sexta-feira, 22 de abril de 2022

“Seleção Nacional/Ivo Oliveira sexto na perseguição individual da Taça das Nações”


Por: José Carlos Gomes

Ivo Oliveira foi hoje o primeiro português a entrar em pista na Taça das Nações, que decorre em Glasgow, Escócia, e foi também aquele que obteve o melhor resultado: sexto lugar em perseguição individual.

O gaiense conseguiu um registo de 4’10’’702, o sexto melhor da fase de qualificação. Ivo Oliveira conseguiu o segundo melhor tempo nos três primeiros quilómetros da prova de quatro mil metros, mas perdeu posições no quilómetro final.

O português cumpriu os derradeiros mil metros em cerca de 1m04s. Os homens que garantiram os melhores resultados foram os que se revelaram capazes de cobrir o troço final mais perto ou até abaixo do minuto certo. A maior surpresa chegou de França. Corentin Ermenault deixou a competição logo após o bronze nesta disciplina no Mundial de 2020. Em 2021 esteve em Portugal, no Campeonato do Mundo de Paraciclismo, como guia de um atleta cego.

Agora resolveu regressar ao ciclismo de pista e fê-lo como nunca antes. Hoje bateu duas vezes o recorde pessoal. Foi o mais veloz na qualificação e ganhou a final, com 4’05’’644. O alemão Nicolas Heinrich ficou com a medalha de prata e o britânico Charlie Tanfield com a de bronze.

Maria Martins competiu no setor feminino da disciplina de eliminação. A corrida da portuguesa teve duas fases. Até serem eliminadas nove das 23 participantes, Maria Martins fez uma corrida segura, sempre bem colocada e no primeiro terço do pelotão. Quando restavam 14 ciclistas em pista, Maria Martins caiu na sequência de uma ultrapassagem mal medida pela japonesa Yumi Kajihara. O acidente acabaria por envolver cinco corredoras e a prova esteve mesmo interrompida para reparação da pista.

Após o reinício, Maria Martins denotou sempre mais dificuldade para se colocar, acabando por ficar na nona posição. Yumi Kajihara tiunfou, relegando a francesa campeã europeia da disciplina, Valentine Fortin, para o segundo lugar. A neozelandesa Ally Wollaston fechou o pódio.

João Matias foi o último português a competir nesta sexta-feira. Fê-lo numa das mais frenéticas provas do programa, a eliminação masculina, que se iniciou com um ritmo tão feroz que surpreendeu muitos dos favoritos, eliminados mais precocemente do que poderia supor-se.

João Matias aguentou muito bem a primeira metade da prova, com boa colocação e longe do risco de eliminação. Acabaria por ser colocado fora na 13.ª posição. Quem não facilitou foi o campeão mundial da especialidade, Elia Viviani, que conseguiria impor-se na prova. Foi acompanhado no pódio pelo neerlandês Yoeri Havik, segundo, e pelo alemão Tim Torn Teutenberg, terceiro.

A jornada de sábado será, para os corredores portugueses, integralmente dedicada a disciplinas olímpicas. Maria Martins começa o dia na qualificação para o concurso de omnium, às 13h10. Garantindo a presença na final, irá competir até depois das 22h00, nas quatro provas pontuáveis: scratch, tempo, eliminação e corrida por pontos.

Ivo Oliveira e Iúri Leitão são a dupla nacional inscrita no madison. Enfrentam a qualificação às 14h35. Caso sejam bem-sucedidos disputam a final às 20h15.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Bardet vence Volta aos Alpes e Pinot regressa às vitórias na última etapa”


Português Daniel Viegas terminou tirada de hoje na 79.ª posição e foi 86.º na classificação geral

 

Por: Lusa

Foto: EFE

O ciclista francês Romain Bardet (DSM) conquistou esta sexta-feira a Volta aos Alpes, com o seu compatriota Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) a vencer a quinta e última etapa, regressando aos triunfos quase três anos depois.

Pinot, que na véspera terminou em lágrimas no segundo lugar da etapa, 'vingou-se' hoje e conseguiu o primeiro triunfo desde julho de 2019, quando venceu a 14.ª etapa da Volta a França no Tourmalet, cumprindo os 114,5 quilómetros em Lienz, na Áustria, com o tempo de 03:09.24 horas, batendo por sete segundos o espanhol David de la Cruz (Astana).


Em relação à classificação geral, que era liderada à partida pelo espanhol Pello Bilbao (Bahrain-Victorious), acabou por ser conquistada por Romain Bardet, com o australiano Michael Storer (Groupama-FDJ) a terminar em segundo, a 14 segundos, e o neerlandês Thymen Arensman (DSM) em terceiro, a 16.

Já o português Daniel Viegas (EOLO-Kometa) terminou a etapa de hoje na 79.ª posição, a 25.22 minutos de Pinot, e foi 86.º na classificação geral.

Fonte: Record on-line

“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados GP O Jogo traz dureza e é o próximo desafio da equipa”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados regressa este fim de semana à competição com o Grande Prémio O Jogo.

