segunda-feira, 5 de junho de 2023

“Alaphilippe vence segunda etapa do Critério do Dauphiné”


Os portugueses Nelson Oliveira (Movistar) e Ivo Oliveira (UAE Emirates) chegaram juntos, a 5.29 minutos do vencedor, após o trabalho em prol dos líderes das equipas

 

Por: Lusa

O ciclista francês Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) venceu hoje a segunda etapa do Critério do Dauphiné, num sprint restrito em que o compatriota Christophe Laporte (Jumbo-Visma) foi quarto, segurando a liderança da geral.

Alaphilippe, de 30 anos, cumpriu os 167,3 quilómetros entre Brassac-les-Mines e La Chaise-Dieu em 3:54.53 horas, batendo sobre a meta o equatoriano Richard Carapaz (EF Education-Easy Post), segundo, e o eritreu Natnael Tesfatsion (Trek-Segafredo), terceiro.

O francês, que este ano tinha apenas ganho na clássica Faun-Ardêche, triunfou no falso plano até à meta e mostrou credenciais de antigo bicampeão do mundo a menos de um mês do arranque da Volta a França, em 01 de julho.

Só não deu para chegar à amarela porque Laporte, que tinha vencido a tirada inaugural no domingo, foi quarto, acabando por reter a liderança, com o mesmo tempo de ‘Loulou’, agora segundo. Carapaz é terceiro, a quatro segundos.

Os portugueses Nelson Oliveira (Movistar) e Ivo Oliveira (UAE Emirates) chegaram juntos, a 5.29 minutos do vencedor, após o trabalho em prol dos líderes das equipas.

Na terça-feira, a terceira etapa liga Monistrol-sur-Loie a Le Coteau, em 194,1 quilómetros, com novo dia ondulado.

Fonte: Sapo on-line

“Agenda de Ciclismo”


Pelotão de elite regressa à estrada no GP ABIMOTA

 

Por: José Carlos Gomes

A 43.ª terceira edição do Grande Prémio ABIMOTA marca o regresso do pelotão de elite à estrada, entre 9 e 11 de junho. O fim de semana é ainda assinalado pela quarta corrida pontuável para a Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, no domingo, na Maia, e pelo desfecho da Taça de Portugal de BMX, em Quarteira, Loulé, sábado e domingo. A-dos-Francos, Caldas da Rainha, celebra o mais famoso filho da terra, na quinta-feira, através do 1.º Prémio de Ciclismo João Almeida.

O Grande Prémio ABIMOTA contará com duas etapas em linha e com um contrarrelógio. O exercício individual, logo na jornada de abertura, terá 7,6 quilómetros, a percorrer em Proença-a-Nova, com início às 14h00.

A segunda etapa, no sábado, começa em Oleiros, às 10h55, e termina em Vouzela, pouco depois das 15h00, quando estiverem percorridos 175 quilómetros, que incluem cinco subidas pontuáveis para a classificação dos trepadores. As últimas pedaladas, no domingo, ligam dois concelhos profundamente comprometidos com ciclismo. A partida, às 11h25, acontece no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia. Depois de cumpridos 160,8 quilómetros, a meta está colocada em Águeda, onde os corredores chegarão cerca das 15h25. O final da etapa, em ligeira subida, presta-se a alguns acertos na classificação geral.

Também no domingo corre-se o Circuito Cidade da Maia, quarta prova pontuável para a Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa. A partida e chegada estarão colocadas junto aos Paços do Concelho. O tiro de arranque irá soar às 9h00. As corredoras de elite vão completar 101,8 quilómetros, terminando a corrida à quarta passagem pela meta, cerca das 12h00. As juniores, as masters 30 e as 40 completam menos uma volta, concluindo o esforço aos 75,7 quilómetros. O fim da prova de cadetes, masters 50 e 60 será ao quilómetro 49,6.

Se o ciclismo de estrada vai animar as regiões Norte e Centro, o BMX viaja para o Algarve, onde, sábado e domingo, irão disputar-se as duas últimas provas pontuáveis para a Taça de Portugal. No primeiro dia, a pista abre para treinos às 14h30, estando as corridas marcadas para as 16h30. No domingo, corre-se a partir das 10h30.

O fim de semana de todas as decisões chega com as contas em aberto na categoria máxima masculina, a superclass. Bernardo Rocha (Team BMX Quarteira) comanda com 48 pontos, apenas mais três do que Carlos Rosado (Clube Bicross de Portimão) e mais nove do que Édi Barradas (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside). Já Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) tem dominado completamente o setor feminino.

Antes deste fim de semana de decisões desportivas, o feriado nacional de quinta-feira, 8 de junho, foi a data escolhida para o 1.º Prémio de Ciclismo João Almeida. Irá realizar-se na terra natal do corredor, A-dos-Francos, Caldas da Rainha, e será organizado pelo clube que descobriu Almeida e também António Morgado, o Ecosprint.

O programa conta com corridas para todos os escalões jovens. Começa às 9h30, com as escolas. Às 12h00 é a vez da prova para cadetes, enquanto os juniores iniciam a sua corrida às 15h00.

