segunda-feira, 21 de junho de 2021

“Tour de França, Israel Start-Up Nation confirma equipa, Froome presente, mas não é o líder”


Por: José Morais

Fotos: Israel Start-Up Nation

A Israel Start-Up Nation confirmou a sua equipa na participação do Tour de França de 2021, onde Chris Froome irá estar presente, mas não como líder da equipa, a liderança irá ficar a cargo de Michael Woods, além de Dan Martin e Greipel

Froome que foi quatro vezes campeão do Tour, foi confirmado na competição deste ano, mas a liderança da equipa da Israel Start-Up Nation vai estar a cargo de Michael Woods, e contará ainda com os ciclistas, Dan Martin, André Greipel, Omer Goldstein, Reto Hollenstein, Guillaume Boivin e Rick Zabel.

Chris Froome que festejou o seu regresso ao Tour, escrevia nas redes socias, “estou muito feliz por estar de volta, quero agradecer, e um obrigado a todos que tornaram possível este regresso”.

Froome desde que em 2018 terminou em terceiro, nunca mais correu no Tour, após uma lesão em junho de 2019 que o ameaçou no seu futuro no ciclismo e o impediu de participar esse ano, e 2020 também ficou de fora novamente, já que as suas condições não eram consideradas as melhores, e não seria suficiente a sua preparação para uma prova de 21 etapas.

Froome está agora de volta, ao tentar lutar para recuperar a sua forma, já que os seus melhores resultados nesta época forma apenas dois 47`lugares na geral final do UAE Tour e do Criterium du Dauphine, mas apesar de não estar totalmente recuperado, o ciclista campeão de sete grandes Tours, foi considerado uma mais valia na para a equipa pela sua experiência, principalmente para o Woods, tendo como objetivo tanto nas vitórias em etapas, como uma boa classificação na geral, já que com as suas quatro vitórias no tour, a sua experiencia não pode ser subestimada, sendo extremamente útil para a sua equipa durante toda a prova, disse o diretor da equipa Rik Verbrugghe.

O mesmo disse ainda, não ser fácil fazer uma seleção para o Tour de França, já que cada ciclista apresenta um conjunto de habilidades diferentes a oferecer, e é necessário reunir todas, para assim se fazer um trabalho de equipa, não bastando selecionar um ou outro, é importante selecionar um grupo inteiro que trabalhe bem em conjunto, com o objetivo de ao longo de três semanas tudo corra bem, afirmou Verbrugghe.


Rik Verbrugghe disse ainda, nesta fase Mike irá ser o nosso líder, já que Dan já fez o Giro, mas se Dan aumentar a sua prestação no Tour, será importante e perfeito para nós, porem vamos fazer no Tour da mesma maneira que fizemos no Giro, só que aqui iremos ter dois para proteger, e olhando a equipa nesta fase que vamos levar ao Tour, estou confiante de que deixaremos marca no final da prova, afirmava.

No regresso de Chris Froome, esperamos poder ver o seu progresso ao longo das etapas, e estamos confiantes que o seu desempenho será muito melhor entre a Dauphiné e Tour, depois do que vimos nos recentes treinos efetuados nos Alpes, e caso Froome realmente demostre que as suas condições melhoraram, está em forma, a equipa garantirá der que pode assumir o papel de líder da Volta a Espanha, a qual ele já ganhou por duas vezes.

Froome que que fez um treino no Strava nos Alpes durante quase nove horas, pedalou durante 237,2 quilómetros, num tempo de 8horas 41minutos e 03segundos, escalou onze subidas de montanha, escalando num total 5.161m de altitude, com média de 27,3km/h., porem Froome afirmava que desde a sua queda no Critério du Dauphiné tem tido tempos difíceis, mas as suas motivações tem sido o voltar ao Tour de França, e trabalhando incansavelmente para chegar ao topo. 

