Por: José Morais
Foto: Arquivo NP
As ciclovias têm crescido em
número e em utilização, de norte a sul do país, sabe-se realmente quais as
regras desta estrada para bicicletas, como de deve circular nas mesmas, como os
comportamentos de segurança, e os documentos necessários, deixamos aqui a
informação de que necessita de saber.
Sobre o
código de estrada para as bicicletas
Vamos saber o que diz o código
da estrada sobre a condução de bicicletas, que normas de segurança, como as
sanções aplicáveis ao incumprimento das regras, e analisamos os pontos
essenciais.
Será que
as bicicletas só podem circular nas ciclovias
A pergunta que mais
provavelmente é comentada no meio dos ciclistas, de todos os que utilizam a
bicicleta como forma de deslocação, mas onde muitos ainda desconhecem as
verdadeiras regras, numa altura que o país possui muito mais ciclovias, a
circulação nas mesmas não é obrigatório, as bicicletas definidas no código da
estrada como velocípedes, tanto podem circular nas ciclovias, como na estrada,
aqui sempre pelo lado direito da via de trânsito, desde que mantenham uma
distância de segurança da berma da estrada.
Quais as
regras de segurança
Para que possa conduzir a sua
bicicleta da forma mais segura, terá de respeitar as regras implementadas, não
as devendo de subestimar, já que simples hábitos, podem evitar tantos multas
como acidentes, e não pode esquecer que para manter a sua segurança, e a dos
outros, deverá de se manter atento à sinalização rodoviária, igual ao que
acontece a quem conduz um automóvel, as regras aplicam-se a todos, como
respeito também.
O uso
obrigatório do capacete
Para quem conduz uma
bicicleta, em Portugal ainda não é obrigatório, utilizando a mesma tanto nas
ciclovias, como na estrada, a obrigatoriedade do capacete apenas é para
utilizadores de bicicletas elétricas, ou na utilização na competição.
A
utilização de luzes
Apesar de ainda as autoridades
não estarem a serem rigorosas na utilização das luzes, é obrigatória as mesmas,
com coimas entre os 30 e os 150 euros, e já alguns ciclistas foram intersetados
pelas autoridades, os ciclistas devem de usar na frente da bicicleta luzes de
cruzamento, e de presença na retaguarda, devendo as mesmas serem utilizadas
sempre em todas as situações de visibilidade reduzida, ao anoitecer, de noite,
ao amanhecer, com nevoeiro e chuva, e sempre que se justifique, de salientar
que se existir uma avaria nas luzes, a bicicleta terá de ser conduzida á mão, e
nunca com o ciclista a pedalar, sujeitando a ser for intercetado por uma
autoridade a que seja multado.
A
utilização do telemóvel e os acessórios a pedalar
A utilização do uso de
telemóvel, como a utilização de auriculares em ambos os ouvidos ao andar de
bicicleta, tal como aconte-se na condução automóvel é proibido, é um infração
grave, estando sujeito a multa entre os 30 e 150 euros, como levar à inibição temporária
de condução, e se possuir carta de condução, pode perder pontos, isto aplicação
a condução de bicicletas seja nas ciclovias como na estrada, já que são
dispositivos que prejudicam a atenção do condutor.
A
manutenção da bicicleta é importante
A frequente manutenção dos velocípedes ainda não é obrigatória no código
da estrada, mas o utilizador da bicicleta deve de ter esse cuidado, já que é de
extrema importância a sua segurança, o selim, os pedais, a caixa de direção
deve de estar devidamente apertados, a lubrificação é muito importante, como os
pneus devem de manter a devida pressão.
E as
regras de circulação sabe quais são
As regras de circulação são muito importantes para circular nas
ciclovias ou na estrada, as quais podem ser consultadas no código da estrada da
bicicletas do artigo 90º ao 96º, aí pode ficar ao corrente de tudo o que pode
fazer quando pedala, porem deixamos aqui algumas dessas regras, as mais
importantes:
Pedalar nos passeios apenas
podem circular as crianças até aos 10 anos, a partir dessa idade é proibido, e
apenas se pode circular na estrada.
Ao conduzir a bicicleta, é
expressamente proibido tirar as mão do guiador, ambas devem permanecer no
mesmo, e apenas é permitido para assinalar as manobras de mudança de direção ou
de paragem.
Obrigatório é manter sempre os
pés nos apoios ou pedais.
A bicicleta terá de circular
sempre com as rodas na estrada, sendo proibido o levantar das roídas tanto na
circulação ou no arranque.
A bicicleta normal é de apenas
uma pessoa, o que é proibido transportar outro passageiro, com exceção de
crianças, mas deve de consultar as exceções no artigo 91º Código da Estrada.
Na estrada, a circulação da
bicicletas pode ser feita lado a lado, mas haverá exceções quando existir uma
visibilidade reduzida, muito trânsito, ou outro tipo de perigo que possa surgir
pela frente, aí terão os ciclistas seguir em bicifila.
O transporte de carga só é
permitido, num velocípede numa caixa de carga, ou com o auxílio de um reboque,
a mesma não deve de prejudicar a condução do ciclistas, ou constituir perigo a
pedalar.
Andar de bicicleta não é só
pedalar, também é importante e obrigatório cumprir as regras de trânsito, antes
de fazer uma manobra terá de ter cuidado, e terá de sinalizar com os braços
quando mudar de direção, de reduzir a velocidade ou parar, já que a bicicleta
não possui piscas ou stops, tendo sempre em conta, olhar à sua volta, a fim de
reduzir evitar os acidentes, e ser colocado em perigo.
Quando se
anda de bicicleta, os documentos são obrigatórios
Para a condução da bicicleta
tanto em ciclovias como na estrada, atualmente não é necessária carta de
condução, algo que em tempos era obrigatória tirar uma licença camarária para
se poder circular, a qual foi abolida, mas, é obrigatório andar acompanhado de
Cartão de Cidadão, ou cado não possuam, de Bilhete de Identidade, como Cartão
de Identificação Fiscal, já que se forem intersetados por uma operação de
trânsito das forças de segurança, o não possuir identificação pode sofrer uma
multa que vai entre os 30 e os 150 euros, o que se sugere ainda, que apesar de
não ser obrigatório, é sempre importante possuir um seguro tanto de acidentes
pessoais, como de responsabilidade civil, o que torna o ciclista mais seguro, e
pode poupar muito dinheiro em caso de acidente.
Estes são alguns dos pontos
essências e regras, para se conduzir uma bicicleta tanto na estrada como nas
ciclovias, usar a bicicleta com regularidade traz imensas vantagens a nível
ambiental, como uma redução da poluição automóvel, não esquecendo a saúde que é
sem dúvida uma mais valia, por isso, que tal começar a utilizar mais a
bicicleta, vale a pena.
Boa pedaladas.