quarta-feira, 2 de março de 2022

“10º Troféu Umag Daniel Auer foi o vencedor”


Por: José Morais

A 10ª edição do Troféu Umag (1,2) realizou-se esta quarta-feira 2 de março, com Daniel Auer da equipa WSA KTM a ser o melhor e a conquistar a vitória da prova, num trajeto de 154 quilómetros, com início em Umag.

O ciclista colombiano Nelson Soto da equipa Colômbia Tierra de Atletas, foi o ciclista latino-americano mais bem colocado, no 14º lugar da geral. 

 

Top dez do Trofeu:

 

1º AUER Daniel       da WSA KTM Graz p/b Leomo

2º BÁRTA Tomáš da ATT Investments

3º RAJOVIĆ Dušan da Team Corratec

4º OKA Atsushi da EF Education-NIPPO Development Team

5º RUDYK Bartosz da Santic - Wibatech

6º ZANONCELLO Enrico da Bardiani-CSF-Faizanè

7º ASCHENBRENNER Michel da P&S Benotti

8º DE POOTER Dries da Hagens Berman Axeon

9º FORTIN Filippo da Maloja Pushbikers

10º STOSZ Patryk da Voster ATS Team

“Jan Polanc vence Troféu Laigueglia em pódio todo da UAE Emirates”


Ciclista esloveno bateu os colegas de equipa Juan Ayuso, segundo, e Alessandro Covi, terceiro

 

Foto: Jan Polanc AFP

O ciclista esloveno Jan Polanc venceu hoje o Troféu Laigueglia, batendo dois colegas de equipa da UAE Emirates, o espanhol Juan Ayuso, segundo, e o italiano Alessandro Covi, terceiro.

Polanc, de 29 anos, cumpriu os 202 quilómetros com início e fim em Laigueglia em 5:02.25 horas, dois segundos à frente dos companheiros de equipa.

De resto, no ‘top 10’ figura ainda o italiano Diego Ulissi, no sétimo posto, cumprindo um dia ‘de sonho’ para a formação dos Emirados Árabes Unidos, que dominou a 59.ª edição da corrida.

Ivo Oliveira (UAE Emirates), único português em prova, abandonou a meio, no dia da 11.ª vitória da sua equipa em 2022, pouco mais de um mês depois da primeira.

O dia ficou ainda marcado pela homenagem da Drone Hopper – Androni Giocattoli ao povo ucraniano, ao vestir uma camisola com a bandeira da Ucrânia, que o seu ciclista, Andrii Ponomar, usa em todos os dias de corrida, por ser o campeão nacional de fundo.

O pelotão observou ainda um minuto de silêncio antes da partida.

Fonte: Sapo on-line

“Peter Sagan critica "juventude sem respeito" e atira: «Mijam-se ali no meio do pelotão. É nojento»”


Ciclista da TotalEnergies diz que antigamente havia outra atitude dos mais novos

 

Por: Record

Foto: Getty Images

Aos 32 anos, o eslovaco Peter Sagan é um dos mais bem-sucedidos ciclistas do pelotão internacional e é do alto da sua experiência que fala nas transformações que se têm visto no mundo do ciclismo. Mudanças essas que, numa entrevista ao 'Het Nieuwsblad', considera estarem a fazer mal à modalidade. Especialmente pela mentalidade dos jovens que chegam, que na sua opinião se apresentam com vários momentos de falta de respeito para com os mais velhos.

"Se falas muito na imprensa, só vais conseguir arranjar rumores e polémicas. E isso não ajuda ninguém. Como jovem tens de saber lidar com a imprensa. O Fabian Cancellara dizia muitas coisas sobre mim, provocava-me, especialmente nas clássicas. Mas isso fazia-me sempre rir, pois percebia que eu o deixava nervoso. Sempre que os jornalistas me vinham perguntar sobre o que ele dizia, eu respondia 'O Fabian é o meu ídolo. Não posso dizer nada de mau sobre ele'. Antigamente os mais velhos falavam muito, agora os mais jovens também o fazem. Podes pensar que és forte, és um campeão, o que seja, mas és jovem. A geração de jovens atual não tem respeito. Sentes isso... No passado havia regras ocultas no pelotão, agora... esquece isso. Há uma anarquia total", considerou o eslovaco da TotalEnergies, que em seguida apontou uma das situações que mais o chocou nos últimos tempos.

"A primeira vez que me apercebi foi quando estava no comando de uma prova e parei para urinar. E eles continuaram a atacar, enquanto antes era um momento de descanso no pelotão. A paragem para urinar já não existe... Vi-o de novo na Haut Var. Antes tínhamos um tempo fixo para parar e urinar em conjunto. Agora urinam todos nas bicicletas. E pergunto-me 'isto é normal?' Percebo isso se estiveres na fase final de um Tour of Flanders ou Paris-Roubaix, mas no meio de uma prova? Não perdes nada se parares por um bocadinho. E eles nem se importam em ir para a beira da estrada. Não vou apontar nomes, mas eles simplesmente mijam-se ali no meio do pelotão. É nojento. E se dizes algo sobre isso é porque és arrogante, pois não mandas no que os outros fazem", criticou.

