quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

“Neve obriga cancelamento da primeira etapa do Gran Camiño”


Por: José Morais

Foto: Getty

A primeira etapa do Gran Camiño que teve partida hoje no Lugo em Espanha, e que tinha 188 quilómetros, teve ao quilómetro 30 uma estrada cheia de imensa neve, e 10 quilómetros mais à frente a etapa era suspensa, já que a organização achou por bem parar a mesma por motivo de segurança dos ciclista.

Antes do início da subida para o Alto de Montán, a prova era interrompida, e na ausência da confirmação oficial, eram os ciclistas a decidir parar, apesar de alguma polémica, já que aparentemente o trajeto parecia estar em bom estado, entretanto a organização demorou a tomar uma decisão, muito antes de avisar os três fugitivos sobre a decisão tomada, quando os mesmos já tinham atravessado a tempestade de neve, e pedalavam numa zona com tempo bom, onde tinhas boas perspetivas para a final, nesta primeira etapa que ficou sem vencedor, e sem líder na gera

Esta sexta-feira disputara-se a segunda etapa, num percurso entre Tui e La Guardia, o Monte de Santa Tecla., com 284,3 quilómetros.

“Jonas Vingegaard já pedala para uma época que começou com neve”


Ciclista dinamarquês regressou hoje à estrada no Gran Camiño, quatro meses depois da sua última prova, oscilando entre a vontade de fugir à expectativa que o rodeia e a aceitação do estatuto de campeão do Tour

 

Por: Lusa

Foto: Marco BERTORELLO / AFP

O hermético Jonas Vingegaard regressou hoje à estrada no Gran Camiño, quatro meses depois da sua última prova, oscilando entre a vontade de ‘fugir’ à expectativa que o rodeia e a aceitação do estatuto de campeão do Tour.

“Claro que seria bom mostrar-me, mas também sei que mesmo que não consiga mostrar-me aqui, não vou stressar quanto a isso. Sei o que posso fazer quando estou bem. Teremos de ver esta semana. Sei que a forma é boa. Farei o meu melhor”, prometeu o ciclista da Jumbo-Visma, em declarações aos jornalistas, minutos antes do arranque da segunda edição do Gran Camiño, que decorre até domingo na Galiza.

Jonas Vingegaard é um mistério: enquanto outros, como o seu rival Tadej Pogacar, acumulam dias de competição e objetivos, o dinamarquês seleciona o seu escasso calendário sem lógica aparente, tanto que escolheu a prova galega para iniciar uma temporada na qual só tem previstas mais três corridas até iniciar a defesa do título no Tour (as outras são o Paris-Nice, a Volta ao País Basco e o Critério do Dauphiné).

Avesso aos holofotes e profundamente hermético, provocou o alarme ao ausentar-se na terça-feira de Santiago de Compostela, onde a Jumbo-Visma estava instalada, evocando um motivo pessoal, o que obrigou ao cancelamento, momentos depois de ser convocada, da conferência de imprensa agendada para a tarde de quarta-feira.

As horas passavam e a presença de Vingegaard no Gran Camiño continuava a ser uma incerteza, até que, um dia depois de voar para Málaga, o campeão do Tour voltou para o hotel, fez rolos e passeou-se pelos corredores de máscara, como aquelas que lhe escondiam o rosto no pico da covid-19.

Franzino e discreto, o campeão do Tour esquiva qualquer atenção mediática, uma missão impossível tendo em conta o seu estatuto no pelotão atual, mas, hoje, ciente de que era o homem que todos queriam ver (e ouvir), aceitou, finalmente, falar aos jornalistas.

“Espero que esta seja uma corrida difícil, fria. Hoje, está frio. Penso que estava a nevar há apenas alguns minutos. Expetavelmente, será uma corrida dura, e depois veremos [o resultado]”, declarou em plena Muralha de Lugo, ponto de partida dos 188 quilómetros da primeira etapa da prova galega, que termina em Sarria.

A neve foi mesmo a convidada surpresa do arranque de temporada do dinamarquês de 26 anos, que não competia há mais de quatro meses, mais concretamente desde a Volta à Lombardia, em 08 de outubro.

Mas nem os flocos brancos, primeiro escassos e, depois, mais persistentes, que foram colorindo o desfile das equipas pela Muralha de Lugo – e que desapareceram pouco antes dos ciclistas da Jumbo-Visma saírem do autocarro, afastaram o público, desejoso de ver ao vivo o campeão em título do Tour.

De telemóvel em punho, eternizaram o momento com fotos à distância, aplaudindo o nome do dinamarquês quando este ecoou nos altifalantes instalados junto à Catedral.

“Simplesmente, quero correr um pouco, reentrar no ritmo para o Paris-Nice. Para mim, é o início da temporada, claro que quero sair-me bem, mas veremos”, resumiu.