“Portugal em 10.º na estafeta do europeu de triatlo sprint”


Vitória foi para a Grã-Bretanha, seguida pela Alemanha e pela Rússia, Miguel Silva, Gabriela Ribeiro, Ricardo Batista e Maria Ribeiro compuseram a equipa nacional

Por: Lusa

Foto: Federação Portuguesa de Triatlo

Portugal encerrou este domingo em Kitzbühel a sua participação nos Campeonatos da Europa de triatlo sprint e estafetas com o 10.º lugar na prova de estafetas mistas.

Maria Ribeiro, Ricardo Batista, Gabriela Ribeiro e Miguel Silva compuseram a equipa nacional, que concluiu com o tempo global de 1:11.06 horas.

A vitória foi para a Grã-Bretanha (1:09.18), seguida pela Alemanha (1:09.36) e pela Rússia (1:10.08).

Ricardo Batista foi o destaque português nestes campeonatos, já que no sábado se sagrou campeão europeu da especialidade, no escalão sub-23. A competição decorreu em simultâneo com a final de elites, ganha pelo suíço Max Studer e na qual o português ficou com o quinto lugar na geral.

Na final B de elite, competiram Miguel Silva, João Silva e Alexandre Nobre.

No quadro feminino, Portugal teve duas atletas na final B de elite - Maria Tomé e Vera Vilaça.

Na competição de juniores, Alexandre Montez foi terceiro classificado, terminando a competição atrás do alemão Henry Graf e do britânico Daniel Dixon. Alexandre Silva, o outro português presente na final A de juniores, foi quinto.

Rodrigo Rodrigues competiu na final B, tal como, no quadro feminino, Matilde Silva Santos, Maria Gonçalves e Beatriz Pinto.

Fonte: Record on-line

“Simon Yates no Tour com o objetivo de 'caçar' etapas para a BikeExchange”


O britânico e Michael Matthews serão os principais ciclistas da equipa

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

A BikeExchange vai abdicar da luta pela geral para centrar-se nas vitórias de etapa na Volta a França, anunciou esta segunda-feira a equipa australiana, que contará com Simon Yates, terceiro classificado do Giro, e Michael Matthews como principais ciclistas.

"A BikeExchange anunciou hoje a sua equipa diversificada para a Volta a França, liderada por um trio de 'oportunistas', que irá perseguir vitórias em etapas como o objetivo primordial para a 108.ª edição", pode ler-se na nota publicada no sítio oficial da formação na Internet.

O britânico Simon Yates, terceiro classificado da última Volta a Itália, vencedor da Vuelta2018 e sétimo classificado do Tour2017, vai unir-se ao australiano Michael Matthews, vencedor da classificação por pontos na prova francesa em 2017, mas também ao colombiano Esteban Chaves para lutar por etapas.

Chaves, de 31 anos, tem tido bons resultados esta temporada, embora ainda esteja longe das exibições que o levaram à segunda posição no Giro2016 e à terceira na Vuelta desse mesmo ano.

Se o trio estará voltado para as etapas, o estreante Lucas Hamilton, o australiano de 25 anos que foi quarto no Paris-Nice, será a aposta da equipa para uma posição de relevo na geral.

O esloveno Luka Mezgec, o norueguês Amund Gröndhal Jansen, o dinamarquês Chris Juul-Jensen e o australiano Luke Durbridge completam a equipa que alinhará na 108.ª edição do Tour, que arranca no sábado, em Brest, e termina em 18 de julho, em Paris.

Fonte: Record on-line

“Enric Mas e López lideram quarteto de possíveis líderes da Movistar à Volta a França”


Convocatória da equipa espanhola foi divulgada esta segunda-feira

 

Foto: Action Images

A equipa espanhola Movistar vai levar um quarteto de possíveis líderes à Volta a França em bicicleta, do veterano espanhol Alejandro Valverde ao colombiano Miguel Ángel López, nomes maiores da convocatória esta segunda-feira divulgada.