 

Mais eventos oficiais

 

8 a 11 de junho: GP Faial-Pico-São Jorge, Açores

10 de junho: EPX – Extreme Peneda-Xurês 2023, Lamas de Mouro, Melgaço

10 de junho: 4.º Passeio Airães a Pedalar, Felgueiras

10 e 11 de junho: Campeonato Regional da Beiral Litoral de XCE, XCC e XCO, Águeda

10 de junho: Downhill Urbano de Abrantes

10 de junho: 8.º Prémio de Escolas da Freguesia de Lousa, Loures

10 de junho: Campeonato da Madeira de Ciclismo de Estrada, Santo da Serra, Machico, Madeira

11 de junho: 66.º Circuito de Santo António, Amares

11 de junho: Granfondo Terras de Basto, Ribeira de Pena

11 de junho: III Passeio da Cereja, Alfândega da Fé

11 de junho: Open de BTT-XCO de Vila do Conde, Junqueira, Vila do Conde

11 de junho: 32.º Passeio do GC Avanca, Estarreja

11 de junho: Troféu Cross MTB, Aldeia de Santo António, Sabugal

11 de junho: 3.ª Prova do Troféu Beirão de Meias-Maratonas, Oliveira de Frades

11 de junho: 9.º Passeio Solidário de BTT, Tondela

11 de junho: GP de XCO José Domingos, Rio de Mouro, Sintra

11 de junho: Downhill Urbano de Sintra

11 de junho: 2.ª Prova Taça da Madeira de Enduro, Ponta do Pargo, Calheta, Madeira

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Ciclista colombiano morre atropelado por camião durante treino”


Germán Chaves não foi a única vítima do acidente, que está a ser investigado; o seu pai também perdeu a vida

 

Por: Record

Foto: Instagram/Germán Chaves

Germán Chaves, ciclista colombiano de 28 anos, morreu este domingo atropelado por um camião durante um treino, num acidente onde o seu pai também perdeu a vida.

O caso, que está a ser investigado pelas autoridades, aconteceu numa estrada que liga Bogotá, a capital da Colômbia, a Tunja, outra das cidades do país.

Chaves, que não resistiu ao impacto e acabou por perder a vida de imediato, representava atualmente a Team Sistecrédito. Segundo o 'Mundo Deportivo', o seu pai ainda foi transportado de urgência para uma clínica, onde acabou por morrer.

A Federação Colombiana de Ciclismo já reagiu: "[A perda do] 'Chavito' deixa-nos um vazio profundo. Será sempre recordado pelo seu profissionalismo, amabilidade, sensibilidade e nobreza", pode ler-se em comunicado do organismo.

Chaves, refira-se, foi terceiro colocado na classificação jovem da Volta à Colômbia em 2014.

Fonte: Record on-line

“Delmino Pereira enaltece a Volta a Portugal do Futuro”


Presidente da FP Ciclismo falou do evento

 

Por: Record

Foto: Carlos Barroso

Elogiando a forma como decorreu esta edição, Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, deixou bem claro a intenção que tem para o futuro. "Acho que correu muito bem. Foi uma prova bem disputada, com muita competitividade e a presença de muitas equipas estrangeiras, nomeadamente espanholas. Houve, porém, uma boa réplica dos portugueses, com a vitória do João Silva, para além de outros bons desempenhos", elogiou, deixando claro que tem que haver uma aposta forte em tornar esta prova internacional. "Dentro da nossa dimensão e em comparação com países que têm muito mais habitantes, temos tido bastante sucesso. Todos os anos, fornecemos todos os anos ciclistas de qualidade. O que pretendemos desta prova, é que evolua para uma grande prova internacional na categoria de sub-23. Esse é o nosso desejo, que esta prova seja a volta do futuro e onde estejam os melhores sub-23, algo que agora não acontece", avançou.

Olhando para trás, Delmino recorda que o problema da escassez de ciclistas nestas idades é antigo. "Quando nasceu a primeira volta, há 30 anos, eu era ciclista, tal como o Joaquim Gomes. Ele devia ter uns 28 ou 29 anos. A verdade é que nunca houve fartura de corredores sub-23. É um problema antigo e em todo o mundo", afirmou.

Fonte: Record on-line

“Joaquim Gomes e a Volta a Portugal do Futuro: «É o último patamar da formação»”


Diretor da competição acredita que esta prova ajuda os jovens a ficarem mais preparados

 

Por: Ricardo Chambel

Foto: Carlos Barroso

Orgulho no passado, mas com os olhos já focados no futuro. É desta forma que Joaquim Gomes, diretor da competição, faz o balanço de mais uma edição, na qual todos os principais objetivos foram cumpridos.

"Estamos a assinalar os 30 anos da Volta a Portugal do Futuro, algo que representava, por si só, um acréscimo de responsabilidade. Felizmente, tivemos uma enorme recetividade de todos os municípios. Foram mais de 25 aqueles que estiveram envolvidos, com destaque para os 8 onde aconteceram chegadas ou partidas", sublinhou, enaltecendo a importância dos parceiros: "Uma palavra de agradecimento para os nossos parceiros, entre eles, o nosso parceiro premium, entre aspas, o grupo Cofina, pelo grande destaque que deu a esta prova nas suas plataformas. Mas é um destaque merecido, ao dar a conhecer alguns daqueles que se vão afirmar como os grandes campeões do futuro. Este é o último patamar de ciclismo de formação, importante para a modalidade".

