sexta-feira, 3 de outubro de 2025

“Resultados Sparkassen Munsterland 2025: Jasper Philipsen vence após photo finish, Tim Merlier cai”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Jasper Philipsen confirmou a boa forma com que encerra a temporada ao vencer hoje a Sparkassen Münsterland Giro, uma das últimas oportunidades do calendário para os sprinters medirem forças. Num final caótico, marcado pela queda de Tim Merlier nos quilómetros decisivos, a Alpecin-Deceuninck voltou a sair por cima.

A fuga inicial foi composta por Colby Simmons, Vinzent Dorn e Rasmus Bogh Wallin, mas numa jornada plana, sem grande espaço para aventuras, era previsível que o desfecho passasse por um sprint em pelotão compacto. A chuva, ainda que ligeira, aumentou a tensão e trouxe nervosismo ao longo da corrida. Como esperado, o trio da frente não resistiu até aos quilómetros finais.

A 8 quilómetros da meta, Jonas Abrahamsen tentou surpreender com um ataque numa zona técnica e de empedrado, provocando cortes no pelotão. Foi nesse momento que Merlier, um dos grandes favoritos e Campeão da Europa caiu, perdendo assim a sua última grande oportunidade de fechar a época com um triunfo. O incidente partiu o grupo e deixou outros sprinters fora da discussão.

O caos abriu espaço a diferentes leituras e a Lidl-Trek aproveitou para lançar Tim Torn Teutenberg em excelente posição. O jovem alemão foi o primeiro a abrir o sprint, mas num final totalmente plano, Philipsen confirmou o estatuto de favorito. O belga mediu na perfeição o momento do arranque e impôs a sua velocidade, batendo o compatriota Arnaud De Lie, após recurso ao photo finish, e Pavel Bittner na luta pela vitória.

O Sparkassen Münsterland Giro acabou, assim, por confirmar a supremacia da Alpecin-Deceuninck nos finais de temporada, com Philipsen a mostrar que continua a ser uma das maiores referências do sprint mundial.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/resultados-sparkassen-munsterland-2025-jasper-philipsen-vence-apos-photo-finish-tim-merlier-cai

“Mercado: Cian Uijtdebroeks rescinde com a Visma e assina pela Movistar até 2029”


Por: Ivan Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

O mercado de transferências ganhou novo fôlego esta sexta-feira com uma mudança surpreendente: Cian Uijtdebroeks, que já tinha protagonizado uma saída polémica da Red Bull - BORA - hansgrohe, vai reforçar a Movistar Team até 2029, numa das transferências mais marcantes da temporada.

A notícia surgiu de forma inesperada, mas foi confirmada por ambas as equipas. Richard Plugge explicou os motivos da separação: “Juntos, partilhamos dois anos intensos e ficámos muito satisfeitos por ver o Cian alcançar a sua primeira vitória profissional para a nossa equipa este ano. Mas a verdade é que as ambições de Cian e as da equipa começaram a seguir direções diferentes. Neste momento, não podemos oferecer-lhe o papel e o programa de corridas que considera essenciais para o seu desenvolvimento.

Após discussões abertas e honestas, aceitámos o seu pedido para dar um novo passo na carreira. Desejamos ao Cian todo o sucesso nessa jornada.”

O belga, que tinha contrato até 2027, era visto como um ciclista em crescimento nas Grandes Voltas, mas a sua passagem pela Visma foi marcada por lesões. Apesar de nos últimos meses ter recuperado o ritmo competitivo, enfrentava grande concorrência interna pelo estatuto de líder numa equipa já recheada de candidatos à geral.

 

Um novo desafio em Espanha

 

A saída de Uijtdebroeks não estava sequer no horizonte, o que torna a sua mudança para a Movistar ainda mais surpreendente. “É um privilégio apoiar jovens ciclistas com a ambição e o talento do Cian, que tem uma notável capacidade de inspiração”, afirmou Eusebio Unzué, diretor da equipa espanhola. “Não só pelo que ainda pode alcançar, mas também pelo que já demonstrou. Sentimo-nos felizes por ele nos ter escolhido como a estrutura ideal para continuar a construir a sua carreira profissional.”