A López, a cumprir a primeira temporada na equipa, e a Valverde somam-se os espanhóis Enric Mas e Marc Soler, num quarteto que tem possibilidades de lutar pela geral e por vitórias em etapas, com destaque para Mas, que foi quinto em 2020.

Oficialmente, a liderança da Movistar será repartida entre o espanhol de 26 anos e o colombiano, que foi sexto na edição transata e tem dado boas indicações no arranque da temporada a caminho de Brest, de onde o Tour parte no próximo sábado, rumo a Paris, onde a 108.ª edição termina em 18 de julho.

Se López venceu o Mont Ventoux Denivelé Challenge, Mas não fez muito pior e foi terceiro, na antecâmara da Grande Boucle, com o colombiano a conquistar este ano também a Volta à Andaluzia e a ser sexto na classificação final do Critério do Dauphiné.

A equipa fica completa com os espanhóis Carlos Verona, Imanol Erviti, Iván García Cortina e Jorge Arcas, na que é a 39.ª participação consecutiva da equipa espanhola.

Além de, Mas e López, o veterano Valverde, de 41 anos, poderá sobressair em várias chegadas, ainda que esteja a pensar também nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020.

Fonte: Record on-line

“Tour: Regresso de Cavendish é a surpresa na Deceuninck-Quickstep liderada por Alaphilippe”


Por: AMG // JP

O britânico Mark Cavendish, segundo ciclista com mais vitórias em etapas na história da Volta a França, é a grande surpresa nos ‘convocados’ da Deceuninck-Quickstep para a 108.ª edição da prova francesa, anunciou hoje a equipa belga.

Aos 36 anos, ‘Cav’ vai regressar ao Tour para tentar ampliar o seu palmarés na ‘Grande Boucle’, onde já triunfou em 30 etapas, e aproximar-se do recorde do belga Eddy Merckx, que durante a sua carreira somou 34 vitórias em tiradas.

“Estou encantado de regressar à Volta a França com a Deceuninck-Quickstep. […] Estou tão entusiasmado por voltar a uma corrida com a qual tenho tanta afinidade e na qual tenho tanta história. É a maior prova de ciclismo do mundo e farei tudo ao meu alcance para agarrar esta oportunidade com as duas mãos”, assumiu o ciclista da Ilha de Man, citado no sítio oficial da equipa belga.

A viver um novo ‘fôlego’ na sua carreira, Cavendish, ausente do Tour desde 2018, mereceu a confiança dos diretores da Deceuninck-Quickstep para substituir o irlandês Sam Bennett, vencedor da classificação por pontos na última edição da Volta a França, que não poderá defender a ‘sua’ camisola verde por estar lesionado no joelho direito.

A inclusão de ‘Cav’ no ‘oito’ da formação belga, que será encabeçado, como esperado, pelo campeão mundial de fundo, o francês Julian Alaphilippe, é ainda mais surpreendente uma vez que, no início de junho, o ‘patrão’ da equipa, Patrick Lefevere, disse que a prova francesa seria “demasiado difícil” para o ‘sprinter’ britânico.

Além das estrelas maiores Cavendish e Alaphilippe, quinto classificado em 2019 e vencedor de cinco etapas no Tour, a Deceuninck-Quickstep terá à partida para a 108.ª edição, no sábado, os dinamarqueses Kasper Asgreen (terceiro na Volta ao Algarve deste ano e vencedor da Volta a Flandres) e Michael Morkov, os italianos Davide Ballerini e Mattia Cattaneo, e os belgas Tim Declercq e Dries Devenyns.

A 108.ª edição da Volta a França arranca no sábado, em Brest, e termina em 18 de julho, em Paris.