E ciente dos novos caminhos que o ciclismo deve percorrer, Joaquim Gomes lembra que "nas próximas semanas estará na estrada uma prova ainda com poucos anos, mas que terá enorme notoriedade, a Volta a Portugal feminina. Este tipo de contexto é o garante que as portas do ciclismo profissional estão abertas a muito curto prazo. Teria o maior orgulho em ver o corredor que venceu esta 30ª edição a discutir a muito curto prazo a Volta a Portugal ".

 

Próxima edição com cinco dias

 

Para o próximo ano, Joaquim Gomes tem um objetivo: que a prova passe a contar com mais um dia, destinado a um contrarrelógio individual: "Esse é o meu grande desejo. Recordo que na primeira edição, em 1993, na qual eu próprio fiz a dobradinha, a prova tinha, salvo erro, 9 dias. Se no próximo ano tivesse, pelo menos, mais um dia, era fundamental. Vamos trabalhar para isso".

Fonte: Record on-line

“João Silva mostrou poderio na Volta ao Futuro/Grande Prémio CMTV”


Jovem natural de Gondomar de 20 anos é o vencedor da competição que terminou ontem em festa em Águeda

 

Por: Ricardo Chambel

Foto: Igor Martins / Podium Events

João Silva (Kelly/Simoldes/UDO) é o grande vencedor da 30ª Volta a Portugal do Futuro/3º Grande Prémio CMTV! O jovem ciclista de Gondomar, de 20 anos, segurou a camisola amarela na derradeira etapa, vencida por Tiano Silva (Santa Maria da Feira/Segmento d’Epoca/Reol), em Águeda.

O jovem português chegou com um atraso de 53 segundos, na 42ª posição, mas suficiente para segurar a liderança da corrida e suceder ao costa-riquenho Gabriel Francisco Rojas (Essax), vencedor em 2022. O ciclista da Kelly/Simoldes/UDO concluiu a prova com nove segundos de vantagem sobre o chileno Vicente Rojas Naranjo (Supermercados Froiz), segundo classificado. O espanhol Daniel Jimenez terminou no terceiro lugar, a 10 segundos do português.

Quanto a Tiano Silva, jovem de 22 anos nascido em Joanesburgo, atacou nos dois últimos quilómetros dos 136,9 da tirada, que começou na Torreira, vila do município da Murtosa, chegando isolado, com três segundos de vantagem sobre o pelotão, liderado por Diogo Saleiro (Fonte Nova-Felgueiras) e Tiago Ferreira (Portos Windmob), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Thomas Lightfoot (Maglia Tecnosylva/Bembibre) venceu a camisola verde PSG-Segurança Privada, dedicada aos pontos. O britânico ultrapassou Sergi Darder (High Level/Gsport/Grupo Tormo) totalizando 42 pontos, mais um que o espanhol. Já Diogo Saleiro (Fonte Nova/Felgueiras) conquistou a camisola azul Exclusivagora, que pertencia ao colega de equipa Pedro Pinto. Quanto a Duarte Domingues (Glassdrive/Q8/Anicolor) foi o melhor dos jovens nascidos após 1 de janeiro de 2003 e arrecadou a camisola branca Jogos Santa Casa, dedicada à juventude. Por último, a formação espanhola Supermercados Froiz ganho a classificação por equipas.

Fim de festa em mais uma edição da Volta a Portugal/Grande Prémio CMTV, que contou com grande adesão do público ao longo das etapas, proporcionando ambiente festivo. E para os amantes do ciclismo nacional, aponte já na agenda que a Volta a Portugal dos ‘grandes’ é de 9 a 20 de agosto!

 

Vencedor destaca o coletivo e aponta a novos desafios

 

No final, o vencedor João Silva só podia estar feliz com a conquista da competição. "Muito satisfeito. Tinha traçado este objetivo. Desde a primeira etapa, fui trepando na classificação até conseguir a amarela. Hoje, o objetivo era manter", começou por dizer o ciclista da (Kelly/Simoldes/UDO), salientando os obstáculos: "A maior dificuldade foi o facto de a equipa estar reduzida a três. Por isso mesmo, esta vitória tem um sabor especial. Mostrou a união que tivemos e a grande equipa que fomos durante toda a equipa". Quanto aos próximos desafios, João Silva destaca o coletivo. "Os objetivos para o futuro passam por ajudar a equipa. Quero desfrutar desta vitória e daqui a uns dias pensar nas provas que aí vêm. Sonho? O principal objetivo é ser o melhor", respondeu o jovem campeão.

Fonte: Record on-line

“Clube de Natação de Torres Novas 38º Triatlo de Peniche”


Clube de Natação de Torres Novas Lidera o nacional de clubes de triatlo

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

O Clube de Natação de Torres Novas é líder isolado do nacional do triatlo por clubes, ao vencer este sábado, 3 de junho, o Triatlo de Caldas da Rainha, e continua a defesa do seu título de campeão nacional de clubes de triatlo, alcançado nas 2 últimas épocas, quando falta disputar apenas uma etapa nesta época de 2023, em São Martinho do Porto, no próximo mês de setembro.

Numa prova totalmente comandada pela "armada azul torrejana", os irmãos Batista lideraram até ao final do ciclismo, com João Nuno Batista a vencer destacado o triatlo de Caldas da Rainha.


