segunda-feira, 25 de novembro de 2019

“Portimão recebe Gala Fé no Triatlo 2019”

Realizou-se no dia 23 de novembro a Gala Fé no Triatlo 2019, onde se celebraram os feitos dos triatletas da época.

O evento teve lugar no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, que recebeu cerca de 300 pessoas entre familiares e amigos do Triatlo.

Teresa Mendes, vereadora do desporto da Câmara Municipal de Portimão, recebeu o Triatlo na Cidade Europeia do Desporto 2019, reforçando a criação de mais oportunidades para o acesso à atividade física, juntamente com o movimento associativo e com os clubes da cidade, aumentando a prática para 50% dos cidadãos portimonenses.

«Foram mais de 77 modalidades envolvidas, 650 atividades promovidas até à data», referiu a autarca. A meta de 40 mil participantes praticantes foi largamente ultrapassada, com 144 mil praticantes participantes nas atividades no ano que agora termina. «O prémio que iremos receber no dia 11 de dezembro de ‘Melhor Cidade Europeia’ é para os clubes e movimentos associativos, estão todos de parabéns!»

Seguiram-se os habituais prémios dirigidos a atletas e clubes que tão bem representaram a época transata nos Campeonatos Individuais e de Clubes, na Taça de Portugal, no Campeonato Nacional Jovem e no Paratriatlo. Foram também entregues os Troféus aos Campeões Nacionais de Grupos de Idade que desempenharam o grande empenho como triatletas amadores.

Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, assinalou nesta Gala Fé no Triatlo 2019 o 30.º aniversário da federação, fazendo igualmente o balanço da época, afirmando os resultados de excelência, principalmente nas novas gerações de juniores. «Fomos a modalidade com melhores resultados e com maior número de medalhas em atletas de idades inferiores a 18 anos».

No alto rendimento, o triatlo conseguiu um Campeão do Mundo de Juniores, um Vice-Campeão Absoluto de Triatlo, um Campeão da Europa de Clubes Júnior (numa prova que teve o maior nível competitivo de sempre onde participaram quatro dos seis campeões do mundo). Vasco Rodrigues referiu que o Triatlo conta com seis atletas no Programa de Preparação Olímpica e 11 atletas inseridos no Programa de Esperanças Olímpicas.

O presidente mencionou também os atletas de grupos de idade, «que tão bem têm representado a modalidade, com um atleta a alcançar a vitória absoluta no Campeonato do Mundo de IRONMAN, com a maior delegação de sempre num evento ITU fora de Portugal, no Campeonato do Mundo de Pontevedra e, ainda, apenas para referir alguns exemplos, integrando a maior comitiva de sempre no Challenge de Roth».

Para 2020, Vasco Rodrigues partilhou que a FTP está a preparar condições especiais de participação em provas internacionais dirigidas a atletas grupos de idade. A segunda parte da Gala foi dedicada a Menções Honrosas da modalidade, Prémios de Ética Desportiva, homenagem Fé no Triatlo, destacando ainda as Personalidades do Ano.

O presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, quis dirigir duas palavras de reconhecimento: «Parabéns e obrigado. Parabéns à FTP que assinala 30 anos de existência, desenvolvendo um legado no plano nacional, e tendo já um significativo património de resultados alcançados no contexto internacional.

Parabéns aos atletas e respetivos clubes que foram distinguidos nesta cerimónia pelos resultados alcançados e parabéns também aos outros que, não vencendo as competições, permitiram que estas se realizassem».  O presidente do COP dirigiu também os parabéns à Câmara Municipal de Portimão pelo conjunto de eventos integrados na Cidade Europeia do Desporto e nos quais se inclui esta cerimónia, agradecendo também o contributo do município para que outras pessoas adiram à causa desportiva.


Menções Honrosas em 2019

As Menções Honrosas deste ano foram entregues ao Alhandra Sporting Club pelo seu desempenho internacional ao sagrar-se Campeão da Europa de Clubes em Juniores 2019, a Ricardo Batista ao conquistar o título de Campeão Mundial de Juniores e a João Silva pela medalha de ouro na Taça de Weihai, na China.


