quarta-feira, 2 de março de 2022

“Clássica da Arrábida”


De Sesimbra a Setúbal via Palmela, toda a Arrábida numa corrida de ciclismo

 

Por: José Carlos Gomes

A edição de 2022 da Clássica da Arrábida disputa-se no dia 13 de março, unindo Sesimbra a Setúbal, com passagem por Palmela. A prova integra, mais uma vez, o calendário internacional, estando inscrita na União Ciclista Internacional como corrida de classe 1.2.

O percurso terá 161,8 quilómetros, atravessando toda a região da Arrábida e afirmando o ciclismo como o desporto por excelência para a divulgação e dinamização territorial. A partida será dada às 11h35, na Avenida da Liberdade, Sesimbra. Espera-se a chegada dos primeiros classificados entre as 15h30 e as 1600, ao Largo José Afonso, em plena Avenida Luísa Tódi, Setúbal.

O itinerário inclui quatro contagens de montanha. A primeira, no Alto da Serra, está instalada aos 36,9 quilómetros de corrida. Mais decisivas adivinham-se as restantes, todas encadeadas, dentro dos 40 quilómetros finais da corrida: Machadas (a 39,5 km do final), Subida da Cobra (a 26 km da meta) e Alto de Picheleiros (a 13 km do desfecho).


A subida pela Estrada da Cobra, em Palmela, mantém o toque identitário da Clássica da Arrábida, ou seja, um troço de percurso de terra.

 

Equipas:

ProTeams

Caja Rural-Seguros RGA e Burgos BH (Espanha)


Continentais

ABTF-Feirense, Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Efapel Cycling, Glassdrive-Q8-Anicolor, Kelly-Simoldes-UDO, LA Alumínios-Credibom-Marcos Car, Rádio Popular-Paredes-Boavista, Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados e W52-FC Porto (Portugal), BAI Sicasal Petro de Luanda (Angola), ProTouch (África do Sul), Java Kiwi Atlantico (Venezuela), Electro Hiper Europa-Caldas (Colômbia)

 

Equipas de Clube

JV Perfis/Windmob e Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol (Portugal)

 

Ciclismo para crianças e adultos

Em 2022, excecionalmente, não se realiza o Algarve Granfondo. No entanto, o programa paralelo de ciclismo para todos será ativado através de sessões que ensinarão públicos de diferentes idades a andar de bicicleta. No próprio dia da Clássica, a iniciativa “Pedala com a Cofidis” permitirá a miúdos e graúdos a aprendizagem das técnicas básicas para pedalar. A gincana de aprendizagem estará instalada, ao longo do dia, junto à zona de meta da corrida, em Setúbal.

Os concelhos de Palmela e de Sesimbra serão também contemplados com aulas de bicicleta. Neste caso, serão agendadas sessões do programa “O Ciclismo Vai à Escola” em estabelecimentos de ensino de ambos os municípios.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com