O destaque ainda para 4 atletas da equipa masculina torrejana, que se classificaram dentro do top 10. Gonçalo Oliveira foi 3º, Afonso do Canto 4º, Gustavo do Canto 5º e Tiago Fonseca 6º, enquanto José Pedro Vieira no 14º lugar, Pedro Afonso Razões no 16º e Guilherme Pires no 19º, concluíram a prova no top 20. Ricardo Batista, a recuperar de uma lesão, não forçou na corrida, e foi 26º, Francisco Borges 42º, Martim Salvador 46º e Cristóvão Santos 105º.

Perante o domínio categórico dos atletas masculinos do Clube de Natação de Torres Novas, que nos seis primeiros lugares da classificação geral, o emblema torrejano colocou 5 atletas, o técnico Paulo Antunes, salienta o excelente trabalho de equipa em prol dos objetivos pessoais de cada um dos atletas, com todos os objetivos propostos a serem alcançados, ou seja, vencer esta etapa do campeonato nacional de clubes, e garantir o apuramento de vários atletas para importantes competições internacionais, tais como, o apuramento dos atletas João Nuno Batista e Gustavo do Canto para o campeonato do mundo e da europa em juniores, Gonçalo Oliveira e Afonso do Canto para o campeonato da europa em sub23, e João Nuno Batista e Gonçalo Oliveira para a taça da europa em elites de Ceuta.


No setor feminino, Joana Miranda foi a melhor torrejana, ao alcançar o 10ºlugar, Catarina Moutinho e Mafalda Leirião, nos 17º e 18º lugares fecharam o 4º lugar da equipa torrejana, Cláudia Orvalho foi 23ª, e no seu regresso a uma prova de triatlo, Carolina Serra foi 29ªclassificada.

Antes do nacional de clubes, realizou-se mais uma etapa do nacional de cadetes em formato de super-sprint, com 2 atletas da equipa torrejana presentes. Numa prova muito disputada, Manuel Bartolomeu e Francisco Carvalho concluíram no top 5, sendo 4º e 5º classificados.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas



“Clube de Natação de Torres Novas no Campeonato da Europa de Triatlo em Elites - Madrid"


MARIA TOMÉ Brilhante no europeu de triatlo em Madrid

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Maria Tomé, atleta do Clube de Natação de Torres Novas, alcançou um excelente 9º lugar no europeu de triatlo em elites, uma prova disputada na distância olímpica, mas que foi transformada em duatlo, devido à má qualidade da água para realização do segmento de natação.

Maria Tomé, realizou 2 segmentos de corrida com 5km e 10km, intercalados por um segmento de ciclismo com 40km, e terminou a prova com um tempo de 2h03m05s, efetuando um impressionante último segmento de corrida, com o 4º melhor tempo registado entre todas as atletas participantes neste campeonato europeu.

A atleta do Clube de Natação torrejano, atual campeã nacional de triatlo, continua a demonstrar que se encontra em excelente forma.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Tiago Silva venceu ao sprint o 20.º Circuito de Palmeira - Prémio Peixoto Alves”


Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) lidera Taça de Portugal de Juniores após vitória de Tiago Silva (Almodôvar Formação Team SCAV) na terceira etapa. Palmeira e as subidas ao Bom Jesus e Sameiro voltam a provocar mudanças na liderança da Taça de Portugal de Juniores.

Tiago Silva, do Almodôvar Formação Team Scav, foi o grande protagonista do 20.º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves, terceira prova da Taça de Portugal de Juniores e pontuável para o Campeonato do Minho de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e patrocinada pela Junta de Freguesia de Palmeira, este tradicional circuito homenageia uma velha glória do ciclismo português e vencedor da Volta a Portugal de 1965, João Peixoto Alves, que hoje esteve representado na prova pelos seus irmãos José e Francisco Peixoto Alves.


O circuito de Palmeira, como já é habitual, começou muito movimentado, com várias tentativas de fuga. Na primeira passagem pela meta de partida, onde estavam situadas as metas volantes, foi Pedro Brandão, do União Ciclismo da Trofa, a dar nas vistas.

A corrida continuou muito animada, com vários ciclistas a tentarem a sua sorte, mas o pelotão manteve-se, mais ou menos, compacto até à segunda meta volante, que teve como vencedor Guilherme Lino (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact).

A partir daí Rafael Durães e Diogo Sousa (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e André Dutra (Escola de Ciclismo Bruno Neves) saíram do pelotão e foram aumentando a vantagem. Ainda antes da entrada em Adaúfe, Diogo Sousa ficou para trás e a disputa passou a ser a dois.

Na subida para Gualtar, a primeira a fazer estragos no grupo de 101 ciclistas que participaram na prova, Rafael Durães atacou e deixou para trás o seu colega de fuga.

Rafael Durães foi aumentando a vantagem e venceu a primeira contagem de Montanha, situada no alto do Sameiro.


A partir daí, e já na descida para Gualtar, Rafael Durães acusou o esforço e o pelotão não perdoou, absorvendo-o. É então que saltou do grupo da frente Tiago Silva. O jovem do Almodôvar pedalou isolado mais de 50 quilómetros e chegou a ter mais de três minutos de vantagem sobre o grupo perseguidor.

Já na segunda passagem por Adaúfe, rumo a Palmeira e numa altura em que o líder ia cedendo terreno, Andrey André (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) foge ao grupo perseguidor e vai no encalço de Tiago Silva. A junção dá-se a menos de cinco quilómetros da meta.

