domingo, 19 de março de 2023

“Gonçalo Bandeira e Zoe Zamara vencem em Seia”


Gonçalo Bandeira (Individual) e Zoe Zamora (101DH) conquistaram hoje, em Seia, a segunda prova pontuável para a Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano e lideram o ranking geral da competição.

O Bike Park de Vila Cova à Coelheira, no concelho de Seia, recebeu neste domingo a 2.ª Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano, uma corrida de classe 2 UCI. Em elite masculina foi Gonçalo Bandeira (Individual) a conquistar a vitória, parando o cronómetro em 2'15'926. Oisin O'Callaghan (The Yt Mob), foi segundo na categoria elite, a pouco mais de meio segundo do vencedor, e ainda o melhor atleta sub-21. A fechar o pódio da categoria máxima na terceira posição ficou Tomás Barreiros (WildBoys/Riding Addiction), a 1,395 segundos.

Na categoria de elite feminina foi Zoe Zamora (101DH) a superiorizar-se, terminando a sua prova com uma marca de 2'53'720. Seguiu-se Margarida Bandeira (WildBoys/Riding Addiction), na segunda posição, a 2,897 segundos. Kira Zamora (101DH) ocupou a terceira posição, a 4,914 segundos.

Entre os mais jovens destacaram-se o júnior Owen Rick (Gravity School Racing), o cadete José Cardoso (Bike House DH Team/Guimarães), o juvenil Nui Tai (Wildpack Algarve Racing) e o infantil Rodrigo Cunha (Individual)

Nas categorias de veteranos, os melhores foram João Reis (Casa do Povo de Abrunheira), em masters 30, Ricardo Soares (Bike Zone), em masters 40, Rui Cruz (MCF/Xdream/Município de S.Brás), em masters 50, e António Rodrigues (casa do Povo de Abrunheira), em masters 60. Sofia Pinto (Casa do Povo de Abrunheira) foi a vencedora no setor feminino.

A melhor equipa no dia de hoje foi a Casa do Povo de Abrunheira.

A terceira prova da Taça de Portugal de DHI irá disputar-se em São Brás de Alportel, no dia 16 de abril.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Viana Granfondo com estreia auspiciosa”


Evento tem potencial para ser dos maiores do país

 

Viana do Castelo assistiu hoje a um dos eventos mais marcantes da Cidade Europeia do Desporto 2023. A primeira edição do Viana Granfondo Europcar, uma prova cicloturística com três distâncias, levou à capital do Alto Minho mais de 1700 atletas, 400 dos quais provenientes do país vizinho. O sucesso alcançado na estreia desta iniciativa em Viana do Castelo corresponde em absoluto às “altas expectativas” da organização, abrindo assim caminho para que nas próximas edições se atinjam (ou superem, mesmo) os números registados no Douro Granfondo, o maior evento do género realizado em Portugal, com 3000 participantes.


O forte potencial da prova e as condições de que o município vianense dispõe para que ela se realize levam Manuel Zeferino a acreditar que o Viana Granfondo “tem tudo para crescer cada vez mais”. Por isso, esta é uma iniciativa “para continuar”, tanto mais quando a cidade dispõe de “óptimas condições para receber muitos milhares de participantes”, sublinha o director da Bikeservice, responsável pela organização.

A concentração para este Viana Granfondo fez-se na Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo. Sempre com o navio-museu Gil Eannes como companhia, a partida e chegada tiveram lugar na rua Alves Cerqueira, cais da antiga doca comercial. A passagem do enorme pelotão pela ponte Eiffel, poucos minutos após a largada (9h00), foi um dos momentos altos deste Viana Granfondo que decorreu sob o lema “Vem conquistar o coração do Minho”.


Após 131 km e com passagens pelos concelhos de Ponte de Lima, Paredes de Coura e Caminha, Gonçalo Freitas foi o vencedor destacado da prova “rainha”, com o tempo de 3h32m20s. O figueirense integrou o quinteto que se formou na frente da corrida aquando da subida à Serra d'Arga – local onde foi possível contemplar paisagens deslumbrantes – e conseguiu conservar até à chegada a vantagem que alcançou na rápida descida que protagonizou. Já Isabella Hervey, que também chegou isolada à meta, foi a mais forte no escalão feminino, vencendo o Granfondo com o registo de 4h27m07s.


