domingo, 4 de abril de 2021

“Van Der Poel admite que Asgreen "foi mais forte" no sprint da Volta a Flandres”


O ciclista holandês (Alpecin-Fenix) foi segundo este domingo

 

Por: Lusa

Foto: Lusa / EPA

O ciclista holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix), segundo na Volta a Flandres, admitiu este domingo que o dinamarquês Kasper Asgreen (Deceuninck-QuickStep) "foi mais forte" no sprint que decidiu a corrida entre os dois.

Asgreen, de 26 anos, ganhou a clássica de 254,3 quilómetros, entre Antuérpia e Oudenaarde, com um tempo de 6:02.12 horas, batendo ao sprint o holandês, vencedor de 2020 e grande favorito à vitória.

"Ele [Kasper] fez um sprint dos diabos. Estou feliz por ele, porque corre as clássicas como eu gosto", concedeu o holandês, após cortar a meta em Oudenaarde.

"Senti, durante a corrida, que Asgreen estava muito forte, eu já sentia as pernas cansadas no fim. Estou bastante desapontado, mas perdi para alguém mais forte, é mais fácil de aceitar", descreveu.

Após chegarem isolados ao final, graças a um poderoso ataque do ciclista da Alpecin-Fenix que distanciou outro dos grandes favoritos, o seu arquirrival Wout Van Aert (Jumbo-Visma), Van Der Poel vinha na frente, com o ciclista da Deceuninck-QuickStep na roda, e ao lançar o 'sprint' foi ultrapassado pelo dinamarquês, acabando por desistir de tentar, em cima da meta, reconhecendo a superioridade do adversário.

O holandês sentiu, de resto, que estava "no limite" mesmo antes do momento em que se lançou na discussão pela vitória final, em que o dinamarquês acabou por levar a melhor.

Mesmo que vá "demorar a digerir" o resultado, no fim da temporada das clássicas da primavera, voltar ao ciclocrosse, a disciplina que pretende atacar nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para este verão, vai ajudar a "limpar a cabeça".

"Senti-me bem nos últimos quilómetros, por isso decidi confiar no meu sprint. No último quilómetro, seguia na roda do Mathieu e sabia que ainda tínhamos uma vantagem, por isso segurei-me e decidi quando atacar", contou Asgreen, após o final.

Com "ambos no limite", a decisão foi "por pequenas margens", na consagração do segundo dinamarquês a ganhar a Ronde, depois de Rolf Sorensen em 1997, no que foi "um dia perfeito" da Deceuninck-QuickStep, especializada neste tipo de clássicas e que hoje conseguiu a 14.ª vitória em 2021.

O belga Greg van Avermaet (AG2R Citroën) fechou o pódio - é já o ciclista que mais vezes terminou entre os três primeiros (quatro) sem conquistar o 'Monumento' da Flandres -, a mais de meio minuto dos dois primeiros, e reconheceu que o terceiro lugar "não é mau", uma vez que não foi o melhor em prova.

Por seu lado, Wout van Aert foi sexto e reconheceu que esperava "melhor no objetivo principal da primavera", tendo percebido, na segunda passagem por Kwaremont, que "não tinha boas pernas".

"Simplesmente não fui bom o suficiente. Tive de deixar Asgreen e Van Der Poel seguir no Paterberg, mas continuei a lutar. Mentalmente, não estava mais ali, queria que acabasse tudo o mais cedo possível. Estou desiludido? Sim e não. Dei tudo, não posso pedir mais. Mas a 'Ronde' é o meu grande objetivo. Voltarei para a ganhar, preciso disso", declarou o belga, segundo em 2020.

Fonte: Record on-line

“Annemiekv Van Vleuten ganha no Tour de Flandres Mulheres”


Por: José Morais

Foto: AP

Dez anos depois, a holandesa Annemiek Van Vleuten da Movistar feminina ganhou a Volta a Flandres Mulheres, e dá a sua primeira vitória à equipa, depois de um grande ataque nas rampas de Paterberg, a 13 quilómetros da meta, a campeã europeia consegui uma dobradinha uma década depois, com a camisola da Movistar.

