sexta-feira, 4 de outubro de 2024

“Tadej Pogacar vai estrear a camisola do arco-íris no Giro Dell ‘Emília este sábado”


O Ciclista esloveno que tem tido uma temporada de sonho, mas o ano de 2024 ainda não terminou, e o seu objetivo final é a Il Lombardia a realizar dia 12 de outubro

 

A temporada de Tadej Pogacar ainda não terminou, depois da Tríplice Coroa em 2024 venceu o Giro d’Itália, o Tour de França e o Campeonato do Mundo, o ciclista esloveno estreia a camisola do arco-íris este sábado 5 de outubro, no Giro Dell ‘Emília, que abre as clássicas italianas de final de época.

O Giro Dell ‘Emília terá mais uma vez uma chegada espetacular ao Santuário de San Luca, uma espécie de Mur de Huy, mas na cidade italiana de Bolonha, mas, Tadej Pogacar terá adversários como Primoz Roglic da equipa da Bora Hansgrohe, vencedor da edição anterior, Remco Evenepoel da equipa Soudal QuickStep e Enric Mas da equipa da Movistar, que conseguiu vencer Pogacar há dois anos neste mesmo cenário.

Na programação do ciclista esloveno, as competições continuam em Itália com a Tre Valli Varesine, que será disputada na próxima quarta-feira dia 9 de outubro, poucos dias antes da clássica monumento Il Lombardia, a realizar no sábado, 12 de outubro.

Caso consiga vencer a Il Lombardia, Tadej Pogacar, que conquistou a vitória três anos seguidos, em 2021, 2022 e 2023, empata com 4 vitórias com Alfredo Binda e iguala o rei da Lombardia, o lendário Fausto Coppi, que conseguiu vencer a Clássica das Folhas Mortas por cinco vezes, quatro delas consecutivas, aliás, se conseguir vencer com a camisola do arco-íris, Tadej Pogacar entra também no seleto clube de ciclistas que venceram na Lombardia usando a camisola, um elenco com apenas atingido por sete ciclistas: Paolo Bettini, Alfredo Binda, Tom Simpson, Eddy Merckx, Felice Gimondi, Giuseppe Saronni e Oscar Camezind. 

“Sabgal-Anicolor esclarece período das anomalias no Passaporte Biológico de Frederico Figueiredo”


Equipa diz que se refere a anos em que o ciclista ainda não estava na estrutura

 

Por: Record

A Sabgal-Anicolor fez-nos chegar um comunicado, esclarecendo que as irregularidades verificadas no Passaporte Biológico de Frederico Figueiredo reportam-se a anos antes da chegada do ciclista à estrutura, em 2021.

"Na sequência da notícia publicada ontem, pela Agência Lusa, referente à suspensão preventiva do ciclista Frederico Figueiredo, vimos por este meio clarificar alguns aspetos que consideramos dúbios e suscetíveis de provocar equívocos.

Embora seja correto que a suspensão do atleta está relacionada com anomalias detetadas no seu passaporte biológico, é essencial especificar que estas anomalias correspondem aos anos de 2018, 2019 e, possivelmente, a 2020 (segundo relatório da ADOP). Importa ainda sublinhar que esta suspensão não tem qualquer ligação com a estrutura Fullracing, uma vez que Frederico Figueiredo integrou a nossa equipa apenas nos anos de 2021, 2022-2024, ou seja, posteriormente aos períodos mencionados.

A notícia levou de imediato à especulação e à publicação de fotos com os equipamentos da nossa equipa, que não abona em nome da verdade.

Não fazer esta retificação é induzir em erro toda a comunicação social e, por conseguinte, o público em geral, além de comprometer o bom nome da nossa estrutura e, acima de tudo, dos nossos patrocinadores, que sempre se pautaram por elevados padrões de ética e responsabilidade no desporto.

Adicionalmente, gostaríamos de frisar que a Fullracing cumprirá com todas as suas obrigações contratuais para com o ciclista, uma vez que, durante os três anos em que esteve ao serviço da nossa equipa, não houve qualquer indicação de anomalias de passaporte biológico ou outras más condutas, relativamente ao regulamanto interno da equipa que é bem claro na salvaguarda da verdade Desportiva. Relembramos ainda que uma suspensão preventiva não deve ser encarada como um julgamento público, sendo fundamental respeitar o direito do atleta a apresentar a sua defesa dentro dos procedimentos adequados"

Fonte: Record on-line

“Anomalia de Frederico Figueiredo é anterior à chegada à Sabgal-Anicolor”


Quem o diz é Carlos Pereira, dono da equipa de ciclismo, em declarações à Lusa

 

 Por: SIF (AMG) // AMG - Lusa

Foto: LUSA

O dono da equipa de ciclismo Sabgal-Anicolor disse à Lusa que a anomalia detetada no passaporte biológico de Frederico Figueiredo, suspenso provisoriamente, é anterior à sua chegada à equipa, em 2021.