O Mediofondo, com 84 km, foi ganho por Pedro Pinheiro, enquanto na prova das senhoras, Marlene Seara levou a melhor sobre a concorrência. No Minifondo, a distância mais curta (62 km), foi Jorge Salgado quem triunfou, resultado que partilhou com Joana Ferreira, a vencedora feminina.

“Este foi dos melhores eventos em que estive presente” e “Viana tem tudo para o tornar ainda melhor ano após ano”, comentou Pedro Cardoso, director da prova. Para o ex-ciclista profissional, o Viana Granfondo, do ponto de vista competitivo, “está numa grande cidade”, com condições ímpares “em termos de chegada e logística”. Para além disso, tem “uma enormidade de percursos extraordinários à volta” que são possíveis de traçar “quase sem trânsito automóvel, o que não é nada habitual na maior parte dos granfondos”.

Por sua vez, Manuel Zeferino resume numa frase o sentimento generalizado de quem se deslocou a Viana do Castelo: “Os participantes ficaram muito contentes, seja pelos percursos, seja pelo nível de dificuldade. Foi um dia excelente”.

Fonte: Bikeservice










“Glassdrive / Q8 / Anicolor Mauricio Moreira e Artem Nych no Top 15 da Clássica da Arrábida”


Fotos: João Fonseca Photographer

Mauricio Moreira, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, foi hoje o primeiro corredor da estrutura a cruzar a meta da Clássica da Arrábida, na 13.ª posição, seguido pelo colega Artem Nych, 14.º classificado. Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) repetiu o feito do ano passado ao vencer esta 6.ª edição. Coletivamente a formação que tem sede em Águeda ficou em 3.º lugar.


Belo dia de ciclismo foi aquele que se viveu hoje na região da Arrábida. Com partida de Palmela, terra natal de Rafael Reis, o pelotão enfrentou 182 km até Sesimbra. Logo aos 18 km deu-se a fuga do dia, composta por um trio que chegou a ter cerca de três minutos de vantagem. Mas a 70 km da meta a fuga seria anulada, antes da subida para o 2.º Prémio de Montanha do dia, no Alto de São Paulo, onde Frederico Figueiredo foi o 2.º a passar e Rafael Reis 3.º.


O pelotão seguia compacto, embora com ataques constantes e seis corredores ainda se destacaram, entre eles Sergio García, que acabaria por ser alcançado. A 20 km da chegada o pelotão rolou novamente compacto até faltarem 12 km para o final, momento em que quatro corredores se destacaram. O derradeiro ataque foi lançado por Orluis Aular, que venceu, com Mauricio Moreira a chegar 20 segundos depois.


“Foi um bom dia de corrida, fizemos um bom trabalho e toda a equipa esteve bastante bem. Foi uma corrida bem disputada, estivemos nos momentos chave e houve um bom trabalho de todo o grupo. Talvez o resultado final não transpareça todo o trabalho que fizemos ao longo do dia, mas como é óbvio saímos daqui satisfeitos com o desempenho do grupo”, disse Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor.

A Equipa de Águeda segue já direta para a 40.ª Volta ao Alentejo, que decorre de 22 a 26 de março. No total serão percorridos 834,1 km que começam em Beja esta quarta-feira, para terminar no próximo domingo em Évora, como já é tradição.

 

CLASSIFICAÇÕES:

6.ª Clássica da Arrábida

Palmela – Sesimbra» 182 km


 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA

 

1.º Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA), 04h20m02s

2.º Álex Jaime (Equipo Kern Pharma), mt

3.º Francisco Campos (Fonte Nova/Felgueiras), a 08s

13.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 20s

14.º.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 22s

21.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 40s

25.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m16s

42.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03m57s

51.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 05m25s

53.º Duarte Domingues (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS


 

1.ª Equipo Kern Pharma, 13h00m53s

3.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, a 35s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA

 

1.º Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), 8 Pontos

3.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 4 Pontos

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“ABTF Betão-Feirense Pedro Andrade em fuga na Clássica da Arrábida”


ABTF Betão-Feirense na fuga da terceira clássica da época

Foto: João Fonseca

Mais um domingo com a ABTF Betão-Feirense na disputa das clássicas lusas. Desta feita, foi a vez de competir na Clássica da Arrábida, onde Pedro Andrade representou as cores da equipa feirense na fuga do dia.