Os dois ciclistas seguem juntos e na última subida até à meta Tiago Silva foi mais forte e confirmou a vitória na 20.ª edição do Circuito de Palmeira – Prémio Peixoto Alves. Andrey André foi segundo e Daniel Moreira, o júnior de primeiro ano da Tensai/Sambiental/Santa Marta, alcançou a terceira posição no sprint final entre os atletas do grupo perseguidor.

 

Tiago Silva (Almodôvar Formação Team Scav)

 

Tiago Silva (Almodôvar Formação Team Scav) sai de Palmeira “muito cansado, mas bastante satisfeito” com o trabalho realizado e o resultado obtido.


Tiago Silva considera que “foi uma corrida muito dura. Foram 50 quilómetros a andar sozinho. Nos últimos quilómetros começaram a doer muito as pernas, mas tem de doer… elas doem, mas não partem. Foi sempre a sofrer os 50 quilómetros, mas consegui chegar aqui e levar a vitória”.

Houve algum momento de desânimo por andares sozinho? “Senti isso quando o outro atleta chegou ao pé de mim. Pensei que já não iria conseguir ganhar a etapa, mas depois lá consegui arranjar forças e ganhar”, disse Tiago Silva, que referiu que a subida final “foi para acabar com tudo… Foi uma subida muito dura aqui para a chegada, mas ainda tive algumas forças para a fazer”.

 

Andrey André (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact)

 

Andrey André (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) conquistou o segundo lugar no Circuito de Palmeira e diz-se satisfeito.


“Eu estou a regressar aos treinos agora porque estive lesionado e tive de parar mais de um mês. Por isso, fiquei satisfeito com o meu trabalho. Não tive forças para ultrapassar o meu adversário nesta parte final”.

“Fiz de tudo para conseguir um pontinho ou outro, consegui apanhar o Tiago durante a parte final, mas depois já não deu mais”, disse o atleta da ACR Roriz, que parte para a última prova da Taça de Portugal com hipóteses de chegar à camisola: “amanhã vai ser uma corrida interessante. Os três primeiros têm as mesmas possibilidades de ganhar a Taça. Vai ser uma corrida em que vamos dar tudo”.

 

José Peixoto Alves, ex-ciclista e irmão de João Peixoto Alves

 

José Peixoto Alves, também ele ex-ciclista, marcou presença na 20.ª edição da corrida que homenageia o seu irmão e mostrou-se “muito feliz e comovido com estas provas. Gosto muito destas provas de ciclismo e ainda mais por ser em nome do meu irmão”.

“Tive a oportunidade de assistir à corrida e gostei imenso, foi uma homenagem muito bonita em nome do meu irmão. Esta é uma prova dura, mas é importante para eles, para perceberem que no ciclismo temos mesmo de fazer sacrifícios e, diga-se de passagem, que esta prova com duas subidas ao Sameiro, é mesmo dura”.

 

César Gomes, presidente da Junta de Freguesia de Palmeira

 

César Gomes, presidente da Junta de Freguesia de Palmeira, fez um balanço muito positivo da 20.ª edição do Circuito de Palmeira.

“Acima de tudo, e pelo que me fazem chegar os colegas que estiveram em vários pontos da prova, foi uma grande corrida, correu tudo bem, não houve grandes azares, felizmente, e foi uma grande chegada aqui ao alto da igreja”, disse o autarca, que realçou “a presença em massa das pessoas ao longo de todo o percurso. Foi bonito ver as pessoas a puxar pelos atletas. Braga é ciclismo, Palmeira é ciclismo e daí que esta prova é uma grande festa do ciclismo e veio para ficar”.


O 20º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves tem o patrocínio da Junta de Freguesia de Palmeira e o apoio das seguintes entidades: Munícipio de Braga, Caetano Auto, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, SEG 3 - Mediação de Seguros, UNA Seguros, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Taça de Portugal de DHI presented by Shimano Porto de Mós”


Gonçalo Bandeira e Zoe Zamora conquistam a Taça de Portugal de Downhill

 

Por: Vasco Moreira

Gonçalo Bandeira e Zoe Zamora (4rt) são os grandes vencedores da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano. Na quinta e última prova da Taça, realizada este domingo em Porto de Mós, os dois ciclistas garantiram o primeiro lugar no ranking da elite masculina e feminina, respetivamente.

Ainda assim, os mais rápidos da elite nesta última prova, um percurso de 2,1 quilómetros com uma descida de 480 metros e um declive de 25%, foram Guilherme Jesus (MCF/Xdream/Município de São Brás) e Margarida Bandeira (WildBoys/Riding Addiction). O pódio masculino ficou completo com Tomás Barreiros (WildBoys/Riding Addiction) e Rafael Sousa (Clube BTT Matosinhos) e o pódio feminino com Zoe Zamora (4rt) e Joana Nunes (Sporting Clube de Travancinha – Seia).


A prova de Porto de Mós sorriu igualmente a Álvaro Pestana (Casa do Povo de Abrunheira) em juniores masculinos, Noa Walker em cadetes masculinos, Rui Cabrita (Wildpack Algarve Racing) em master 30 masculinos, Ricardo Soares (Bike Zona) em master 40 masculinos, Rui Cruz (MCF/Xdream/Município de São Brás) em master 50 masculinos, António Rodrigues (Casa do Povo de Abrunheira) em master 60 masculinos e Fátima Vida (Ciclismo 20kms Almeirim/Restaurante O Forno) em masters femininos, onde foi a única participante.