Por: Record on-line

“Alcobaça Clube de Ciclismo César Modesto sagrou-se Campeão Nacional”


Por: Joaquim Marques

Sagrou-se Campeão Nacional na prova de Eliminação o ciclista César Modesto, participou nos Campeonatos Nacionais de Pista, que tiveram lugar no Velódromo Nacional, em Sangalhos. Depois da proeza de ter percorrido em três dias a Estrada Nacional 2 em bicicleta de pista, num notável feito assinalado dos dias 22, 23 e 24 de Fevereiro, o ciclista residente em Alcobaça, apesar desse desgaste lançou-se nos Campeonatos Nacionais de Pista. Na Prova de Scratch ficou em 3º lugar, enquanto na Prova de Eliminação alcançou a desejada camisola branca de Campeão Nacional. No final o jovem ciclista afirmava “procurava isto como quem procurava um tesouro perdido, desde que descobri a bicicleta que a "branquinha" era um sonho longínquo, desta vez o sonho virou realidade!”.

Fonte: Alcobaça Clube de Ciclismo

“Clássica da Arrábida”


De Sesimbra a Setúbal via Palmela, toda a Arrábida numa corrida de ciclismo

 

Por: José Carlos Gomes

A edição de 2022 da Clássica da Arrábida disputa-se no dia 13 de março, unindo Sesimbra a Setúbal, com passagem por Palmela. A prova integra, mais uma vez, o calendário internacional, estando inscrita na União Ciclista Internacional como corrida de classe 1.2.

O percurso terá 161,8 quilómetros, atravessando toda a região da Arrábida e afirmando o ciclismo como o desporto por excelência para a divulgação e dinamização territorial. A partida será dada às 11h35, na Avenida da Liberdade, Sesimbra. Espera-se a chegada dos primeiros classificados entre as 15h30 e as 1600, ao Largo José Afonso, em plena Avenida Luísa Tódi, Setúbal.

O itinerário inclui quatro contagens de montanha. A primeira, no Alto da Serra, está instalada aos 36,9 quilómetros de corrida. Mais decisivas adivinham-se as restantes, todas encadeadas, dentro dos 40 quilómetros finais da corrida: Machadas (a 39,5 km do final), Subida da Cobra (a 26 km da meta) e Alto de Picheleiros (a 13 km do desfecho).


A subida pela Estrada da Cobra, em Palmela, mantém o toque identitário da Clássica da Arrábida, ou seja, um troço de percurso de terra.

 

Equipas:

ProTeams

Caja Rural-Seguros RGA e Burgos BH (Espanha)


Continentais

ABTF-Feirense, Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Efapel Cycling, Glassdrive-Q8-Anicolor, Kelly-Simoldes-UDO, LA Alumínios-Credibom-Marcos Car, Rádio Popular-Paredes-Boavista, Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados e W52-FC Porto (Portugal), BAI Sicasal Petro de Luanda (Angola), ProTouch (África do Sul), Java Kiwi Atlantico (Venezuela), Electro Hiper Europa-Caldas (Colômbia)

 

Equipas de Clube

JV Perfis/Windmob e Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol (Portugal)

 

Ciclismo para crianças e adultos

Em 2022, excecionalmente, não se realiza o Algarve Granfondo. No entanto, o programa paralelo de ciclismo para todos será ativado através de sessões que ensinarão públicos de diferentes idades a andar de bicicleta. No próprio dia da Clássica, a iniciativa “Pedala com a Cofidis” permitirá a miúdos e graúdos a aprendizagem das técnicas básicas para pedalar. A gincana de aprendizagem estará instalada, ao longo do dia, junto à zona de meta da corrida, em Setúbal.

Os concelhos de Palmela e de Sesimbra serão também contemplados com aulas de bicicleta. Neste caso, serão agendadas sessões do programa “O Ciclismo Vai à Escola” em estabelecimentos de ensino de ambos os municípios.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Cofidis quer ensinar crianças e adultos do país a andar de bicicleta”


A iniciativa ‘Pedala com a Cofidis’ decorre entre março e novembro de Norte a Sul do país

 

Por: Luísa Lancastre

A Cofidis está a promover, em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, a iniciativa ‘Pedala com a Cofidis’, que visa ensinar crianças e adultos a andar de bicicleta. Para além da vertente de aprendizagem desta modalidade, a iniciativa que decorre entre março e novembro em diferentes localidades do País, pretende incentivar a utilização da bicicleta como modo de transporte sustentável e a adoção de um estilo de vida mais saudável. Setúbal, Cascais e Santo Tirso são as primeiras cidades a receber esta ação nos dias 13, 19 e 26 de março, respetivamente.

Segundo a Federação Portuguesa de Ciclismo, existem muitas crianças e jovens que não sabem andar de bicicleta o que os impede de se deslocar de bicicleta para a escola. São muitas as razões que levam as crianças a não saber andar de bicicleta, especialmente nos centros urbanos, e o mesmo se verifica no caso dos adultos que também admitem não ter contacto com esta modalidade, uma tendência que a Cofidis pretende contrariar com o ‘Pedala com a Cofidis’.