De Palmela a Sesimbra foram pedalados 182 quilómetros, com a fuga a dar-se aos primeiros quilómetros e Pedro Andrade a ser acompanhado por mais dois corredores. No pelotão foi a espanhola Caja Rural-Seguros RGA que assumiu a perseguição, conseguindo alcançar a fuga à falta de 70 quilómetros para o final.

Novas fugas foram tentadas, mas sem sucesso. Nos metros finais, o venezuelano Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) atacou para repetir a vitória do ano transacto. Afonso Eulálio foi o primeiro corredor da ABTF Betão-Feirense a cruzar a meta em 36º lugar, a 1m56s do vencedor.

“A nossa principal aposta para este dia era tentar entrar num grupo, no qual pudéssemos estar na discussão da montanha e, posteriormente, na discussão da prova. Conseguimos estar na fuga com o Pedro, mas acabou por não resultar, devido a serem poucos elementos na fuga e também devido à perseguição efectuada pela Caja Rural no pelotão”, declarou o director-desportivo Joaquim Andrade.

 

Classificação Geral:

 

1º Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) 4h20m02s [41,995 km/h]

2º Alex Jaime (Kern Pharma) mt

3º Francisco Campos (Fonte Nova-Felgueiras) a 8s

36º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) a 1m56s

43º Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) a 5m25s

62º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) mt

73º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) a 8m11s

83º Francisco Moreira (ABTF Betão-Feirense) a 15m29s

86º Barry Miller (ABTF Betão-Feirense) a 15m33s

DNF Diogo Oliveira (ABTF Betão-Feirense)

Fonte: Equipa Ciclismo ABTF Betão-Feirense

“Clássica da Arrábida”


Orluis Aular repete vitória na Clássica da Arrábida

 

Por: Ana Nunes

Foi nos metros finais que Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) atacou para a sua segunda vitória na Clássica da Arrábida, repetindo assim o feito do ano passado. Alex Jaime (Equipo Kern Pharma) foi segundo e Francisco Campos (Fonte Nova/Felgueiras) fechou o pódio em terceiro.

O pelotão partiu de Palmela em direção a Sesimbra, com 182 quilómetros pela frente nesta edição de 2023 da Clássica da Arrábida. As primeiras movimentações surgiram logo nos quilómetros iniciais, o que levou a que a fuga do dia rapidamente se estabelecesse, ao quilómetro 18. Este grupo, composto por três ciclistas, entre eles Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense), Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) e Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Segmento D'Época/Reol) chegou a ter cerca de três minutos de vantagem para o pelotão.


No grupo principal, quem assumiu a perseguição ao longo de toda a prova foi a formação da Caja Rural-Seguros RGA, que acabaria por conseguir anular a fuga quando faltavam ainda cerca de 70 quilómetros para o final da corrida, altura em que se iniciava a subida para o segundo prémio de montanha do dia, no Alto de São Paulo.

Após a contagem de montanha, apesar de o pelotão seguir compacto, os ataques iam-se sucedendo, com várias equipas a tentarem lançar corredores para a frente da corrida. Numa dessas iniciativas, foram seis os corredores a tentar ganhar vantagem, entre eles Gonçalo Leaça (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Emanuel Duarte (Efapel Cycling), Sergio García (Glassdrive-Q8-Anicolor), Hélder Gonçalves (Kelly-Simoldes-UDO), António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) e Dean Harvey (Trinity Racing).

A equipa Caja Rural-Seguros RGA continuava a mostrar que queria estar na discussão da vitória, comandando a perseguição aos seis fugitivos. Não tardou a que cinco deles fossem alcançados, restando na frente apenas Hélder Gonçalves. Entretanto, no pelotão atacava Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling), juntando-se pouco depois ao corredor que seguia isolado na frente da corrida.


A 20 quilómetros do final o pelotão estava novamente compacto, e assim permaneceu até faltarem 12 quilómetros para a meta. Nesta altura saíram quatro corredores do pelotão, agora sim com a equipa Caja Rural-Seguros RGA a conseguir colocar um dos seus homens entre os fugitivos que, rapidamente, passaram a ser apenas dois, Jon Barrenetxea (Caja Rural-Seguros RGA) e Giovanni Carboni (Equipo Kern Pharma). Os dois nunca chegaram a ganhar uma vantagem significativa, o que permitiu que, já nos metros finais, Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) lançasse o derradeiro ataque. Essa iniciativa garantiu-lhe a vitória no dia de hoje, na Clássica da Arrábida, repetindo assim o feito alcançado no ano passado.

