quinta-feira, 23 de setembro de 2021

“Ruanda recebe Mundiais de ciclismo em 2025”


Será a primeira vez que a competição se realizará no continente africano

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

Os Mundiais de ciclismo vão realizar-se pela primeira vez em África, com o Ruanda a organizar as competições em 2025, anunciou esta quinta-feira a federação, que lutou com Marrocos para receber o evento.

A Federação Ruandesa de Ciclismo confirmou na rede social Twitter que o país será responsável por organizar os Mundiais, com a capital Kigali a ser o local escolhido para receber as provas.

Dois candidatos, Ruanda (Kigali) e Marrocos (Tânger), disputaram os primeiros campeonatos mundiais de ciclismo organizados em África, com a candidatura de Kigali, apontada como a favorita, a ser a escolhida pela União Ciclista Internacional.

Depois da Bélgica (Flandres), que está a receber competições deste ano até domingo, as próximas edições acontecerão em 2022 na Austrália (Wollongong), em 2023 na Escócia e em 2024 na Suíça.

Fonte: Record on-line

“Vincenzo Nibali regressa à Astana”


Por: NFO // AJO

O ciclista italiano Vincenzo Nibali vai representar a Astana na próxima temporada, regressando a um conjunto com o qual venceu duas Voltas a Itália e uma Volta da França, anunciou hoje a equipa cazaque.

Niali, de 36 anos, já tinha representado a Astana de 2013 a 2016, período no qual ganhou o Giro de 2013 e 2016 e o Tour de 2014 e conseguiu um segundo lugar na Volta a Espanha (2013).

"Estou muito feliz por regressar à Astana, porque para mim é uma família que me deu muito e na qual conseguiu os meus maiores sucessos", disse o 'tubarão de Messina', que conseguiu 22 vitórias durante a sua passagem pelos cazaques, entre as quais a Volta a Lombardia, um dos monumentos do ciclismo.

Nibali não quis estabelecer objetivos para a sua segunda passagem pela Astana, embora garanta que quer "conseguir alguns resultados" e passar a sua experiência para os mais novos.

"Estamos muito felizes que este regresso se tenha tornado realidade. Vincenzo Nibali não precisa de apresentações, ele é um verdadeiro campeão e líder. Ele passou os melhores anos da sua carreira na nossa equipa e acho que é simbólico que ele vá terminar uma carreira fantástica na Astana", disse Alexandre Vinokurov, o diretor geral da equipa.

Depois de ter feito a estreia na Fassa Bortolo, em 2005, Nibali esteve na estrutura da Liquigas de 2006 a 2012, equipa na qual se estreou no WorldTour.

Depois de quatro anos na Astana, o italiano esteve três temporadas na Bahrain-Merida, antes de fazer duas temporadas na Trek-Segafredo.

Fonte: Lusa

“Cancelamento do Duatlo e Triatlo Cross de Penafiel 2021”


Cancelamento do Duatlo e Triatlo de Penafiel que estava marcado para os dias 2 e 3 de outubro 2021.

A Federação de Triatlo de Portugal (FTP) vem por este meio informar que o Duatlo e Triatlo Cross de Penafiel, agendado para o fim de semana de 2 e 3 de outubro de 2021, será cancelado.

Este evento integraria as provas do Campeonato Nacional de Clubes de Cross, o Campeonato Nacional de Cadetes, o Campeonato Nacional de Juniores e o Campeonato Nacional de Paratriatlo.

Apesar de todo o trabalho efetuado no terreno, por parte da FTP e do Mozinho Racing Team, tendo como objetivo a viabilização da prova, a Câmara Municipal de Penafiel não autorizou a sua realização, obrigando desta forma ao seu cancelamento.

O Município de Penafiel entendeu que não se encontravam reunidas condições para que a prova acontecesse, informação que nos foi comunicada apenas esta semana e após sucessivas tentativas de contacto no sentido de obter uma resposta positiva.

A FTP e as entidades parceiras lamentam qualquer incómodo causado em virtude deste cancelamento, continuando a empreender todos os esforços que se encontrarem ao nosso alcance para a concretização das metas desportivas dos atletas.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Seleção Nacional/Sete portugueses no arranque das provas de fundo do Mundial”


Por: José Carlos Gomes

As provas de fundo do Campeonato Mundial de Estrada, que decorre na Flandres, Bélgica, iniciam-se nesta sexta-feira com a participação de sete ciclistas portugueses.

Às 7h15 (hora portuguesa) António Morgado, Diogo Pinto, Gonçalo Tavares e Lucas Lopes competem na prova de fundo para juniores. Será uma corrida de 121,8 quilómetros, disputada integralmente no circuito urbano de Lovaina.

Os corredores darão oito voltas ao circuito, que tem um perímetro de 15,5 quilómetros, com a primeira volta mais curta, pois parte do percurso será neutralizado. É um traçado técnico e rápido, com múltiplas viragens, que se adivinha percorrido a velocidade elevada e com o pelotão estirado. As quatro rampas do percurso – Keizersberg, Decouxlaan, Wijnpers e Sint-Antonuisberg – prometem partir o pelotão e selecionar o grupo em condições de lutar pelo título mundial.

“Vai ser uma corrida de eliminação e com o risco de muitos corredores ficarem fora da discussão da corrida muito cedo. A colocação é a chave para um bom resultado, porque, num percurso em que o pelotão vai rodar enfilado e com várias possibilidades de partir-se – nas viragens, nas subidas e devido a quedas, quem estiver mal colocado e ficar para trás terá grandes dificuldades em recuperar posições”, esclarece o selecionador nacional, José Poeira.


Os sub-23 também correm nesta sexta-feira, a partir das 12h25. A prova terá 161,1 quilómetros, ligando Antuérpia a Lovaina, e contará com a presença de três portugueses, Fábio Costa, Miguel Salgueiro e Pedro Miguel Lopes.

O percurso dos sub-23 é mais variado do que o dos juniores. Após 9,1 quilómetros de partida neutralizada, seguem-se 58,9 quilómetros até à entrada no circuito urbano, ao qual os corredores darão volta e meia, antes de saírem de Lovaina em direção ao denominado Circuito da Flandres, que inclui seis topos inclinados, dois dos quais em empedrado. Será a fase em que uma triagem mais fina de valores deve acontecer, antes de a caravana regressar a Lovaina para duas voltas completas ao circuito urbano.

“O percurso em linha, desde Antuérpia, permitirá uma primeira seleção que tornará menos ‘nervosa’ a procura pela colocação dentro dos dois circuitos. No entanto, neste perfil de corridas, a capacidade de estar perto da cabeça de corrida nos momentos cruciais será determinantes”, prevê José Poeira.


Na véspera do arranque das provas de fundo, a Seleção Nacional treinou com vista a essas corridas. Os juniores, os sub-23 e as corredoras de elite feminina pedalaram durante a manhã no circuito de Lovaina, enquanto os juniores participaram, durante a tarde, na Conferência UCI para Juniores. Os três masculinos de elite que já se encontravam hoje na Flandres – Nelson Oliveira, Rafael Reis e Rui Oliveira – fizeram treinos diferenciados.

As corridas desta sexta-feira terão transmissão em direto no Eurosport 1.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com