“É conhecida a nossa forte ligação com o ciclismo, uma modalidade que transmite valores com os quais nos identificamos totalmente e que consideramos apaixonante. Este tipo de iniciativas permite-nos estimular o espírito desta modalidade enquanto promovemos um estilo de vida mais ativo, saudável e sustentável. Enquanto empresa, cabe-nos esse importante papel de criar um impacto positivo na sociedade e contribuir para o bem-estar e qualidade de vida não só dos nossos colaboradores, mas também da comunidade em geral. Além disso, aprender a andar de bicicleta é uma memória que nunca se esquece e queremos proporcionar essa experiência a todos, crianças e adultos, porque nunca é tarde para aprender”, sublinha Margarida Pena, Diretora de Experiência Colaborador e Comunicação Interna.

“A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca o entusiasmo com que a Cofidis abraça as causas de futuro, designadamente a promoção da atividade física e a dinamização da mobilidade ativa em bicicleta. O ‘Pedala com a Cofidis’ tem esta dupla função e, por isso, a Federação Portuguesa de Ciclismo envolveu-se entusiasticamente com a iniciativa, sendo o parceiro técnico da mesma, contribuindo para que mais e mais pessoas adquiram as competências básicas para pedalarem, tanto em contexto de mobilidade como de lazer e recreio. Estou certo de que esta nova parceria com a Cofidis terá o mesmo sucesso de todas as anteriores, até porque estamos a falar de uma marca que, há muitos anos, mantém uma estreita ligação ao ciclismo, fazendo parte da memória coletiva de todos quantos seguem e praticam a modalidade”, afirma Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Esta iniciativa, que regressa este ano para a 3ª edição, vai passar por 30 localidades do País para sensibilizar para a prática desta modalidade. No total, são 40 vagas que abrem em cada dia de ação para todos aqueles

 

que pretendam aderir a este projeto e aprender a pedalar com o apoio de técnicos da Federação Portuguesa de Ciclismo. Os interessados poderão ainda contar com pistas insufláveis de iniciação, bicicletas e capacetes, que a organização disponibilizará de forma a garantir todos os equipamentos necessários e ambiente favorável à aprendizagem.

Poderá inscrever-se e conhecer todas as informações sobre este programa aqui: https://www.maiscofidis.pt/noticia/pedala-com-a-cofidis-esta-de-volta-para-ensinar-criancas-e-adultos

Recorde-se que a Cofidis apoia o ciclismo mundial há 25 anos, através da criação da sua equipa profissional. Em 2010, a empresa deu um passo importante para tornar esta modalidade mais inclusiva e diversa ao formar uma equipa de para ciclismo. Mais recentemente, a Cofidis foi pioneira na formação de uma equipa feminina de ciclismo, que foi apresentada no início deste ano, e que tem como objetivo promover o espírito competitivo entre as atletas femininas.

 

Sobre a Cofidis Portugal

 

A Cofidis é uma sociedade financeira que criou um conceito simples e inovador: o crédito ao consumo à distância. Em Portugal desde 1996, a Cofidis conta com uma equipa constituída por cerca de 700 colaboradores e acompanha os clientes e parceiros numa relação sustentável e personalizada, conquistando uma posição de referência na venda e na gestão do crédito a particulares.

Fonte: Corporate & Public Affairs

“GIRA atinge recorde de utilização diária mais de 10.000 viagens realizadas”


Por: Maria Teresa Loureiro

A GIRA atinge o recorde de utilização diária, ao ultrapassar a barreira das 10 mil viagens nos dias 23 e 25 de fevereiro (10.299 no dia 23 e 10.458 no dia 25), numa semana em que a média esteve sempre acima das nove mil utilizações.

Com cerca de 23 mil passes anuais ativos, o sucesso e importância das Bicicletas Partilhadas para a mobilidade urbana é uma realidade, comprovada pela quantidade de bicicletas que todos os dias GIRAm nas ruas da cidade, numa média de 18 minutos por viagem, sendo uma inspiração para que cada vez mais as pessoas que vivem, trabalham e circulam em Lisboa optem pelos meios de mico mobilidade, mais benéficos para a saúde e mais sustentáveis.

A EMEL estima que, desde setembro de 2017 até hoje, as GIRAs rolaram acima de 10 milhões de quilómetros, em mais de 5,6 milhões de viagens realizadas, e está ciente que a Rede de Bicicletas Partilhadas é uma peça essencial no trabalho que desenvolve para tornar a cidade mais organizada e segura para as pessoas.

A Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento reafirma diariamente o seu compromisso em contribuir para que Lisboa seja uma capital acessível e inclusiva, mitigando os efeitos das alterações climáticas e promovendo os meios de mobilidade ativos/suaves.

Atualmente, Lisboa tem 116 Estações GIRA em operação, que representam um total de 2.195 docas.

Fonte: EMEL

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com