Amável, apesar de tímido, Vingegaard não deixou de sorrir enquanto explicava que o Gran Camiño era “uma boa preparação” para a prova francesa, que marcará o seu primeiro frente a frente esta época com Tadej Pogacar, o bicampeão da Volta a França que destronou, e que decorre entre 05 e 12 de março.

“Gosto de correr aqui em Espanha, é um país agradável. Não corri muitas vezes nesta parte de Espanha, estou ansioso para começar”, concluiu, antes de dar as primeiras pedaladas de um 2023 em que vai procurar defender o cetro na Volta a França, agendada entre 01 e 23 de julho.

Fonte: Sapo on-line

“Reveladas escutas que ditaram o fim da W52-FC Porto”


A operação Prova Limpa levou à apreensão de várias substâncias ilícitas, usados no treino dos atletas para aumentar capacidade no rendimento desportivo

 

Foto: Lusa/Nuno Veiga

O FC Porto regressou ao ciclismo em 2016, mais de 30 anos depois de ter integrado o pelotão, unindo-se à W52 numa parceria que terminou então após a operação ‘Prova Limpa’ ter exposto a dopagem organizada naquela formação em abril do ano passado.

O FC Porto saiu do ciclismo no final da época passada, após terminado o contrato que unia o clube à estrutura anteriormente denominada W52-FC Porto.

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária ao longo de um ano, com recurso a escutas telefónicas e agora reveladas pelo Correio da Manhã na edição desta quinta-feira.

De acordo com a publicação, foram usadas substâncias dopantes que eram referidas como códigos: "branca", "riscos", "dipro", "força", "insu", "tb" e "feminina".

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), a que a agência Lusa teve acesso, entre os arguidos estão João Rodrigues, Rui Vinhas, Ricardo Mestre, Samuel Caldeira, Daniel Mestre, José Neves, Ricardo Vilela – todos eles já a cumprir suspensões desportivas, Joni Brandão José Gonçalves e Jorge Magalhães, que foram acusados do crime de tráfico de substâncias e métodos proibidos.

A acusação visa ainda três técnicos de farmácia, que forneciam as substâncias.

"Aquilo está tudo orientado? A branca e isso?", perguntava Nuno Ribeiro numa das conversas investigadas pela PJ.

Fonte: Sapo on-line

“Ciclismo garante a primeira vaga de Portugal nos Jogos Paralímpicos de Paris'2024”


Vaga conquistada através do ranking de países à data de 31 de dezembro de 2022

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclismo português garantiu a primeira quota nos Jogos Paralímpicos Paris'2024, informou esta quinta-feira a União Ciclista Internacional (UCI), em nota publicada na sua página oficial.

Esta vaga, conquistada através do ranking de países à data de 31 de dezembro de 2022, é também "a primeira assegurada por Portugal" para os Jogos Paralímpicos de 2024, acrescentou o Comité Paralímpico de Portugal.


Os Jogos Paralímpicos de Paris'2024 irão decorrer na capital francesa entre 28 de agosto e 8 de setembro de 2024.

Em Tóquio'2020, realizados já em 2021, devido à pandemia de covid-19, Portugal contou com a partici



pação dos ciclistas paralímpicos Telmo Pinão, que obteve um lugar de diploma (oitavo) na prova dos 3.000 metros de perseguição individual C2, e Luís Costa.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Juan Sebastián Molano vence quarta etapa da Volta aos Emirados ao sprint”


Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep) mantém-se na liderança da geral individual

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Juan Sebastián Molano

O ciclista colombiano Juan Sebastián Molano (UAE Emirates) venceu esta quinta-feira ao sprint a quarta etapa da Volta aos Emirados Árabes Unidos, mantendo-se o belga Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep) na liderança da geral individual.

Molano, de 28 anos, impôs-se ao cabo de 3:50.01 horas, necessárias para cumprir os 174 quilómetros entre Al Shindagha e o porto do Dubai, batendo sobre a meta o neerlandês Olav Kooij (Jumbo-Visma), segundo, e o australiano Sam Welsford (DSM), terceiro.

Após a chegada ao sprint, as primeiras posições da geral seguem inalteradas e Evenepoel, campeão do mundo de fundo, é líder com sete segundos de vantagem em relação ao australiano Luke Plapp (INEOS), segundo, e 11 segundos para o espanhol Pello Bilbao (Bahrain-Victorious), terceiro.

Na sexta-feira, a quinta de sete etapas liga a ilha de Al Marjan a Um mal Quwain em 170 quilómetros, com nova chegada em pelotão compacto em perspetiva.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Portugal em Jacarta com Paris no horizonte”


Por: José Carlos Gomes

A luta pela qualificação do ciclismo de pista português para os Jogos Olímpicos de París’2024 continua neste fim de semana com a participação da Seleção Nacional na primeira ronda da Taça das Nações, em Jacarta, Indonésia. Também no fim de semana, a Seleção Nacional de BTT estará em ação, na Catalunha, numa perspetiva de trabalho a mais longo prazo.

O selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes, conta com quatro corredores para a competição na Indonésia: Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) e Maria Martins (Fenix-Deceuninck).

Nesta sexta-feira haverá dois portugueses em pista, ambos a disputar as provas de eliminação. Maria Martins compete às 12h50 e João Matias corre às 13h25. As competições olímpicas estão guardadas para sábado e domingo.

João Matias vai defender as cores nacionais no concurso masculino de omnium, no sábado. Devido ao elevado número de inscritos, prevê-se realização de provas de apuramento, às 8h30 e às 9h10. Garantindo a qualificação, João Matias fará o concurso completo: scratch (11h00), tempo (11h40), eliminação (12h45) e corrida por pontos (13h35).

Domingo é a jornada mais preenchida em termos de participação nacional. Maria Martins competirá no omnium feminino, que também prevê provas de qualificação, às 3h10 e às 3h25. O concurso arranca às 8h00, com scratch, seguindo-se a corrida tempo (8h40), eliminação (10h05) e corrida por pontos (10h55).

Diogo Narciso e Iúri Leitão formam a equipa de Portugal na disciplina olímpica de madison, para a qual também se prevê necessidade de rondas de qualificação, às 5h15 e às 6h00. A final está marcada para as 9h00. (todos os horários apresentados são de Portugal Continental e Madeira)

O selecionador nacional não esconde os objetivos: “Fazer os melhores resultados possíveis, de forma a maximizar os pontos para os rankings olímpico e das nações”.

 

Seleção de BTT na Catalunha

 

A Seleção Nacional de BTT compete, sábado e domingo, em Banyoles, Catalunha. O selecionador nacional, Pedro Vigário, apostou num coletivo jovem, numa perspetiva de trabalho a médio e longo prazo. Sendo uma competição em que as equipas também podem participar, a representação portuguesa far-se-á através da Seleção, mas também dos clubes.

Pedro Vigário chamou à Seleção os juniores Duarte Galvão (Águias Alpiarça/Triumtermica/Remax), João Fonseca (Clube BTT Matosinhos), Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube), Marta Carvalho e Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), que competem no domingo, às 9h00, na corrida do circuito UCI Junior Series. No sábado, às 13h00, na prova de sub-23 da Shimano Supercup Massi, alinha João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“O Gran Camiño será a primeira aventura além-fronteiras para a Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua”


Por: Xavier Silva

O Gran Camiño nasceu com a intenção de que todos os olhos do ciclismo internacional apontassem para a Galiza no final de fevereiro. Uma prova que combina, de forma majestosa, o desporto de alto nível com a difusão de um dos mais belos territórios do mundo, onde quem o desconhecia ficaria maravilhado com os locais incríveis por onde decorreria a prova.

Com todas as semelhanças que esta prova e o Caminho de Santiago têm entre si, é também uma mais-valia a explorar, mostrando ao mundo que é "O caminho dos caminhos", percorrendo os seus diferentes itinerários e descobrindo, como mais um peregrino, os segredos que as suas diferentes rotas oferecem.

Em 2023 será feita uma viagem pelo território da Galiza. Com partida na Muralha de Lugo (a mais antiga do mundo preservada na íntegra) e chegada à Praça do Obradoiro em Santiago de Compostela, é claro que o elo desta segunda edição será a valorização do património histórico.

Além disso, durante os dias de competição, vamos cruzar outro dos locais privilegiados da comunidade, já que a chegada da segunda etapa ao Monte Trega (A Guarda), onde se situa um dos castros mais emblemáticos do território Galego, promete ser um final espetacular em termos desportivos e paisagísticos.

A terceira etapa significará uma mudança de terceira, já que o objetivo será dar visibilidade a uma zona que foi especialmente maltratada no verão passado por um dos grandes males que assolam a Galiza, os incêndios. A convocação para ser a etapa rainha desta edição acontecerá em seu momento decisivo na região de Valdeorras, onde algumas cidades foram completamente encurraladas pelo fogo, deixando muitas casas completamente queimadas.

Longe de encobrir e evitar isso, O Gran Camiño passará por suas estradas, dando visibilidade a esse problema e levando um grande evento desportivo às casas desses vizinhos, que há alguns meses lutavam para que as chamas não levassem embora suas casas e as suas vidas.

Para esta prova o alinhamento da equipa será composto pelo galego Ángel Sanchez, os portugueses Rui Carvalho, Gonçalo Carvalho, Rafael Barbas, Francisco Morais, o colombiano Nicolas Saenz e o venezuelano Leangel Linarez. Será uma prova onde Ángel Sanchez, mas também o Diretor Desportivo Gustavo Veloso correrá em casa, ambos galegos.

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com