Quanto às contas finais do ranking da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano, como já foi referido, Gonçalo Bandeira destacou-se dos demais, tendo terminado as cinco provas com um total de 557 pontos, à frente de Jack Reading (Gravity School Racing by SR Suntour) e Tomás Barreiros (WildBoys/Riding Addiction). No feminino, Zoe Zamora (4rt) venceu com 932 pontos, à frente de Margarida Bandeira (WildBoys/Riding Addiction) e Joana Nunes (Sporting Clube de Travancinha – Seia).

Nos sub-21, Nuno Reis (Casa do Povo de Abrunheira) é o vencedor da Taça, tal como Álvaro Pestana (Casa do Povo de Abrunheira) em juniores, Noa Walker em cadetes, Rui Cabrita (Wildpack Algarve Racing) em master 30, Ricardo Soares (Bike Zone) em master 40, Rui Cruz (MCF/Xdream/Município de São Brás) em master 50, António Rodrigues (Casa do Povo de Abrunheira) em master 60 e Fátima Vida (Ciclismo 20kms Almeirim/Restaurante O Forno) em masters femininos. Nota também para a Casa do Povo de Abrunheira, que venceu o ranking por equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“A ABTF Betão-Feirense Diogo Oliveira na 30ª Volta a Portugal do Futuro”


Jovem ciclista da ABTF Betão-Feirense demonstrou excelentes capacidades

 

FotoS: Helena Dias

A ABTF Betão-Feirense esteve a competir na Volta a Portugal do Futuro com o seu mais jovem ciclista Diogo Oliveira, que terminou a 30ª edição no 66º lugar da classificação geral, a 29m08s do vencedor da camisola amarela João Silva (Kelly-Simoldes-Udo).


“Esta foi uma prova importante para o Diogo Oliveira. Ainda com 18 anos, foi importante poder competir com os ciclistas do seu real escalão. Demonstrou excelentes capacidades. Tivemos a possibilidade de fazer esta prova em conjunto com a equipa Santa Maria da Feira/Segmento d’Época/Reol, com a qual temos parceria nos escalões de formação e, apesar do azar que tiveram com o Diogo Gonçalves, foi um orgulho ver o crescimento deles a ser premiado com a vitória do Tiano Silva na última etapa, que também tem excelentes capacidades para vir a ser um bom ciclista”, referiu o director-desportivo Joaquim Andrade.


A Volta a Portugal do Futuro desenrolou-se ao longo de quatro etapas, num total de 547,5 quilómetros iniciados nas Caldas da Rainha e com término em Águeda. O pelotão foi constituído por 113 ciclistas de 20 equipas, 12 portuguesas e 8 espanholas.

 




Classificação Geral:

 

1º João Silva (Kelly-Simoldes-Udo) 13h36m35s

2º Vicente Rojas (Supermercados Froiz) a 9s

3º Daniel Jimenez (Supermercados Froiz) a 10s

66º Diogo Oliveira (ABTF Betão-Feirense) a 29m08s


 

 ABTF Betão-Feirense na Fortius Clinic

 

Os ciclistas e staff da ABTF Betão-Feirense participaram numa importante actividade na Fortius Clinic, parceira da equipa. Neste dia puderam passar por uma avaliação e assistir a uma palestra com o Dr. Luís Miguel Silva, nutricionista na Fortius Clinic, licenciado pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) Mestre em Treino de Alto Rendimento Desportivo na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, com elevada distinção no seu percurso pela excelência presente na qualidade do seu Acompanhamento e Gestão Nutricional/Alimentar em estabelecimentos hospitalares e clubes desportivos. A acompanhar e supervisionar esteve o Dr. Alexandre Brandão, médico e director clínico da nossa equipa profissional de ciclismo desde 2019.


A equipa esteve ainda num jantar convívio com Danny e Fátima Tavares, administradores do Grupo Tavares, no Laguna Restaurante, um barco-restaurante na cidade de Aveiro. Este é um espaço bastante acolhedor, com uma vista privilegiada que proporcionou à ABTF Betão-Feirense momentos de diversão e relaxamento com a especial presença de Rodrigo Nunes, presidente do Clube Desportivo Feirense.

Fonte: Equipa Ciclismo ABTF Betão-Feirense

“Óbidos Cycling Team Bernardo Jorge entre os primeiros na Volta a Portugal do Futuro”


Óbidos Cycling Team mostrou-se como uma das equipas mais combativas

 

Por: Helena Dias

Fotos: Helena Dias

A Óbidos Cycling Team mostrou-se entre os talentos do futuro do ciclismo nos quatro dias da 30ª Volta a Portugal do Futuro. No balanço final, a equipa da Região Oeste fechou a sua primeira participação com Bernardo Jorge em 12º na classificação geral, 4º melhor ciclista luso entre um total de 113 ciclistas de 20 equipas, 12 portuguesas e 8 espanholas.

“Os primeiros dois dias foram mais a rolar. Não sou muito bom a sprintar, mas tínhamos dois bons sprinters, que fizeram uma boa corrida no início da Volta. O terceiro dia, com chegada a S. Macário, era mais ao meu jeito. Tinha expectativas mais altas para esse dia e acabei por encontrar o meu ritmo até à meta. Na última etapa, tentei estar com os favoritos à geral no prémio de montanha e defendi-me o máximo que pude. O meu objetivo era o Top 10 na geral. Fiquei em 12º. Acabo satisfeito, mas uma pessoa quer sempre mais”, disse Bernardo Jorge.