A Movistar conseguiu assim a sua primeira vitória na corrida emblemática, uma das cinco provas monumentais do ciclismo, que até à data nunca tinha vencido tanto na categoria masculina como feminina, Van Vleuten, a ciclista de 38 anos que possui títulos da Europa e do Mundo no seu palmarés, como a assinatura nas estrelas da Movistar, tentou um ataque definitivo ao escalar as rampas de Paterberg, sendo a última dificuldade do trajeto de 152 quilómetros nesta foi a 18ª edição feminina do Tour de Flandes, o qual terminou em Oudenaarde.    

 A estrela da Movistar que iniciou assim a época este ano, esteve inserida num selecionado de corredoras, sendo atormentada por diversas campeãs do mundo e da europa, mas consegui superar e foi mais forte, foi ambiciosa, atacou e venceu passou o topo da subida com 9 segundos, os quais foram suficientes para cortar a meta em primeiro, au levantar os braços com o tempo de 4h01.11, com a vantagem de 25 segundos sobre a alemã Lisa Brennauer  da Ceratizit que terminou em 2º,  e da australiana Grace Brown da BikeExchange em 3º, inserida no grupo onde a italiana Elisa Longo Borghini também estava.  

Foi um dia muito especial para mim, como para a Movistar, equipa que nunca tinha ganho uma clássica destas, e é sem dúvida muito bom viver estes bons momentos, agradeço a toda a equipa pelo trabalho feito, durantes muitos anos a procurei ganhar em Flandres, e finalmente consegui, ainda tentei no Kanarieberg, mas existia muito vento e dificultou, mas com isso consegui desgastar as rivais, dificultando a corrida para todas as minhas adversárias, joguei assim forte e consegui a vitória final, disse a ex-campeão mundial e atual campeão europeu, a holandesa Annemiek Van Vleuten.

A holandesa consegui assim em 5 dias duas vitórias, a primeira na Dwars Door Vlaanderen, e a segunda em Flandres, com a equipa da Movistar a terminar a semana em alta, já que no Grande Prémio Miguel Indurain Alexandro Valverde saiu vencedor, com as duas equipas feminina e masculina a terem vitórias em grande.

 

No final o top 10 ficou assim:

1º. VAN VLEUTEN Annemiek Movistar Team

2º. BRENNAUER Lisa Ceratizit-WNT Pro Cycling

3º. BROWN Grace Team BikeExchange

4º. LONGO BORGHINI Elisa Trek-Segafredo Women

5º. VOLLERING Demi SD Worx

6º. CAVALLI Marta FDJ Nouvelle Aquitaine Futuroscope

7º. LUDWIG Cecilie Uttrup FDJ Nouvelle Aquitaine Futuroscope

8º. VAN DER BREGGEN Anna SD Worx

9º. REUSSER Marlen Alé BTC Ljubljana

10º. FAULKNER Kristen Team TIBCO – SVB 68

“Kasper Asgreen vence Volta à Flandres homens”


Ciclista dinamarquês bateu Mathieu van der Poel ao sprint

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista dinamarquês Kasper Asgreen (Deceuninck-QuickStep) bateu este domingo ao sprint o holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) para conquistar a Volta à Flandres, surpreendendo o grande favorito à vitória no segundo 'Monumento' da época.

Asgreen, de 26 anos, ganhou a clássica de 254,3 quilómetros, entre Antuérpia e Oudenaarde, com um tempo de 6:02.12 horas, batendo ao 'sprint' o holandês, vencedor de 2020 e grande favorito à vitória.

Após chegarem isolados ao final, graças a um poderoso ataque do ciclista da Alpecin-Fenix que distanciou outro dos grandes favoritos, o seu 'arquirrival' Wout Van Aert (Jumbo-Visma), Van Der Poel vinha na frente, com o ciclista da Deceuninck-QuickStep na roda, e ao lançar o 'sprint' foi ultrapassado pelo dinamarquês, acabando por desistir de tentar, em cima da meta, reconhecendo a superioridade do adversário.

Para Asgreen o de hoje foi um novo triunfo na Bélgica, e desta feita o maior da carreira, após já ter vencido a E3 Harelbeke este ano - é apenas o nono ciclista da história a conseguir vencer as duas provas no mesmo ano -, e uma 'vingança' do segundo lugar de 2019, quando perdeu para o italiano Alberto Bettiol.

