segunda-feira, 7 de abril de 2025

“Tadej Pogacar falou da Flandres e do "bigode voador": "O António Morgado foi uma revelação. Está a tornar-se um grande campeão"


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Tadej Pogacar assinou este domingo uma das exibições mais impressionantes da sua carreira ao vencer, pela segunda vez, a Volta à Flandres, isolando-se no topo do Oude Kwaremont e cruzando a meta em Oudenaarde sozinho, perante um pelotão repleto de estrelas como Wout van Aert, Mathieu van der Poel e Mads Pedersen.

Na conferência de imprensa após a prova, o esloveno da UAE Team Emirates – XRG mostrou-se visivelmente emocionado com a conquista.

“É difícil descrever o que esta vitória significa para mim. Toda a semana foi fantástica. E depois, correr no Kwaremont, nas restantes subidas, com aquela multidão... foi realmente incrível”, declarou Pogacar, ainda a digerir o feito.

Apesar do domínio na fase decisiva da corrida, Pogacar garantiu que nada foi fácil. Foram necessárias várias acelerações antes de conseguir deixar para trás os seus principais rivais.

“Tentei endurecer a corrida em todas as subidas. Só na última passagem pelo Oude Kwaremont é que consegui finalmente abrir um espaço. Antes disso, todos estavam muito fortes. Até pensei que me tivesse gasto demasiado na segunda passagem. Mas, ao chegar ao topo e ver que não vinha ninguém, percebi que era a minha oportunidade.”

“O Mathieu estava muito forte. Não tinha a certeza de que conseguiria deixa-lo para trás, especialmente depois de o ver responder aos primeiros ataques. Mas continuei a acreditar e a dar tudo até ao fim.”

Pogacar não deixou de elogiar a qualidade do pelotão, reconhecendo que faz parte de uma geração excepcional.

“Estamos numa era fantástica do ciclismo. Os rivais que tenho são grandes campeões e boas pessoas. Correr com eles torna tudo ainda mais especial. Esta vitória deve-se também à presença deles, aos adeptos, e claro, à minha equipa.”

O esloveno revelou ainda uma conversa breve com Van der Poel no início da corrida, quando ambos optaram por seguir numa movimentação que antecipava possíveis cortes.

“Queríamos evitar ficar presos lá atrás. Sabíamos que um grupo pequeno podia escapar e queríamos fazer parte disso. Foi mais uma questão de segurança do que táctica.”

 

Uma UAE coesa apesar dos contratempos

 

A vitória foi também uma demonstração de força coletiva da UAE Team Emirates – XRG, que mesmo com baixas importantes conseguiu executar na perfeição o plano traçado.

“Foi uma corrida caótica, com várias quedas. Perdemos o Jhonatan Narváez e o Tim Wellens cedo. O Florian Vermeersch teve de fazer perseguição quase toda a corrida. Mas todos estiveram incríveis. O Mikkel Bjerg foi fenomenal, muitas vezes não se vê o trabalho que ele faz, mas é incrível. E o António Morgado foi uma revelação. Está a tornar-se um grande campeão.”

“Tínhamos um plano: tornar a corrida dura para eu tentar fazer a diferença no Kwaremont. E conseguimos.”

Questionado sobre a reação do pelotão após uma das quedas, Pogacar revelou alguma frustração:

“Gostava que o pelotão tivesse esperado um pouco mais, porque o Tim e o Florian ficaram mesmo muito para trás. Mas todos estavam a lutar pelo posicionamento e a tentar evitar ser apanhados num segundo grupo. São situações típicas deste tipo de corrida.”

 

De olhos postos na Roubaix

 

Depois da exibição na Flandres, o próximo objectivo é já conhecido: a estreia na Paris-Roubaix, que se realiza no próximo domingo.

“Claro que estou entusiasmado. É uma corrida totalmente diferente da Flandres, mas esta vitória dá-me confiança. Estou em boa forma e temos uma equipa com dois ciclistas que já foram segundos em Roubaix. Vai ser a minha primeira vez, mas com este grupo, acredito que podemos fazer uma grande corrida. Estou ansioso por isso!”