Prémio Fé no Triatlo

Este ano, João Protásio recebeu o prémio Fé no Triatlo, um atleta que teve que interromper as competições por causa de um problema de saúde. O nosso triatleta, que já regressou aos treinos, referiu que ‘foi um ano muito difícil, esperando que o próximo seja mais sorridente’.


Organizador do Ano

O prémio de Organizar do Ano foi entregue à Câmara Municipal de Oeiras, pelo Triatlo de Oeiras, uma prova que conta anualmente com cerca de mil atletas e que pelas suas condições e fantástico ambiente leva a que mais pessoas experimentem a modalidade.


Prémio Espírito Desportivo

A FTP, em parceria com o Plano Nacional de Ética Desportiva, atribuiu pela segunda vez prémios de Espírito Desportivo, desta vez com quatro galardões distintos.

Este prémio vem na sequência da FTP e outras federações considerarem necessário reconhecer as ações éticas, em vez de penalizar apenas aquelas que infringem as regras: reforçar positivamente as boas atitudes inspira mais pessoas a terem comportamentos semelhantes.

Assim, pelas suas boas ações em prova, pelo companheirismo e espírito desportivo demonstrados, os prémios Ética Desportiva foram entregues a Duarte Azevedo, do Clube de Natação do Cartaxo, Rita Batista Matos, do Clube de Triatlo do Fundão, Tatiana Marques, do Alhandra Sporting Club e Rodolfo Lourenço, do OutSystems Olímpico de Oeiras.


Prémio Atleta Revelação do Ano

O prémio de atleta revelação foi atribuído a Inês Rico, que arrecadou a medalha de prata no Campeonato da Europa de Youth, sagrando-se Vice-Campeã da Europa de Youth. Além disso, conquistou, juntamente com o seu clube, a medalha de ouro no Campeonato da Europa de Estafetas Mistas.


Prémios do Ano

Gabriela Ribeiro recebeu pela primeira vez o galardão de Atleta Feminina do Ano

Para Atleta do Ano Feminina estavam nomeadas Gabriela Ribeiro, Madalena Almeida e Melanie Santos. A Atleta do Ano foi Gabriela Ribeiro, que conquistou a medalha de bronze na Taça da Europa de Sines e Campeonato do Mediterrâneo.

«A minha época este ano foi uma montanha russa, com resultados espetaculares e outros menos bons»! Gabriela Ribeiro afirmou que não consegue definir a época como boa ou má pois contou com altos e baixos, mas que pretende continuar a trabalhar para alcançar resultados de excelência.


Ricardo Batista alcançou o prémio Atleta Masculino do Ano

Para atleta do ano masculino estavam nomeados João Pereira, João Silva e Ricardo Batista.

O Atleta do Ano foi Ricardo Batista, arrecadando este galardão pela segunda vez consecutiva. O atleta conquistou em 2019 o título de Campeão do Mundo de Triatlo Júnior, feito inédito no género masculino da nossa modalidade.

«Foi um ano espetacular para mim, sendo também muito bom receber este reconhecimento por parte da Federação». O atleta realça a boa época que teve, culminando com o título de Campeão do Mundo de Juniores, – um sonho tornado realidade e que atribui também a toda a equipa – e que por isso já estava ‘um pouco à espera que este prémio seria possível’.


Paulo Antunes eleito Treinador do Ano

Estavam nomeados para Atleta do Ano Paulo Antunes, Pedro Leitão e Rodolfo Lourenço. O treinador mais votado foi Paulo Antunes, que repetiu o feito do ano passado.

«É sempre bom sermos reconhecidos no nosso trabalho, sem dúvida alguma que este foi um ano incrível pelo conjunto de resultados alcançados, não só a nível de clubes, mas a nível de atletas que enquadro tecnicamente». O treinador do ano realçou dois resultados, a medalha de bronze no Campeonato da Europa de Juniores e no final da época o Campeão do Mundo de Juniores, enaltecendo também a equipa com quem trabalha, construindo atualmente uma parceria perfeita.