Fonte: Lusa

“Rui Oliveira: «Aqui correm com medo de ganhar e não estou habituado a esse tipo de corridas»”


Ciclista da UAE Emirates terminou em 2.º lugar na prova de fundo

 

Por: Record com Lusa

Rui Oliveira (UAE Emirates) terminou este domingo em 2.º lugar nos campeonatos nacionais de fundo, tendo sido apenas superado por José Neves (W-52 FC Porto). No final da corrida, o ciclista da Emirates diz a vice-liderança serve apenas como "consolação" pelo que fez durante a prova.

"Num nacional, só interessa ganhar. O segundo é uma consolação pelo que trabalhei hoje. É uma pena que no final tenha hesitado em ir com o José Neves. Estava bem, mas tentei jogar pelo seguro e aguardar que outras equipas com três elementos fossem. Aqui correm com medo de ganhar e não estou habituado a esse tipo de corridas", começou por dizer.

"No final, o segundo é uma consolação, mas não fico satisfeito. A correr sozinho não há muito a fazer, a W52-FC Porto tinha quatro de 11 na frente, é mais fácil controlar a corrida", finalizou.

Fonte: Record on-line

“Gaspar Gonçalves e o terceiro lugar na prova de fundo: «Foi algo inesperado»”


Ciclista da Tavfer-Measindot-Mortágua revelou que o seu objetivo passava por ajudar Iuri Leitão

 

Por: Record com Lusa

Foto: UVP - Federação Portuguesa de Ciclismo

Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua) terminou no último lugar do pódio, este domingo, nos campeonatos nacionais de fundo, numa prova ganha por José Neves (W-52 FC Porto). Um resultado que foi uma surpresa até para o próprio.

"Foi algo inesperado. Entrei nas fugas todas, o meu objetivo era levar o Iuri Leitão, um sprinter fantástico, ao final. Não estava no melhor dia, tentei a minha sorte a dois quilómetros e o terceiro lugar é extremamente bom. Ganhou o mais forte, e quando assim é, só temos de dar os parabéns", começou por dizer o ciclista da Tavfer-Measindot-Mortágua.

"Depois de uma fase bastante longa e má, os resultados começam a aparecer. Deixa-me muito contente e motivado para o futuro", enalteceu.

Fonte: Record on-line

“Antarte-Feirense/Top nos Campeonatos Nacionais de Estrada”


Fotos: João Fonseca

Num fim de semana alargado de ciclismo, disputaram-se de sexta-feira, 18 a domingo 20 junho em Castelo Branco, os Campeonatos Nacionais de Estrada, com a presença dos melhores ciclistas nacionais.

Na sexta-feira, 18 junho, na prova de contrarrelógio Sub 23, saiu vitorioso Fábio Fernandes (Efapel), sendo que António Ferreira (Antarte-Feirense) concluiu na oitava posição, e Afonso Eulálio no 11º lugar.

Sábado, 19 junho, os jovens Sub 23 Antarte–Feirense, destacaram-se novamente na prova de estrada, sempre ativos durante a corrida e atentos às principais movimentações e fugas, com António Ferreira a conseguir fechar o dia no quinto lugar, a 38 segundos do vencedor Pedro Andrade (Hagens Berman Axeon), que já foi corredor do Feirense e é filho do diretor desportivo Joaquim Andrade, sendo que Afonso Eulálio foi 8º.


No domingo, 20 junho, Fábio Oliveira (Antarte – Feirense) alcançou um excelente 5º lugar na prova de fundo dos Campeonatos Nacionais de Estrada. Numa corrida de ataques constantes, o nosso sexteto esteve atento às movimentações dos principais adversários, entre os quais a nova estrela do ciclismo mundial, João Almeida, e também Nelson Oliveira, Rui Oliveira, e a forte equipa da W52-FC Porto em clara superioridade ao correr com 11 ciclistas. Fábio Oliveira integrou o reduzido grupo, que compôs a frente da corrida nos quilómetros finais dos 192,2 km pedalados em Castelo Branco, na prova em que saiu vitorioso José Neves (W52-FC Porto).