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/tadej-pogacar-falou-da-flandres-e-do-bigode-voador-o-antnio-morgado-foi-uma-revelao-est-a-tornar-se-um-grande-campeo

“Por uma unha negra: João Almeida perde 'crono' da Volta ao País Basco por 54 centésimos”


A correr com o dorsal número 1, o ciclista de A-dos-Francos, disse ter ficado satisfeito com as suas sensações, após um “contrarrelógio muito curto” em que não pôde “poupar nada”

 

Por: Lusa

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) é o segundo classificado da Volta ao País Basco, a mesma posição que ocupou hoje no contrarrelógio inicial da prova, vencido pelo alemão Maximilian Schachmann.

Almeida demorou mais 54 centésimos do que o corredor da Soudal Quick-Step a percorrer os 16,5 quilómetros pelas ruas de Vitória, com ambos a concluírem em 18.37 minutos a primeira etapa, que saiu da Buesa Arena, ‘casa’ do Baskonia, emblemática equipa de basquetebol basca.

O também alemão Florian Lipowitz (Red Bull-BORA-hansgrohe) foi terceiro, a um segundo, num contrarrelógio que Nelson Oliveira (Movistar) concluiu na 12.ª posição, a 18 segundos, com estas diferenças a serem também as da geral individual.

Numa jornada positiva para a Soudal Quick-Step, que colocou três homens nos seis primeiros, Schachmann estabeleceu precocemente o melhor tempo – esteve quase duas horas na ‘cadeira quente -, que ninguém conseguiu bater, nem mesmo João Almeida, que falhou o assalto ao primeiro lugar por apenas 54 centésimos.

“Estou super contente. Penso que hoje me saí muito bem. Não tinha mais nada para dar quando cortei a linha de meta, o que é positivo. Foi uma pena ter ficado tão perto do primeiro lugar. Vamos ver se consigo, pelo menos, manter o segundo lugar até ao final”, resumiu o português da UAE Emirates.

A correr com o dorsal número 1, o ciclista de A-dos-Francos, disse ter ficado satisfeito com as suas sensações, após um “contrarrelógio muito curto” em que não pôde “poupar nada”.

Almeida tem estado em evidência nesta fase inicial da época, tendo sido vice-campeão da Volta ao Algarve e da Volta à Comunidade Valenciana e sexto classificado no Paris-Nice.

Hoje, perdeu apenas para o alemão da Soudal Quick-Step, que, aos 31 anos, somou o quarto triunfo em etapas na Volta ao País Basco e o 15.º da carreira, vestindo também a camisola de líder da geral.

O luso ganhou tempo a todos os candidatos ao triunfo final numa jornada em que o campeão olímpico de madison Iúri Leitão (Caja Rural) foi 138.º, a 1.59 minutos do vencedor.

Na terça-feira, a segunda etapa liga Pamplona a Lodosa no total de 196,3 quilómetros com apenas uma contagem de terceira categoria no trajeto.

Fonte: Sapo on-line

“La Vuelta Femenina por Carrefour Mireia Benito, o rolo que trocou o pavimento pelo asfalto”


Por: Daniel Peña Roldán

Fotos: © Unipublic / Cxcling / Alex Berasategi

• O ciclista de Llorenç del Penedès é o único ciclista catalão que compete na primeira divisão do ciclismo mundial, enquadrado na belga AG Insurance-Soudal.

• Antes de se dedicar ao ciclismo, Benito combinou o basquetebol com os seus estudos em Biotecnologia. Na sequência de uma série de lesões, afastou-se do cesto para embarcar numa viagem que o levou aos Jogos Olímpicos.

• Excelente rolo compressor e muito corajosa na prova, a bicampeã espanhola de contrarrelógio já deixou a sua marca na Volta Feminina ao Carrefour.es através de percursos de grande mérito.


Para todos os ciclistas do pelotão mundial, o arranque da Volta Feminina 25 a Carrefour.es de uma capital como Barcelona será uma ocasião especial: não é habitual uma cidade desta dimensão, substância e património fechar durante algumas horas para receber uma prova de ciclismo. No entanto, se há alguém para quem este será um marco sem paralelo na sua vida desportiva será Mireia Benito (1996, Llorenç del Penedès).