O belga Greg van Avermaet (AG2R) fechou o pódio a 32 segundos, 'trazendo' até à meta um grupo reduzido que ficou arredado de lutar pela vitória a 26 quilómetros do fim.

Foi aí que Asgreen atacou, mesmo 'contra' o colega de equipa, e campeão do mundo, o francês Julian Alaphilippe, levando consigo Van der Poel e Van Aert.

Antes, a Deceuninck-QuickStep já tinha feito a seleção do grupo a partir do Molenberg, uma das quase duas dezenas de secções de empedrado, colocando um ritmo por vezes 'explosivo' que deitou por terra vários candidatos.

No fim, e já depois de uma queda coletiva que 'atrasou' o grupo, permitindo a reentrada dos 'azarados', foi a maior força do dinamarquês a fazer a diferença.

Na frente, o trio Van der Poel-Van Aert-Asgreen transformou-se num duo de novo por iniciativa do holandês, que deixou o belga 'pregado ao chão' - o segundo em 2020 foi hoje sexto, a 47 segundos - e se isolou, sendo depois apanhado pelo dinamarquês a 10 quilómetros do final, seguindo até à meta juntos.

"Senti-me bem nos últimos quilómetros, por isso decidi confiar no meu 'sprint'. No último quilómetro, seguia na roda do Mathieu e sabia que ainda tínhamos uma vantagem, por isso segurei-me e decidi quando atacar", contou Asgreen, após o final.

Com "ambos no limite", a decisão foi "por pequenas margens", na consagração do segundo dinamarquês a ganhar a 'Ronde', depois de Rolf Sorensen em 1997, no que foi "um dia perfeito" da Deceuninck-QuickStep, especializada neste tipo de clássicas e que hoje conseguiu a 14.ª vitória em 2021.

"O plano era 'saltar' após a segunda passagem no Kwaremont, e foi o que fizemos. A equipa esteve incrível, agradeço-lhes muito", acrescentou.

Na estreia em 'Monumentos', o português André Carvalho (Cofidis) esteve, como o compatriota Rui Oliveira (UAE Emirates), por diversas vezes na frente do pelotão, acabando por terminar a prova no 111.º lugar, a 13 minutos.

Já Oliveira foi 56.º, a quatro minutos, no regresso à 'Ronde', que em 2020 acabou em 65.º.

O dia ficou ainda marcado pela expulsão do belga Otto Vergaerde (Alpecin-Fenix) e do cazaque Yevgeniy Fedorov (Astana), após um desentendimento logo nos primeiros quilómetros.

Horas depois, também o suíço Michael Schär (AG2R) foi expulso da prova por atirar o bidon fora da zona permitida, para ser apanhado por um espetador, algo que vai contra as novas normas da União Ciclista Internacional, em vigor há três dias.

Fonte: Record on-line

“Dois ciclistas expulsos por desentendimento nos quilómetros iniciais da Volta a Flandres”


Incidente entre Otto Vergaerde (Alpecin-Fenix) e o cazaque Yevgeniy Fedorov (Astana)

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Otto Vergaerde

O belga Otto Vergaerde (Alpecin-Fenix) e o cazaque Yevgeniy Fedorov (Astana) foram este domingo expulsos da Volta a Flandres, após terem-se desentendido nos primeiros quilómetros da clássica belga de ciclismo.

Na parte inicial da corrida, quando se davam as primeiras tentativas de fuga, Fedorov acelerou na frente do pelotão, antes de parar de pedalar repentinamente, algo que desagradou a Vergaerde, que deu um 'encosto' com o ombro ao cazaque.

Na resposta, o homem da Astana cortou a trajetória ao belga, companheiro de equipa de Mathieu van der Poel, num movimento que poderia ter provocado uma queda.

Após verem as imagens televisivas, os comissários que acompanham a Volta a Flandres decidiram expulsar os dois ciclistas, com a decisão a ser anunciada também na conta oficial do Twitter da prova belga.

A Volta a Flandres, o segundo 'Monumento' da temporada, está neste momento a ligar Antuérpia a Oudenaarde, onde, após 254,3 quilómetros, será coroado o sucessor de Van der Poel, o campeão do ano passado e o grande favorito à vitória.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com