 

Declarações Do Diretor Desportivo, Joaquim Andrade:


 

“Mais uma excelente prestação da equipa, tivemos a condicionante de correr em desvantagem numérica em ambas as provas, mas os meus corredores souberam minimizar os danos e estiveram na luta de ambas as provas até ao fim. Os meus parabéns aos meus corredores e claro aos justos vencedores”.

 

CLASSIFICAÇÕES CAMPEONATO NACIONAL ESTRADA 2021

 

Classificação Geral CRI Sub-23:

 

1º Fábio Fernandes (Efapel) 0:39:45

2º Miguel Salgueiro (LA Alumínios-LA Sport) +24

3º Diogo Barbosa (Hagens Berman Axeon) +55

...

8º António Ferreira (Antarte-Feirense) +2:17

11º Afonso Eulálio (Antarte-Feirense) +3:04

 

Classificação Prova Fundo Sub23:

 

1º Pedro Andrade (Hagens Berman Axeon) 4:12:35

2º Fábio Costa (Efapel) mt

3º André Domingues (Efapel) +4

...

5º António Ferreira (Antarte-Feirense) +38

8º Afonso Eulálio (Antarte-Feirense) +4:43

 

Classificação Fundo Elites:

 

1º José Neves (W52-FC Porto) 4:38:18

2º Rui Oliveira (UAE Team Emirates) +47

3º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua) +47

...

5º Fábio Oliveira (Antarte-Feirense) +59

18º Venceslau Fernandes (Antarte-Feirense) +5:33

19º Rafael Silva (Antarte-Feirense) +5:33

33º Gonçalo Amado (Antarte-Feirense) +7:12

 

 

Próximas competições:

23 a 27 junho > VOLTA AO ALENTEJO

Fonte: Antarte-Feirense

“EFAPEL PARACYCLING faz mais dois Campeões Nacionais no Fundo e uma Medalha de Bronze – Dia 3”


Foto: João Fonseca Photographer

Quem esteve em grande plano na Prova de Fundo de Paraciclismo foi a EFAPEL PARACYCLING, que somou três medalhas, duas delas Ouro, entregues a Bernardo Vieira, que corre na classe C1 e a Telmo Pinão, C2. A terceira medalha, de Bronze, foi para Vítor Carvalho, que concluiu a corrida na 3.ª posição.

No total os três atletas percorreram esta manhã 43,3 km (2 voltas ao circuito), em Castelo Branco, onde decorreu esta edição dos Campeonatos Nacionais de Estrada.

Fonte: Efapel

“Tavfer-Measindot-Mortágua/Gaspar Gonçalves medalha de bronze na Prova de Fundo Elite – Dia 3”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua terminou a sua participação nos Campeonatos Nacionais, com a Prova de Fundo Elites. Percurso de 192,2 quilómetros bastante acidentado onde a equipa esteve a um excelente nível, Gaspar Gonçalves foi o 3º classificado, alcançando assim a medalha de bronze.

Corrida que foi muito disputada, onde a situação estava em constante mudança. A equipa apenas com 5 corredores em prova correu de forma muito inteligente e conseguiu estar sempre representada na frente da corrida, muitas das vezes até com mais do que um elemento. À entrada do circuito pequeno era Gaspar Gonçalves que seguia na frente da corrida num grupo de cerca de 8 unidades.


Alguns quilómetros mais tarde esse mesmo grupo ganhava algumas unidades, onde Iúri Leitão marcava também a sua presença, estando assim a equipa representada com dois corredores num grupo de 16 unidades que seguia na frente da corrida.

Na última volta, José Neves (W52-FC Porto) acabaria por se isolar em solitário. No grupo de perseguidores mantinha-se Gaspar Gonçalves, enquanto Iúri Leitão passava algumas dificuldades e ficava para trás.