A natural de Tarragona é a única catalã que compete no UCI Women's WorldTour, a primeira divisão do ciclismo mundial, com as cores da AG Insurance-Soudal. Há apenas outros sete espanhóis: as Ilhas Baleares Mavi García, em Liv-AlUla-Jayco, e Yurani Blanco, em Human Powered Health; Sandra Alonso, de Alicante, em Ceratizit-WNT; e Sheyla Gutiérrez, de La Rioja, Sara Martín, de Burgos, e as gémeas cantábricas Laura e Lucía Ruiz, na equipa Movistar.


O caminho de Benito para a elite tem sido único. Apaixonada por desporto em geral e basquetebol em particular, só pensou em competir na bicicleta aos 19 anos. Foi enquanto estudava Biotecnologia na Universidade de Girona que uma série de lesões no parquet resultou numa recomendação médica: andar de bicicleta durante a pré-época para fortalecer os músculos das pernas. Como resultado disso, ele se apaixonou por duas rodas a ponto de deixar o basquete de lado.

Quando sentiu o apelo da competição, Benito juntou-se ao clube catalão Massi-Baix Ter, participante em várias edições da Volta Feminina por Carrefour.es quando tinha uma licença Continental e que hoje continua a ser uma referência do panorama amador. Orientada pelos treinadores e veteranos da equipa, como Belén López, de Cádiz, desenvolveu um estilo de competição caracterizado pela bravura.

Com base em fugas, demonstrou uma qualidade e um motor que não passaram despercebidos à AG Seguros-Soudal, o que a tornou ciclista profissional em 2023, depois de vários anos em que combinou formação com pequenos trabalhos como professora de aulas particulares para pagar as despesas derivadas do ciclismo. Ou, como ela própria diz com uma gargalhada: "Realizei o sonho que tinha em criança, que era conseguir um emprego que me permitisse usar um fato de treino o dia todo."

As duas únicas vitórias de Benito como profissional vieram no mesmo evento: o Campeonato ITT espanhol, no qual ele conseguiu brilhar por suas habilidades como rolo e sua técnica na moto. Há dois anos, o triunfo veio por apenas um segundo sobre Mavi García, que havia sido proclamado vencedor das três edições anteriores. No ano passado, ela claramente venceu Sandra Alonso e a já mencionada Mavi. No final, foi uma prestação fundamental para garantir um dos maiores sucessos da sua vida desportiva até agora: a convocatória para competir nos Jogos Olímpicos Paris 2024, onde participou tanto na prova de estrada como no contrarrelógio.

O Women's Tour by Carrefour.es tem sido um dos eventos mais importantes na progressão da catalã como ciclista. "Fez-me crescer por gancho e por bandido", recorda, aludindo tanto à tremenda queda que a eliminou da prova em 2022 como à emocionante viagem de 122 quilómetros na terceira etapa da última edição, onde gostou de escapar sozinha a caminho de Teruel acompanhada em espírito pela memória de uma amiga que morreu há pouco tempo e cimentou um merecido prémio de Combatividade. No arranque da próxima edição do Grand Tour espanhol haverá também uma ausência sentida: "O meu avô, que nasceu em Barcelona e teria gostado de me ver competir nas ruas da cidade". Isso adicionará um toque de emoção à sua presença em Barcelona, onde chegará depois de competir nos clássicos das Ardenas. Porque no ciclismo você pedala com as pernas... e com o coração.

Fonte: Unipublic

“VOLTA AO PAÍS BASCO EM DESTAQUE ESTA SEMANA NO EUROSPORT E NA MAX”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Com a chegada da primavera, o calendário de ciclismo ganha força e, em abril, o Eurosport e a Max emitem uma série de competições de grande qualidade que prometem muitas horas de ação a todos os fãs da modalidade.

Esta segunda-feira arranca a 64.ª edição da Volta ao País Basco, ou Euskal Herriko Itzulia, uma competição de ciclismo de estrada por etapas, de importância igual à Volta à Catalunha e apenas superada pela Vuelta a España. Criada em 1924, a Itzulia é famosa pelo traçado montanhoso, ideal para os trepadores.

