no Eurosport! Siga toda a ação da Volta a França feminia de 23 a 30 de julho em direto no Eurosport ‘A Casa do Ciclismo’!

 

Horários:

 

23 de julho: 1.ª etapa – Clermont-Ferrand – Clermont-Ferrand – 123,8km [E1 – 11:00h]

24 de julho: 2.ª etapa – Clermont-Ferrand – Mauriac – 151,7km [E1 – 14:00h]

25 de julho: 3.ª etapa – Collonges-la-Rouge – Montignac-Lascaux – 147,2km [E1 – 14:00h]

26 de julho: 4.ª etapa – Cahors – Rodez – 177,1km [E1 – 14:00h]

27 de julho: 5.ª etapa – Onet-le-Châteu – Albi – 126,1km [E1 – 14:00h]

28 de julho: 6.ª etapa – Albi – Blagnac – 122,1km [E1 – 14:00h]

29 de julho: 7.ª etapa – Lannemezan – Col du Tourmalet – 89,8km [E1 – 16:00h]

30 de julho: 8.ª etapa – Pau – Pau – Contrarrelógio Individual 22,6km [E1 – 14:05h]

Fonte: Eurosport

“Volta a Portugal Feminina Cofidis”


Jogos Santa Casa vestem camisola amarela do ciclismo feminino

 

Por: José Carlos Gomes

Os Jogos Santa Casa são Patrocinador Oficial da 3.ª Volta a Portugal Feminina Cofidis, que irá realizar-se entre 13 e 17 de setembro. Premiando o mérito das melhores entre o pelotão feminino, os Jogos Santa Casa patrocinam a camisola amarela da competição.

Os Jogos Santa Casa estão entre os patrocinadores fundadores da Volta a Portugal Feminina, uma vez que se associaram a este evento desde a primeira edição em 2021.

“Os Jogos Santa Casa são um patrocinador de referência do desporto português e sempre nos desafiaram a desenvolver cada vez mais a nossa aposta no desporto inclusivo e com vocação social. Sendo a Volta a Portugal Feminina um projeto para dinamizar a igualdade de oportunidades no desporto e para incrementar a prática desportiva, competitiva e não só, das mulheres, é uma parceria que faz todo o sentido e que nos deixa muito felizes”, garante o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

“Os Jogos Santa Casa fizeram questão de se associar a este evento desde a primeira edição, para apoiar o desenvolvimento do desporto feminino, estimular o aumento do número de praticantes e promover a igualdade de género. A Volta a Portugal Feminina reflete os valores dos Jogos Santa Casa, pois além de incentivar a prática desportiva e um estilo de vida mais saudável, fomenta a inclusão e a coesão social. Acreditamos neste projeto e desejamos que a Volta 2023 seja, tal como nos anos anteriores, um enorme sucesso”, afirma Maria João Matos, diretora de Comunicação e Marcas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O patrocínio dos Jogos Santa Casa à Volta a Portugal Feminina é coerente com o posicionamento da marca face ao ciclismo, uma vez que se trata também do “naming sponsor” da Taça de Portugal de Ciclismo Feminino, além de ser patrocinador nacional das Seleções Nacionais de todas as vertentes da modalidade.

A Volta a Portugal Feminina Cofidis, apesar de ser um projeto recente, tem vindo a ganhar consistência e a crescer. Em 2023 terá mais um dia de competição do que nos anos anteriores, disputando-se ao longo de cinco dias, e terá a presença, além das equipas portuguesas, de formações de Espanha, França e Reino Unido.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com