Do pelotão, atacava Joaquim Silva que quilómetros mais tarde teve a companhia de Iúri Leitão e ambos tentaram ainda alcançar a frente da corrida, num grande esforço de equipa. A vitória estava entregue a José Neves, mas Gaspar Gonçalves não baixava os braços e dentro dos últimos 2 quilómetros atacou em conjunto com Rui Oliveira e chegaram à meta isolados para completar o pódio final, a 47 segundos do vencedor. Medalha de bronze para Gaspar Gonçalves após uma enorme corrida, sempre presente na frente.


No final claramente satisfeito afirmava que “Foi um dia muito duro, a corrida foi sempre a um ritmo altíssimo! Mas a equipa esteve muito bem, estando sempre presente nas tentativas de fuga! Fico super feliz de colmatar todo o trabalho e empenho da equipa com uma medalha! Agradecer a toda a equipa, todo o staff, diretores, patrocinadores e a todos os que nos apoiam”.

Este é um resultado do coletivo que tudo fez hoje para colocar um homem no pódio final, mesmo com poucos elementos em prova a equipa não baixou os braços e lutou com todas as suas forças para que fosse possível subir ao pódio.


 

Classificação Etapa

Castelo Branco – Castelo Branco: 192,2 Kms

 

1.º José Neves (W52-FC Porto), 4h38m18s

3.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 47s 16.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 3m06s


 

34.º Rui Carvalho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 7m12s 37.º Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt

DNF Pedro Paulinho (Tavfer-Measindot-Mortágua)

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua





“EFAPEL fecha Campeonatos Nacionais de Estrada com 10 medalhas – Dia 3”


Fotos: João Fonseca Photographer

Terminaram em Castelo Branco os Campeonatos Nacionais de Estrada com a Prova de Fundo para Elites. Luís Mendonça fez a melhor marca da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, ao chegar no 26.º posto, seguido por Frederico Figueiredo (27.º) e António Carvalho (28.º).

Até sábado eram sete as medalhas conquistadas pela estrutura, que no último dia passaram a 10, com a EFAPEL PARACYCLING a somar mais dois Campeões Nacionais na Prova de Fundo de Paraciclismo – Bernardo Vieira (C1) e Telmo Pinão (C2) – e Vítor Carvalho (C5) a fazer o 3.º lugar na sua classe, trazendo o Bronze.


Desta forma o Clube Desportivo Fullracing, que gere toda a estrutura, faz história ao ser aquele que mais medalhas conquistou em Campeonatos Nacionais de Estrada.

A prova de Elites foi eletrizante. Teve vários corredores a atacar, desde o quilómetro inicial, que foram mudando a situação da corrida, com constantes alterações na frente. O título viria a decidir-se entre os 16 homens que se juntaram numa fuga final, à entrada do circuito urbano de 21,6 km, que seria percorrido cinco vezes.

A EFAPEL não conseguiu colocar nenhum corredor neste grupo, o que impediria a equipa de alcançar o seu objetivo de chegar ao título. Foi José Neves (W52-FC Porto), que ao atacar a 30 km do final, chegaria à meta isolado conquistando a camisola de Campeão Nacional.

“Os objetivos da estrutura foram cumpridos, ao alcançar o maior número de medalhas do ciclismo nacional enquanto clube e só temos de estar satisfeitos por isso. Aproveito para endereçar os parabéns aos novos Campões Nacionais”, resumiu Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL.


 

 

CLASSIFICAÇÕES:

CAMPEONATOS NACIONAIS DE ESTRADA 2021

Prova de Fundo Elites» Castelo Branco - Castelo Branco: 192,2 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA ETAPA

 

1.º José Neves (W52-FC Porto), 04h38m18s

26.º Luís Mendonça (EFAPEL), a 07m12s

27.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), mt

28.º António Carvalho (EFAPEL), mt

DNF Rafael Reis (EFAPEL)

Fonte: Efapel

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com