O Grande Prémio O Jogo junta na estrada as equipas continentais com as formações de clube, numa prova em quatro etapas para disputar entre 23 e 25 de abril. O primeiro dia tem dupla etapa. Às 9h30 inicia-se, em Pinhel, o contrarrelógio individual de 7,6 quilómetros.

A mesma localidade recebe, às 16h00, a partida para a segunda etapa, uma curta ligação de 69,2 quilómetros, que terminará em Trancoso. Duas contagens de montanha, a última de segunda categoria, a 9300 metros da chegada podem ajudar a fazer a diferença.

No domingo corre-se a terceira etapa, 137 quilómetros com partida e chegada em Vila Nova de Paiva. O início está marcado para as 11h25, prevendo-se o final para cerca das 15h00. A viagem comporta duas contagens de montanha de terceira categoria, ambas colocadas longe da meta.

A etapa-rainha é a final, a disputar no dia 25 de Abril. O pelotão irá percorrer 143,2 quilómetros, entre Celorico de Basto e Paredes. As dificuldades montanhosas estão espalhadas pelo percurso, mas com especial incidência na parte final. Os ciclistas vão subir ao alto do Viso (km 25,1), Senhora da Assunção (km 88,5), alto do Cruzeiro (km 120,9) e monte Azevido (km 129,7). A partida será dada às 12h30, estando a chegada prevista para as 16h00.

Este é um prémio com bastante dureza onde os trepadores irão ter uma palavra a dizer. Para esta prova o diretor desportivo Gustavo Veloso convocou Pedro Pinto, Gonçalo Amado, Rui Carvalho, António Barbio, Bruno Silva, Nicolas Saenz e Ángel Sanchez. Em antevisão a esta prova Gustavo Veloso afirma que “Temos uma equipa capaz de se bater com os melhores no terreno duro. Após a paragem queremos enfrentar este segundo bloco da temporada com muita ambição”.

Fonte: Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

“Glassdrive / Q8 / Anicolor na estrada para enfrentar dureza do GP O Jogo”


O fim-de-semana prolongado promete espetáculo, desafio e superação, com a participação da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor na 10.ª edição do Grande Prémio O Jogo, que vai estar na estrada entre amanhã e segunda-feira. A prova vai ter quatro etapas para disputar entre 23 e 25 de abril, sendo o primeiro dia de dupla jornada, cumprindo-se 353,98 km após a chegada à última meta em Paredes.

A estrutura de Águeda vai alinhar com sete corredores: Frederico Figueiredo, Javier Moreno, Héctor Sáez, Luís Mendonça, Rafael Reis, Fábio Costa e Mauricio Moreira, que após estar recuperado de uma lesão vai inaugurar a época. 

Amanhã a prova começa com dupla etapa, logo de manhã às 10H00, para iniciar em Pinhel o Contrarrelógio Individual com 7,59 km. Já da parte da tarde, às 16H30, é também de Pinhel que vai ser dada a partida para a 2.ª Etapa, uma viagem de 69,19 km com meta em Trancoso. Embora o percurso seja curto há dois Prémios de Montanha, o último a 9.300 metros da chegada, uma contagem de 2.ª categoria que promete surpresas. 


Já no domingo a 3.ª Etapa vai ter partida e chegada em Vila Nova de Paiva, para um percurso de 137 km. O início será às 11H30 e a tirada deve terminar cerca das 14H50. Pelo caminho os corredores enfrentam duas contagens de montanha de 3.ª categoria. 

Para o final ficou guardada a etapa-rainha, a disputar no feriado que assinala a Liberdade, 25 de Abril. Os 140,20 km de percurso vão ligar Celorico de Basto a Paredes, com partida às 12H30 e chegada prevista para as 16H04. As dificuldades montanhosas vão ser muitas, sobretudo na fase final da etapa, com o Alto do Cruzeiro (120,9 km) e Monte Azevido (129,7 km). 

Para Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, esta competição “é um dos pontos altos da nossa época. Sabemos que todas as equipas querem estar bem nesta corrida, nós não somos diferentes e queremos ser uma equipa muito interventiva na prova, fazer o nosso melhor e dignificar os nossos patrocinadores. Fazemos votos de que seja uma corrida muito bem disputada entre o pelotão nacional e certamente será um grande espetáculo”. 


 

ETAPAS DO 10.º GRANDE PRÉMIO O JOGO:

 

1.ª ETAPA» Sábado, 23 de abril: Pinhel (10H00, Avenida Frederico Ulrich) - Pinhel (10H10, Avenida Carneiro de Gusmão), 7,59 km» CONTRARRELÓGIO INDIVIDUAL 

2.ª ETAPA» Sábado, 23 de abril: Pinhel (16H30, Avenida Carneiro de Gusmão) - Trancoso (18H10, em frente ao Parque da Feira), 69,19 km 

3.ª ETAPA» Domingo, 24 de abril: Vila Nova de Paiva (11H30, frente ao Município) – Vila Nova de Paiva (14H50, frente ao Município), 137 km 

4.ª ETAPA» Segunda-feira, 25 de abril: Celorico de Basto (12H30, Praça Cardeal Dom António Ribeiro) - Paredes (16H04, Avenida da República), 140,20 km

Vai ser possível acompanhar de perto a corrida, com o direto em texto, através do nosso site e alguns momentos das 4 ETAPAS que terão transmissão em direto no Facebook da Equipa

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“CRP Ribafria no BTT das Ebikes”


O CRP Ribafria, através da sua equipa de ciclismo Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, vai competir no BTT das Ebikes.