«Além de líder no enquadramento do treino, tenho uma relação de muitos anos com os elementos da equipa dos quais me considero amigo e penso que também por causa dessa ligação, as coisas têm funcionado bem». O treinador tem objetivos muito concretos já para o próximo ano para Ricardo Batista, que deverá afirmar-se também no escalão de elites, incluindo também para metas ambiciosas para os outros atletas.

Esta Gala Fé no Triatlo pretendeu não apenas entregar prémios, mas também reconhecer os valores intrínsecos da modalidade, reconhecendo mérito a todos os envolvidos, pelo que a Federação de Triatlo de Portugal agradece a presença de todos os atletas, clubes, treinadores e familiares.

A FTP agradece à Câmara Municipal de Portimão, representada pela Vereadora do Desporto Teresa Mendes, por ter acolhido esta terceira Gala Fé no Triatlo, dirigindo também um agradecimento a Pedro Batalau, da Divisão do Desporto do Município de Portimão.

Um agradecimento também a todas as entidades presentes como o Comité Olímpico de Portugal, representado pelo seu presidente José Manuel Constantino, ao Instituto Português do Desporto e Juventude, representando pelo seu Diretor Regional Custódio Moreno, ao Comité Paralímpico de Portugal, representado pelo Vice-Presidente, Filipe Rebelo e à Confederação do Desporto de Portugal, representada pelo seu Presidente Carlos Paula Cardoso.

Até ao próximo evento de Triatlo!

Fonte: FTP

“No dia 30 de novembro realizam-se dois workshops de Triatlo”

No próximo sábado, 30 de novembro, realizam-se dois workshops em Área Regulamentar Arbitragem.

Os workshops são promovidos pela Federação de Triatlo de Portugal em parceria com a Associação de Árbitros de Triatlo de Portugal e realizam-se no mesmo dia na Golegã e São João da Madeira.


Mais informações

WORKSHOP GOLEGÃ

Informações e inscrições:

direcao.aatp@gmail.com

Contacto: 915848970


WORKSHOP SÃO JOÃO DA MADEIRA

Informações e inscrições:

direcao.aatp@gmail.com

Contacto: 913357728

Fonte: FTP

 

“GALA “FÉ NO TRIATLO” 2019

RICARDO BATISTA e PAULO ANTUNES eleitos ATLETA E TREINADOR DO ANO

Por: Paulo Vieira

RICARDO BATISTA e PAULO ANTUNES, são pela 2ºvez consecutiva, os grandes vencedores da GALA “FÉ NO TRIATLO” 2019 realizada no sábado, 23 de Novembro, no Teatro Municipal de Portimão.

RICARDO BATISTA, do Clube de Natação de Torres Novas, nomeado para ATLETA DO ANO 2019, em conjunto com os atletas do Benfica, João Pereira e João Silva, foi o grande vencedor graças aos excelentes resultados nacionais e internacionais alcançados na época de 2019, dos quais se destacam o título de Campeão do Mundo de Triatlo em Juniores, e a Medalha de Bronze no Campeonato da Europa de Triatlo em Juniores. RICARDO BATISTA foi ainda distinguido com uma Menção Honrosa pelo 1ºtitulo de Campeão do Mundo de Triatlo alcançado por um atleta português masculino.

O técnico PAULO ANTUNES, fundador da Escola de Triatlo torrejana que comemorou recentemente o 10ºaniversário, viu também (mais uma vez) ser reconhecido o seu trabalho nesta última época, ao vencer na categoria de TREINADOR DO ANO 2019, para qual estava nomeado em conjunto com os técnicos Pedro Leitão e Rodolfo Lourenço do Olímpico de Oeiras. Para este prémio, contribuíram os excelentes resultados obtidos pelos atletas do Clube de Natação torrejano, RICARDO BATISTA, JOSÉ PEDRO VIEIRA, AFONSO DO CANTO, MADALENA ALMEIDA e JOANA MIRANDA, para além de outros atletas nacionais como Rafael Domingos, Guilherme Pires, João Ferreira, Vanessa Pereira e Mariana Vargem. Todos, são fruto do trabalho que tem sido desenvolvido por PAULO ANTUNES, tanto ao serviço do Clube Natação de Torres Novas, como ao serviço do Triatlo Nacional.