“Sabíamos que podíamos fazer uma grande etapa. Na parte final a equipa fez um trabalho perfeito e eu acredito que quando se trabalha em conjunto conseguimos alcançar os nossos objetivos. O meu colega de equipa, Jon Barrenetxea, seguiu numa fuga, e nos últimos 500 metros o grupo onde eu seguia já estava muito perto de os alcançar. Senti-me bem e decidi lançar o ataque de longe. Queríamos tentar a vitória no dia de hoje e conseguimos. Estou muito contente”, revelou Orluis Aular.

Logo a seguir, na segunda posição, com o mesmo tempo do vencedor, chegou Alex Jaime (Equipo Kern Pharma). Francisco Campos (Fonte Nova/Felgueiras) fechou o pódio em terceiro, cortando a meta a oito segundos de Orluis Aular. Quanto às restantes classificações, Diogo Narciso conquistou a classificação da montanha e Oliver Rees (Trinity Racing) venceu a juventude. Já a Equipo Kern Pharma foi a vencedora da classificação geral por equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato Europeu de Duatlo Sprint 2023: Ouro e Prata para Portugal”


Hugo Figueiredo conquistou o ouro no Campeonato da Europa de Duatlo, na categoria Sub-23 e João Nuno Batista foi vice-campeão em juniores, atletas que disputaram a prova que se realizou a 18 de março, em Caorle, Itália. A competição, na distância sprint, incluiu 5km de corrida, 20km de ciclismo e finalizou com uma segunda corrida de 2.5km.

João Nuno Batista fez uma excelente prova, bem colocado desde o início da competição, Depois da fuga no ciclismo do italiano Nicolo Astori, o atleta nacional saiu para o terceiro segmento da corrida a 1’15’’ do atleta que seguia em primeiro lugar.

«A prova correu bem, foi uma competição muito tática, fiz a gestão da primeira corrida, no ciclismo inseri-me num grupo de italianos que tentaram colocar-me atrás», contou João Nuno Batista. A performance da segunda corrida permitiu ao atleta português recuperar cerca de um minuto e passar a meta na segunda posição.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“António Morgado vence Volta a Rodes na Grécia com apenas 19 anos”


Ciclista português aproveitou as bonificações para se impor na corrida de categoria 2.2

 

Por: Lusa

Foto: Hagens Berman Axeon

O ciclista português António Morgado (Hagens Berman Axeon) estreou-se este domingo a vencer em 2023, aos 19 anos, ao conquistar a Volta a Rodes, após hoje ser segundo na terceira e última etapa da corrida.

Morgado aproveitou as bonificações para se impor na corrida de categoria 2.2, entre sprints intermédios e a chegada final, acabando por ganhar a geral à frente do cipriota Andreas Miltiadis, a correr pela sua seleção.

Miltiadis acabou a dois segundos do português na geral após os 150,2 quilómetros entre Rodes e Maritsa, na terceira e derradeira etapa da corrida, a primeira de vários dias disputada pelo luso na equipa norte-americana.

Entre a participação em ataques e bonificações, o jovem acabou por somar a primeira vitória na nova equipa, para onde se transferiu no início do ano, proveniente da Bairrada, após um 2022 em que se sagrou vice-campeão do mundo de fundo, em Wollongong, Austrália.

Gonçalo Tavares, outra 'promessa' ex-Bairrada na Hagens Berman Axeon, esteve também em bom plano e fechou a corrida no 21.º posto da geral final, a 46 segundos do compatriota, enquanto Bernardo Gonçalves (XSpeed United Continental) acabou em 60.º.

Fonte: Record on-line

“Rádio Popular-Paredes-Boavista decidiu não competir na Clássica da Arrábida”


Equipa não estava impedida de o fazer

 

 Por: Ana Paula Marques

Foto: Rádio Popular - Paredes - Boavista Facebook

A Rádio Popular-Paredes-Boavista não competiu hoje na Clássica da Arrábida e muito provavelmente na Volta ao Alentejo, na próxima semana.

"Não estamos impedidos de correr, mas entendemos não competir enquanto não obtivermos uma resposta da UCI quanto à exposição que fizemos", disse o diretor desportivo, José Santos, referindo-se ao facto de a equipa poder vir a ser suspensa pelos casos de doping ou situações similares a envolver ciclistas que representaram a formação, como por exemplo Daniel Freitas e João Benta. "Alegámos que não temos responsabilidade sobre esses casos", frisou ainda Santos.