"Ser anterior a 2023 é muito subjetivo. Pode ter sido em 2015. Ele é meu corredor desde 2021, e que eu saiba não tem qualquer anomalia no passaporte, até que me provem em contrário. Se há uma anomalia, não tem nada a ver com as equipas que representou nesta estrutura", declarou Carlos Pereira, questionado pela Lusa.

O trepador de São João de Ver chegou à estrutura da Sabgal-Anicolor em 2021, depois de quatro temporadas em Tavira primeiro, Sporting-Tavira e, depois, Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel. Antes, tinha estado na Rádio Popular-Boavista, onde se tornou profissional em 2014.

Os ciclistas Frederico Figueiredo, vice-campeão da Volta2022, e Luís Gomes estão suspensos preventivamente devido a anomalias no passaporte biológico, confirmou à agência Lusa fonte da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

A mesma fonte indicou que os dois corredores foram suspensos provisoriamente pela Autoridade Antidopagem de Portugal, estando a decorrer um inquérito disciplinar.

Salientando que "a defesa do ciclista pertence ao ciclista", considera não ter motivos para deixar de "pagar-lhe um salário à mesma". "Aqui, nunca teve qualquer anomalia no passaporte. Tenho de cumprir com ele, como cumpro com todos os outros corredores", acrescentou.

Carlos Pereira lembrou que "uma suspensão provisória não é um julgamento", não confirmando que o mesmo teve uma anomalia, além de sublinhar que Figueiredo tem direito a defesa.

De resto, e reforçando que isto "não tem nada a ver com a equipa" de que é dono, lembra que o mesmo lhe aconteceu com o neerlandês Antwan Tolhoek, contratado este ano e que, posteriormente, foi suspenso provisoriamente devido a um controlo em novembro de 2023.

Vice-campeão da Volta2022, edição em que foi também o 'rei' da montanha, e vencedor do Grande Prémio Jornal de Notícias no início de setembro, Frederico Figueiredo, de 33 anos, é um dos principais ciclistas do pelotão nacional, tendo desempenhado um papel determinante na vitória do russo Artem Nych na última edição da Volta a Portugal.

Trepador de referência do ciclismo português, o corredor da Sabgal-Anicolor venceu por três vezes o Grande Prémio Joaquim Agostinho, tendo ainda subido ao lugar mais baixo do pódio da Volta a Portugal em 2020.

Os dois casos são anteriores a 2023, ano em que entrou em vigor o protocolo que alargou o passaporte biológico a todos os ciclistas do pelotão nacional, indicou com a mesma fonte federativa.

A Lusa tentou contactar Figueiredo e Gomes, sem sucesso.

Fonte: Record on-line

“Nuno Meireles suspenso até 2029 por anomalias no passaporte biológico”


Ciclista, cuja suspensão arrancou em 20 de novembro do ano passado, acabou a Volta a Portugal de 2021 em 17.º

 

Por: Lusa

Foto: Ricardo Nascimento

O antigo ciclista Nuno Meireles foi suspenso até 19 de novembro de 2029 por irregularidades no passaporte biológico, segundo a lista de sanções disciplinares da Autoridade Antidopagem de Portugal, esta quinta-feira atualizada.

Meireles, de 33 anos, não correu em 2024, depois de concluir a temporada 2023 pela Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, tendo este ano estado na comitiva da formação algarvia na Volta a Portugal.

O ciclista, cuja suspensão arrancou em 20 de novembro do ano passado, acabou a Volta a Portugal de 2021 em 17.º, o seu melhor registo.

Em 2023, entrou em vigor o protocolo que alargou o passaporte biológico a todos os ciclistas do pelotão nacional, e que levou agora à suspensão provisória de outros dois ciclistas do pelotão, Frederico Figueiredo (Sabgal-Anicolor) e Luís Gomes (Gi Group Holding-Simoldes-UDO).

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com