O belga partilhou o entusiasmo pelo novo ciclo: “A Movistar Team tem uma história de orgulho nas Grandes Voltas e nas Clássicas do WorldTour. É uma equipa onde o aspeto humano é verdadeiramente importante, funcionando como uma família. Como vivo em Andorra e treino frequentemente nas estradas espanholas, será uma honra defender as cores da mais emblemática equipa espanhola. Ciclistas como Valverde, Quintana e Mas alcançaram sucessos incríveis aqui, e espero contribuir e desempenhar o meu papel nas futuras vitórias da equipa.”

 

Ambição de líder nas Grandes Voltas

 

O jovem de 22 anos deu prioridade à experiência e ao ambiente humano em detrimento das conversações de bastidores que certamente existiram nas últimas semanas. Na Movistar, deverá encontrar espaço para assumir responsabilidades e perseguir as suas próprias ambições, em particular nas Grandes Voltas, onde o calendário abre margem para isso.

“Estou agora numa fase da minha carreira em que é essencial continuar a desenvolver-me como ciclista de classificação geral nas Grandes Voltas. Estou convencido de que a Movistar Team – e ciclistas como Enric Mas em particular – podem ajudar-me a crescer e a alcançar grandes resultados. A equipa também tem uma forte tradição nas Clássicas de um dia, e acredito que este ambiente pode ajudar-me a tornar-me um ciclista-chave no pelotão.”

Apesar de deixar para trás dois anos sem grandes resultados com a equipa holandesa, Uijtdebroeks destacou a experiência adquirida. “A Visma | Lease a Bike foi, e continua a ser, uma das melhores equipas do mundo, com uma abordagem muito específica do ciclismo. Nos últimos dois anos aprendi muito sobre métodos de treino, nutrição e muitos outros aspetos do ciclismo profissional. No entanto, sinto que chegou o momento de abrir novos horizontes e abraçar novos desafios.”

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/mercado-cian-uijtdebroeks-rescinde-com-a-visma-e-assina-pela-movistar-ate-2029

“Resultados da 4ª etapa da Cro Race. Brandon McNulty dá a 87ª vitória do ano à Emirates com um ataque de longe”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A UAE Team Emirates - XRG era a clara favorita para vencer a Cro Race e hoje construiu a base para o triunfo geral. Na etapa 4, a mais difícil da semana, Brandon McNulty atacou a corrida e conseguiu uma vitória a solo com uma grande margem sobre o resto da concorrência.

Para a maioria, a etapa de hoje era vista como a etapa rainha da corrida, com uma longa subida a meio do dia, com 11 quilómetros de extensão, e no final uma subida com 3,4 quilómetros de extensão a 11%, onde os trepadores poderiam realmente fazer a diferença, para além da chegada ao alto de Lapin, onde poderiam ser criadas mais alguns espaços, potencialmente cruciais numa corrida que carece de outros dias de montanha.

A fuga do dia foi formada por Erik Fetter, Javier Ibáñez, Axel van der Tuuk e Swann Gloux. Este é um grupo que não duraria muito tempo, pois o ritmo começou a aumentar na subida mais longa, com a UAE a começar a preparar as coisas, e pouco depois, a 54 quilómetros do fim, Tim Wellens iria atacar, com Ben Turner e Jakob Omrzel a segui-lo. Uma manobra perigosa que iria apanhar os sobreviventes da fuga, mas o próprio grupo seria apanhado pelo pelotão antes da principal subida do dia.