Caldas da Rainha foi a cidade anfitriã do arranque da 30ª edição da Volta a Portugal do Futuro. Município natal de João Almeida (UAE Team Emirates), rosto do êxito da formação portuguesa que terminou recentemente o Giro d’Itália no terceiro lugar do pódio e venceu a etapa 16 e a camisola da juventude, este é um município também ele integrante da Região Oeste, pela qual a Óbidos Cycling Team pedala com todo o orgulho pelas estradas aquém e além-mar.


A etapa inaugural teve então a sua partida nas Caldas e a chegada em Pombal, num total de 142,4 quilómetros. A fuga do dia de 12 corredores formou-se com cerca de 20 quilómetros pedalados. No pelotão, a Óbidos Cycling Team foi uma das equipas a ajudar na perseguição, conseguindo diminuir a vantagem dos fugitivos, que chegou a superar os 3 minutos. Após o último prémio de montanha em Ereiras, a cerca de 17 quilómetros da meta, já a fuga tinha perdido elementos e outros corredores contra-atacaram no pelotão e chegaram à frente de corrida. Um deles foi o espanhol Francesc Bennassar (High Level GSport), que venceu a jornada, seguido do companheiro de equipa Sergi Darder, líder da camisola amarela, devido às bonificações intermédias. A Óbidos Cycling Team terminou com vários ciclistas no grupo que se seguiu na meta, a 1m10s, com Gabriel Casal a destacar-se em 10º e Tomás Bauwens em 11º lugar.

O segundo dia foi vivido com bastante intensidade, com a fuga da segunda etapa a formar-se apenas com 65 quilómetros pedalados dos 140,7, que ligaram Figueiró dos Vinhos a Castelo Branco. A Óbidos Cycling Team tentou entrar no quinteto da frente, mas mostraram-se inglórios os esforços primeiramente de Bernardo Jorge e posteriormente de Miguel Correia. A equipa da Região Oeste não baixou os braços e ainda ajudou na perseguição à fuga, que acabou por chegar à meta com 51 segundos de vantagem para o pelotão. A fuga passou de quinteto a quarteto e foi o britânico Owen Lightfoot (Maglia Tecnosylva) que venceu a jornada. Sergi Didier (High Level GSport) manteve a camisola amarela. Tomás Bauwens foi o primeiro ciclista da Óbidos Cycling Team a cruzar a meta em 12º.

Ao terceiro dia viveu-se a etapa-rainha da Volta a Portugal do Futuro num total de 127,5 quilómetros com início em Sernancelhe e chegada ao alto de S. Macário, em S. Pedro do Sul. A chuva persistente e por vezes intensa acompanhou os ciclistas ao longo de todo o dia. A Óbidos Cycling Team correspondeu à exigência da jornada colocando Marco Marques na primeira fuga, iniciada na primeira subida do Carregal. Mas o ritmo imposto no pelotão fez gorar o intento do grupo de 19 corredores. Mais oportunidades foram tentadas e a equipa da Região Oeste esteve presente na fuga que se seguiu de 14 corredores com Tomás Bauwens, um dos mais resistentes na frente com a fuga a terminar nas rampas de S. Macário. Novos rostos assumiram a frente da corrida, entre eles o chileno Vicente Rojas (Supermercados Froiz), vencedor do dia. João Silva (Kelly-Simoldes-UDO) cruzou a meta em 5º lugar e assumiu a liderança da camisola amarela. Bernardo Jorge foi um dos heróis entre os primeiros no alto de S. Macário, fechando o dia em 13º, a 2m21s.

A quarta e última etapa, de 136,9 quilómetros entre Murtosa e Águeda, viveu-se a alta velocidade na primeira hora de corrida, com o pelotão a não deixar as primeiras cinco tentativas de fuga surtirem efeito. A Óbidos Cycling Team manteve-se firme no objectivo de estar presente na frente de corrida, tentando nessas oportunidades com Gabriel Casal, Tomás Bauwens e Miguel Correia. Sem êxito nessas fugas, uma nova foi tentada com 17 corredores a conseguirem finalmente uma vantagem para o pelotão. Sem corredores na frente, a Óbidos Cycling Team foi uma das equipas a comandar o pelotão, conseguindo baixar a vantagem de pouco mais de 3 minutos, mas não o suficiente para disputar a vitória, chegando a fuga à meta com uma vantagem de 50 segundos. Tiano Silva (Santa Maria da Feira) foi o vencedor e o pelotão cruzou a meta a 50 segundos, onde vinha Tomás Bauwens a terminar em 22º lugar. Bernardo Jorge conseguiu a melhor classificação geral da equipa com o 12º lugar, a 2m40s do vencedor da camisola amarela João Silva (Kelly-Simoldes-UDO).

O director-desportivo Micael Isidoro fez o balanço final: "A Volta a Portugal do Futuro foi positiva para a Óbidos Cycling Team. Foram quatro dias bem disputados, a velocidade alta e com bom nível das equipas espanholas, que vêm com a ambição de andar bem, o que altera um bocadinho a dinâmica das equipas sub-23 portuguesas. Isso é bom, porque faz com que eles aprendam certas e determinadas situações de corrida com o nível competitivo mais alto. As condições climatéricas também marcaram pela dureza. Relativamente à Óbidos Cycling Team, para um projecto de primeiro ano, os corredores conseguiram desempenhar minimamente bem as suas funções e, no final, saímos satisfeitos. O colectivo esteve todo bem e estou satisfeito com todos."