Ao CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS foram entregues os troféus de, CAMPEÃO NACIONAL DE CLUBES DE TRIATLO E DUATLO em masculinos, o de Vice-campeão Nacional de Clubes de Duatlo em femininos, o 3ºlugar no Campeonato Nacional de Triatlo em Estafetas Mistas, também o 3ºlugar no Campeonato Nacional de Triatlo Jovem.

Nesta GALA “FÉ NO TRIATLO” foram também galardoados os atletas CAMPEÕES NACIONAIS, Vice-Campeões Nacionais e 3ºclassificados nos vários Campeonatos realizados em 2019, e pelo CLUBE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS foram vários os títulos alcançados pelos seus atletas, tanto em
 

Absoluto Individual, como nos vários escalões, do Triatlo, Duatlo e Aquatlo:

CAMPEÃO NACIONAL DE TRIATLO Absoluto – Ricardo Batista

CAMPEÃ NACIONAL DE TRIATLO Absoluto – Madalena Almeida

CAMPEÃO NACIONAL DE TRIATLO em Juniores – Ricardo Batista

CAMPEÃO NACIONAL DE TRIATLO OLÍMPICO em Juniores – Afonso Do Canto

CAMPEÃO NACIONAL DE DUATLO em Juniores – Ricardo Batista

VICE-CAMPEÃ NACIONAL TRIATLO OLÍMPICO Absoluto – Madalena Almeida

VICE-CAMPEÃO NACIONAL DE TRIATLO em Juniores – José Pedro Vieira

VICE-CAMPEÃO NACIONAL TRIATLO OLÍMPICO em Juniores – José Pedro Vieira

VICE-CAMPEÃO NACIONAL DE TRIATLO em Cadetes – Gonçalo Balbino

3ºLUGAR no CAMPEONATO NACIONAL TRIATLO OLÍMPICO em Juniores – Ricardo Batista

3ºLUGAR no CAMPEONATO NACIONAL DE TRIATLO em Cadetes – Abel Afonso

3ºLUGAR no CAMPEONATO NACIONAL DE DUATLO em Juniores – José Pedro Vieira

3ºLUGAR no CAMPEONATO NACIONAL DE DUATLO em Juniores – Joana Miranda

CAMPEÃO NACIONAL DE AQUATLO em Juvenis – João Nuno Batista

VICE-CAMPEÃO NACIONAL DE DUATLO em Juvenis – João Nuno Batista

3ºLUGAR no CAMPEONATO NACIONAL DE TRIATLO em Juvenis – João Nuno Batista

3ºLUGAR no CAMPEONATO NACIONAL DE AQUATLO em Juvenis – Gustavo Do Canto

 

Também alguns atletas do Clube de Natação de Torres Novas receberam as medalhas obtidas em provas do CAMPEONATO NACIONAL TRIATLO de Grupos de Idade:

CAMPEÃO NACIONAL DE TRIATLO em 40-44 anos – Marco Sousa

CAMPEÃO NACIONAL DE TRIATLO em 45-49 anos – Gonçalo Neves

3ºLUGAR no CAMPEONATO NACIONAL DE TRIATLO em 45-49 anos – Catarina Neves

3ºLUGAR no CAMPEONATO NACIONAL TRIATLO OLÍMPICO em 40-44 anos – Marco Sousa

CAMPEÃO NACIONAL DE DUATLO em 45-49 anos – João Correia

CAMPEÃO NACIONAL DE AQUATLO em 45-49 anos – Gonçalo Neves

CAMPEÃ NACIONAL DE AQUATLO em 45-49 anos – Catarina Neves

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com