No entanto, a Emirates voltou a atacar, com Tim Wellens a lançar Brandon McNulty a 24 quilómetros do fim. Foi um ataque precoce na subida, mas eficaz, uma vez que o americano tinha claramente as pernas superiores no grupo e distanciou-se da concorrência. Omrzel e Filippo Zanna passaram a subida em perseguição, mas mais tarde foram apanhados por um grupo maior que continuaria a perder tempo até os ciclistas chegarem à penúltima colina do dia, onde Edoardo Zambanini, Michal Kwiatkowski e Joel Nicolau atacaram do grupo.

McNulty venceu com 1:49 minutos de vantagem sobre Zambanini e Kwiatkowski, segundo e terceiro classificados.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/resultados-da-4-etapa-da-cro-race-brandon-mcnulty-da-a-87-vitoria-do-ano-a-emirates-com-um-ataque-de-longe

“Israel - Premier Tech afastada de mais 3 clássicas italianas e a Lombardia poderá ser a próxima”


Por: Ivan Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

No início desta semana foi noticiado que, após o Giro dell’Emilia, o Comité Varese to Gaza tinha solicitado aos organizadores de várias clássicas italianas que retirassem a Israel - Premier Tech da lista de participantes. Depois de a primeira corrida ter tomado medidas em colaboração com a equipa, outras organizações seguiram o mesmo caminho.

Para além do Giro dell’Emilia, a formação não irá alinhar na Coppa Bernocchi, Tre Valli Varesine e Gran Piemonte. Quanto à Il Lombardia, ainda não foi tomada qualquer decisão, uma vez que se trata de uma prova do WorldTour em que a equipa israelita tem direito a um wildcard. Ainda assim, não está descartada a possibilidade de também aí se verificar uma ausência. Existe igualmente a hipótese de a equipa alinhar sem o nome “Israel” nos equipamentos e viaturas, como já sucedeu na Volta a Espanha, embora essa medida dificilmente atenue os protestos.

 

Contexto de protestos em Itália

 

As corridas decorrem numa altura em que várias cidades italianas têm sido palco de manifestações em larga escala contra o contínuo massacre de civis na Faixa de Gaza, que já provocou dezenas de milhares de mortes. As manifestações estendem-se também à detenção de centenas de pessoas, ao bloqueio de barcos de ajuda humanitária e à ausência de consequências internacionais para Israel. A Itália é atualmente um dos países onde os protestos assumem maior dimensão, coincidindo com um calendário recheado de corridas de prestígio.

 

Crise existencial na equipa

 

Para além da exclusão em várias clássicas, a Israel - Premier Tech enfrenta uma crise profunda quanto ao futuro. A equipa poderá ter de mudar de nome, de patrocinador e até de nacionalidade para manter-se no pelotão de elite, o que coloca em risco a sua candidatura ao World Tour.

Tanto a Premier Tech como o fornecedor de bicicletas Factor já apelaram diretamente à adoção de medidas que os desvinculem da ligação com Israel, tentando salvaguardar a imagem das marcas perante a escalada de contestação pública.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/israel-premier-tech-afastada-de-mais-3-classicas-italianas-e-a-lombardia-podera-ser-a-proxima

“Resultados Campeonatos da Europa de sub-23 femininas e juniores: Portugal modesto, num dia de domínio Espanhol”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

O Campeonato da Europa prosseguiu esta tarde em Drôme-Ardèche com a corrida de estrada feminina de sub-23 e as duas provas de juniores. Nestas provas, a Espanha conquistou duas medalhas de ouro em ambas as competições femininas, enquanto a Alemanha obteve uma vitória surpreendente na prova de juniores masculinos.

 

Sub-23 Femininas

 

A corrida de 85 quilómetros terminou com a vitória de Paula Blasi na prova feminina de sub-23, com a vitória individual de Eleonora Ciabocco, da Itália, e Julie Bego, da França, a ocuparem as restantes posições do pódio. Beatiz Roxo chegou no último grupeto, que fechou a corrida.