 

Classificação Geral:

 

1º João Silva (Kelly-Simoldes-UDO) 13h36m35s

2º Vicente Rojas (Supermercados Froiz) a 9s

3º Daniel Jiménez (Supermercados Froiz) a 10s

...

12º Bernardo Jorge (Óbidos Cycling Team) a 2m40s

24º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team) a 4m13s

37º Tomás Bauwens (Óbidos Cycling Team) a 7m34s

38º Gabriel Casal (Óbidos Cycling Team) a 7m40s

44º Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team) a 12m51s

60º Marco Marques (Óbidos Cycling Team) a 20m45s

65º Miguel Correia (Óbidos Cycling Team) a 27m35s

 

Geral Equipas:

 

1ª Supermercados Froiz 40h50m15s

8ª Óbidos Cycling Team 13m57s

 

Geral Juventude:

 

1º Duarte Domingues (Glassdrive-Q8-Anicolor)

23º Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team)

Fonte: Equipa Ciclismo Óbidos Cycling Team

“18º Passeio de Cicloturismo Cansados de Marinhais”


Por: José Morais

Fotos: Revista Notícias do Pedal

Foi para a estrada este domingo 4 de junho, o 18º passeio de cicloturismo de Marinhais, numa organização do Grupo de Cicloturismo os Cansados de Marinhais, a concentração ocorreu a partir das 8 horas no recinto das festas locais, sendo dada a partida pelas 9 horas, com o grupo também a celebrar os seus 24 anos de existência.

Com um interregno de três anos motivado pela pandemia, o evento voltou este ano novamente à estrada, juntando duas centenas de participantes, num passeio apreciado por muitos, com cicloturistas oriundos a maioria da Grande Lisboa, mas também do Alentejo, Pombal, Marinha Grande e Ribatejo.


Dada a partida para o passeio, decorridos poucos quilómetros existiu a primeira paragem, a mesma feita junto ao cemitério local, onde foram homenageados antigos elementos do grupo já falecidos, onde os mesmos foram relembrados, e foram colocadas flores nas suas campas.

De volta à estrada, o passeio foi decorrendo com grande animação, e animada cavaqueira, com passagem por Salvaterra de Magos, e pelas 11 horas o pelotão chegava ao local da partida, o recinto de festas de Marinhais, onde esperava um abastecimento líquido e sólido oferecido a todos os participantes e acompanhantes.


E a segunda parte do passeio iniciou-se após o reabastecimento cerca de meia hora depois, onde as pedalaram continuaram, num trajeto propício para boas pedaladas e para rolar, já que o mesmo era totalmente plano, o que facilitou todos ao menos preparados, já que a época tem sido um pouco reduzida em eventos, e as pedaladas terminaram cerca das 12,30 horas, depois de terem sido cumpridos os cerca de 60 quilómetros do trajeto.

Em entrevista à nossa reportagem, João Filipe, responsável pela organização dizia-nos; “Depois de três anos de paragem voltamos este ano em força, vamos ter novamente um avião com uma faixa a divulgar o mesmo, a nível de participantes vai ser reduzido, a paragem motivada pela pandemia afastou muitas as pessoas, uns faleceram, outros pelas equipas terem acabado, e muitos já começam a ter mais idade”.


E continuou dizendo; “O cicloturismo está em crise, perdeu-se uma inercia, os apoios são difíceis para muitas equipas, apesar de nós termos alguns patrocinadores, está difícil, para mudar terá de haver também outros incentivos, outras mentalidades, e tentar não deixar cair estas iniciativas”.

E estas as palavras de quem há muito pedala, organiza, e pode dizer-se um dos poucos carolas que ainda luta por uma modalidade que muito aposta, também outras opiniões recolhidas, alguns estão um pouco um pouco confiantes de que a modalidade possa subir, porem, outros estão um pouco desiludidos pela forma de que o cicloturismo está a ser dirigido, pela maneira como está a ser divulgado por quem de direito, pela falta de apoios, e muitos começam a perder a esperança de que a modalidade possa ser o que foi em tempos.


Por agora vamos ter de aguardar, resta nos referir de que depois da chegada, e dos banhos tomados, esperavam todos os participantes uns belos aperitivos, seguido de um excelente almoço, onde foram depois feitos agradecimentos pela parte da organização a todos os participantes, patrocinadores, e foram distribuídas lembranças alusivas ao evento, com o desejo de em 2024 todos se possam voltar a reunir, e continuar a fazer um excelente passeio como tem acontecido ao longo dos anos.


Da nossa parte, fica um agradecimento especial a organização como mais uma vez nos receberam, e a disponibilidade que nos deram para fazermos esta reportagem.

Obrigado, bons passeios, boas pedaladas.    

 

Podem visualizar a fotos deste evento em:

https://photos.google.com/share/AF1QipMWtTT5Eicz9Pgshm7g0Qk4p5THOJ00WzcCfeyT3B6r4MUfZ9752iIciUkE8reUqg?hl=pt-PT&key=ZkpYSDU3bjQ1S0htd0dTOGNucUtlWHluekwtVG9R




Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com