Fonte: Record on-line

“Sérgio Calvo (Rias Baixas CC) venceu o Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe”


O jovem ciclista galego Sérgio Calvo (Rias Baixas CC) foi o protagonista do Prémio Cidade de Fafe em juniores, prova de abertura do escalão a nível nacional. Aproveitando a apatia do pelotão no regresso a Fafe, atacou já na parte final da subida de Travassós e seguiu em solitário para a meta instalada na Praça 25 de Abril, no coração da Sala de Visitas do Minho.

Sérgio Calvo (Rías Baixas CC) escreveu hoje o seu nome na histórica corrida do Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe, primeira prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã 2023 e que serviu de Abertura do calendário nacional para a categoria de juniores.


Numa organização da Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, o Prémio Cidade de Fafe apresentou este ano um novo traçado, com os 128 ciclistas presentes, em representação de 22 equipas, três das quais oriundas da vizinha Galiza Pontevedra, Padrón e Vigo, a percorrem 87,8 quilómetros em pouco mais de duas horas.

A corrida foi sendo atacada ao longo de percurso, mas sem grande sucesso, já que o pelotão conseguiu sempre ir anulando as tentativas de fuga, como aconteceu antes da chegada à Póvoa de Lanhoso com Andrey André (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) que andou isolado por mais de três dezenas de quilómetros, com uma vantagem máxima de 1m 30 segundos.


Sérgio Calvo, ciclista da equipa espanhola do Rías Baixas, atacou por volta do quilómetro 73, sem que o pelotão reagisse de imediato. O ciclista espanhol foi ganhando alguma vantagem e cortou a meta isolado, instalada na Praça 25 de Abril, ao fim 2:14.20 horas de corrida.

Sérgio Batista (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) comandou o pelotão e chegou à meta na segunda posição 41s depois do vencedor. Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) fechou o pódio.


Por equipas, o ABTF – Bairrada foi a mais forte e subiu ao primeiro lugar do pódio, com 30 pontos. CC Barcelos/AFF/Flynx/HM Motor fez segundo lugar e a Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact terceiro.

 

Sérgio Calvo (Rías Baixas CC)

 

Sérgio Calvo (Rías Baixas CC) era um ciclista feliz no final da prova de Fafe, que considerou bastante dura.

“É mais uma vitória para a equipa e para mim pessoalmente. Foi uma corrida muito rápida, tanto na fase rolante como nas subidas”, disse o ciclista viguense, que lembrou que “ataquei por volta do km 73, vi que ninguém me acompanhou e depois foi só pedalar até à meta”.


Foi uma prova difícil? “Foi uma corrida bastante difícil, pelo ritmo, pelo Bairrada, que esteve sempre a impor um ritmo forte. Na subida vi que tinha forças para prosseguir e estou muito satisfeito”.

 

Paula Ramos Nogueira, vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Fafe

 

Paula Ramos Nogueira, vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Fafe, faz um balanço muito positivo da prova que abriu o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã 2023 e do calendário nacional de Juniores.

“Estamos muito felizes com mais esta edição do Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe. Felizmente o tempo ajudou a que a prova corresse de uma forma fantástica, com sucesso para todas as equipas e ciclistas, sem incidentes, que também é muito importante. O fato da prova decorrer na nossa principal artéria ajudou a que mobilizasse muita gente, como já não se via há alguns anos”, disse Paula Ramos Nogueira.


A autarca de Fafe salientou que “é um gosto colaborar com a ACM. A organização é sempre excelente. Há aqui um empenho de todos os seus elementos e uma mobilização de outras entidades que se esforçam muito. Uma nota muito particular às famílias que acompanham estes jovens. A prova de juniores tem essa vantagem”.

Paula Ramos Nogueira considera que “é entusiasmante receber estas provas, ainda mais sendo a primeira da época para a categoria de juniores. É uma inspiração e é bom ver que a cada ano aparecem mais ciclistas. Este ano tivemos aqui três equipas da vizinha Espanha e é algo que nos orgulha muito”.

A Vereadora da Câmara Municipal de Fafe salientou ainda o impacto que a prova tem na economia local… “com a visita das comitivas aos nossos restaurantes, nas esplanadas e isso acrescenta vida à cidade. Uma cidade que vive o ciclismo, que tem muitos ciclistas e adeptos da modalidade”.

 ACM - Associação de Ciclismo do Minho

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com