 

Juniores Masculinos

 

Roberto Capello parecia estar a caminho de conquistar o título de juniores masculinos, mas um ataque tardio do alemão Karl Herzog levou-o a roubar o título europeu nos últimos quilómetros da corrida. Os dois estavam muito acima da concorrência, com David Gaffney, da Irlanda, a completar o pódio, a 43 segundos. Guilherme Santos e Gonçalo Costa foram os melhores portugueses, ao cortarem a meta a 3:22m do vencedor, nas 22ª e 24ª posições. João Anunciação na 51ª posição a 8.46m, Rodrigo Jesus na 65ª e Miguel Salgueiro na 71ª posição a 10:44m também completaram a prova de fundo. Gonçalo Rodrigues abandonou no decorrer da prova.

 

Juniores Femininas

 

Depois dos títulos no Campeonato do Mundo e no Campeonato da Europa, a espanhola Paula Ostiz continua a impressionar e conquistou mais um título na sua muito jovem carreira. Depois de ter vencido o contrarrelógio há apenas alguns dias, Paula Ostiz ganhou também a corrida de estrada, batendo Anja Grossmann ao sprint no final da corrida. Chantal Pegolo terminou em terceiro lugar, conquistando a medalha de bronze. As portuguesas presentes em França terminaram a prova, com Bruna Gonçalves (83ª), Maria Coimbra (84ª) e Lara Ribeiro (87ª) a chegarem juntas à linha de meta a 13:57m da vencedora.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/resultados-campeonatos-da-europa-de-sub-23-femininas-e-juniores-portugal-modesto-num-dia-de-dominio-espanhol

“Pogacar e a possibilidade de atacar de longe no europeu: «Nunca digas nunca...»”


Prova de fundo este domingo está a gerar grande expectativa

 

Por: Record

Foto: EPA

Tadej Pogacar, Jonas Vingegaard, Remco Evenepoel, Juan Ayuso e João Almeida. Quinteto de luxo, aos quais se juntam outros grandes nomes do pelotão mundial, que vai participar este domingo na corrida de fundo do Campeonato da Europa, em França.

Uma corrida que está por isso a gerar grande expectativa e que surge apenas uma semana após a espetacularidade que foi o Mundial do Ruanda. Um show protagonizado por Tadej Pogacar, ao atacar a 104 quilómetros da meta, para se sagrar bicampeão mundial.

E haverá, agora no europeu, novo ataque de longe do ciclista da Eslovénia?

"Para nos distanciarmos, precisamos de muita potência. Talvez o faça se houver oportunidade. Não creio que vá ser assim, mas nunca digas nunca", referiu Tadej Pogacar em antevisão à corrida, explicando quais as razões pelas quais um ataque de longe não é tão propício no europeu como foi no Mundial.

"Trata-se de uma corrida com subidas muito complicadas, não são demasiado longas, nem empinadas. É uma prova muito mais curta [203 km contra os 267 do Mundial] e muito mais explosiva. Vamos certamente ver mais ciclistas a lutarem pela vitória", frisou o esloveno, que regressa a um Europeu depois de 2021 ter sido a sua última participação.

Ao demais, Pogacar está muito atento aos rivais, sendo que com Jonas Vingegaard vai ser um duelo que há muito não acontecia em provas de um dia. "Se está neste Europeu é porque está bem, quanto ao Remco demonstrou no Mundial o bom que é. Chega muito motivado".

Fonte: Record on-line

“Anicolor / Tien21 presente no Festival de Pista em Tavira para participar no regresso de uma tradição”


Este fim-de-semana a Equipa Profissional de Ciclismo Anicolor / Tien21 vai rumar ao Sul, em dois dias de atividades que vão permitir um contacto mais próximo com os fãs da estrutura que tem a sua sede em Águeda. Amanhã é dia de participar numa ação em Setúbal, nas instalações do Grupo MOTORPOR, Patrocinador das viaturas oficiais da equipa e domingo será para pedalar no Algarve, no Festival de Pista que tem lugar em Tavira e marca o regresso de uma tradição. 