Marc Hirschi, João Almeida, Enric Mas, Oscar Onley e Pello Bilbao são algumas das principais estrelas do pelotão que vão tentar conquistar esta importante competição. A corrida conta ainda com a participação dos portugueses Nelson Oliveira e Iúri Leitão.

A Itzulia 2025 disputa-se até sábado, dia 12 de abril, entre Vitoria-Gasteiz e Eibar, ao longo de seis etapas. Esta edição passa por cidades como Pamplona, Zarautz, Beasain, Urduña e Gernika, tendo o pelotão de cumprir um total de 864,7 quilómetros.

Pode acompanhar toda a ação da Volta ao País Basco, diariamente e em direto, no Eurosport e na Max, a partir das 14h30, até sábado, 12 de abril.

Fonte: Eurosport

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua Leangel Linarez Conquista Vitória na Clássica de Viana do Castelo”


O ciclista venezuelano Leangel Linarez, da equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, sagrou-se vencedor da 5.ª edição da Clássica de Viana do Castelo, uma das provas mais desafiadoras e emblemáticas do calendário nacional. A corrida, com um percurso técnico e seletivo de 171,4 km, ligou Mazarefes à Praia Norte, em Viana do Castelo, e foi marcada por setores de pavê.

O trajeto incluiu seis Prémios de Montanha de 3.ª categoria, localizados em Vila Franca (4,2 km e 40,9 km), Facha (57,7 km), Portela (77,3 km), e duas subidas adicionais aos 105,5 km e 145,4 km. Além disso, os ciclistas enfrentaram cinco setores categorizados de empedrado que adicionaram um nível extra de dificuldade à prova. Quatro Metas Volantes – em Barroselas (9,1 km e 45,8 km), JPGS (84,6 km) e Santa Marta (96,2 km) – também contribuíram para a intensidade da disputa.


Linarez destacou-se pela sua resiliência ao longo do percurso técnico e pelas estratégias da equipa bem executadas nos momentos decisivos. A vitória foi consolidada num emocionante sprint final na reta da Praia Norte, onde o venezuelano superou adversários de alto nível para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. 

O diretor desportivo da equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, Gustavo Veloso, comentou a estratégia que levou Leangel Linarez à vitória na Clássica de Viana do Castelo:

"Fizemos um planeamento da corrida. O nosso objetivo passava por endurecer a corrida na primeira passagem no pavê e reduzir o grupo ao máximo. Depois, continuámos na frente da corrida para proteger o Leangel. Na parte final, o João Matias ainda respondeu a um ataque, e depois apostámos no Leangel. O ótimo trabalho da equipa resultou nesta vitória. Este é o resultado do trabalho que temos vindo a desenvolver, e esta vitória é muito importante para a moral da equipa."

Veloso destacou o esforço coletivo e estratégico que foi essencial para o sucesso na prova, reforçando o espírito de união dentro da equipa.


O ciclista venezuelano Leangel Linarez, da equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, expressou sua gratidão e satisfação após conquistar a vitória na Clássica de Viana do Castelo: 

"Estou muito feliz pelo trabalho da equipa. Consegui esta vitória graças ao trabalho de todos eles. As sensações eram muito boas, e consegui a vitória para a equipa. Obrigado pela confiança; eles sempre acreditam em mim. Esta é a primeira vitória do ano, e vamos seguir o trabalho para conseguir mais triunfos nesta temporada."

Linarez destacou a importância do apoio da sua equipa e a confiança que recebeu, o que foi fundamental para alcançar este sucesso. A vitória marca um ponto alto no início da temporada e motiva a equipa a seguir em frente em busca de novos desafios.

 

Classificação Geral Individual

 Mazarefes - Viana do Castelo (171,4 Km)

 

1º. Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), 4h09m51s

7º. João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a mt

19º. Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 5s

25º. César Martingil (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m45s

35º. Angel Sanchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 5m33s

53º. António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 9m09s

DNF. Lois de Jesus (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua)

 

Classificação Geral por Equipas

 

1º. Anicolor/Tien 21, 12h29m33s

2º. Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, a 5s

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com