Pensando sempre no futuro e porque a tecnologia está cada vez mais presente em todos os aspetos da nossa vida, a e-bike, ou bicicleta elétrica, não está apenas bem avançada, como também cada vez mais popular e com mais praticantes.

Assim, o CRP Ribafria decidiu entrar nesta nova modalidade, iniciando o projeto com um atleta federado, Válter Martins, que irá competir pela equipa Grupo Parapedra - Dinazoo – Riomagic, representando o CRP Ribafria nas vertentes de XCM e Maratonas em ebike.

Válter Martins já competiu no dia 10 de abril, no 13 Raid Saloios BTT, onde alcançou o 2º lugar da geral. 

Válter Martins irá marcar presença no campeonato nacional de maratonas, já no próximo dia 8 de Maio em Extremoz.

Esta será mais uma modalidade desportiva presente no CRP Ribafria.

Fonte: EQUIPA DE CICLISMO - GRUPO PARAPEDRA / DINAZOO / RIOMAGIC - CRP RIBAFRIA

“Liège-Bastogne-Liège este domingo no Eurosport”


Rúben Guerreiro é o único português inscrito na lista de pré-inscritos da corrida

 

Por: Vasco Simões

La Doyenne a “Velha Senhora” como é conhecida, vai fazer parar o trânsito este domingo, esta prova é uma das grandes clássicas do ciclismo, que não vai querer perder este domingo no Eurosport 1 em direto, pelas 10,35 horas é transmitida a corrida feminina, e a partir das 12,15 horas será a masculina.

É já este domingo que se cumpre a 108.ª edição da Liège-Bastogne-Liège, um dos cinco ‘Monumentos’ do ciclismo, junto com a Milano-Sanremo, a Volta à Flandres, a Paris-Roubaix e a Volta à Lombardia. Organizada pela primeira vez em 1892, esta prova também conhecida por ‘La Doyenne’ (A Velha Senhora), é uma das mais antigas da história da modalidade. Por acontecer em finais de abril, na região belga das Ardenas, é comum dizer-se que esta é a última das ‘Clássicas da Primavera’.

A Liège-Bastogne-Liège é considerada uma das provas de um dia mais difíceis do mundo devido à sua distância e percurso exigente e por vezes marcado por condições atmosféricas adversas. Ao contrário de outras clássicas, a dificuldade para o pelotão não advém dos setores de empedrado, mas sim das subidas.

O pelotão sai do centro de Liège, rumo a Bastogne, próximo da fronteira com o Luxemburgo, para regressar novamente a Liège. Pelo caminho, os ciclistas enfrentam uma dúzia de curtas, mas duras subidas, entre as quais se destacam os emblemáticos Côte de Saint-Roch, Côte de Stockeu, Côte de la Redoute, Côte de Wanne ou o Côte de la Roche aux Faucons, uma rampa com uma extensão de 1,3 quilómetros e uma inclinação de 10.5%. Será a última antes da meta, este ano, situada no centro da cidade de Liège, com um final plano ideal para ‘sprinters’. Ao todo, o pelotão terá de cumprir 257,2 quilómetros.

Ao longo de mais de 100 edições de história, contam-se vencedores como Léon Houa, Moreno Argentin, Alejandro Valverde ou Eddy Merckx, o super-campeão belga que detém um recorde de cinco vitórias, obtidas em 1969, 1971, 1972, 1973 e 1975. No ano passado, o triunfo coube ao esloveno Tadej Pogacar.

A edição de 2022 da Liège-Bastogne-Liège apresenta um cartaz de luxo com Alejandro Valverde, Wout Van Aert, Remco Evenepoel, Matej Mohoric, Julian Alaphilippe Dylan Teuns ou Rigoberto Uran, entre outros. Rúben Guerreiro é o único português na lista de pré-inscritos para a corrida belga.

Acompanhe a Liège-Bastogne-Liège, um autêntico ‘Monumento’ ao ciclismo, este domingo, 24 de abril, em direto, no Eurosport 1, a partir das 12:15h. Os comentários ficam a cargo de Luís Piçarra, Paulo Martins e Olivier Bonamici.

No domingo, o Eurosport emite também a 6.ª edição da Liège-Bastogne-Liège feminina. Com um traçado mais pequeno de 142 quilómetros, mas igualmente duro com várias subidas icónicas e desafiantes, esta clássica conta com algumas das melhores ciclistas do mundo. No ano passado, a vitória coube à ciclista dos Países Baixos Demi Vollerting. Acompanhe toda a ação da Liège-Bastogne-Liège feminina em direto no Eurosport 1 a partir das 10:35h com comentários de Gonçalo Moreira e Isabel Fernandes.

Fonte: Eurosport

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com