Amanhã, dia 04, são cinco os corredores que vão distribuir autógrafos e estar em contacto com todos os fãs que se dirigirem às instalações da MOTORPOR Setúbal, entre as 10H30 e as 13H00. Rafael Reis é um deles. Por ser natural de Palmela, bem próximo do evento, com certeza vai trazer muita gente a Setúbal. Pedro Silva, Tiago Santos, Paulo Fernandes e Gonçalo Oliveira serão os outros quatro corredores que vão marcar presença durante uma manhã que promete, além de uma visita ao Bus da equipa, uma sessão de autógrafos com oferta de Kits de Postais, Bidões oficiais e ainda o sorteio de um Jersey Oficial autografado pelo vencedor da Volta a Portugal, Artem Nych. Uma oportunidade imperdível para os amantes da modalidade e da estrutura. 


No dia seguinte, feriado do 5 de Outubro, a equipa segue para Tavira, com Gonçalo Oliveira e Paulo Fernandes, que terão companhia especial, visto que vai ser dada a oportunidade a um dos Cadetes da Academia Fullracing – Águeda, Ricardo Almeida, para estar em prova, no Festival de Pista em Tavira.

Com a organização do Clube de Ciclismo de Tavira, o Festival de Pista está de regresso, trazendo consigo a energia, a emoção e o espírito festivo de uma tradição que marca gerações. Assim, no domingo, a partir das 14H30, a Pista do Ginásio Clube de Tavira será palco de um dia inesquecível, onde a paixão pelo ciclismo se celebra num ambiente de festa e a Anicolor / Tien21 vai estar lá. 


“Depois da vitória da última prova por etapas da temporada, o 9.º Grande Prémio ANICOLOR, por parte de Alexis Guérin, vamos agora marcar presença no Festival de Pista de Tavira, uma prova já emblemática no calendário nacional, que não se realizou na última temporada, mas é com bons olhos que a vemos regressar. É uma prova carismática e onde normalmente as equipas fazem o seu encerramento de época, por isso é muito bom tê-la de volta ao nosso calendário. Como corrida de final de temporada, o mais importante de tudo é a confraternização dos adeptos com os seus ídolos e dar-lhes a oportunidade de estarem bem perto dos corredores, em momentos um pouco mais descontraídos em relação à restante temporada e esse convívio é muito importante entre o ciclismo e os adeptos. Mais uma vez iremos estar presentes e sendo a equipa que venceu a Volta a Portugal é muito importante a nossa presença”, avançou Paulo Figueiredo, diretor desportivo da Anicolor / Tien21 no terreno. 

 

SÁBADO, DIA 04 DE OUTUBRO 

PROGRAMA AÇÃO MOTORPOR RENAULT SETÚBAL: 

 

10H30 Chegada às instalações da MOTORPOR Renault Setúbal 

11H00 Apresentação da Viatura Renault 4 E-Tech elétrico 

11H30 Visita guiada ao Bus da Equipa 

12H00 Sessão de Autógrafos com a Equipa 

12H30 Sorteio de Jersey Autografado pela Equipa entre um dos participantes 

12H45 Momento de convívio 

13H00 Encerramento da atividade 

 

DOMINGO, DIA 05 DE OUTUBRO 

PROGRAMA FESTIVAL DE PISTA DE TAVIRA: 

 

15H00 - Perseguição por Equipas (Elite e Sub-23)  

15H30 - 25 Voltas (Juniores)  

16H00 - Eliminação (Elite e Sub-23)  

16H30 - Final Perseguição por Equipas  

17H00 – 20 Voltas (Cadetes)  

17H30 - 100 Voltas (Elites e Sub-23)

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Campeonato da Europa/Seleção Nacional em ação nas provas de fundo do Europeu”


A Seleção Nacional de Estrada regressa esta sexta-feira à ação no Campeonato da Europa, nas regiões de Drôme e Ardèche, em França. Concluídos os contrarrelógios, é agora tempo das provas de fundo das várias categorias, entre sexta-feira e domingo.

Esta sexta-feira, as sub-23 são as primeiras a entrar em competição, com Beatriz Roxo e Daniela Simão a partirem logo às 8h para o percurso de 85,7 quilómetros. Seguem-se as juniores femininas Bruna Gonçalves, Lara Ribeiro e Maria Coimbra, às 11h40, num percurso de 62,9 quilómetros.

“Muitas das nossas juniores estão há mais de um ano sem experiência internacional, e o objetivo é que contactem novamente com o pelotão e percebam o que precisam melhorar para preparar a próxima época. Nas sub-23, temos uma atleta com experiência, que já não era convocada há algum tempo e precisa de ganhar confiança e ritmo competitivo a este nível, e outra menos experiente. Queremos que todas se testem ao mais alto nível”, sublinha Daniela Pereira.

À tarde, será a vez dos juniores masculinos Gonçalo Costa, Gonçalo Rodrigues, Guilherme Santos, João Anunciação, José Salgueiro e Rodrigo Jesus, às 14h35, enfrentarem o trajeto de 103,4 quilómetros.

“Os nossos juniores já tiveram várias experiências internacionais este ano, como o Giro della Lunigiana ou o Tour du Pays du Vaud, que lhes deram contacto com os melhores e os ajudaram a melhorar a gestão do esforço e o posicionamento no pelotão. É uma corrida de um dia, e se estiverem bem podem fazer uma boa prova”, antevê José Poeira.

No sábado, Daniel Lima, Daniel Moreira, Duarte Domingues, Gabriel Baptista, Lucas Lopes e Rafael Barbas são os primeiros a competir, às 8h, na prova de sub-23 masculinos (121,1 quilómetros). A partir das 13h, Raquel Queirós encerra a participação feminina com a prova de fundo da elite (116,1 quilómetros com 1.570 metros de desnível acumulado).

“Os nossos sub-23 correram várias provas internacionais e nacionais ao longo do ano, o

que lhes deu experiência e rodagem a um nível muito alto, como na Volta à França do Futuro e, recentemente, no Campeonato do Mundo. Acredito que podem fazer uma boa prova”, explica José Poeira. “Para a Raquel, o percurso encaixa-se bem. É uma ciclista com um potencial enorme e tem tido um bom desempenho também em pelotões mais competitivos. Poderá alcançar um bom resultado”, acrescenta Daniela Pereira.

A prova da elite masculina está agendada para domingo, a partir das 10h45. António Morgado, João Almeida, Rui Costa e Tiago Antunes, num traçado de 202,5 quilómetros e 3.306 metros de desnível acumulado. Ao contrário do que estava planeado inicialmente, devido a compromissos com a equipa, Afonso Eulálio não poderá competir na prova de fundo do europeu, tendo sido substituído por Tiago Antunes.

“Os nossos elites conhecem bem o pelotão e os adversários. Sabem o valor de cada um, mas no final é uma questão de quem está melhor nesse dia. O percurso de domingo tem alguma dureza e ajusta-se às nossas características. Num dia bom, podemos conseguir um resultado interessante, como já fizemos no passado”, destaca José Poeira.

As provas de fundo serão transmitidas em direto na íntegra na plataforma HBO Max. As provas de fundo elite terão ainda transmissão em direto na Eurosport 1.

Programa da Seleção Nacional

 

Sexta-feira, 3 de outubro

 

8h - Prova de Fundo de Sub-23 Femininas

11h40 - Prova de Fundo de Juniores Femininas

14h35 - Prova de Fundo de Juniores Masculinos

 

Sábado, 4 de outubro

 

8h - Prova de Fundo de Sub-23 Masculinos

13h - Prova de Fundo da Elite Feminina

 

Domingo, 5 de outubro

 

10h45 - Prova de Fundo da Elite Masculina

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com